TEORIA DA GESTALT Disciplina: Psicologia Educacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Advertisements

Dinâmica e Gênese dos Grupos
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
A INTERAÇÃO SIMBÓLICA George Mead.
Estruturalismo e Funcionalismo
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
Ms. Edimar Sartoro - O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR ( ): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar.
Funções Cognitivas Perceção
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
> Chamamos alfabetização visual à sensibilidade à forma visual como as imagens são utilizadas e manipuladas para conter mensagens precisas e reunirem.
Movimentos da Psicologia
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
Gestalt Profa. Aline A. de Andrade.
TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
Filosofia
curriculum vitae professora desde ago/2009 mestrado design de produto
Percepção e Fund. Das Artes Visuais
OS VÁRIOS SENTIDOS DA PALAVRA RAZÃO
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
GESTALT.
Conceitos Fundamentais da Teoria da Gestalt
Aula 4 – Psicologia da Gestalt – Escola Forma
PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”.
Dominando as práticas pedagógicas
“Psicologia da Forma - Gestalt.”
em sistemas escolares e não escolares
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
EPC I - PROFA. LUCILA PESCE
Finalidades, Categorias de Objetivos e Princípios Básicos
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Sociologia e sociologia e senso comum
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região.

Teoria Behaviorista ou Comportamental
Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”.
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
Metodologia de Ensino da Educação Física
Trabalho realizado por : DCA António Moreira nº5
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
PERCEPÇÃO É O PROCESSO DE ORGANIZAR E INTERPRETAR DADOS SENSORIAIS RECEBIDOS PARA DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA DO AMBIENTE QUE NOS CERCA E DE NÓS MESMOS.
Aula 5.
A Psicologia ou as Psicologias
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
Metodologia de projeto
Percepção PPB Aula.
A busca do contentamento por meio da razão
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
TGI047 - Leitura e Formação do Leitor Profa. Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
Teoria behaviorista Behavior  comportamento
INTENCIONALIDADE.
A Psicologia científica e suas implicações DOCENTE:Gisele Andrade
(A psicologia da Forma)
Gestaltismo ..
Ilusões móveis Bernardo Serpa Diego Racy Merulla Leonardo Guimarães
Interfaces Usuário-Máquina
A GESTALT UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá
GESTALT Trata-se da pregnância da forma.
Psicologia da Educação (Filosofia)
Psicologia da Educação
Professor– Alison Pereira Batista “Conhecimento sobre o Corpo”
blogspot.com GESTALT A psicologia das formas.
1 Cap 1: FUNDAMENTOS Perls F. (1988). A Abordagem Gestáltica e testemunha ocular da terapia. RJ: LTC. UNIP13/04/2011AHP.
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
Somos todos seres sociais
Fundamentos de Psicologia Experimental
RAMOS DA PSICOLOGIA Primeiras abordagens. Final do século XIX.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

TEORIA DA GESTALT Disciplina: Psicologia Educacional Prof. Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro email: edimarsartoro@gmail.com

Contextualização Surge na Alemanha por entre 1910-1920 KURT KOFFKA (1886 – 1941) WOLFGANG KÖHLER (1887 – 1967) MAX WERTHEIMER (1880 – 1943)

“Eu faço as minhas coisas Você faz as suas “Eu faço as minhas coisas Você faz as suas. Não estou neste mundo para satisfazer suas expectativas E você não está neste mundo para viver conforme as minhas. Você é você. Eu sou eu. E, se por acaso, nos encontrarmos será maravilhoso. E, se não Não há nada a fazer" (Pearls, F).

Psicologia da Gestalt é uma teoria da psicologia iniciada no final do século XIX, na Áustria e Alemanha, que possibilitou o estudo da percepção humana – como percebemos o mundo a nossa volta;

Segundo a Gestalt, o cérebro é um sistema dinâmico no qual se produz uma interação entre os elementos, em determinado momento, através de princípios de organização perceptual como: proximidade, continuidade, semelhança, segregação, preenchimento, unidade, simplicidade e figura/fundo. (veremos mais a frente cada um desses elementos).

Gestalt Gestalt (palavra alemã sem tradução para o português) é uma teoria que estuda como os seres humanos percebem as coisas: objetos, imagens, sensações – pode ser entendida como um teoria da percepção; A Psicologia da Gestalt, foi um campo de pesquisa que trouxe uma série de novas perspectivas para entender a maneira com a qual o homem se relaciona com o mundo; Ela afirma que nossa percepção não se dá por “pontos isolados”, mas, sim, por uma visão de “todo”. Não vemos partes isoladas, mas relações. Isto é, uma parte na dependência de outra parte. Nossa percepção, que é resultado de uma sensação global, as partes são inseparáveis do todo e são outra coisa que não elas mesmas, fora desse todo. (Exemplos sobre esse tema - todo, parte - mais a frente) INTERFACE HOMEM-MÁQUINA PROFESSOR SAMUKA 6

Para a Geltalt o todo é sempre mais que a soma de suas partes - o homem é uma totalidade. O princípio fundamental da Teoria da Gestalt sugere que a análise das partes nunca pode proporcionar uma compreensão do todo, uma vez que o todo é constituído pelas interações e interdependências das partes; Deste modo é que a teoria da gestalt se propõe a estudar a vida psíquica sob o aspecto da combinação de elementos (sensações e imagens) que a constituem.

A teoria da Gestalt abordam os campos da percepção e propõem uma visão global do homem e do mundo (o lema da gestalt é justamente “o todo é mais que a soma das suas partes”);

PRINCIPAIS LEIS DA PSICOLOGIA DA GESTALT

Leia da segregação Podemos ver na imagem abaixo um exemplo de segregação, em que uma única uva torna-se "segregada", em relação às outras, pela sua cor, como se estivesse "separada" do grupo, "isolada" do todo, destacada, etc. A segregação é a capacidade perceptiva de separar, identificar, evidenciar ou destacar unidades formais em um todo compositivo.

Lei da proximidade Os elementos são agrupados de acordo com a distância a que se encontram uns dos outros. Logicamente, elementos que estão mais perto de outros numa região tendem a ser percebidos como um grupo, mais do que se estiverem distante de seus similares.

Lei da continuidade Há uma tendência de a nossa percepção seguir uma direção para conectar os elementos de modo que eles pareçam contínuos ou fluir em uma direção específica.

Lei da semelhança: Os objetos similares tendem a se agrupar. A similaridade pode acontecer na cor dos objetos, na textura e na sensação de massa dos elementos.

Lei da pregnância: Diz que todas as formas tendem a ser percebidas em seu caráter mais simples. É o princípio da simplificação natural da percepção. Quanto mais simples, mais facilmente é assimilada: desta forma, a parte mais facilmente compreendida em um desenho é a mais regular, que requer menos simplificação.

OBJETIVOS EDUCACIONAIS E VALORES DA GESTALTPEDAGOGIA Clareza dos objetivos da escola e sistemas de valores do professor; Em primeiro lugar: os objetivos do ensino deve ser claros.

Aprendizagem e desenvolvimento O processo de desenvolvimento é explicado pela maturação do sistema nervoso e das estruturas perceptivas que o sujeito já traz ao nascer; A aprendizagem é explicada como um insight, uma revelação, que pode ser entendido como uma organização súbita do campo perceptivo a fim de configurar uma totalidade. O insight ocorre quando se percebe a relação entre o estímulo e o campo.

O conceito de insight Insight: os elementos da situação são percebidos em um padrão certo; a solução surge de repente; o sujeito reage à situação total; o todo determina a organização das partes em uma situação significativa. Para que ocorra o insight devem ser levados em conta os fatores subjetivos e objetivos: Os dados devem estar presentes e apresentados de forma a proporcionar o entendimento. O sujeito deve estar predisposto a resolver o problema ou entender a questão.

EUREKA

Princípios da Gestalt na educação Se a aprendizagem ocorre por insight, cabe ao ensino tratar de organizar os estímulos de maneira a facilitar o processo perceptivo; A experiência passada, apesar de não resolver o problema, facilita a compreensão de uma nova situação; O insight é facilitado se os estímulos estiverem organizados de forma a facilitar a percepção - a matéria deve ser apresentada de forma clara, integrada.

É objetivo central da gestaltpedagogia possibilitar ao indivíduo o desenvolvimento completo das capacidades e de todo o seu potencial (...) é apenas preciso que se criem as condições necessárias (BUROW & SCHERPP, 1981).

Bibliografia http://www.grupos.com.br/group/abg-gestalt BUROW, Olaf Alex e SCHERPP, K. Gestaltpegagogia – Um caminho para a escola e a Educação. SP, Summus, 1981 CANALI, B.Z. et al. Teoria da Gestalt. Disponível em> www.slideshare.net. Acesso em: 26.05.09 Instituto Gestalt de São Paulo. Disponível em>http://www.gestaltsp.com.br/. Acesso em: 26.05.09 Leis daGestalt. www.slideshare.net. Acesso em: 26.05.09 ROSA, M. Introdução à Psicologia. Petrópolis/ RJ: Vozes, 1995 STEVENS, J.O. Tornar-se presente. Experimentos de crescimento em gestalt-terapia. 2.ed. SP, Summus, 1977.