Sumário Bem ou serviço compósito = dinheiro Exercícios 2 Exercícios 3.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
Advertisements

Sumário Exercícios
Unidade 8 COMPETIÇÃO IMPERFEITA
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
Palestras, oficinas e outras atividades
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
Investor Relations4Q07 | 1. Investor Relations4Q07 | 2 2.
14/10/09 Uma animação possui: Início; Passo; Fim; 1.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Sumário 27 Teoria do produtor Factores de produção
Sumário, aula 9 Elasticidade Elasticidade arco Elasticidade no ponto
Sumário, aula 7 Mercado Equilíbrio de concorrência perfeita
Sumário, aula 12 Intervenções do Governo Imposição de um Preço Máximos
Sumário Função de utilidade em IRn Isoquanta (em IR2)
Sumário, aula 10 Exercícios sobre elasticidade Elasticidade e despesa
Sumário Teorema de Jevon.
1 Sumário Incentivos ao consumo –Subsídios em dinheiro –Subsídios em espécie Desincentivo –Racionamento.
Sumário Teoria da utilidade Bens complementares Bens substitutos
Sumário 24 Efeito da alteração dos preços Efeito substituição
Sumário 22 Da função de utilidade à curva da procura
Sumário – aula 3-4 1) Custo afundado 2) Valor médio / valor marginal
Exercício 4 Numa região hipotética, o mercado da amêijoa é composto por 1000 compradores e 40 vendedores, idênticos. Admita que, diariamente, as quantidades.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
CUSTO DE PRODUÇÃO E METODOLOGIA DE FIXAÇÃO DE PREÇOS MÍNIMOS Audiência Pública Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvovimento Rural.
Análise de regressão linear simples: abordagem matricial
Relações Adriano Joaquim de O Cruz ©2002 NCE/UFRJ
PERSPECTIVA CONCEITUAL
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
FUNÇÃO MODULAR.
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
Mecânica dos Sólidos não Linear
Provas de Concursos Anteriores
Teoria da Produção e do Custo
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão.
Renda até 2 SM.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Como aplicar leis da lógica
MECÂNICA - ESTÁTICA Cabos Cap. 7.
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap. 12.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
Cinemática de uma Partícula Cap. 12
LES 470 – MERCADO DE CAPITAIS
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16.
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap Exercícios.
Cinética Plana de uma Partícula: Força e Aceleração Cap. 13
1 CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO REGIONAL – 2006 P Ó S-GRADUA Ç ÃO EM ECONOMIA Microeconomia I Prof.: Edson Domingues Cap í tulo II: Escolha.
Oferta e Demanda A Curva de Oferta
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
Lemas (Sudkamp)  .
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Múltiplos de um número Sonia Regina de Souza Guedes.
Estudo dos Gases Prof. Fabio Costa.
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Modelagem Estatística
Irradiações 1- Definição 2- Mecânica da Irradiação
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
Estatística Aula 9 – 28/02/2011.
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Máquina de Turing Universal
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
Transcrição da apresentação:

Sumário Bem ou serviço compósito = dinheiro Exercícios 2 Exercícios 3

BS compósito Na análise que fizemos, há dois BS e estudamos com os gostos interferem com o orçamento Podemos estender a análise a N BS No entanto, temos que usar um artificio para fazer uma representação gráfica

BS compósito Podemos considerar 1 BS e, por oposição, os restantes N-1 BS como se fosse 1 BS O preço será uma média As quantidades serão uma média.

BS compósito O preço médio será dado por P = (pi.qi)/ (qi) Mas temos que ter a ‘quantidade unitária’ Para isso, fazemos de forma a P dar 1

BS compósito Apesar de o cabaz dos N-1 restantes BS se alterar com o preço do BS 1, Vamos desprezar tal facto. Será equivalente a ter um BS com P=1 e o outro BS com um preço qualquer.

BS compósito

BS compósito / dinheiro Recordemos que o valor do dinheiro resulta de com ele ser possível comprar BS Então este BS compósito de valor unitário É o dinheiro

Exerc. 2 Suponha que a utilidade que uma família retira do cabaz (x, y) é dada por 1) Determine a expressão das CI Represente graficamente U = 10 e U = 20

Exerc. 2

Exerc. 2

Exerc. 2 2a) Calcule a taxa marginal de substituição associada a passar de A = (2, 12.5) para B=(5, y). Interprete o resultado.

Exerc. 2 2a) Temos que determinar qual será o valor de y de forma a manter a utilidade A = (2, 12.5) e B=(5, 5).

Exerc. 2 2a) A taxa marginal é quanto Y tem que aumentar para poder X diminuir 1u.: Para manter a utilidade, se X diminuir 1u., Y terá que aumentar 2.5 u.

Exerc. 2 2b) Calcule a taxa marginal de substituição no ponto B=(5, 5). Interprete o resultado.

Exerc. 2 2b) Para manter a utilidade, se X diminuir 1u., Y terá que aumentar 1 u.

Exerc. 2 2c) Analise o comportamento da TMS à medida que o X aumenta. Explique o significado económico. Aumenta ou diminui com X?

Exerc. 2 2c) Podia fazer pela comparação de dois pontos, u=10 X=1  TMS = – 2.5 X=2  TMS = – 0.8 A TMS é decrescente (em valor absoluto) com o aumento de X

Exerc. 2 2c) Calculando a variação do valor absoluto da TMS pela sua derivada A TMS diminui com X. Quanto mais tenho de X, menos Y preciso para substituir a perda de 1u. de X

Exerc. 2 4a) O orçamento é R=40€ e os preços dos BS são Px=4€/kg e Py=1€/kg. Qual será a composição do cabaz óptimo?

Exerc. 2 4a) como temos 2 BS, temos que ter 2 equações Uma equação do problema é a recta orçamental 40 = 4X+1Y A outra equação é a igualdade de Jevon

Exerc. 2 4a) 40 = 4x+y

Exerc. 2 4a)

Exerc. 2 4b) Porque não será C = (8,8) óptimo?

Exerc. 2 4b) Porque não será C = (8,8) óptimo? Será óptimo aumentar Y e diminuir X

Exerc. 2 5) Pegamos no sistema e acrescentamos R e mais uma equação, u = 10:

Exerc. 2 5) Agora, resolvemos o sistema.

Exerc. 2 6) Considere que u(x,y)= 2x+y, que R= 40€, Px=4€/kg e Py=1€/kg. 6a) Determine a TMSY,X Que tipo de BS serão estes?

Exerc. 2 6a) y= u –2x  TMSY,X= – 2 Estes BS são perfeitos substitutos

Exerc. 2 6b) Determine o cabaz óptimo Ilustre graficamente a situação.

Exerc. 2 6b) Determine o cabaz óptimo É uma solução de canto em que apenas se consome do BS Y Y = 40u.

Exerc. 2

Exerc. 2

Exerc. 3 Dois individuos, a e b, têm as seguintes funções de utilidade: Ua(x,y) = xy Ub(x,y) = x2y2 2a) Calcule a TS associada a uma deslocação de (1,10) para (2,y). Qual o seu significado económico?

Exerc. 3 Terei que estar sobre a mesma isoquanta ya = 1.10/2= 5 yb = (1.100/4)=5 Ba= (2, 5) Bb = (2, 5) Coincidem!

Exerc. 3 Taxa marginal será a inclinação da isoquata (5-10)/(2-1) = -5 Quando diminui x em 1u., para ficar com o mesmo nível de bem-estar, tenho que aumentar y em 5 unidades. É idêntico para os 2 indivíduos!

Exerc. 3 Ua(x,y) = xy Ub(x,y) = x2y2 3c) Calcule as expressões analíticas da TMS de a e b e quantifique-a no cabaz B= (2, 5). Qual o seu significado económico?

Exerc. 3 a: u = xy  y = u/x  y’ = -u/x2  y’ = -(x.y)/x2 = -y/x TMS = -y/x b: u = x2y2  y = u0.5/x  y’ = -u0.5/x2  y’ = -(x2.y2) 0.5/x2 = -y/x

Exerc. 3 Para quantidade positivas, os gostos de a e b são os mesmos. No cabaz B=(2,5) TMS = -y/x =-5/2 = -2.5

Exerc. 3 a: u = xy  y = u/x  y’ = -u/x2  y’ = -(x.y)/x2  y’ = -y/x TMS = -(2.5)/22= -5

Exerc. 3 b: u = x2y2  y = u0.5/x  y’ = -u0.5/x2  y’ = -(x2.y2) 0.5/x2  y’ = -y/x TMS = -(22.52) 0.5/22= -5

Exerc. 3 Se x>0 e y>0, as isoquantas de a e b coincidem Ua(x,y) = xy e Ub(x,y) = x2y2 Apesar de diferentes, representam as mesmas preferências.

Exerc. 30 Relativamente a u = xy, Px=2€/u., Py=2€/u., o individuo consome Z = (50, 50). Supondo que se mantém o rendimento nominal e os preços passam para Px=1€/u. e Py=4€/u. U = 250 Será que o individuo piora?

Exerc. 30 Não pode consumir o mesmo cabaz pois o rendimento não chega. No entanto, este já não é o cabaz óptimo.

Exerc. 30 Temos 2 BS, temos que ter 2 equações Uma equação do problema é a recta orçamental 200 = X+4Y A outra equação é a igualdade de Jevon

Exerc. 30 Manteve o nível de bem-estar

Exerc. 30 Relativamente a u = xy, Px=2€/u., Py=2€/u., o individuo consome Z = (50, 50). que os preços passam para Px = 3€/u. e Py=5€/u. (em média, o dobro) Para quanto tem que aumentar o rendimento para se manter o nível de bem-estar?

Exerc. 30 Temos 2 BS mais o rendimento, temos que ter 3 equações A recta orçamental A igualdade de Jevon A função de utilidade

Exerc. 30 R = 3x + 5y

Exerc. 30

Exerc. 30 O preço médio aumentou 100% Mas, motivado pela alteração do padrão de consumo (preços relativos ≠), Só é necessário aumentar o rendimento 93,6% Para manter o mesmo nível de Bem-estar C = ( 64,55; 38,73)