Competência de área 2: compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

Camille Monet e a Criança
CULTURA   Conceito: Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Exemplos: música,
DIVERSIDADE.
UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO
MARXISMO UNIJUI- UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO
I- Concepção de Educação
"Problemas e Perspectivas para o Currículo Escolar do Ensino Médio no Brasil" Antonio Carlos Amorim Faculdade de Educação/Unicamp GT Currículo ANPEd
MOVIMENTO HIP HOP.
O QUE SABER.
Aula 1º ano E.M Desigualdade social
NATUREZA, CULTURA E SOCIEDADE
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Ciência Geográfica.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
Solidarismo: da doutrina ao discurso de campanha
Currículo /Educação Física
A AFIRMAÇÃO DO MODERNISMO
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
Turminha, vocês sabem o que nós vamos falar na aula de hoje?
Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX
Cultura – conceitos e definições
O SISTEMA CAPITALISTA E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
TRABALHO DE HISTÓRIA UMA SOCIEDADE EM TRANSFORMAÇÃO
Movimento Hip Hop.
Capítulo 1 – Geografia: Introdução e conceitos
Movimentos Sociais – Décadas de 60 e 70
CULTURA JURIDICA.
Professor Romildo Tavares – Filosofia/Sociologia
Fundamentos de Sociologia e Antropologia
GESTÃO CULTURAL O caso de Ilha Solteira. REPRESENTATIVIDADE Gestores público e privados Classe artística Segmentos da Sociedade Civil.
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
GRAFITE (OU PICHAÇÃO???).
Competência 5: Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e democracia, favorecendo uma atuação consciente.
Competência de área 2: compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder. Uma competência.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
H 8 – Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico social.
Grafite Sim! Pichação Não!
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
Diverte-te com Hip-Hop
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
Curiosidades do Hip Hop - Dança
Professor: Karina Oliveira Bezerra
CIDADANIA– 2ª Reunião - 26/08/2011 COORDENAÇÃO PARA POVOS TRADICIONAIS E POPULAÇÕES RURAIS.
Geografia - Apresentação Ciência Geográfica
Retomando....
Movimentos sociais.
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
O que é política? Permeia todas as as atividades humanas ao longo do tempo. Permeia todas as as atividades humanas ao longo do tempo. Ciência do governo.
ESQUENTA ENEM – GEOGRAFIA – 2015 Professores: Célia Campos e Ricardo Augusto.
REVISÃO REPÚBLICA VELHA.
Positivismo.
Austrália (Commonwealth of Australia) é um país do hemisfério sul, localizado na Oceania, que compreende a menor área continental do mundo. A Austrália.
FÓRUM SINDICALISMO, POLÍTICA E CIDADANIA André Santos – assessor parlamentar do DIAP e Especialista em Política e Representação Parlamentar CNPL Confederação.
Fundação Gol de Letra 13 anos de atividade 5 programas em SP e RJ crianças, adolescentes e jovens 2 comunidades diretamente atendidas 8 comunidades.
 Essa semana de 22 foi um momento oportuno.  Realizada em plena comemoração do centenário da independência brasileira.  Busca de uma identidade nacional.
Introdução: Referencial Teórico:
Geografia 2 Profª Nísia París. Dinâmica dos processos de industrialização e de urbanização no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Norte. Organização e.
ARTE ISLÂMICA.
Contexto histórico - “A modernidade”
ENEM AULA SHOW GEOGRAFIA 25 DE AGOSTO PROFESSORA: GÊRDA LÚCIA
O poder do Estado Segundo Max Weber, o Estado é a instituição social que dispõe do monopólio do emprego da força legítima (violência) sobre um determinado.
Performance Marilde Ferreira Nara Odaya Renata Ribeiro.
Músicas Africanas.
TESTANDO O movimento "hip-hop" é tão urbano quanto as grandes construções de concreto e as estações de metrô, e cada dia se torna mais presente.
Transcrição da apresentação:

Competência de área 2: compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.

Habilidade 10: Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico – geográfica. Reconhecer: identificar, distinguir... HABILIDADE = AÇÃO

(UEL – 2006) O quadro abaixo, criado pelo italiano Giuseppe Pellizza, é uma expressiva representação da emergência dos movimentos sociais no final do século XIX, ao mostrar uma multidão de trabalhadores que, determinadamente, avança para reivindicar seus direitos. Esse fenômeno de desenvolvimento das organizações coletivas, como o movimento sindical e os partidos políticos, teve início na Europa e Estados Unidos do século XIX, espalhando-se por todo o mundo ocidental.

Fonte: SCOTTI, A. Il Quarto Stato di Giuseppe Pellizza da Volpedo Fonte: SCOTTI, A. Il Quarto Stato di Giuseppe Pellizza da Volpedo. Milano: TEA Arte, 1998.

Qual das afirmativas abaixo corresponde às condições sociais daquele período? a) A rígida estratificação social impedia que os camponeses procurassem trabalho fora dos limites feudais. b) A estagnação do setor econômico-produtivo, centralizado num mundo agrário incapaz de atender às necessidades humanas de subsistência. c) Leis trabalhistas que reconheciam os direitos dos homens, mulheres e crianças. d) As péssimas condições de vida dos mais pobres, com longas jornadas de trabalho e precárias condições de habitação. e) A expansão dos governos democráticos, abertos à participação popular e à inclusão dos mais pobres na política.

ENEM- 2004 O movimento hip-hop é tão urbano quanto as grandes construções de concreto e as estações de metrô, e cada dia se torna mais presente nas grandes metrópoles mundiais. Nasceu na periferia dos bairros pobres de Nova Iorque. É formado por três elementos: a música (o rap), as artes plásticas (o grafite) e a dança (o break). No hip-hop os jovens usam as expressões artísticas como uma forma de resistência política. Enraizado nas camadas populares urbanas, o hip-hop afirmou-se no Brasil e no mundo com um discurso político a favor dos excluídos, sobretudo dos negros. Apesar de ser um movimento originário das periferias norte-americanas, não encontrou barreiras no Brasil, onde se instalou com certa naturalidade – o que, no entanto, não significa que o hip-hop brasileiro não tenha sofrido influências locais. O movimento no Brasil é híbrido: rap com um pouco de samba, break parecido com capoeira e grafite de cores muito vivas. (Adaptado de Ciência e Cultura, 2004)

De acordo com o texto, o hip-hop é uma manifestação artística tipicamente urbana, que tem como principais características (A) a ênfase nas artes visuais e a defesa do caráter nacionalista. (B) a alienação política e a preocupação com o conflito de gerações. (C) a afirmação dos socialmente excluídos e a combinação de linguagens. (D) a integração de diferentes classes sociais e a exaltação do progresso. (E) a valorização da natureza e o compromisso com os ideais norte-americanos.