Trabalho realizado por: Ana Cristina Serra nº Ana Maria Fraga nº Ana Maria Silva nº Célia Afonso nº Célia Carneiro nº Licenciatura em Ensino das Ciências da Natureza
Análise e Gestão Escolar: Educação Extra-Escolar Educação Extra-Escolar: Abrange o conjunto de actividades educativas complementares à formação escolar.
- Contribuir para o desenvolvimento daqueles que não frequentaram o sistema de ensino ou o abandonaram; - Combater o analfabetismo; - Desenvolver aptidões tecnológicas; - Assegurar ocupação criativa de tempos livres; - Incentivar atitudes de solidariedade social; Análise e Gestão Escolar: Educação Extra-Escolar Objectivos
Quem pode promover? E onde? Quem? - Autarquias - Associações culturais e recreativas - Sindicatos - Organizações cívicas Onde? - Estruturas de extensão cultural do sistema educativo, ou - Sistemas abertos Análise e Gestão Escolar: Educação Extra-Escolar
E o estado, que pode fazer? - Incentivar; - Apoiar; - Promover articulação de todas as iniciativas; Análise e Gestão Escolar: Educação Extra-Escolar
Educação extra-escolar: faz sentido? Apesar de nos últimos 30 anos o analfabetismo ter diminuído cerca de 60%, em 2001 o número de analfabetos situava-se ainda em 9%. Portugal é também o país com maior taxa de abandono escolar, onde apenas 20% dos portugueses chega ao secundário. Análise e Gestão Escolar: Educação Extra-Escolar
Fontes: Lei de bases do Sistema Educativo (revisão de 2005) _analfabetismo.htm (Público 08/09/2004) _analfabetismo.htm