Usa símbolos convencionados, permitindo poucas variações.

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Transcrição da apresentação:

Usa símbolos convencionados, permitindo poucas variações. F L U X O G R A M A RESUMO DO CAPÍTULO OBJETIVOS Dar expressão visual à rede de relações, mais ou menos complexa, que se estabelecem no desenvolvimento do trabalho, de tal forma que se possa entender e manipular mais claramente essas relações. Identificar, descrever e facilitar o estudo e a análise do trabalho que é desenvolvido por uma empresa, uma área, um setor, um funcionário, ou apenas uma rotina. CARACTERÍSTICAS É um desenho convencional onde os elementos e os conceitos são representados por meio de símbolos padronizados e as relações por linhas de conexão. Descreve o fluxo, seja manual ou mecanizado, especificando os suportes (documentos, papel, disco, formulário ou qualquer outro) que sejam usados para os dados e as informações. Usa símbolos convencionados, permitindo poucas variações. É claro e objetivo e é muito utilizado, embora poucos profissionais o empreguem de forma pura.

OBJETIVOS Verificar a retenção de conceitos relativos à construção e desenvolvimento de fluxogramas vertical e horizontal. Oferecer a oportunidade de sanar dúvidas e adicionar esclarecimentos para promover a retenção de conhecimentos. GRUPO: desenvolva o primeiro exercício (fluxograma vertical) individualmente e o segundo (fluxograma horizontal) em grupo. TEMPO: cada exercício consome, em média 60 minutos, em duas etapas de 30 minutos cada uma. ARRANJO FÍSICO: sala grande o suficiente para acomodar confortavelmente todos os participantes e que permita montar um grande semi-círculo. PROCESSO: Após trabalhar em aula expositiva os conceitos associados à elaboração do fluxograma, proponha a verificação do processo de aprendizagem. Distribua a folha de verificação de aprendizagem. Solicite que desenvolvam as respostas, em 30 minutos. Uma vez esgotado o tempo, peça que verbalizem as respostas. Se possível, mantenha visíveis as soluções propostas. Resuma os trabalhos e esclareça as eventuais dúvidas. APLICAÇÃO

DESCRIÇÃO Desenvolva o fluxograma vertical da rotina a seguir descrita, usando o formulário colocado a seguir. O procedimento de cotação de preços da área de compras de uma empresa industrial apresenta o seguinte roteiro: 1. A fábrica emite um pedido de compras em três vias, retem a terceira via para acompanhar o pedido e envia as duas primeiras para o setor de compras. 2. O setor de compras, de posse do pedido, aciona o registro de fornecedores para localizar os três últimos fornecedores do material. 3. Uma vez localizados os fornecedores, transcreve seus nomes para o pedido de compra com todos os dados para contato. 4. A seguir, toma as duas vias do pedido com todas as informações e passa-o para aprovação de seu superior. 5. Após a aprovação, envia uma mensagem, via Internet, para cada um dos fornecedores selecionados, solicitando cotação de preços e prazos. 6. Após transmitir a mensagem, imprime uma cópia da comunicação e arquiva-a junto com as duas vias do pedido e aguarda respostas. 7. Recebidas as respostas dos fornecedores, preenche a planilha de cotação de preços. 8. Uma vez preenchida a planilha, o funcionário monta o processo de definição de fornecedor, ou seja, toma as duas vias do pedido, anexa as comunicações da Internet, e as respostas recebidas e capeia tudo com a planilha de cotação de preços. 9. A partir daí, a documentação completa é depositada na caixa de entrada de seu superior, que definirá quem será o fornecedor escolhido. 10. A planilha com a definição do fornecedor aprovado é enviada, então, ao funcionário encarregado de efetivar a compra.

DESCRIÇÃO

SOLUÇÃO Uma alternativa de descrição da rotina pode ser a seguinte: A partir daí, observe as análises que seus alunos farão com os dados oferecidos. Da mesma forma, compare as alternativas possíveis de mudança na rotina para torná-la mais objetiva.

DESCRIÇÃO Desenvolva o fluxograma horizontal da rotina a seguir descrita. Ela pertence à Gerência Geral de Sistemas e Métodos de um grande grupo financeiro nacional. Neste exato momento, os analistas estudam a rotina existente para a elaboração da análise de formulários. A cronologia é: o processo se inicia quando alguma área solicita alteração de um formulário já existente ou quando um novo sistema está sendo desenvolvido. Normalmente, a área de realimentação de sistemas (REA) sempre recebe um primeiro boneco, seja da área que solicita a alteração, seja de um analista. O pedido vem em duas vias, que esclarecem e detalham as razões para o pedido; há vários motivos para que essas áreas solicitem a confecção ou alteração de um formulário: um serviço especial a um cliente (quando, por exemplo, personalizamos o talão de cheque), um impresso que será usado em um convênio (quando, por exemplo, emitimos boletos de cobrança com ficha de compensação). A origem é facilmente identificada, pois cada uma delas possui um pedido especial que a identifica claramente. No primeiro caso, é emitido em duas vias, no segundo caso em uma, e no terceiro caso em 3 vias; de qualquer forma, todas as solicitações acabam no setor de controle de impressos (SCI), que recebe todos os documentos e protocola os recebimentos; com base no pedido de confecção de alteração de impresso, emite o controle de impresso e as instruções para a gráfica; devolve a segunda via ao setor solicitante e arquiva a primeira via; o controle de impresso é emitido em 3 vias; a original abre uma nova pasta de processo de formulário, a segunda via vai para gráfica e a terceira é depositada em um arquivo; nesse momento, também é emitido o formulário de instruções à gráfica, que oferece todas as informações necessárias para que a gráfica confeccione o formulário; uma cópia dessas instruções fica na pasta de processo; essa pasta, finalmente, é enviada à equipe de projeto (quando o formulário faz parte do projeto de um sistema) ou, em todos os outros casos, a pasta fica na área de controle de impressos.

Uma alternativa de descrição da rotina pode ser a seguinte: SOLUÇÃO Uma alternativa de descrição da rotina pode ser a seguinte: REA ÁREAS SCI INÍCIO INÍCIO S C I 1 1 1 Analista promove 1 confecção de Solicita confecção ou Recebe solicitações impresso quando da alteração de impresso de confecção ou aprovação de projeto alteração de impresso Pedido de confecção ou alteração de Pedido de confecção impresso 1 Serviço a ou alteração de 2 . cliente ? N impresso 1 2 . 2 Protocola pedido de confecção ou Boneco alteração de impresso Boneco S C I S 1 S C I Pedido de confecção 1 ou alteração de impresso . 1 2 Para convênio ? S 3 Pedido de confecção Emite controle de Área solicitante ou alteração de 1 impressão e impresso . instruções à gráfica 2 N Boneco Controle de impresso . 1 2 S C I 1 3 Instruções à gráfica Pedido de confecção ou alteração de impresso 1 . 2 Boneco C Gráfica S C I 4 PASTA DO 1 Abre pasta do PROCESSO processo Solicitação de área ? N S GRUPO DE CONTROLE DE PROJETO IMPRESSOS

COMENTÁRIOS Quando se fala de fluxogramas, nunca será demais frisar que o produto final que seja obtido será fruto de uma forma de raciocínio particular de uma pessoa. Não espere que seus alunos reproduzam os diagramas que ofereço como solução dos enunciados. Esses diagramas refletem meu raciocínio, com as premissas assumidas e que eventualmente “esqueci” de comentar no exercício proposto. Permita que seus alunos desenvolvam a solução que eles julguem ser a mais adequada e permita que expliquem, em grupo, qual foi o raciocínio empregado. O que efetivamente interessa é verificar se os discentes entenderam os conceitos básicos associados à construção de fluxogramas, se perceberam a possibilidade de ajuda na análise e no desenvolvimento de um sistema e, finalmente, se são capazes de, a partir de um diagrama, detectar erros ou inconsistências em um sistema qualquer. Sinta-se à vontade para ampliar os textos (ou simplificá-los mais), para que sejam melhor aplicáveis a sua realidade. Da mesma forma, não se preocupe se os alunos usarem um software, conforme já comentado antes, o que realmente importa é o raciocínio e não a beleza do desenho produzido. Claro que, para apresentação ao usuário (ou cliente) ou à diretoria, sim interessa a beleza da apresentação, a sala de aula é o lugar ideal para aprender a trabalhar e a dominar os softwares.