Recepção do Cinema em Portugal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A colonização da ilha da Madeira
Advertisements

António Spínola.
Sétima Arte.
Conceição dos Bugres.
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
Iluminuras Iluminura é o nome que se dá às imagens que ilustram as páginas dos livros na Idade Média. Era comum que os reis ou nobres muito ricos fizessem.
Teatro no Brasil.
Literatura de Cordel.
2ª Visita Ensaio da Festa 17/09/2006.
AUTORA: PROFESSORA DENYSE PETTERLE MANFROI
A arte da fotografia. A arte da fotografia Antes da fotografia, só existiam duas opções para se "congelar" a imagem de uma pessoa ou de uma paisagem:
A arte da fotografia. A arte da fotografia Antes da fotografia, só existiam duas opções para se "congelar" a imagem de uma pessoa ou de uma paisagem:
A VIDA EM CORES Centenário do Autochrome Lumière 1904 – 2004 LYON presta homenagens, de 25 de junho a 5 de novembro de 2004 a dois de seus mais ilustre.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Meses do ano.
A evolução do Telefone.
Paul Newman.
História do Futebol Clube do Porto.
FOTOGRAFIA - NIÈPCE CINEMA - IRMÃOS LUMIÈRE PRIMEIRAS EMISSORAS DE TV. (experimentais) TELEVISÃO COMERCIAL VIDEO-CASSETE.
Diogo Barbosa, nº 8 Luís Pereira, nº 15 Márcia Monteiro, nº 17 Pedro Mouta, nº 19 Turma: 9ºF Disciplina: História Prof.: Fátima Barroso.
Conquistaram todas as terras à volta do Mar Mediterrâneo.
IMPERIALISMO ( NEOCOLONIALISMO )
5 de Outubro de Uma Data para Todos Recordarmos
Trabalho realizado por: Cristiana Silva Para Disciplina : Área de Projecto Ano Lectivo: 2007\2008 Professoras: Ana Botequilha e Sandra Carmo.
Literatura de informação no Brasil.
-Capital do Distrito de Aveiro, na região centro. .
Ari Barroso.
Uma arte voltada para as mudanças sociais?
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
Escola Secundária Morgado de Mateus
O teatro brasileiro no século XIX
AS PONTES.
Mozart e seu cão fiel.
O período humanista na Literatura
Abordaremos a produção artística da década de 50 até os dias atuais.
Então acompanhe esta viagem....
Literatura PRÉ-MODERNISMO
O caso do melro falante. Livro escrito por João Aguiar com ilustrações de António Jorge Gonçalves. É o 28º livro da 3º edição. As edições são da ASA.
 O primeiro inventor a obter a uma imagem fixada pela ação da luz (que é o princípio da fotografia) foi o francês Joseph Nicéphore Niépce ( )
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Índice Introdução Transportes: Estradas Mala-posta ou diligência
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Para captar e reproduzir imagens, inúmeros aparelhos foram desenvolvidos, mas somente em 1895, com o cinematógrafo, torna-se possível a projeção de imagens.
Guião sobre a ida à biblioteca!
História da Cultura e das Artes
Teatro no Brasil.
A INFLUÊNCIA DA MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA
Vamos descobrir tudo o que aconteceu no Brasil na época de exploração?
Terreiro do Paço Lisboa Projeto “Nós Propomos”
COLÉGIO INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO
LUZ, CAMERA, AÇÃO..
A vida nas grandes cidades na segunda metade do século XIX
Trabalho realizado por: Professora: Luísa Jesus -Gil Almada Nº10 -Jeniffer Lopes Nº12 -Sandro Veiga Nº25.
Nasceu o Menino Jesus.
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
Teatro Rivoli. História Em 1913 foi inaugurado, o Teatro Nacional. Nos anos seguintes, mudanças no centro urbano obrigaram a repensar e modernizar o teatro,
A RTE Cinema. I NTRODUÇÃO Na qualidade de alunas do 8º ano da Escola Secundária/3 Morgado de Mateus, foi-nos proposto pela professora de Área de Projecto,
SURREALISMO.
The Great Gatsby By F. Scott Fitzgerald.
O problema da clareza narrativa. A partir de 1904 o cinema americano torna-se progressivamente mais orientado para a narrativa. Aparecem as bobines mais.
Formas Únicas de Continuidade no Espaço, Umberto Boccioni (1913)
Cinema Europeu e Cinema Americano no início do séc. XX Quais as diferenças? Qual influência da 1ª Guerra Mundial?
O Senhor Ano e as 4 Estações
tangelini ANTONIO VIVALDI O PINTOR MUSICAL DE VENEZA ( )
Isis Berlinck Renault. Há muito, muito tempo, nasceu no céu uma linda nuvenzinha cor-de-rosa. Nossa! Foi o maior zum-zum- zum. Imagine só! Uma nuvem cor-de-rosa!
IMPRESSIONISMO.
3 REIS MAGOS DOS TEMPOS MODERNOS...
Início do Cinema Quem foram os primeiros criadores? Em quais países?
O CINEMA A Influência na nossa qualidade de Vida
Transcrição da apresentação:

Recepção do Cinema em Portugal

O que é o cinema? Abreviação de cinematógrafo; Técnica de projectar fotogramas (quadros) de forma rápida e sucessiva para criar a impressão de movimento; É possível graças à invenção do cinematógrafo pelos Irmãos Lumière no final do século XIX.

L’Arrivée d’un Train à La Ciotat Dia 28 de Dezembro de 1895, em Paris, os Irmãos Lumière fizeram uma apresentação do seu invento. O filme exibido foi “L’Arrivée d’un Train à La Ciotat”. O ingresso custou 1 franco.

Realização do filme A câmara estava sobre a plataforma de Paris, quando o comboio veio de Marselha, começou a filmar, só parando quando a locomotiva saiu do campo de visão. Na exibição parecia que o comboio vinha em direcção da plateia, o que provocou pânico às 33 pessoas presentes.

Primeiros Filmes em Portugal Primeiros Filmes Portugueses 18 de Junho de 1896 que houve a primeira sessão de cinema em território português; O projeccionista Edwin Rousby mostrou filmes de Edison e dos irmãos Lumière à plateia do Real Colyseo de Lisboa; Harry Short realiza os primeiros metros de película filmados em Portugal; Três meses depois já possível ver filmes como A Boca do Inferno, A Praia de Algés na Ocasião dos Banhos, O Mercado de Peixe na Ribeira Nova ou Uma Corrida de Touros no Campo Pequeno; Agosto de 1896, Rousby apresentou os seus programas no Teatro-Circo Príncipe Real do Porto. Aurélio da Paz dos Reis assistiu muitas vezes aos filmes de Rousby; Ele viria a ser um pioneiro em Portugal.

Aurélio da Paz dos Reis(1862-1931) Era hortofloricultor tinha uma nova paixão, o cinema Foi a Paris comprar o equipamento necessário 12 de Novembro de 1896, no Teatro-Circo Príncipe Real do Porto, mostra as suas primeiras imagens filmadas; O êxito faz com que vá exibir os seus filmes para o Brasil. Esta nova arte, quase não se fazia notar e os seus planos fracassaram. Aurélio Paz dos Reis regressa desanimado a Portugal e desiste da sua "aventura" cinematográfica.

O Aparecimento do Cinema Sonoro Os anos 30 trazem a Portugal a novidade do cinema sonoro. No início da década, actores e técnicos portugueses deslocavam-se com regularidade a Paris para fazerem versões portuguesas dos grandes êxitos americanos. A qualidade ficava obviamente aquém da dos originais, mas a contrapartida financeira não era de desprezar. Essas versões não se limitavam à exibição no território nacional mas também no Brasil, onde o cinema português gozava (e continuaria a gozar durante mais cerca de vinte anos) de grande aceitação popular.

O Aparecimento do Cinema Sonoro Leitão Barros (cineasta português, que se distingue dos da sua geração pelo sentido estético das suas obras), leva ao grande écran uma peça de Júlio Dantas, datada de 1901. Narrava a história de amor entre um nobre, o Marquês de Marialva, e uma meretriz, Maria Severa Onofriana (1820-1846), que se tornaria figura lendária por ter levado o fado, forma musical associada às classes mais baixas e mesmo à marginalidade, aos salões da nobreza.

Primeiro Filme Sonoro Português Em 1932 vai nascer o primeiro filme sonoro inteiramente rodado em Portugal. O seu realizador seria um arquitecto de nome José Cottinelli Telmo (1897-1948). O filme foi “A Canção de Lisboa”. Trata-se de um filme musical que evidencia, com diálogos vivos e repletos de duplo sentido, uma das técnicas do humor da revista à portuguesa. Descreve as aventuras e desventuras amorosas e académicas dum estudante financeiramente dependente de duas tias ricas que o vêm visitar.

Aparecimento do Cinema a Cores Herbert Kalmus inventou o tecnicolor no inicio da década 30. A partir deste momento, os filmes passaram a transmitir novos sentimentos e a desenvolver ambientes. As cores quentes eram usadas nos westerns, enquanto o azul-escuro, o verde e o roxo passaram a ser uma opção certeira para os dramas mais intimistas. O recurso ao tecnicolor foi um dos factores essenciais para o sucesso internacional da cinematografia norte-americana. Consta que o último filme em tecnicolor de Hollywood foi O Padrinho - Parte II (1974), de Francis Ford Coppola. Para trás ficam cerca de quatro décadas de obras gloriosas, muitas alusivas aos "anos dourados de Hollywood".

Trabalho realizado: Bárbara nº 2 Catarina nº 6 Rita Martins nº 14