Exploração do CD-Rom Enciclopédia Universal Formação Cívica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

Portfólio da turma 2 (1ºano)
Plano de Formação para os professores nas escolas
E.B.1 de Vila Franca da Serra
Portfólio da turma 1 (1º ano)
Sistemas Operativo TIC Sessão 2 Professora: Aida Meira.
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Livro de Curso Documentos AutoresMicrosoft Portugal Criar um livro de curso; Adquirir e desenvolver as competências necessárias à utilização de um processador.
Visão Global do Projecto
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
A17 – Primeiros passos na utilização das TIC
Ferramentas Indispensáveis ao Professor
Unidade 4 – Processamento de Texto
Projecto CASCO – Primeiros Passos na Utilização das TIC - Windows
A17 – Primeiros passos na utilização das TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Organização do Caderno Diário
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
O mundo em miniatura: Da prática à teoria! Eva Firme 9 Abril 2006.
Escola Secundária da Ramada
Portfólio da turma 1 (1º e 2ºano)
Avaliação da Aprendizagem em Processo
PUCRS Introdução a gráficos.
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
Breve história do computador e iniciação ao Microsoft Word
O que é a Internet e o que podemos lá fazer
1 Surge uma caixa de diálogo onde deve indicar se pretende ou não que o som seja reproduzido automaticamente durante a apresentação de diapositivos.
Projeto : construir um desdobrável sobre nuvens
Como fazer um trabalho em POWERPOINT
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Web: criação de páginas
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Como elaborar um trabalho de Pesquisa?
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ARISTIDES DE SOUSA MENDES
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Filipe Silva & Manuel Santos Escola Secundária da Gafanha da Nazaré O Europe – Shared Photo é um projecto dinamizado ao nível de várias escolas europeias.
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção “Unmute” activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver.
Quando falamos em aprender...
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção Unmute activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver com.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
Projeto Leitura e Escrita
A CTIVIDADE 4 - T RABALHO I NDIVIDUAL - R ELATO, A NÁLISE E R EFLEXÃO DE E XPERIÊNCIAS COM TIC Trabalho Realizado Por: Nuno M.C. Martins E NSINO E APRENDIZAGEM.
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
INSTRUÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DAS SALAS DE INFORMÁTICA Professora Rita Cristina Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção Unmute activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver com.
DAR SENTIDO À FORMAÇÃO…
Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa “Lifelong Learning Programme – Comenius ( )” Ler, uma procura activa.
Como organizar um trabalho de pesquisa?
Tecnologias de Informação e Comunicação 10º ano
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção “Unmute” activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver.
Moodle.
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TIC 10 Folha de Cálculo.
NOME: ANO: TURMA: PROFESSORA: DATA:
UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
CONFIDENCIAL. Distribuição apenas para parceiros sob acordo de confidencialidade. A Microsoft não oferece garantias, expressas ou implícitas. © 2012 Microsoft.
Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
GOOGLE DOCS 3º ATIVIDADE FORMULÁRIOS TUTORIAL GOOGLE DOCS.
MOODLE UNIFEOB.
Referência Rápida para o © 2012 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Lync Web App Participar numa Reunião do Lync com áudio do computador.
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DE TRABALHO WINDOWS VISTA
Transcrição da apresentação:

Exploração do CD-Rom Enciclopédia Universal Formação Cívica

Introdução Os avanços das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) criam novas necessidades e novas exigências. Actualmente quem não trabalhar com um computador é quase um analfabeto. É visível a evolução que se tem vindo a operar neste sentido: é cada vez mais reduzido o número de pessoas que dizem eu não percebo nada disto quando estão perante um computador. As pessoas adaptam-se e, ao fazê-lo criam igualmente novas necessidades, tornando-se o computador um companheiro imprescindível. Neste aspecto, como nos outros, a escola é o espelho (e o reflexo) da sociedade em que está inserida.O processo de ensino-aprendizagem evolui a cada momento.Os papéis do professor e do aluno são redefinidos constantemente. A escola através das TIC permite que todos possam ter acesso a uma vastíssima informação. No entanto, há que saber trabalhá-la, seleccioná-la, aplicá-la. E, para tal, é determinante o papel do professor. Alunos e professores exploram o mundo em conjunto, os últimos ajudando os primeiros a utilizarem a informação recolhida.

Mais importante se torna o papel do professor se tivermos em conta que nem todos os alunos têm computador em casa. Ainda há muitos alunos que não sabem trabalhar com os computadores. Cria-se um novo relacionamento entre professores e alunos de entreajuda, cumplicidade. Na verdade, ambas as partes aprendem, porque também há muitos alunos que sabem de computadores. A utilização das TIC permite uma maior motivação dos alunos, combatendo simultaneamente o insucesso escolar. Ora, a área da Formação Cívica pose ser explorada através da utilização das TIC, abrangendo conhecimentos muito diversificados. Podem utilizar-se diversas estratégias, planificar as mais variadas actividades e levar os alunos a conhecer outros pontos do nosso Mundo (se for caso disso) através da Internet. No caso concreto do nosso trabalho, optámos, dentro da área da Formação Cívica, pela exploração da Enciclopédia Universal sob a forma de CD-Rom.

Mostraremos inicialmente as várias possibilidades do referido CD, passando, em seguida para um tema específico A Nossa Identidade Nacional. A pesquisa incidirá sobre o Hino Nacional e sobre a Bandeira. Este trabalho tem como público alvo uma turma de 6º ano(poderia ser de 7º) e tem como objectivo fundamental que os alunos valorizem o sentido patriótico. As TIC permitirão que as actividades propostas se tornem mais interessantes e que os alunos retenham essa experiência de forma positiva, na sua memória.

Menu da Enciclopédia Surge no ecrã a introdução com animação simultaneamente falada. No Menu Principal aparecem-nos 16 ícones: livro (artigos); livro aberto (percorrer); lupa (pesquisar); calendário de secretária (neste dia); agenda (índices); globo terrestre (atlas); dados (sub-temas); ampulheta (cronologia); câmara de vídeo (vídeos); auscultadores (audio); máquina fotográfica (imagens); bandeiras (países); livros na prateleira;tabelas e citações; caixa com gavetas (ensaios); janela – sair; iniciar (opção de ajuda audio).

1ª Actividade Exploração do Menu Em grupos de dois, os alunos abrem o CD- rom e encontram o menu. É-lhes dado algum tempo para explorarem livremente cada um dos ícones já apresentados.

2ª Actividade Pesquisa direccionada Os alunos vão pesquisar o tema «Portugal»,«hino» («A Portuguesa») e a «bandeira» - clicar «grande livro»- artigos- sub-tema- sociedade, clicar artigos- pesquisar (bandeira); O percurso é «bandeira» (significado e simbolismo).

3ª Actividade Pesquisar «Portugal» Artigos – sub-tema – locais- pesquisar Portugal. Vais encontrar 18 imagens sobre Portugal e, no teu caderno, vais fazer a listagem com a respectiva legenda. Em «Citações» escolhe duas que sejam mais sugestivas para ti.

4ª Actividade O Hino Nacional Clicar artigos – Toda a Enciclopédia- sociedade- pesquisar Hino - voltar a pesquisar A Portuguesa; Descobre e anota no caderno: O nome do autor da letra; O nome do compositor; A data; A data da proclamação como Hino Nacional português.

5ª Actividade A Bandeira Escreve no teu caderno: A definição de bandeira; Data em que surgiu a Bandeira Portuguesa; Características; O que representam os sete castelos; O que evocam as quinas.

6ª Actividade Desenha no programa «Paint» a Bandeira Portuguesa.

OFICINA DE FORMAÇÃO À DISTÂNCIA AS TIC E AS NOVAS ÁREAS CURRICULARES 2ª Sessão Trabalho realizado por: Filomena Louro Filipa Capela