© 2005, it - instituto de telecomunicações. Todos os direitos reservados. LOcalização de PESsoas em Ambientes Interiores 1º Workshop TELESAL 23 de Novembro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Integração de informação proveniente da Web
Advertisements

Projeto Qualified Curriculum
Programa das Aulas 20/09/05 - Apresentação da disciplina
Projecto SALINA Setting an All IP Network in Aveiro
PROJETO DE JOIAS Apresentação
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Livro de Curso Documentos AutoresMicrosoft Portugal Criar um livro de curso; Adquirir e desenvolver as competências necessárias à utilização de um processador.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO EcoDomus José Moreno (aluno) Hugo Calisto (aluno) Nelson Martins (Gestão de Energia, Análise.
Rational Unified Process
Engenharia de Software
Visualização de Informação Geográfica na WEB
> Fases de Engenharia de SW > Gestão de Projectos de SW
Orientação por Objectos > Modelo de Processo OO > Identificação de Classe e Objectos Aula 12.
Planeamento Temporal e Monitorização do Projecto de SW
Planificação do Projecto de SW
Producto x Processo x Projecto
1 A Experiência da PT Inovação com a tecnologia WiMAX Álvaro Gomes Covilhã 4/10/05 WorkShop IP Móvel e Redes Wimax Aplicações da Teoria da Informação.
ISO/IEC – 6 Avaliação do Produto – Módulos de Avaliação
Programa de Navegação e Comunicações para um Robot Móvel
Sistema de Visão Tempo-Real Mauro Rodrigues Sistema de Tempo-Real 07/08 Universidade de Aveiro.
INSPIRE Bases para a renovação da Infra-estrutura Nacional de Informação Geográfica Rui Pedro Julião Vice-presidente snig.igeo.pt.
O ciclo de estratégia, planeamento, orçamento e controlo
Amaro de Sousa Instituto de Telecomunicações
2 Período de realização Julho de 2007 a Julho de 2008 Entidades envolvidas Universidade de Aveiro – Dep. de Comunicação e Arte Inova-Ria – empresa associada:
º Workshop TELESAL Projecto TRILHO. 2 TRILHO Concepção de Roteiros de Aprendizagem para Plataformas de eLearning - uma abordagem sistémica baseada.
© 2005, it - instituto de telecomunicações. Todos os direitos reservados. 2º Workshop TELESAL 06 de Junho 2008 LOPES LOcalização de PESsoas.
Aveiro, 23/11/07 1. Sumário Objectivos Plano e Estratégia Requisitos Concepção e Realizações Demonstração e Impacto 2.
2 Connector Plataforma interactiva para a promoção e suporte de redes sociais georeferenciadas através de dispositivos móveis.
1º workshop TELESAL 23/11/07 Sistema de monitorização e controlo baseado em IEEE /ZigBee e TCP/GPRS. Financiado por: Sistema de Monitoria.
Grupo a Adriano Andrade João Lopes Pedro Abrantes Sudoku, Um Assistente de Jogo.
Balanceamento de Linhas
Veículos aéreos autónomos
Mobilidade na Internet
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Classes e objetos Modelagem
ETHERNET - Engenharia de Tráfego em Redes Ethernet baseadas na Norma IEEE 802.1s MSTP Amaro de Sousa Instituto de Telecomunicações DETI, Universidade de.
Análise de Sistemas e Gestão de Projectos 1 Sistema de localização zigbee (Em desenvolvimento) Ricardo Silva.
Sistema de monitorização e controlo baseado em módulos Zigbee
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
Desenvolvimento de uma garra robótica para operações de bin-picking
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Plataforma de Serviços SMS (PS 2 ) Workshop Telesal Marcos Garcia 23 de Novembro de 2007.
Análise e Projeto de Sistemas para a Internet
Cap 2 – Processo de Software
Licenciatura em Informática Content Management Uma visão geral… Suporte: Content Management Using the Rational Unified Process Michael McIntosh - Rational.
Grupo PHP MADS - FEUP 2009/ /01/ Agenda Contexto Tecnologias Ferramentas Arquitectura lógica Arquitectura física Processo de desenvolvimento.
Apresentação Intermédia José Graciano Almeida Ramos Orientador: Professor Dr. Jaime S. Cardoso Responsável INESC Porto : MSc. Ricardo Sousa 1 FEUP-MIEIC.
Salas de Matemática.
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Fevereiro 2003 IST/INESC Contactos:IST/Tagus-Park Tel:
Instituto Superior Técnico 1 INQUÉRITO AOS LICENCIADOS EM ENGENHARIA QUÍMICA Realizado por: Gabinete de Estudos e Planeamento com a colaboração da Secção.
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Julho 2005 Ferramentas de Gestão Plataformas de Gestão IST/INESC-ID Contactos: IST/Tagus-Park.
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Posto de Abastecimento Seguro
Problemas e Propostas de Solução
Licenciatura em Informática António Fonseca 2005.
GERENCIAMENTO DE REDES UTILIZANDO O PROTOCOLO SNMP
O Problema Do Acordo Distribuído (Acordo Bizantino)
Desenvolvimento das funcionalidades do trabalho colaborativo da solução para Rastreabilidade de Requisitos de Software baseada na generalização de artefatos.
1 Desenvolvimento de Software na ENT Joaquim Jorge F. Nunes.
Técnicas e Projeto de Sistemas
BPM BUSINESS PROCESS MANAGEMENT Projecto em Informática e Gestão de Empresas Lisboa, 15 de Junho de 2005.
1 Segunda fase do projeto: Desenvolvimento do “Catálogo Virtual” Foco em Sistemas de Informação Desenvolvimento baseado no diagnóstico e na interação com.
Desenvolvimento da Aplicação de Gestão de Licenças de Táxi Luís Miguel da Silva Arêde associação de informática da região centro.
Cap. 3 – Redes sem fios Princípios de sinalização na rede GSM
Abr-17 Atividades, Artefatos e Responsáveis da Disciplina de Análise e Projeto Fluxo de análise e projeto.
1 CLUBE DE PAIS DE GRIJÓ A EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA EM FAMÍLIA Jorge Bica Dez/2004.
Desenvolvimento da Aplicação de Gestão de Licenças de Táxi Luís Miguel da Silva Arêde associação de informática da região centro.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Arquitecturas de Comunicação Industriais para Suporte a Sistemas Computacionais Móveis Veríssimo.
Transcrição da apresentação:

© 2005, it - instituto de telecomunicações. Todos os direitos reservados. LOcalização de PESsoas em Ambientes Interiores 1º Workshop TELESAL 23 de Novembro 2007 LOPES

2 Enquadramento Divisão de Tarefas por Participante Estado Actual Resultados Espectáveis Sumário LOPES Nuno Borges Carvalho

3 O principal objectivo deste projecto consiste na construção de um sistema de localização e subsequente registo de pessoas em ambientes interiores recorrendo a tecnologia de baixo custo. O cenário de aplicação e demonstração: Fábrica da Ciência Para se atingir esse fim o projecto foi subdividido ainda em três sistemas Sistema de Localização Sistema de Gestão Sistema Multimédia Enquadramento LOPES Nuno Borges Carvalho

4 O sistema de Localização fornece as coordenadas relativas do sensor a localizar baseando-se numa infra- estrutura fixa e num TAG móvel. O sistema de Gestão será responsável por associar as coordenadas de localização às peças do museu e consequentemente às visitas. O sistema multimédia, utilizará essa informação para fornecer dados úteis ao visitante e ao gestor do museu.. Enquadramento LOPES Nuno Borges Carvalho

5 Vantagens para o Museu Informação sobre as peças do museu que têm mais visitas Tempo dispendido por cada visitante numa peça O número de visitantes do museu Qual o perfil de visitantes por peça (adulto, criança, etc.) Iteração do Museu com o visitante Gestão integrada do museu Enquadramento LOPES Nuno Borges Carvalho

6 Enquadramento Divisão de Tarefas por Participante Estado Actual Resultados Espectáveis Sumário LOPES Nuno Borges Carvalho

7 Divisão de Tarefas por Participante Levantamento do estado da arte das tecnologias disponíveis. Estudo do estado da arte em TAGs RFID para identificação. Estudo do estado da arte em TAGs RFID para localização. Estudo de Arquitecturas para localização/identificação. Estudo do estado da arte em sistemas de informação geográfica para ambientes interiores e exteriores. Identificação das soluções tecnológicas e definição da arquitectura da solução Tendo por base o estado da arte da tarefa anterior, estudar qual a arquitectura que melhor satisfaz os requisitos propostos inicialmente. Proposta da arquitectura a utilizar para implementação do sistema referido de acordo com os requisitos. Estudar qual a forma de disponibilização de informação de localização e identificação que irá ser enviada para o sistema de informação. LOPES Nuno Borges Carvalho

8 Identificação dos cenários de aplicação e elaboração detalhada dos requisitos da(s) solução(ões) a construir Identificação e especificação das funcionalidades para diferentes tipos de aplicações Identificação e quantificação de requisitos por aplicação Identificação das soluções tecnológicas e definição da arquitectura da solução Tendo por base o estado da arte da tarefa anterior, estudar qual a arquitectura que melhor satisfaz os requisitos propostos inicialmente. Instalação de demonstrador em cenário real – (MicroIO) Industrialização e preparação da documentação para comercialização da solução para os cenários de aplicação identificados Divisão de Tarefas por Participante LOPES Nuno Borges Carvalho

9 Levantamento do estado da arte das tecnologias disponíveis Estudo do estado da arte em sistemas de informação geográfica para ambientes interiores e exteriores Desenvolvimento de Software Pesquisa e experimentação de ferramentas de software aberto Especificação dos módulos de software a desenvolver Camada CORE – Drivers API Acesso Aplicação de localização em museus Sistema de Informação Geográfica Industrialização e preparação da documentação para comercialização da solução para os cenários de aplicação identificados Divisão de Tarefas por Participante LOPES Nuno Borges Carvalho

10 Projecto, Construção e Ensaio de protótipo Construção da pré-série Industrialização e preparação da documentação para comercialização da solução para os cenários de aplicação identificados Divisão de Tarefas por Participante LOPES Nuno Borges Carvalho

11 Enquadramento Divisão de Tarefas por Participante Estado Actual Resultados Espectáveis Sumário LOPES Nuno Borges Carvalho

12 Estado Actual Levantamento e documentação dos requisitos da aplicação a ser instalada na Fábrica de Ciência Viva em Aveiro; Identificação de soluções tecnológicas para localização de pessoas Técnicas de localização; Opções comerciais e académicas. Identificação e estudo de arquitecturas de comunicação sem fios com potencial para localização de pessoas Prototipagem de wireless nodes baseados em módulos de comunicações ZigBee. Primeira versão da máquina de localização já funcional LOPES Nuno Borges Carvalho

13 Estado Actual LOPES Nuno Borges Carvalho

14 o O sistema de localização permite: o Localizar e monitorizar o percurso de uma entidade móvel numa determinada área coberta por sensores fixos, baseando-se no RSSI das mensagens. o Trocar mensagens entre as entidades móveis e fixas, que depois são enviadas à estação base para cálculo das posições. o Definir áreas de interesse que ao detectar a entidade móvel dentro desta activa uma aplicação. Suporta entre 3 a 16 nós fixos para o calculo. Tempo estimado para localização até 13ms. Estado Actual LOPES Nuno Borges Carvalho

15 o O sensor M1 entra na área povoada com sensores fixos. o O sensor M1 ao entrar na área de interesse A, o sistema activa nos monitores informação relativa a essa área. o Ao sair de uma área de interesse é desactivado a informação nos monitores. o Os monitores podem informar ao sensor M1 que tipos de áreas de interesse estão mais próximas dele e dar a indicação da sua localização espacial (à esquerda, à direita). Estado Actual LOPES Nuno Borges Carvalho

16 Enquadramento Divisão de Tarefas por Participante Estado Actual Resultados Espectáveis Sumário LOPES Nuno Borges Carvalho

17 Resultados Espectáveis Definição da arquitectura do sistema de localização; Projecto dos sistemas e circuitos electrónicos; Construção do protótipo; Ensaio do protótipo em ambiente laboratorial; Instalação do demonstrador na Fábrica de Ciência Viva em Aveiro. LOPES Nuno Borges Carvalho

18 Suporte a R&D Mestrado em Eng. Física sobre o temaCorrecção de interferência electromagnética em sistemas de localização, José Oliveira. Orientação: Luís Cadilon e José Fonseca. Mestrado Integrado em Eng. Electrónica e Telecomunicações sobre o tema Software Defined Radio para Sistemas de Localização, Pedro Cruz. Orientação: Nuno Borges Carvalho Mestrado Integrado em Eng. Electrónica e Telecomunicações sobre o tema Controlo de assiduidade com multiposto e comunicações wireless, Pedro Simão. Orientação: José Fonseca Doutoramento em Eng. Electrotécnica sob o tema Real-Time Wireless Communications for Building Automation, Paulo Bartolomeu. Orientação: José Fonseca e Francisco Vasques Doutoramento em Eng. Electrotécnica sob o tema Wireless Communications for Assistive Technologies, Nuno Ferreira. Orientação: José Fonseca LOPES Nuno Borges Carvalho

19 FIM Obrigado LOPES Nuno Borges Carvalho