“ SE O GRÂO DE TRIGO NÃO CAIR NA TERRA E NÃO MORRER, FICA SÓ; MAS SE MORRER, PRODUZ MUITO FRUTO.” 5º DOMINGO DA QUARESMA. 22 DE MARÇO DE 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Domingo V da Quaresma 29 de Março de 2009
Advertisements

Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo
NÃO É ELE QUE FICAVA SENTADO,
NINGUÉM TEM MAIOR AMOR DO QUE AQUELE QUE DÁ A VIDA POR SEUS AMIGOS
Judas procurava uma oportunidade para O entregar.
QUE DEUS UNIU, O HOMEM NÃO SEPARE..
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
O Tabor.
1º DOMINGO DA QUARESMA 26 de fevereiro de 2012
A eucaristia Começar.
O QUE É QUE VOCÊS ANDAM CONVERSANDO PELO CAMINHO?.
«Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo».
Juiz ou Salvador?.
A Liturgia desse domingo deseja preparar os cristãos
ESTE MENINO FOI ESTABELECIDO PARA QUE MUITOS CAIAM OU SE
30º DOMINGO DO TEMPO COMUM 26 DE OUTUBRO DE 2014 TEXTOS BÍBLICOS I LEITURA – Ex 22,20-26 SALMO RESPONSORIAL SALMO 17 (18) II LEITURA - 1 Tes 1,5c-10.
Queremos ver Jesus.
Curou muitas pessoas de diversas doenças. 8 de fevereiro de º Domingo do Tempo comum!.
Ao ver a estrela, sentiram grande alegria..
4º DOMINGO DA PASCOA 11 DE MAIO DE 2014 Atos 2,14a.36-4 Salmo 22 (23)
Meus irmãos e minhas irmãs;
1º DOMINGO DA QUARESMA 28 DE FEVEREIRO
13º DOMINGO COMUM - SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO
no deserto, também o Filho do
Senhor é bom estarmos aqui!
Tema do 16º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 16º Domingo do Tempo Comum convida-nos a descobrir o Deus paciente e cheio de misericórdia, a quem.
30º DOMINGO DO TEMPO COMUM 27 de outubro de 2013
VENDE TUDO O QUE TEM E SEGUE-ME!.
O FILHO DO HOMEM VEIO PARA
«Destruí este templo e em três dias o levantarei».
ELE REUNIRÁ OS ELEITOS, DE DEUS, DE UMA
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
QUEM DIZEM OS HOMENS QUE
Mestre que eu veja !.
Juiz ou Salvador.
A VOSSA LIBERTAÇÃO ESTÁ
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda,
O REINO DOS CÉUS pode comparar-se a um proprietário, que saiu muito cedo a contratar trabalhadores para a sua vinha.
TEMA DO 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM A liturgia do 2º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre a disponibilidade para acolher os desafios.
O 4º Domingo do Tempo Pascal é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a liturgia propõe um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo.
primeiro, que seja aquele que
Não só de pão vive o homem! 9 de março de º Domingo da quaresma.
8,. 8, COMO POSSO MERECER QUE A MÃE DO SENHOR VENHA ME VISITAR? 23 DE DEZEMBRO DE 2012.
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
LITURGIA DO 14º DOMINGO DO TEMPO COMUM
2 ° domingo do advento 9 de dezembro.
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO.
"Se o grão de trigo não morrer..."
6º DOMINGO DO TEMPO COMUM
DOMINGO DE PÁSCOA, 5 DE ABRIL DE 2015.
A liturgia de hoje convida-nos à descoberta do Deus do amor, empenhado em conduzir-nos a uma vida de comunhão com Ele. O Evangelho apresenta-nos o.
«Todos vós Me abandonareis, como está escrito: ‘Ferirei o pastor e dispersar-se-ão as ovelhas’. Mas depois de ressuscitar, irei à vossa frente para a Galileia»
A paz esteja convosco! 3º DOMINGO DA PÁSCOA 22 de abril de Aprofundando os textos bíblicos: Atos 3, ; Salmo 4; 1Jo 2,1-5a; Lucas 24,35-48.
5º DOMINGO DA PÁSCOA 18 DE MAIO DE 2014 Atos 6,1-7 Salmo 32 (33) 1 Pedro 2,4-9 Jo 14,6.
SEU ROSTO MUDOU DE APARÊNCIA.
«Vimos o Senhor»..
A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS
TU ÉS O MESSIAS...O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITo.
4º DOMINGO DA PÁSCOA 26 DE ABRIL DE 2015 “DOMINGO DO BOM PASTOR”
«EU SOU A VERDADEIRA VIDE IRA E MEU PAI É O AGRICULTOR.
6º Domingo da Páscoa 10 de maio de 2015.
A liturgia do 11º Domingo do Tempo Comum Convida-nos a olhar para a vida e para o mundo com confiança e esperança. Deus, fiel ao seu plano de salvação,
Tema do 19º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 19º Domingo do Tempo Comum tem como tema fundamental a revelação de Deus. Fala-nos de um Deus apostado.
Tema do 18º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 18º Domingo do Tempo Comum repete, no essencial, a mensagem das leituras do passado domingo. Assegura-nos.
Tema do 28º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 28º Domingo do Tempo Comum convida-nos a refletir sobre as escolhas que fazemos; recorda-nos que.
I Leitura – Bar 5,1-9 Salmo – 125 (126) II – Leitura Filip 1, Evangelho – Lc 3,1-6.
A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA. A sua missão consiste em revelar aos homens.
O 4.º Domingo da Páscoa é conhecido como o "Domingo do Bom Pastor " porque todos os anos a Liturgia propõe uma passagem do capítulo 10.º de São João,
“ SE O GRÃO DE TRIGO NÃO CAIR NA TERRA E NÃO MORRER, FICA SÓ; MAS SE MORRER, PRODUZ MUITO FRUTO.” 5º DOMINGO DA QUARESMA. ANO B.
Transcrição da apresentação:

“ SE O GRÂO DE TRIGO NÃO CAIR NA TERRA E NÃO MORRER, FICA SÓ; MAS SE MORRER, PRODUZ MUITO FRUTO.” 5º DOMINGO DA QUARESMA. 22 DE MARÇO DE 2015

SALMO RESPONSORIAL – Salmo 50 (51) TEXTOS BÍBLICOS LEITURA I – Jer 31, 31-34 SALMO RESPONSORIAL – Salmo 50 (51) LEITURA II – Heb 5, 7-9 EVANGELHO – Jo 12, 20-33

Tema do 5º Domingo da Quaresma Na liturgia do 5º Domingo da Quaresma ecoa, com insistência, a preocupação de Deus no sentido de apontar ao homem o caminho da salvação e da vida definitiva. A Palavra de Deus garante-nos que a salvação passa por uma vida vivida na escuta atenta dos projetos de Deus e na doação total aos irmãos.

Na primeira leitura, Jahwéh apresenta a Israel a proposta de uma nova Aliança. Essa Aliança implica que Deus mude o coração do Povo, pois só com um coração transformado o homem será capaz de pensar, de decidir e de agir de acordo com as propostas de Deus.

O projeto de uma nova Aliança entre Deus e o seu Povo concretiza-se em Jesus: Ele veio ao mundo para renovar os corações dos homens, oferecendo-lhes a vida de Deus. As outras duas leituras que nos são propostas neste 5º Domingo da Quaresma vão dizer-nos como é que Jesus concretizou este projeto.

A segunda leitura apresenta-nos Jesus Cristo, o sumo sacerdote da nova Aliança, que Se solidariza com os homens e lhes aponta o caminho da salvação. Esse caminho (e que é o mesmo caminho que Jesus seguiu) passa por viver no diálogo com Deus, na descoberta dos seus desafios e propostas, na obediência radical aos seus projetos.

Toda a vida de Cristo cumpriu-se num intenso diálogo e numa total comunhão com o Pai. Através desse diálogo, Ele pôde discernir a vontade do Pai e conhecer os seus projetos. Pela oração, Ele encontrou forças para obedecer, para dizer “sim” e para concretizar os planos do Pai, mesmo nos momentos mais dramáticos da sua existência terrena.

O caminho da doação total ao Pai não é um caminho impossível para os homens (Jesus, tornado homem como nós, demonstrou-o); mas é um caminho que os homens podem percorrer, apesar das suas fragilidades. É esse caminho que Jesus, o homem como nós, nos aponta.

Temos espaço, na nossa vida, para dialogar com o Pai, para perceber os seus projetos para nós e para o mundo, para escutar os desafios que Deus nos faz? A nossa vida cumpre-se na indiferença para com Deus e para com os seus projetos, ou numa procura sincera e empenhada da vontade de Deus?

O Evangelho convida-nos a olhar para Jesus, a aprender com Ele, a segui-lo no caminho do amor radical, do dom da vida, da entrega total a Deus e aos irmãos. O caminho da cruz parece, aos olhos do mundo, um caminho de fracasso e de morte; mas é desse caminho de amor e de doação que brota a vida verdadeira e eterna que Deus nos quer oferecer.

É através da comunidade dos discípulos que os homens “vêem Jesus”, descobrem o seu projeto, encontram esse caminho de amor e de doação que conduz à vida nova do Homem Novo, à salvação. Isto recorda-nos a nossa responsabilidade de testemunhas de Jesus e da sua salvação no meio dos homens do nosso tempo

Aqueles irmãos que se cruzam conosco nos caminhos da vida descobrem no nosso testemunho o rosto de Jesus? Todos aqueles que vêm ao encontro de Jesus à procura da vida plena encontram na forma como nos doamos, como servimos e como amamos a proposta libertadora que, através de nós, Jesus quer passar a todos os homens?

PALAVRA DE VIDA Se o grão de trigo quer dar fruto, é preciso que ele passe pela terra onde vai apodrecer, mas o seu percurso não pára aí, o fruto brotará. Jesus quer dar a vida, Ele escolhe passar pela morte, dando então a maior prova de amor. Mas a sua missão não pára aí, a vida brotará: a sua própria vida é a ressurreição; e a vida da humanidade é a salvação. “Não era necessário que Cristo sofresse tudo isto para entrar na sua glória?”, dirá Ele aos discípulos no caminho de Emaús.

Se queremos que os outros vivam, é preciso que passemos por um certo número de renúncias, de esquecimentos de nós próprios, e isto através do serviço, do acolhimento, do perdão. Mas a nossa relação com os outros não pára aí, a alegria brota nos rostos e no nosso próprio rosto. A morte é uma passagem obrigatória para aquele que ama e quer amar até ao fim.

Que você tenha uma santa de crescimento espiritual. e abençoada semana de crescimento espiritual. Marineves Marina