Ministérios Litúrgico-musicais

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Transcrição da apresentação:

Ministérios Litúrgico-musicais

Os compositores (letristas e músicos), cantores, salmistas, instrumentistas, animadores exercem um verdadeiro ministério litúrgico (cf. SC 29). Como parte integrante da assembléia, os diversos ministérios devem contribuir para que esta porção do povo de Deus participe ativa e plenamente da celebração. Os ministros do canto e da música devem, juntamente com todo o povo reunido, louvar o Senhor de todo o coração e crescer espiritualmente, deixando-se santificar pelo Espírito do Senhor que atua na celebração litúrgica.

Ministérios dos compositores ( letristas e músicos) Deve estar engajado(a) na comunidade eclesial. Só assim poderá compor uma música que brote da cultura musical do povo, do qual provém os participantes da assembléia celebrante; O exercício deste ministério pressupõe o conhecimento da liturgia e da função ministerial de cada canto na ação litúrgica e dos critérios elencados acima. Os textos e melodias de cada momento devem expressar-se em linguagem poética, mística, dialogal e orante.

Ministério do grupo de cantores ( ou coral) Um grupo dirigido por um mestre; Conhecimento técnico-musical dos cantores; Função de prestar um serviço ou ministério litúrgico em benefício da comunidade; “garantir a devida execução das partes próprias e auxiliar a ativa participação dos fiéis no canto”(IGMR 103); Este grupo nada mais é do que uma porção da assembléia. Seu melhor lugar é próximo à assembléia, não de costas para ela, voltado para o altar, em lugar visível, fora do presbitério;

Ministério do salmista Mais do que cantar ele deve “proclamar” o sl no ambão, pois ali é o lugar de onde Deus dirige sua Palavra ao povo reunido; - É uma resposta da assembléia (com a própria Palavra de Deus), é fundamental uma perfeita sintonia entre o(a) salmista e a assembléia. Esta sintonia pressupõe uma atitude espiritual ( integração do corpo-mente-coração) de quem canta o salmo para que seu conteúdo atinja a todos de forma plena e frutuosa.

Formação adequada: *Formação bíblico-litúrgica: aprofundar o sentido literal e cristológico dos salmos relações com as leituras e com o projeto de Deus; *Formação espiritual: saber orar com o salmo, saber cantar de forma orante; *Formação musical: saber usar a voz de forma adequada, boa dicção, partitura simples, melodias; *Formação prática: saber manusear o Lecionário e o Hinário Litúrgico, comunicação com a assembléia, como usar o microfone, e vários modos de cantar o salmo; Obs: O salmista jamais deve substituir o salmo responsorial por outro canto. Se, porventura, não puder cantá-lo, que o recite alternando com o refrão do povo.

Ministérios dos instrumentistas Principal função: sustentar o canto, facilitar a participação, criar a unidade da assembléia. Efeiros negativos: a) O excessivo volume: além de dificultar a compreensão dos textos, inibe a participação da assembléia. b) A postura de quem toca – às vezes passa a impressão de um “show”para a assembléia, ou de que não está nem aí pro que está acontecendo na celebração. c) O toque em momentos inoportunos – sobre isto, a Instrução adverte: “calem-se quando o sacerdote ou o ministro pronunciam em voz alta algum texto, por força de sua função própria”

* Quanto aos solos instrumentais – tomando como referência a liturgia eucarística – a mesma Instrução prevê quatro momentos adequados para este tipo de música: no início, durante a procissão de entrada de quem preside e demais ministros; enquanto se faz a procissão e a preparação das oferendas; à comunhão; e no final da missa; * Qualquer instrumento pode ser utilizado na liturgia, contanto que a maneira de tocá-lo corresponda à sua finalidade primeira que é favorecer a participação ativa e frutuosa da assembléia, sustentando o seu canto(cf. SC 120).

Ministério dos regentes ou animadores “Convém que haja um cantor ou regente de coro para dirigir e sustentar o canto do povo. Mesmo não havendo um grupo de cantores, compete ao cantor dirigir os diversos cantos, com a devida participação do povo”. Nesta orientação, está implícita a dimensão sacramental do canto da assembléia litúrgica: a unidade das vozes expressa a unidade da Igreja congregada no Espírito Santo que, sob a ação do mesmo Espírito entoa “canto novo” diante do trono do Pai e do Cordeiro (cf. Ap 5,9).

Alguns lembretes básicos: Mostrar-se respeitoso com as pessoas, acolhendo-as com um semblante alegre, inspirando-lhes confiança, serenidade e segurança; Manter a “atitude espiritual”: gesto corporal, sentido teológico-litúrgico, dimensão afetiva devidamente integrados; Estar em lugar bem visível de todos; Ter as mãos livres, se necessário uma estante de apoio; Estar em sintonia com os diversos ministérios e serviços litúrgicos; Cuidar com o volume dos instrumentos e microfones que não se sobreponha ao canto da assembléia; Ensaiar as partes que cabem a assembléia antes do início de cada celebração; Reservar um momento de silêncio; Cuidar da dignidade da própria veste e da postura do corpo;

Em momentos de ensaios: Iniciar o ensaio pedindo à assembléia que, enquanto se canta, ela acompanhe silenciosamente, escutando bem a melodia e lendo o texto, sobretudo quando se trata de um canto desconhecido; Quando a comunidade já estiver acompanhando, elogiá-la; Nunca se deve dizer que tal ou qual canto é difícil ou feio, predispondo negativamente a assembléia; quando oportuno, é bom fazer uma brevíssima introdução, antes de iniciar o ensaio de um canto, destacando o que há de mais importante em seu texto e a sua função litúrgica; Durante o canto, fazer gestos básicos de regência; A expressão facial deve ser sempre alegre, incentivadora; Ter sempre em mente que a base para se cantar bem está na respiração e que uma das funções do animador é ensinar a cantar. Não se canta com a boca, mas com todo o ser.

A liturgia é ação do povo de Deus reunido A liturgia é ação do povo de Deus reunido. Todos os ministérios exercidos ali têm por finalidade levar a assembléia à participação ativa, plena e frutuosa. Todos são atores. Nenhum ministério seja exercido para, mas com a assembléia. Montagem: Renato,SJ. Fonte: Guia Litúrgico-Pastoral - CNBB