O Programa Nas Ondas do Rádio apresenta

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gêneros e formatos radiofônicos
Advertisements

A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Programa Nas Ondas do Rádio
Programa Nas Ondas do Rádio
PRINCÍPIOS DO DESIGN 1º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar
A Educomunicação e o Jornal Mural
PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO
EDIÇÃO DE ÁUDIO (fundamentos)
Podcast e transmissão de rádio via internet
Programa Nas Ondas do Rádio
Rádio: Gênero publicitário
Sonorização de Pátio Escolar
PAUTA e ROTEIRO (SCRIPT)
PRINCÍPIOS DO DESIGN 1º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2010.
PORTIFÓLIO & MIDIATECA
Linguagem Audiovisual
SÍNTESE REFERENCIAL DA EDUCOMUNICAÇÃO
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS
Exemplos de rádio-escola
Mapa Mural da Sustentabilidade
PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO
Reunião de Formação: Equipe Nas Ondas do Rádio DRE 25/04/2011 Programa Nas Ondas do Rádio.
Jornal Mural Literário
Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2011.
FORMATOS RADIOFÔNICOS DE CURTA DURAÇÃO Marciel Consani.
BLOG 3º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2011.
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011
Blog Abril de 2010 Programa Nas Ondas do Rádio. O que é um blog? Blog é um site (fica hospedado em um endereço virtual, URL). O nome vem de web log. Sua.
Como elaborar um projeto
NAS ONDAS DO RÁDIO Reunião 16/12/09. Áreas Temáticas Gestão do Conhecimento Mediação de Comunicação Educomunicação.
Gêneros e formatos radiofônicos
Aprendendo a fazer BLOG
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011
Curso Rádio Escolar: Como Implementar
EDIÇÃO DE ÁUDIO (com o Audacity 1.2.6)
Produzindo Rádio na Escola
COMO TRANSFERIR SUA CONTA DA PREFEITURA (HOTMAIL) PARA SEU PESSOAL
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
CAOP-Consumidor (MPPE)
CAOP-Consumidor (MPPE)
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
CRÔNICAS.
Projeto Jornal Mural Professores
Percurso da Comunicação Aplicada
Noções de Relações Públicas
RÁDIO ANTONIO PRUDENTE
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE RADIOJORNALISMO PÚBLICO Mesa 03: Formatos de Radiojornalismo Eduardo Castro Gerência de Jornalismo da EBC Brasília, 19 de maio.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Prefeitura Municipal de Santos Secretaria da Educação EMEF “Lourdes Ortiz” PROJETO RÁDIO / ESCOLA.
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2012
IMPLEMENTANDO RÁDIO ESCOLAR
A Educomunicação e o Jornal Mural 2º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2010.
AGENTE CULTURAL MÍDIA RÁDIO
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
Programa Nas Ondas do Rádio O Rádio, por conta de seu uso centrado nos serviços, notícias e lazer,
Formação de gestores de projetos educomunicativos: Professor-mediador Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011.
Frei Edgar Alves Pereira, OFM
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2012.
Alfabetizando com informática
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
GESTÃO DE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2014.
Transcrição da apresentação:

O Programa Nas Ondas do Rádio apresenta RÁD O-ESCOLA O Programa Nas Ondas do Rádio apresenta Produzindo Rádio na Escola

Para início de conversa... Vamos aprender e comunicar com o meu, o seu, o nosso Programa Nas Ondas do Rádio!

Curso Aprender e Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio – SME/SP 1º. Encontro: Educomunicação (4h) Objetivo: promover o protagonismo infanto-juvenil por meio da TICs. Linguagem impressa e digital. 2º. Encontro: Mediação de Comunicação (4h) Objetivo: ampliar redes sociais de aprendizagens. Linguagem Digital. 3º. Encontro: Leitura Crítica da Comunicação (4h) Objetivo: promover a cultura da paz. Linguagem Audiovisual. 4º. Encontro: Gestão do Conhecimento (4h) Objetivo: ampliar a base de conhecimento, visando o aumento da efetividade das ações promovidas no ambiente escolar. 5º. Encontro: Gestão do Conhecimento (4h) 6º. Encontro: Gestão de Processos Comunicacionais (4h) Objetivo: possibilitar o desenvolvimento da expressão comunicativa na consolidação do ecossistema educomunicativo. Sala Virtual ://nasondasdoradio.ning.com/

Rádio-escola Como usar o rádio na sala de aula? Fomentar a audição de programas educativos em sala de aula. Promover a leitura crítica de programas comerciais, culturais e educativos. Usar o rádio como um recurso para a produção e abordagens de conteúdos pedagógicos. Folhei este livro no link abaixo: http://books.google.com.br/books?printsec=frontcover&id=mSfKz7onQ2QC#v=onepage&q=&f=false

Elementos da linguagem radiofônica Voz Silêncio = Efeitos Música Ilustrações: Acervo NCE/USP

Características do rádio Objetividade: falar as coisas de modo direto e coloquial. Clareza: transmitir com a maior nitidez e naturalidade possível. Brevidade: passar a mensagem no menor espaço de tempo. Fonte: Acervo NCE/USP

Características do rádio Dinamismo: notícias com grande repercussão. Diversidade: opiniões variadas em programas de debate. Regionalismo: a valorização das expressões características de cada região. Imediatismo: a transmissão dos fatos no instante em que ocorrem. www.radiomec.com.br/70anos/

Características do rádio Identificação pessoal: o rádio se dirige a cada um de nós num discurso direto como se falasse exclusivamente conosco. Sensorialidade: envolve o ouvinte, estimulando sua imaginação. Adaptabilidade: a atenção à mensagem radiofônica por ser dividida, permitindo exercer outras atividades. Rádio Jacaré (EMEI) Antônio Munhoz Bonilha

Características do rádio Grande potencial de alcance Alcance humano: o rádio atinge a grande parcela da população. Alcance geográfico: o rádio chega a diferentes locais e lugares distantes. Essencialidade: a informação transmitida no rádio assume, quase sempre, a forma de manchetes. Programa Nas Ondas do Rádio – SME/SP Alunos repórteres

Características do rádio Outras características: Utilidade pública prestação de serviços à sociedade Simplicidade de Produção Flexibilizade e rapidez Baixo custo Repetição/ instantaneidade

Destaque da semana Repetição?! O propósito básico da repetição no projeto gráfico é unificar e acrescentar interesse visual. No rádio, a repetição favorece o entendimento da informação veiculada, tendo em vista a instantaneidade na transmissão da mensagem.

Curiosidades HORA CERTA: tornou-se comum as pessoas se informarem sobre a hora através do rádio. Por isso, é importante que qualquer programa de rádio divulgue a hora certa de forma mais coloquial, em curtos intervalos de tempo. www.carosouvintes.org.br DICA: Evite falar 23h e 15min, mas sim 11 e 15 (não precisa dizer que é da noite, porque o programa está ao vivo!).

Linguagem radiofônica Gêneros e Formatos Cultural e Educativo Radiodramaturgia, musical, documentário Publicitário Spot, vinheta, jingle, anúncio/reclame Jornalístico Notícia, entrevista, reportagem, comentários, debate Entretenimento Programa de variedades, game show (quiz), esportivo

Leitura Crítica da Comunicação Vale a pena ouvir de novo! Exemplos http://nasondasdoradio.ning.com/ Ponto de Encontro Banco de Áudios

Ferramentas e Softwares

Vamos produzir? Discutir a pauta (Protagonismo Infanto-Juvenil) Determinar os quadros e vinhetas dos programas. Pensar no formato e gênero que atraiam os ouvintes. Programa Nas Ondas do Rádio – SME/SP EMEF Carlos Pasquale

Desafios Permitir o resgate da oralidade no ambiente escolar. Desenvolver a capacidade crítica. Melhorar a auto-estima e a forma de expressão dos alunos. Programa Nas Ondas do Rádio – SME/SP Imprensa Jovem

Referências Livro e artigo Sites CONSANI, Marciel. Como Usar o Radio na Sala de Aula. São Paulo, Editora Contexto: 2007 WILLIAMS, Robin. Design para quem não é designer. Noções Básicas de Planejamento Visual. 3ª ed, São Paulo : Callis. 2009. Sites Portal Secretaria Municipal de Educação da Cidade São Paulo http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/default.aspx Rede Nas Ondas do Rádio http://nasondasdoradio.ning.com/ Biblioteca digital – Domínio Público http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

Créditos Realização Secretaria Municipal de Educação da Cidade São Paulo Programa Nas Ondas do Rádio – DOT/SME Coordenação do Programa Nas Ondas do Rádio Carlos Alberto Mendes de Lima Equipe de Assessores/as Carlos Eduardo Fernandez Eveline Araujo Izabel Leão Marciel Consani Mauro Cordeiro Michel Sitnik Patricia Horta Salete Soares Edição Carlos Eduardo Fernandez Eveline Araujo Marciel Consani Michel Sitnik Patricia Horta Ilustração Susana Narimatsu