Observe a charge acima, o que vocês estão vendo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
Advertisements

Por que estudar Geografia?
ENCONTRO DE APRESENTAÇÃO
Realidade dos Centros Urbanos
A segregação socioespacial e a exclusão social
Ciência Política e Teoria do Estado
A Pirâmide Etária do Brasil
PONTO DE VISTA NA PRODUÇÃO DE TEXTO
Moradia, Segregação e Exclusão Espacial
Distribuição de renda.
O QUE É O PLANO DE BAIRRO DA BELA VISTA?
Oficina de Assistência Técnica
Os lugares que formam o mundo
2.3 O Brasil em números 187,7 milhões de habitantes (estimativa IBGE,07/2008) Quinto maior contingente populacional do planeta. 1º China 2º Índia 3º.
Nossa história começa na família. Existem diferentes tipos de famílias
CRE- Cajazeiras.
“Cheque Moradia: construindo a cidadania”
Projeto “Tá Rebocado”. Projeto “Tá Rebocado” O QUE É?  Experiência de desenvolvimento comunitário no Candeal Pequeno, o bairro pobre da Bahia, realizado.
Objetivo do Grupo Discutir o problema habitacional em São Paulo, a partir de dados estatísticos, históricos e atualidades; Obter uma visão mais ampla sobre.
PADRÕES DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICO-SOCIAL EM ÂMBITO LOCAL: UM ESTUDO DA CULTURA POLÍTICA DE IJUÍ – RS SURVEY - CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
EDUCAÇÃO INFANTIL Adriela Sterchile.
Quem é o jovem brasileiro?
HISTÓRIA DO BRASIL Prof. Lisiane – 8ª série.
MODO DE VIDA E ATIVISMO SOCIAL
“La discriminación por etnia o raza”
. AMESP MONTE SIÃO 23/04/2010.
Incluir significa... Para Maria Teresa Eglér Mantoan (2005) “É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver.
Guiné-Bissau.
Radar Social Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
TRABALHO DE HISTÓRIA África Eterna: África Central, Densidade demográfica e A língua portuguesa na África.
POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA
Cuidar e Educar: Papel de quem?
A Revolta da Vacina Grupo: Bruna Neves, Fabrizzia e Susane Turma:82
NOVO HAMBURGO.
O CONTEXTO DAS FAMILIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
1-A POPULAÇÃO RURAL E URBANA
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
APRESENTAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SERRA DO NAVIO – AP
EXERCÍCIOS PROPOSTOS MATEMÁTICA Prof. Manuel.
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
AS ÁREAS RESIDENCIAIS em espaço urbano
Era uma vez uma cidade conhecida como
CRAQUES BRASILEIROS (Cristóvam Buarque)
Capítulo 24 – As cidades e a urbanização brasileira
Condições de vida na África
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas)
P R O J E T O arquitetônico
Sugestão de Atividade:
Concepção de Migração  Migração é um movimento populacional que se dirige de uma região (área de emigração) para outra (área de imigração). Por alterar.
EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
Grupo: Ian Lucca nº07 Thiago Saggin nº12 Professor: Wilson Forti.
Problemas Urbanos Oficina Geografia 2° Semestre. Crescimento urbano, Verticalização dos espaços. São Paulo, capital do estado homônimo, é a maior cidade.
Exposição Migração juvenil na América Latina e no Caribe Por: Drª Ana Isabel Roldán Rico Professora e Pesquisadora Universidade de Querétaro.
Projeto Aulas Unidas 32 escolas 150 professores alunos 48 websites escolares Conteúdos infomativos e educacionais Interatividade Comunidade Colaboração.
O BRASIL NO SÉCULO XXI.
Região Sudeste Cap. 34.
Prejuízos do Trabalho Infantil para a Educação
Os problemas sociais das cidades brasileiras
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
História dos Portugueses no Mundo
O que são as favelas? Favela (P. brasileiro), bairro de lata (P. europeu), musseque (P. angolano), caniço (P. moçambicano) Favela: a origem do nome favela.
MIOLO DE SALVADOR Análise do Miolo de Salvador / Vazios Urbanos 01 10
Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos. Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos.
FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
PASSEIO PARA: - usp - museu de zoologia - parque do Ibirapuera
HISTÓRIA DA CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DAS DIVINA PROVIDÊNCIA
Desigualdade e Globalização;
Brasil: país populoso e país pouco povoado (p. 44 do livro-texto)
Transcrição da apresentação:

Folha de São Paulo- 09/11/2005 Charge do cartunista Jean, publicada na página Opinião – A 2 Observe a charge acima, o que vocês estão vendo? No que são semelhantes e no que são diferentes Existe relação entre os dois quadros?

Questões O que o cartunista quis representar nestas charges? O cartunista está representando a situação de 02 jovens no Brasil e na França, vocês sabem o que está acontecendo no Brasil e na França? Onde moram esses garotos?

PARIS SÃO PAULO

Brasil – SP/SP - Brasilândia

Paris Clichy-sous-bois

Morar em locais diferentes faz diferença Morar em locais diferentes faz diferença? É essa a explicação para as distintas?

Será que os locais de origem de seus pais interferem nas atitudes? Jovens franceses Origens dos pais Tunísia, Argélia, Marrocos... Meninos brasileiros Origem dos pais Nordeste do Brasil Quais as relações históricas e geográficas da história dessas crianças e jovens?

Franceses islâmicos 5 milhões de muçulmanos (estimativa) 35% originários da Argélia (estimativa) 25% originários de Marrocos (estimativa) 10% originários da Tunísia (estimativa) Concentrados em subúrbios pobres de Paris, Lille, Lyon, Marseille e outras cidades BBC News/2005

Brasilândia, primo pobre da Freguesia do Ó jornalista Célio Pires, editor do Freguesia News http://www.vilabrasilandia.pop.com.br/historia.htm Enquanto a Freguesia tem sua origem no período colonial, a Brasilândia foi loteada em 1947. Os primeiros moradores do loteamento vieram principalmente das moradias populares e cortiços existentes no Centro e que foram demolidos para dar lugar às avenidas São João, Duque de Caxias, Ipiranga, durante gestão do prefeito Prestes Maia. Começava assim a história de um bairro marcado pela exclusão e abandono.

Também veio para a Brasilândia migrantes que chegara a S Também veio para a Brasilândia migrantes que chegara a S. Paulo na época - portugueses e italianos, além de interioranos de S. Paulo, de Jaú, Pederneiras e Bariri - todos atraídos pelo novo loteamento que oferecia a quem comprasse um terreno, parte dos tijolos e telhas para dar início a sua moradia. Depois desse loteamento vieram outros e o bairro cresceu por sobre seus morros e baixadas. A partir da década de 60 surgiram bairros adjacentes, como vila Santa Teresinha, os Jardins Carumbé, Damasceno, Vista Alegre, etc - todos clandestinos e destinados a famílias de baixa renda. Com terrenos minúsculos e ruas estreitas não contemplaram praças públicas.

Os espaços livres, públicos e particulares, remanescentes foram totalmente ocupados por favelas - deixando a Brasilândia sem áreas livres para até mesmo se construir escolas e outros prédios públicos, em 1.984, quando a população local conseguiu, após ampla mobilização popular, a construção de um centro educacional e esportivo no bairro, o então prefeito Mário Covas (1983 a 1985) teve que desapropriar a área onde o mesmo foi construído. Era a última grande gleba desocupada do bairro e, logo após a sua construção, o entorno foi totalmente tomado por uma favela.

Brasilândia

Clichy-sous-Bois possui 28 274 habitantes Clichy-sous-Bois possui 28 274 habitantes. 38,6 % são maiores de 20 anos e menores de 25. É uma vila muito jovem do departamento de Seine-Saint-Denis. Sua população em idade escolar equivale a uma vila de de 50 000 habitantes. Os trabalhadores (36,20 %) representam um terço da população. E mais de um quarto da população é desempregada. Os profissionais com curso superior representam 4,70 %. Da população ativa com emprego, 71,1% são operários, 17,2 % de profissionais intermediários, menos de 6% de serviços e menos de 6% são artesãos e comerciantes. A população ativa tem diminuído a partir dos anos 90 : passou de 10544 pessoas em 1990 à 9005 em 1999.

Clichy-sous-bois

Da perspectiva da história de suas famílias? Quanto à escolaridade? Há identidades entre as crianças da Brasilândia e os jovens de Clichy-sou-Bois? Da perspectiva da história de suas famílias? Quanto à escolaridade? Quanto ao local onde moram? Quanto às condições sociais? Há fatores que ainda não foram considerados? Quais?

FERRO, Marc. A manipulação da história no ensino e nos meios de comunicação. A história dos dominados em todo o mundo. São Paulo: Ibasa, 1983.