Caracterização das atividades biodefensivas de substâncias químicas produzidos por plantas Amazônicas, visando seu uso racional. MCT/CNPq/PPG7 048/2005.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

BENCHMARKING.
COLEÇÃO DE CULTURAS DPUA
MP /01 – Legislação de acesso ao patrimônio genético brasileiro
Programa de Plantas Medicinais: a Fitoterapia na Casa do Adolescente
O PNPG E A PG NA PSICOLOGIA
Prof. Valdir Cechinel Filho
Laboratório Associado
Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel
Conceitos básicos. Iniciação à metodologia científica
APRESENTAÇÃO DO PROJETO Estudo para implementação de Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001) na FCF-USP.
PROJETO DE PESQUISA ANÁLISE DO COMPOSTO ORGÂNICO PRODUZIDO NO VIVEIRO DO CUFSA E ESTUDO DA DESTINAÇÃO DO ADUBO ORGÂNICO NA COMUNIDADE REGIONAL Aluna Josiane.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
GOUVEIA PLANO DIRETOR PLANO DIRETOR E ATIVIDADES ECONÔMICAS § 4º - No processo de elaboração do Plano Diretor e na fiscalização de sua implementação,
Modelos de Maturidade.
Matéria 1. 5 – Conceito e modalidades de pesquisa científica
PLANTAS MEDICINAIS DA AMAZÔNIA
BOLSAS EDITAL 048/2005 SUB-REDE 6. CANCELAMENTO DE BOLSA / SUSPENSÃO /SUBSTITUIÇÃO DE BOLSISTAS O cancelamento ou a suspensão da bolsa são permitidos.
Prof. Alan Rodrigo Antunes
Química da Madeira.
Maria de Lurdes Silva Agrupamento de Escolas de Cerva
Realização. AQUAMIGA - AQUAtox: O despertar da consciência de preservação ambiental através da avaliação juvenil.
Professor Antônio Ruas
ETNOFARMACOLOGIA Etnofarmacologia, Por que estudar isso?
PROGRAMA PARANAENSE DE BIOENERGIA DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO BIODIESEL PROJETOS TECNOLÓGICOS DE COOPERAÇÃO.
Doutoranda: Maria Beatriz Mesquita Orientadores: Prof. Djalma Ribeiro
MCT/CNPq/PPG7 048/2005 JARARACA
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
PROGRAMA AMAPAENSE DE BIODIESEL Admilson Torres Coordenador de Difusão Tecnológica Brasília, 29 e 30 de março de 2005 PROGRAMA NACIONAL DE PRODUÇÃO E USO.
BIOCOMBUSTÍVEL DO PIAUI a energia que vem da mamona
Inserção do Estado do Amazonas ao Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel Maria do Rosário Lobato Rodrigues DEAPI/SECT-AM Manaus Março/2005.
Metodologia de Pesquisa
NÚLEO DE AÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – POEMA Oficina para subsidiar a elaboração da estratégia de divulgação da Fase II do SPC&T/PPG7.
Testes Físicos e Químicos Métodos Cromatográficos
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
Trabalho apresentado no IV SBOE
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
I REUNIÃO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA DE BIODIESEL
APROVEITAMENTO DE PLANTAS AMAZÔNICAS COMO FONTE DE BIODEFENSIVOS
CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA E AVALIAÇÃO SAZONAL DE DUAS ESPÉCIES DE TIMBÓ E DO CIPÓ D´ALHO COMO FONTES DE BIODEFENSIVOS MCT/CNPq/PPG7 048/2005 PN-BIO.
Ruan Lucca nº26 – Professora Carol
ESTUDO DA MOBILIDADE, TRANSPORTE E DISPONIBILIDADE DE METAIS ENCONTRADOS NOS SOLOS EM RELAÇÃO A DUAS ESPÉCIES DE TIMBÓ E DO CIPÓ D´ALHO MCT/CNPq/PPG7 048/2005.
INSTITUTO OSWALDO CRUZ - FIOCRUZ -. COLEÇAO DE CULTURAS DE FUNGOS DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ Curadora: Maria Inez de Moura Sarquis Pesq.: Aurea Mª. Moraes.
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
Metodologias de Auditoria de Sistemas da Qualidade
OBJETIVO Consolidar a base científica e tecnológica para produção e processamento de Biodiesel no Estado de Sergipe. Consolidar a base científica e tecnológica.
DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA E PROSPECÇÃO DE PLANTAS NATIVAS PARA A PRODUÇÃO DE BIODIESEL NO ESTADO DO AMAPÁ Valéria Saldanha Bezerra pesquisadora Embrapa.
O óleo essencial de P. aduncum apresentou atividade inseticida demonstrando ser uma alternativa ao controle do mosquito vetor da malária A. albitarsis.
Transgênicos Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza.
THE MASTER PROBLEM 24 de junho de 2013.
Biocontrole in vitro da podridão parda (Monilinia fructicola) com extratos de plantas medicinais Letícia Reis, Pollyana Hammerschmidt Almeida, Gabriela.
BASES METODOLÓGICAS DO CONDICIONAMENTO FÍSICO
III FEIRA DE CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS: UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR
Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel.
I Reunião da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel - 29 e 30/03/2005 PROBIODIESEL-RS.
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Administração Científica
estudos longitudinais
CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS DA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PELA METODOLOGIA MCT VIVERAPRENDERTRANSFORMAR GEOTECNIA LUCAS PUFAL PEC II - Segundo.
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Tipos de conhecimento e método científico
ESTUDO DO EFEITO LARVICIDA DE SUBSTÂNCIAS A PARTIR DE Eugenia uniflora (Myrtaceae) L. FRENTE AO MOSQUITO Aedes aegypti L. Aluna 1: Danielle E. Matos –
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO – PPGAN IARA ELIZABETH ABI-ZAID Uso de plantas.
DETERMINAÇÃO DO POTENCIAL ANTIFÚNGICO POR BIOCONTROLADORES, UTILIZANDO MÉTODOS ANALÍTICOS E CULTIVO PAREADO. Engenharia Química: Processos Bioquímicos.
Itens no plano de aula Data: 14/08/2015 Duração: 6 aulas de 45 minutos
A FEPAGRO NA VISÃO DA SOCIEDADE “O PRODUTOR RURAL E A FEPAGRO” Porto Alegre, 20 de agosto de 2008.
Introdução O principal mosquito transmissor do vírus da dengue no Brasil é o Aedes aegypti (Diptera: Culicidae), e a dificuldade de um controle específico.
PERSISTÊNCIA E EFICÁCIA DE ÓLEOS DE Carapa guianensis (AUBLET) (MELIACEAE) E Copaifera sp. (LINNAEUS) (LEGUMINOSAE) EM CONDIÇÕES DE LABORATÓRIO PARA Aedes.
Transcrição da apresentação:

Caracterização das atividades biodefensivas de substâncias químicas produzidos por plantas Amazônicas, visando seu uso racional. MCT/CNPq/PPG7 048/2005 PLANTA-BIO

Caracterização das atividades biodefensivas de substâncias químicas produzidos por plantas Amazônicas, visando seu uso racional. OBJETIVO GERAL: Identificar compostos químicos produzidos por plantas da flora Amazônica, com potencial de uso como bioerbicida e biocida (carrapaticida e fungicida)

Caracterização das atividades biodefensivas de substâncias químicas produzidos por plantas Amazônicas, visando seu uso racional. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1.Selecionar compostos químicos produzidos por plantas da flora Amazônica com potencial de uso como bioerbicida; 2.Selecionar compostos químicos produzidos por plantas Amazônicas com potencial de uso no controle de endo ou ecto- parasitoses em bovinos e bubalinos e controle de fungos. 3. Obter extrato ou substâncias das plantas Derris urucu, Derris nicou e Mansoa alliacea que apresente atividade biodefensiva de modo a se gerar um produto de uso potencial pela comunidade Jararaca.

METAS: 1.Otimização dos bioensaios nos laboratórios 2.Avaliação das Atividades biocidas (Bioerbicida,anti- microbiana, endo e ectoparasiticida) dos extrato e substâncias isoladas das planta em estudo 3.Administração financeira e científica do projeto 4.Treinamento e Transferência da tecnologia para os membros da comunidade Caracterização das atividades biodefensivas de substâncias químicas produzidos por plantas Amazônicas, visando seu uso racional.

METODOLOGIA: Testes Bioerbicia: Embrapa Testes Biocidas: Embrapa (Carrapaticida, piolhocida e verminoses): Bovinos e bubalinos divididos em lotes e exames fecais. Testes Antimicrobianos:UFPA fitopatógenos (fungos que causam doenças em cupuaçuzeiro e pimenta do reino) Testes antimicrobianos: UFPA dermatofiticos (fungos). Caracterização das atividades biodefensivas de substâncias químicas produzidos por plantas Amazônicas, visando seu uso racional.

METODOLOGIA: ISOLAMENTO BIOMONITORADO: Resultados positivos obtidos serão discutidos com o grupo PN-BIO para seleção dos extratos e isolamento do princípio ativos (sistemática de identificação). Caracterização das atividades biodefensivas de substâncias químicas produzidos por plantas Amazônicas, visando seu uso racional.

RESULTADOS PARCIAIS: Ensaios de atividade herbicida (solubilidade e dosagem) Ensaios de atividade antimicrobiano (Qualitativo e quantitativos) Treinamento de alunos de IC e DTI Recepção de óleo essencial de Cipó d´alho e do extrato de timbó Caracterização das atividades biodefensivas de substâncias químicas produzidos por plantas Amazônicas, visando seu uso racional.

TRANSVERSALIDADE: ETNOCIÊNCIA: uso do conhecimento popular de modo a se utilizar a ciência com vista a geração de tecnologia no uso racional de plantas amazônicas. Caracterização das atividades biodefensivas de substâncias químicas produzidos por plantas Amazônicas, visando seu uso racional.