ELEMENTOS DO DESENHO ARQUITETÔNICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estruturas de concreto armado
Advertisements

ESCALAS – NBR 8196 ESCALA - É a relação entre a medida em que uma peça foi desenhada e a sua dimensão real. As ESCALAS terão seus títulos representados.
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
Universidade Federal da Bahia – UFBA
Universidade Federal da Bahia – UFBA
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS
Perspectivas Prof. Cristiano Arbex 2012.
Desenho Arquitetônico Conceito
Desenho Projetivo Perspectivas
Desenho Arquitetônico Elementos do Desenho
EDIFÍCIOS EM PAREDES DE CONCRETO
REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS: CORTES E FACHADAS
CURSO ALTOQI EBERICK NA PRÁTICA
Sistemas contra Incêndio
Supervisão e Gerenciamento de Facilities
Shopping Park Ateliê Habitação Mínima Análise Pós-ocupação
Bloco de salas de aula, bloco “F”, área 3
ALVENARIA ESTRUTURAL EM BLOCOS CERÂMICOS
DESENHO APLICADO 2 Prof. GRAZIELLI BRUNO BELLORIO
ESCADAS – CIRCULAÇÃO VERTICAL
Análise dos elementos pictóricos de um projeto de arquitetura e urbanismo. CORTE.
PERSPECTIVA DE UMA CASA
Planejamento do Projeto anteriormente à execuçãod a obra
INTRODUÇÃO AO DESENHO Instrumentos e manuseio
Novas possibilidades quebrando velhos paradigmas...
PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA
Escola Municipal em São Caetano do Sul
Ana Paula Villwock Devair Rosin Marina Scarsi Micheli Pegoraro
CRIA OBRA NOVA 3.0 Definindo Dados geométricos da Obra.
PERDAS E MELHORIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
PROJETOS PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL
O historicismo / ecletismo na arquitetura
Planejamento e Controle e obras
Desenho basico de arquitetura
REPRESENTAÇAO DOS ELEMENTOS CONSTRUTIVOS
SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA
O DESENHO ARQUITETÔNICO
DESENHO ARQUITETÔNICO SEÇÕES OU ELEVAÇÕES DE UMA EDIFICAÇÃO
Faculdade de Engenharia
O Projeto Arquitetônico
TOPOGRAFIA APLICADA UNID
TOPOGRAFIA APLICADA II Parte – Topometria semestre 2009.I
Trabalho 2 – Projeto de Casa Popular
SISTEMA PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS - SPDA
ELEMENTOS ESTRUTURAIS
Expressão Gráfrica II UFOP.
Projeto de Edificações
Ciencia e Tec Materiais
ANALISE GRÁFICA DO TERRENO
CURSO PRÁTICO PRÓ - HIDRÁULICA
MAPAS DE QUANTIDADES. ESTUDO E ELABORAÇÃO.
CONTRATOS DE OBRAS Contrato de construção é todo ajuste para execução de obra certa e determinada, sob direcção e responsabilidade de um construtor, pessoa.
Introdução à topografia.
REPRESENTAÇÕES DESENHO NBR6492/94.
PROJETO DE EDIFICAÇÕES
INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 01/11 Procedimentos administrativos
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO CORPO DE BOMBEIROS INSTRUÇÃO.
PROJETO DE ARQUITETURA
(Projeto residencial)
Moderno e sofisticado prédio comercial, em fase final de construção, localizado no centro de Florianópolis. Empreendimento que reúne o que de existe de.
Desenho Técnico.
Alvenaria Estrutural.
DESENHO TÉCNICO Profª. Carla Simone Araújo G. Sarmento.
Novembro de  Através da linguagem gráfica expressar e registrar idéias e dados para construção de um objeto ou uma estrutura.
Desenho Arquitetônico
Transcrição da apresentação:

ELEMENTOS DO DESENHO ARQUITETÔNICO Professora Arquiteta Msc. Maria Izabel de Paula Ribeiro

São três Tipos Principais de Desenho que Compõem um Projeto Arquitetônico Planta Baixa. Projeção horizontal de um corte horizontal no edifício a 1,50m de altura; Corte. Projeção vertical de um corte vertical no edifício; Fachada. Projeção vertical do exterior do edifício.

Planta Baixa. Elementos do Desenho Projeção do corte horizontal a 1,50 m do piso; 􀂊 Linhas de Cota; 􀂊 Cotas lineares; 􀂊 Denominação dos diversos cômodos; 􀂊 “Área de piso” e perímetro dos diversos cômodos; 􀂊 “Cotas altimétricas” dos diversos cômodos ( Pé Direito );

Planta Baixa. Elementos do Desenho Linhas indicativas dos diversos Cortes; Áreas molhadas: “quadrículas” e peças (pia, tanque, lavatórios etc.); Quadros com Índices e Parâmetros Urbanísticos locação, norte magnético, área construída, área total). A partir da planta baixa são feitos os lançamentos dos demais projetos complementares de instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias, telefônicas, prevenção e combate a incêndio, sistema de proteção a descargas atmosféricas (spda), sonorização, segurança, assim como o cálculo estrutural e de fundações de uma obra.

Planta Baixa

Planta Baixa

Planta Baixa

Planta Baixa

NÍVEL DO PISO

Plantas, cortes e fachadas As plantas, cortes e fachadas devem conter: a) simbologias de representação gráfica conforme as prescritas nesta Norma; b) indicação do norte; c) caracterização dos elementos do projeto: fechamentos externos e internos, acessos, circulações verticais e horizontais, áreas de serviço e demais elementos significativos; d) indicação dos nomes dos compartimentose área e perímetro dos mesmos; e) cotas gerais; f) cotas de níveis principais; g) escalas; h) notas gerais, desenhos de referência e carimbo.

Cortes. Elementos do Desenho Projeção vertical do corte vertical; Quantidade: no mínimo dois. Se houver escada, um dos cortes deve passar pela escada; Cotas altimétricas: piso(s) externo(s) e interno(s) .

Corte – Secção vertical

CORTES

CORTES

Atenção: Lembre-se sempre de manter tudo que estiver sendo cortado, em espessuras mais grossas que em vista. E gradativamente aplicando espessuras pela proximidade da linha de Corte ao objeto.

Corte – Secção vertical Cotas lineares. “Pé direito”, alturas das esquadrias (peitoris e vergas), alturas de revestimentos de parede (azulejo etc.), elementos vazados, espessuras das lajes e alturas da cobertura.

Fachadas Projeção vertical do exterior da edificação; Geralmente, são apresentadas, no mínimo duas fachadas. O CERTO SÃO AS QUATRO FACHADAS; A escala adotada, geralmente, é a mesma das Plantas Baixas: 1/50 para edificações menores e 1/100 para as maiores;

Fachadas O objetivo de uma fachada é, principalmente, apresentar a proposta “estética” do projeto; Por isso, nos desenhos de fachadas não se admite a divisão em duas ou mais partes ou a supressão de pavimentos;

Fachadas: elementos do desenho Esquadrias; Grades de fechamentos do Térreo e demais pavimentos; Cobertura; Revestimentos de paredes; Elementos do projeto paisagísticos etc.

Fachadas

Detalhes construtivos gerais a) simbologias de representação gráfica conforme as prescritas nesta Norma; b) eixos do projeto; c) sistema estrutural; d) indicação de cotas em osso e acabadas, e cotas totais das partes detalhadas; e) indicação de cotas pormenorizadas na fixação de todas as peças e acessórios existentes; f) indicação de cotas de nível em osso e acabado; g) indicação dos materiais de acabamento utilizados; h) marcação de cortes, elevações; i) escalas; j) notas gerais, desenhos de referência e carimbo.

Elementos construtivos representados num projeto de arquitetura – portas e janelas

Elementos construtivos representados num projeto de arquitetura – portas e janelas

COTAS

PLANTA DE SITUAÇÃO a) simbologias de representação gráfica, conforme as prescritas no Anexo; b) curvas de nível existentes e projetadas, além de eventual sistema de coordenadas referenciais; c) indicação do norte; d) vias de acesso ao conjunto, arruamento e logradouros adjacentes com os respectivos equipamentos urbanos; e) indicação das áreas a serem edificadas, com o contorno esquemático da cobertura das edificações; f) denominação dos diversos edifícios ou blocos; g) construções existentes, demolições ou remoções futuras, áreas non aedificandi e restrições governamentais; h) escalas; i) notas gerais, desenhos de referência e carimbo.

Planta de situação São representados todos os elementos necessários para situar o terreno onde a edificação será construída, na região que o cerca. Planta de localização (ou de locação) São representados os elementos necessários para localizar a edificação no terreno

Desenhos de detalhes Outros desenhos São utilizados para representar regiões do projeto com em escala mais ampliada que as demais plantas. Outros desenhos Outros desenhos que complementem as o projeto, tais como perspectivas e croquis.