CAPACITAÇÃO DE PORTUGUÊS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

9 MANEIRAS DE SER UM EDUCADOR MAIS EFICIENTE
Concordância Nominal.
Emprego dos Modos e Tempos Verbaisz
Verbos – Prova Bimestral
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Concordância Nominal.
PECADOS DA LÍNGUA Dez erros que comprometem a vida social e as pretensões profissionais de qualquer um.
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Cursinho Vitoriano Profª Beatriz
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane.
Orações Subordinadas Substantivas
Classes Gramaticais.
Pronomes relativos variáveis
TRANSITIVIDADE VERBAL
CONCORDÂNCIA NOMINAL módulos 17 e 18 página 255
Classificações das conjunções
Professor Carlos Zambeli
Orações Subordinadas Substantivas
Trabalho de Português ENTRE.
Capítulo 15 O Infinitivo Pessoal.
SÉTIMO V.
OITAVO IV.
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Infinitivo Gerúndio Particípio
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
CLASSES DE PALAVRAS PROF.ª CAROLINE LOPES.
Profª Monize Diniz Silva
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
CRASE.
A BONECA.
Tempos verbais. Tempos verbais Tempos verbais são os momentos em que a ação se passa. PRESENTE: Agora, estudo na escola. PASSADO: Ontem, estudei em.
ADJUNTO ADVERBIAL Adjunto adverbial é o termo que denota circunstância do fato expresso pelo verbo ou intensifica o sentido de um verbo, adjetivo ou advérbio.
ADVÉRBIOS e locuções adverbiais
Garfield é um gato muito preguiçoso, mas hoje ele correu muito.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
DIFICULDADES LINGUÍSTICAS
Da Roxy _____________ Uma bad girl. ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________.
Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Uso do porquê Por que Porque Por quê.
EU x MIM Ele pediu para EU ler (1-SUJEITO) o texto com calma.
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
Perguntados de A culpa é das estrelas !
Pronomes Relativos Prof. Ulisses Coelho.
Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE
QUAL A ALTERNATIVA CORRETA?
Crase.
PRONOME RELATIVO.
PROVA BIMESTRAL 9º Ano (1º Bimestre) PROF. RAQUEL
A N Á L I S E S I N T Á T I C A TIPOS DE VERBO.
SITUAÇÕES.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Língua Portuguesa Prof. Izabel Por que – Por quê – Porque – Porquê.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Língua Portuguesa “Conhecer a norma culta nunca será uma necessidade para se comunicar. Será sempre uma vantagem” (Luiz Antonio Sacconi)
Crase Profa. Lílian Moreira Comunicação e Expressão.
Língua Portuguesa “Conhecer a norma culta nunca será uma necessidade para se comunicar. Será sempre uma vantagem” ( Luiz Antonio Sacconi)
Tópicos diversos “Conhecer a norma culta nunca será uma necessidade para se comunicar. Será sempre uma vantagem” ( Luiz Antonio Sacconi)
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito.
PETIANOS: Lya Beiruth Robson Galvão PROGRAMA ESPECIAL DE TREINAMENTO PET/UFAC TUTOR: Ribamar Silva.
DIFICULDADES DA LÍNGUA. A FIM DE Finalidade / Objetivo Estou fazendo cursinho na Apotec, a fim de passar no Juarez.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA  É o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente na frase.  A concordância pode ser.
Transcrição da apresentação:

CAPACITAÇÃO DE PORTUGUÊS Colégio AZ CAPACITAÇÃO DE PORTUGUÊS Profª Ana Cláudia Colégio AZ

Mau / Mal Aquele homem é _________________. (mau / mal) O _________________ -estar tomou conta da sala. (mau / mal) Aquele homem é mau. O mal-estar tomou conta da sala Mau é adjetivo - oposto de BOM Mal é advérbio de modo - oposto de BEM

Faz / Fazem _________________ cinco anos que leciono. (Faz / Fazem) Faz cinco anos que leciono. O verbo fazer quando exprime tempo é impessoal, portanto permanece no singular.

A / Há O fato ocorreu _________________ dez anos. (a / há) O fato ocorreu há dez anos. A implica tempo futuro Há implica tempo passado = atrás

POR QUÊ / POR QUE / PORQUÊ / PORQUE _________________ você partiu? Ele faltou _________________ estava doente. Não vais à aula, _________________? Gostaria de saber o _________________ dos teus atos. Por que você partiu? Usado em perguntas * Explique por que você se atrasou. = por qual razão Ele faltou porque estava doente. Usado em respostas / explicações = pois Não vais à aula, por quê? = razão - leva acento por ocorrer no final da frase Gostaria de saber o porquê dos teus atos. Usado após um artigo ou pronome

Obrigada, disse a moça. Obrigada = feminino Obrigado = masculino Obrigada ou Obrigado? _________________, disse a moça. (Obrigada / Obrigado) Obrigada, disse a moça. Obrigada = feminino Obrigado = masculino

A ver x Haver A questão não tem nada _________________ com você. (a ver / haver) A questão não tem nada a ver com você. A ver é usado com “não tem ligação”. Haver é usado no sentido de existência.

TEM X TÊM Eles _________________ razão. (tem / têm) Eles têm razão. Usa-se tem quando o sujeito está no singular e têm quando o sujeito é composto ou está no plural. ATENÇÃO! Não existe a grafia “têem”.

Meio / Meia Minha aula acabará meio-dia e _________________. (meio / meia) Minha aula acabará meio-dia e meia. Meia = meia hora ou peça de vestuário Estou meio cansada.

RECEBERAM / RECEBERÃO Eles _________________ a mensagem ontem. (receberam / receberão) Eles receberam a mensagem ontem. Eles receberão a mensagem amanhã. Verbos terminados em AM indicam PASSADO Verbos terminados em ÃO indicam FUTURO

Mas / Mais Ele é bom aluno, _________________ peca no comportamento. (mais / mas) Ele é bom aluno, mas peca no comportamento. Mais indica intensidade / quantidade - oposto a menos Mas indica uma oposição = porém, entretanto

Não deu para eu fazer o que combinamos. Mim / Eu Não deu para _________________ fazer o que combinamos. (mim / eu) Não deu para eu fazer o que combinamos. Mim: APENAS é usado no fim de qualquer frase, fala ou quando NÃO estiver precedido de verbo. Ex.: Não sobrou nada para mim. Para mim, esta questão é a mais difícil. Eu: Usa-se quando este estiver precedido de verbo e no início de frase. Ex.: Para eu comprar uma bicicleta, preciso de dinheiro. Eu sou professora de português.

Onde / Aonde ONDE = lugar em que ou em que lugar Ex.: Onde você estava? Não sei onde fica a sua casa. AONDE = para onde (verbos que indicam movimento) Ex.: Aonde você vai? Não sei aonde ele vai com tanta pressa. 13

Elimine do seu vocabulário! * Seje / esteje Ex.: Que seja feliz! Espero que esteja bem! * Menas Ex.: Havia menos crianças na escola hoje. Na minha sala há menos meninas. * Muita dó Ex.: Tenho muito dó daquela família. Tenho muito dó de crianças carentes.