Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2011.

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Transcrição da apresentação:

Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2011

Cronograma do curso Princípios da cobertura jornalística Formatos de textos jornalísticos e Webwriting Fotojornalismo Radiojornalismo Telejornalismo Criação de Agências de Notícias Imprensa Jovem

Por que ter uma agência de notícias na escola? Motivos não faltam Diversão Expressão comunicativa Aprendizado autônomo Gestão e circulação da informação e do conhecimento Protagonismo infanto–juvenil Integração escola-comunidade

Instrumentos Institucionais Lei EDUCOM Programa EDUCOM – Educomunicação Pelas Ondas do Rádio: proposta de política pública de educomunicação para a cidade de São Paulo. Portaria 5792/09 Programa Nas Ondas do Rádio Benefícios A Lei assegura o desenvolvimento do Programa Nas Ondas do Rádio na Secretaria Municipal de Educação A P ortaria proporciona ao professor que desenvolve projetos : pagamento de até 40 horas/mês para desenvolvimento de projetos; formação continuada para educadores que desenvolvem projetos educomunicativos; pontuação na evolução funcional. Contrapartida Projeto técnico aprovado pela supervisão Limite mínimo de 15 alunos Infra-estrutura

Programa Nas Ondas do Rádio Forma educadores para o uso das mídias no espaço escolar; e Acompanha o desenvolvimento de projetos educomunicativos, tais como as Agências de Notícias Imprensa Jovem.

Educomunicação Princípios dos projetos Educação pela comunicação e para a comunicação Reflexão crítica sobre as mídias no universo infanto-juvenil Gestão e circulação democrática da informação e do conhecimento Convivência mais humana e relações interpessoais saudáveis Aprendizado com foco no processo e não do produto

Deseja transformar a realidade por meio de ações comunicativas coordenadas; É transdisciplinar; Estimula a criação de um ecossistema comunicativo, com: gestão compartilhada de processos; horizontalidade das relações; estímulo ao protagonismo. A Educomunicação

Ecossistema Comunicativo Conjunto de ações que viabilizem a promoção e ampliação das relações de comunicação entre as diversas pessoas e instâncias que compõem a comunidade educativa. Inclui desde a organização do ambiente até a disponibilização dos recursos.

Passo-a-passo da cobertura jornalística 1. Nunca deixe para fazer testes no dia do evento. 2. Crie vários canais na internet, depois integre todos eles a um blog. Tenha um canal no Youtube (vídeo), no Flickr (foto), no Twitter, no GOEAR (podcast) etc. Mas lembre-se: todos esses canais devem ter o mesmo nome. E, se possível, com o mesmo login e senha para facilitar o acesso.

Passo-a-passo da cobertura jornalística 3. Busque fazer a apuração dos fatos antes de ir a campo e, em grupo, para encontrar diversos lados de uma mesma notícia. 4. Procure ter sempre acesso à Internet durante a cobertura, para checar dados e auxiliar em todo o processo de produção das notícias. 5. Não existe um profissional multimídia, portanto sempre divida sua equipe por funções que cada um terá que cumprir. Isso também deve ser feito previamente e não após a chegada ao evento, por exemplo.

Passo-a-passo da cobertura jornalística 6. Há o tempo do acontecimento e o tempo de repercussão dele, por isso sempre esteja atento aos comentários das postagens de seu blog. 7. Sempre busque trazer em suas reportagens personagens diferentes, que possam ser inovadores, pense fora da caixa! 8. Tenha uma listagem com os nomes e profissões de todos os entrevistados. Além disso, sempre tenha consigo as autorizações de uso de imagem e de voz dos entrevistados e fotografados ou filmados.

Atividade MAS QUAIS AS DIFICULDADES EM SE FAZER UMA COBERTURA JORNALÍSTICA? reporter/v/fotografos-parte-1/ /