Sistemas de Informação & Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OFICINA DE CÓDIGOS E LINGUAGENS ENSINO FUNDAMENTAL
Advertisements

Coordenação dos vários elementos que compõem uma Montagem Teatral
O texto original É aquele texto que tem origem no indivíduo que o produziu. Não existe originalidade absoluta, pois a produção textual pressupõe intertextualidade.
Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa.
TEXTO NARRATIVO X RELATO
Gêneros Textuais.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
TIPOLOGIA TEXTUAL X GÊNEROS TEXTUAIS
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
CONTO analisando a estrutura
O diálogo em textos narrativos
By Não adianta pensar que ao terminar uma relação está tudo acabado e resolvido. Todos acham estranho quando uma pessoa custa muito a encerrar.
O Pai Não Desiste.
Prof. Júnior Oliveira.
CONTO DE TERROR E MISTÉRIO
20/02/2008 Fábula Ação Enredo PIPE
Clique para passagem de slides / ligue o som
O ESTRANHO.
REDAÇÃO Mais um tipo de texto.
Texto Descritivo Profª Natália Tiezzi.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Um espaço, uma “estória”
By Roberto Shinyashiki
Elementos da Narrativa
Elementos da Narrativa
Crônica Um gênero do cotidiano.
Narração É a apresentação, por meio de um narrador, de fatos ou acontecimentos vividos por personagens em determinado espaço e tempo.
Narração É a apresentação, por meio de um narrador, de fatos ou acontecimentos vividos por personagens em determinado espaço e tempo.
O Quebra-Cabeças e a Vida.
Texto Narrativo.
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
ENENDIMENTO DE TEXTO AULA 15 A 18.
Elementos da narrativa
NOSSOS IRMÃOS ANIMAIS NOSSOS IRMÃOS ANIMAIS Texto de Simone Nardi.
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
A CONFISSÃO Flávio Carneiro.
Elementos da Narrativa
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
Narração: personagem/ espaço/ enredo
Linguagem literária. Linguagem literária A linguagem literária assumiu, através dos tempos, três formas bem distintas: poema drama relato.
Alunos: Bárbara Cristina
DEPOIMENTOS DOS ALUNOS APÓS APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DE 2012
GÊNEROS LITERÁRIOS.
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
O CONTO e seus elementos
A NARRAÇÃO.
VIRGEM MARIA.
2ª Série - Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
Gêneros Textuais Maria Cecília de Salles Freire César
NARRAÇÃO Disciplina: Redação.
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Língua Portuguesa Vanda Moura. Apresentando-me... Vanda 7º ANO.
Elementos da Narrativa
O que é narração? É o texto que relata fatos ou acontecimentos reais ou fictícios, de forma linear ou não-linear,com a participação de personagens cuja.
Quando pensei em ser professor, o que aconteceu?
Literatura Brasileira
NARRATIVA FICCIONAL ELEMENTOS
Prof. Samira Maria Araújo
Meu Primeiro Beijo Antônio Barreto. Meu Primeiro Beijo Antônio Barreto.
Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa
OFICINA DE CÓDIGOS E LINGUAGENS
Narração Ato de narrar, contar estórias, de relatar fatos ou acontecimentos passados , presentes ou futuros.
Redação gêneros do discurso e gêneros literários
A NARRAÇÃO.
Acontece só uma vez... Progressão automática. U m dia eu tive a impressão de que o amor tinha chegado. Meio súbito, meio sem jeito, meio calado, e aquele.
Imagens da ciência Elio Carlos Ricardo Faculdade de Educação - USP.
Trago uma rosa para você
A NARRAÇÃO 1º ANO – ENSINO MÉDIO TURMA 1º M03 Professora: Patrícia Portela.
. Ainda é tempo de dizer: "Te amo" Andamos tão atarefados na vida, que muitas vezes esquecemos aquilo que realmente importa para nós… … … … … … … … …
Transcrição da apresentação:

Sistemas de Informação & Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas Língua Portuguesa Profª. Ms. Valdite Pereira Fuga

GÊNEROS TEXTUAIS - Descrição Língua Portuguesa GÊNEROS TEXTUAIS - Descrição

O que é descrição? Descrição é o tipo de texto em que se expõem características, de seres concretos (pessoas, objetos, situações, etc.) consideradas fora da relação de anterioridade e de posteridade.

Quais as características do texto descritivo? é figurativo; não relata mudanças de situação; relata propriedades e aspectos simultâneos dos elementos descritos em uma única situação; não existe relação de anterioridade e posterioridade entre seus enunciados.

Qual é o objetivo da descrição? transmitir ao leitor uma determinada impressão, sugestão do objeto, do ambiente ou da personagem e outros aspectos são preenchidos pela imaginação do leitor.

Exemplo Jerônimo era alto, espadaúdo, construção de touro, pescoço de Hércules, punho de quebrar um coco com um murro: era a força tranqüila, o pulso de chumbo. O outro, franzino, um palmo mais baixo que o português, pernas e braços secos, agilidade de maracajá: era a força nervosa; era o arrebatamento que tudo desbarata no sobressalto do primeiro instante. Um, sólido e resistente; o outro, ligeiro e destemido; mas ambos corajosos. Aluísio Azevedo, O Cortiço.

Narração É o tipo de texto que se caracteriza por fatos que ocorreram em determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens.

Exemplo “Jerônimo, esbravecido pelo insulto, cresceu para o adversário com um soco armado; o cabra, porém, deixou-se cair de costas, a perna direita levantada; e o soco passou por cima, varando o espaço, enquanto o português apanhava no centro um pontapé desesperado.” Aluísio de Azevedo, O cortiço.

A descrição enriquecendo a narração responsável pela vitalidade e expressividade da narrativa; cria toda a atmosfera dramática e afetiva do texto; por ela, o narrador penetra na alma da personagem.

Exemplo Maria Irma escutou-me, séria. A boquinha era quase linear; os olhos tinham fundo, fogo, luz e mistério, e tonteava-me ainda mais o negrume encapelado dos cabelos. Quando eu ia repetir meu amor pela terceira vez, ela, com voz tênue como cascata de orvalho, de folha em flor e flor em folha, respondeu-me: - Em todos os outros que me disseram isso, eu acreditei... Só em você é que eu não posso, não consigo acreditar... Guimarães Rosa, Minha gente.

Descrição telegráfica Usada na narrativa moderna, contos e crônicas; acompanha a própria dinâmica dos fatos; alguns aspectos selecionados caracterizam física ou psicologicamente.

Exemplo A velha Nenen, um feixe de osso, franzina, não acreditava na chaminé de Bom Jesus, não ligava à riqueza que a esteira da usina trouxera. José Lins do Rego, Usina.

Descrição de ambiente Dentro de um texto narrativo deve constituir-se na projeção do estado emotivo da personagem. O autor deve selecionar aspectos da realidade de que estejam em consonância ou oposição com o conflito vivido pela personagem e que serão responsáveis pela criação da atmosfera dramática do texto. Na linguagem cinematográfica, a sonoplastia constitui-se o elemento mediador entre o espectador e a personagem, intensificando o clima dramático.

Exemplo Personagem: “(...) Ir para onde?... Não importa, para a frente é que a gente vai!... Mas, depois. Agora é sentar nas folhas secas, e agüentar... (Descrição do ambiente): Estremecem, amarelas, as flores da aroeira. Há um frêmito nos caules rosados da erva-de-sapo. A erva-de-anum crispa as folhas, como folhas de mangueira. Trepidam, sacudindo as suas estrelinhas alaranjadas, os ramos da vassourinha (...).”

Descrição x narração Narração constitui o relato de uma progressão de fatos, dispostos em seqüência temporal; Descrição capta a simultaneidade dos fatos e aspectos que compõem a realidade. A narração está para o cinema, assim como a descrição está para a fotografia.

Bibliografia Bronckart, J. P. (1999). Atividade de Linguagem textos e discursos. São Paulo: Educ.

Vamos aos exercícios!!! val fuga ... Ainda não acabou!!!! Vamos aos exercícios!!! val fuga