IDÉIA, MÉTODO E LINGUAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DEFINIÇÃO IMAGEM - do latim imago, que significa figura, sombra, imitação. É uma representação figurada e relacionada com o objeto representado por sua.
Advertisements

Dra Maysa Seabra Cendoroglo Dra Lara M Quirino Araújo
TEORIA DE CONTROLE II (CEL039) Apresentação do Curso
25 Maneiras de Valorizar as Pessoas
15/1/2014 Professor Leomir J. Borba- – 1 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE Aula.
Relatividade Restrita
CULTO DA FAMÍLIA VILA SOLANGE FAMÍLIA FORTE IGREJA FORTE.
VILA SOLANGE
1 Sabendo-se que os pratos das balanças estão em equilíbrio, você seria capaz de dizer: Quantos quadrados corresponde um círculo ? Dica Mais dicas Elaboração:
QUESTÕES de 01 a 03 INSTRUÇÃO: Para responder a essas questões, identifique as afirmativas verdadeiras e, em seguida, marque na Folha de Respostas a alternativa.
RENASCIMENTO.
Professores: Andréa, Bruna e Homero Disciplina: Seminário Integrado
Relatório Final Professoras: Andréa, Beth, Bruna e Kika
Paisagismo - Horticultura
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Composição e Projeto Gráfico
Introdução aos Princípios e elementos de design
ARQUITETURA E URBANISMo
QUIMICA ORGÂNICA Por Chico Andrade Colégio IDEAL Aracaju/SE
Progressão Aritmética (PA) Professor : Eduardo Jatobá
Hotel em Angola Imagem tridimensional do alçado principal Abril 2010
EXERCÍCIOS PROPOSTOS MATEMÁTICA Prof. Manuel.
PRINCÍPIOS DE VIDA I.
curriculum vitae professora desde ago/2009 mestrado design de produto
Regras para Construção de Imagens:
ARQUITETURA E URBANISMo
6º ano 1º Volume.
ANÁLISE DOS ELEMENTOS PICTÓRICOS DE UM PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO. IMPLANTAÇÃO.
Antiguidade Análise do Pantheon segundo Pause e Clark
Momentos de Inércia Cap. 10
Aulas 3 – Paquímetro Sistema de medição Exercícios
Estudo da insolação e o projeto das proteções solares
Pós-Graduação e Extensão.
Samara,Emanuelle, Karen e Gustavo
Robótica Industrial (ENE109) Apresentação do Curso
Divisão (semana 6).
Projetistas Construção e Incorporação: Living Construtora
EXERCÍCIOS PROPOSTOS MATEMÁTICA Prof. Manuel.
Slide 01.
SLIDE
2012/2013 Projeto kranius.
CULTO DE ENSINO VILA SOLANGE MÊS DA ORÃÇÃO “ORAÇÃO MUDA AS COISAS”
Vetores continuação.
arquitetura em encostas
Cor O que é a cor? Eugénia João.
O Plano "Não basta destruir o que sobra;
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
OS MODELOS O modo de implementação do trabalho de projecto, como metodologia de aprendizagem tem sido objecto de várias aproximações que se centram em.
Componente Curricular
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
1/27 IV Encontro Sul Fluminense de Educação Matemática - ESFEM 16 e 17 de dezembro de 2005 Antonio.
OS PARADIGMAS DA ARQUITETURA MODERNA
TRANSFORMAÇÕES DE TENSÕES
Conto O enigma de Gaspar
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Trabalho realizado por:
Uma lição de matemática... Já pensou naquelas pessoas que dizem que estão dando mais que 100% delas mesmas?
Rio Verde - Goiás - Brasil
Pág. 01 Arquivo ARQUIVOS DE CLIP ART Programar. Pág. 02 Arquivo OBSERVAÇÃO SOBRE OS ARQUIVOS DE CLIP ART Os arquivos estão em DVD regravável, o que significa.
Eletromagnetismo I Prof. Paulo Rosa – INFI/UFMS
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
RENASCIMENTO.
A Arte do Renascimento Trabalho realizado por: Guilherme Pereira nº 14
PROJETO DE AUTOMAÇÃO RESIDÊNCIAL
ELEMENTOS DO DESENHO ARQUITETÔNICO
Edifício para Signori Floriano Antonini
Modelo Entidade-Relacionamento
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
GESTALT Trata-se da pregnância da forma.
LIÇÕES DE URBANISMO Aula 6 por LUIZ CARLOS TOLEDO UERJ – DISCIPLINA DE URBANISMO.
Transcrição da apresentação:

IDÉIA, MÉTODO E LINGUAGEM Análise de “La Rotonda” de Andrea Palladio, segundo a obra de Pause e Clark – Arquitectura: temas de composición. Apresentação: Juliana Demartini Professora: Sônia Afonso Data: 18/05/2004 PósARQ - UFSC

O Autor da Obra Andrea di Pietro della Gondola nasceu em Pádua, Itália, em 1508. Aos trinta anos, Andrea conhece um nobre escritor vicentino, Giangiorgio Trissino, que reconhece seu talento e patrocina seus estudos. Trissino, que o adotou como Palladio, apresenta-o a Vitrúvio, induzindo-o aos princípios da arquitetura clássica e à outras disciplinas do Renascimento. Logo após a primeira viagem a Roma, onde voltou várias vezes para aprofundar seus estudos, Palladio tornou-se, certamente por recomendação de Trissino, o principal arquiteto da nobreza de Vicenza. Em 1570, depois de anos de preparação, ele publica seu maior trabalho, que lhe assegura o lugar na história da arquitetura: “I Quattro Libri dell’Architettura”, no qual expõe seus princípios arquitetônicos e desenhos. Palladio morreu em agosto de 1580, na cidade que adotou como sua – Vicenza – no momento em que havia apenas começado uma de suas maiores obras, o Teatro Olímpico. IDÉIA, MÉTODO E LINGUAGEM PósARQ - UFSC

A linguagem arquitetônica de Palladio A obra de Palladio mostra-se ligada a um sistema projetual que faz uso de uma doutrina de formas e proporções, formando um sistema arquitetônico cuja estrutura e ornamento, forma e função estão perfeitamente integradas. Sua arquitetura obedecia a um sistema rigoroso de fórmulas matemáticas, que regiam, desde o tamanho dos cômodos e suas aberturas, até a composição da fachada. Figura 01- Vila Badoer Figura 02 - Vila Godi IDÉIA, MÉTODO E LINGUAGEM PósARQ - UFSC

A Obra “La Rotonda” (1566-1571) não foi concebida como residência familiar, mas como residência de repouso. Corresponde rigorosamente às teorias fundamentais de Palladio: simetria absoluta na disposição, desde os quatro pórticos iguais que constituem eixos com o mesmo motivo decorativo, até a sóbria linearidade. A planta é composta pelas mais simples e, portanto, as mais belas figuras geométricas – o quadrado, o círculo e o retângulo. Do centro do salão redondo entende-se o que Palladio queria dizer com as qualidades divinas que atribuía ao círculo: unidade e uniformidade. “A identidade das categorias estéticas e teológicas, que era uma peculiaridade da concepção renascentista de arquitetura, só poderia ser alcançada se o cliente estivesse preparado – e no caso da Rotonda estava – para aceitar os objetivos e ideais do arquiteto. É por isso que a Rotonda tornou-se o exemplo de arquitetura ideal”. (Palladio) Figura 03 - La Rotonda IDÉIA, MÉTODO E LINGUAGEM PósARQ - UFSC

La Rotonda Figura 05 – PAUSE & CLARK (1997) Vila Rotonda: Implantação Vila Rotonda: Planta Baixa, Corte e Fachada IDÉIA, MÉTODO E LINGUAGEM PósARQ - UFSC

Análise segundo Pause e Clark A Estrutura Tem a função de definir o espaço, criar unidades e articular a circulação, sugerindo a movimentação e a composição dos módulos. Figura 06 – PAUSE & CLARK (1997) Vila Rotonda: Estrutura Figura 07 – PAUSE & CLARK (1997) Vila Rotonda: Planta Baixa IDÉIA, MÉTODO E LINGUAGEM PósARQ - UFSC

Análise segundo Pause e Clark Iluminação Natural Sua importância está relacionada com a quantidade, qualidade e cores, que influenciam a percepção da massa e do volume. Figura 08 – PAUSE & CLARK (1997) Vila Rotonda: Iluminação Natural Massa Valoriza as idéias relacionadas ao desenho arquitetônico, não se limitando à silhueta – é a imagem perceptiva do edifício em sua integridade. Figura 09 – PAUSE & CLARK (1997) Vila Rotonda: Massa IDÉIA, MÉTODO E LINGUAGEM PósARQ - UFSC

Análise segundo Pause e Clark Planta x Fachada x Corte Representam as configurações horizontais e verticais do edifício, definindo os espaços e volumes e classificando as funções de cada ambiente. Figura 11 – PAUSE & CLARK (1997) Vila Rotonda: Fachada Figura 10 – PAUSE & CLARK (1997) Vila Rotonda: Planta IDÉIA, MÉTODO E LINGUAGEM PósARQ - UFSC

Análise segundo Pause e Clark Circulação x Espaço-uso Representam os componentes dinâmico e estático, respectivamente – juntos formam a essência do edifício. Figura 12 – PAUSE & CLARK (1997) Vila Rotonda: Circulação x Espaço-uso IDÉIA, MÉTODO E LINGUAGEM PósARQ - UFSC

Análise segundo Pause e Clark Unidade x Conjunto Nesta relação, as unidades estão contidas no conjunto – elas são componentes estruturais agrupados. Neste caso, esta relação está configurada pela agregação de unidades para formar um conjunto. Figura 13 – PAUSE & CLARK (1997) Vila Rotonda: Unidade x Conjunto IDÉIA, MÉTODO E LINGUAGEM PósARQ - UFSC

Análise segundo Pause e Clark Repetitivo x Singular Para analisar esta relação é necessário considerar certos conceitos como tamanho, orientação, situação, configuração, cores, materiais e textura. La Rotonda tem sua configuração composta por elementos repetitivos que circulam o singular. Figura 14 – PAUSE & CLARK (1997) Vila Rotonda: Repetitivo x Singular IDÉIA, MÉTODO E LINGUAGEM PósARQ - UFSC

Análise segundo Pause e Clark Simetria e Equilíbrio A simetria é um gênero de equilíbrio, que, por sua vez, é o estado de estabilidade conceitual. O eixo de simetria desta obra está na zona principal de circulação. Figura 15 – PAUSE & CLARK (1997) Vila Rotonda: Simetria Figura 16 – PAUSE & CLARK (1997) Vila Rotonda: Equilíbrio IDÉIA, MÉTODO E LINGUAGEM PósARQ - UFSC

Análise segundo Pause e Clark Geometria Sua origem vem da aplicação de formas geométricas simples, de variadas modalidades e sistemas de proporção, e ainda de formas complexas oriundas de manipulações das formas geométricas simples. Nesta obra de Andrea Palladio, se pode notar a combinação de quadrados com um círculo central. É possível encontrar ainda em La Rotonda, os nove quadrados – forma geométrica clássica que relaciona 3 x 3 grupos de quadrados que vão constituir um maior. Figura 17 – PAUSE & CLARK (1997) Vila Rotonda: Geometria IDÉIA, MÉTODO E LINGUAGEM PósARQ - UFSC

Figura 18 – PAUSE & CLARK (1997) Análise segundo Pause e Clark Adição e Subtração Surgem da agregação ou segregação de formas para compor/criar elementos arquitetônicos. Em La Rotonda, está presente a adição - as partes são adicionadas à unidade central. Figura 18 – PAUSE & CLARK (1997) Vila Rotonda: Adição IDÉIA, MÉTODO E LINGUAGEM PósARQ - UFSC

Análise segundo Pause e Clark Hierarquia Analisa a relação das propriedades dos espaços em escala de importância, explícitas nos edifícios. O Partido Percebe-se em La Rotonda um clássico exemplo de circulação central, onde se evidencia a organização dos outros espaços em relação ao centro. Figura 20 – PAUSE & CLARK (1997) Vila Rotonda: Planta Baixa IDÉIA, MÉTODO E LINGUAGEM PósARQ - UFSC

Conclusão A obra de Andrea Palladio nasce da análise exaustiva dos conceitos de Vitrúvio e dos edifícios remanescentes da antiguidade clássica romana, quando os princípios matemáticos de proporções regiam nas construções. Através de “Arquitectura: temas de composición”, Pause e Clark auxiliam a compreensão da linguagem arquitetônica, assim como as suas idéias e métodos utilizados, neste estudo, por Palladio. IDÉIA, MÉTODO E LINGUAGEM PósARQ - UFSC

Figura 21 – PROJETODESIGN Anexo Na praia com Palladio Quatro fachadas iguais, como a La Rotonda de Palladio, formam um jogo de simetria e equilíbrio mostrado nos detalhes dessa edificação de despojada em Ilhabela (SP), em que se destaca a harmonia do conjunto. A planta é formada basicamente por um grande quadrado central, rodeado por oito quadrados menores, seguindo a análise de Pause e Clark na fórmula dos nove quadrados. A citação à célebre Rotonda, do arquiteto renascentista italiano Andrea Palladio, pode ser notada nas quatro fachadas iguais e na área central com pé-direito duplo, o centro de convergência e circulação, coroado por um lanternim cercado de telas para assegurar ventilação permanente. O autor dessa releitura de La Rotonda é o arquiteto Davison Becato. Figura 21 – PROJETODESIGN Edição 249 Novembro 2000 IDÉIA, MÉTODO E LINGUAGEM PósARQ - UFSC

BIBLIOGRAFIA Lista de Figuras: PAUSE, C. & CLARK, R. H. Arquitectura: temas de composición. Editora Gili, 2ª edição, México, 1997. Lista de Figuras: Figura 01 - Vila Badoer. Disponível em: http://www.archimedia.it/palladio/badoera_eng.html. Acesso: 16/05/2004. Figura 02 - Vila Godi. http://www.boglewood.com/palladio/analysis. Acesso em: 16/05/2004. Figura 03 - La Rotonda. Disponível em: http://ucsnews.ucs.br/ccet/deme/emsoares/inipes/palladio. Acesso: 16/05/2004. Figura 04 - Vila Rotonda – Planta, Corte e Fachada. Disponível em: http://ucsnews.ucs.br/ccet/ deme/emsoares/inipes/palladio. Acesso: 16/05/2004. *As Figuras 05 a 20 foram retiradas da Obra citada nesta Bibliografia. Figura 21 – Projeto Design. Disponível em: http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/arquitetura123.asp. Acesso: 16/05/2004. IDÉIA, MÉTODO E LINGUAGEM PósARQ - UFSC IDÉIA, MÉTODO E LINGUAGEM PósARQ - UFSC