Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Municipal Terezinha Nívia de Oliveira Lopes
Advertisements

MEIO AMBIENTE E URBANISMO
O ESPÍRITO SANTO E O COMPROMISSO ECOLÓGICO DO CRISTÃO
OS DESEQUILÍBRIOS ECOLÓGICOS
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS
Meio ambiente.
Projeto - A escola e o meio ambiente
Ecologia.
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Sistemas de Gestão Integrada
Reciclagem Introdução. Gestão Ambiental: Onde Está a Ligação com a Atividade Produtiva? Conhecimento Acadêmico Vulgarização do Conhecimento Novas Tecnologias.
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
ECOLOGIA GERAL Módulo I.
ECOLOGIA GERAL Módulo I.
A VIDA NA TERRA Só foi possível graças a algumas condições que ela apresenta: Água Ar Solo Temperatura Pressão etc.
Ecologia Níveis de organização: Conceitos Ecológicos:
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS Conjunto de ações e normas destinadas a promover e regular a gestão integrada de resíduos de modo a assegurar a seguinte.
Avançar para viver a cultura da sustentabilidade!
Gestão Ambiental Aplicada
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
Ecologística: a logística da ecologia
20 Perguntas
O DESAFIO PARA O NOSSO FUTURO
QUÍMICA VERDE.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Escola E.B 2,3 Dr. José Jesus Neves Júnior
O problema do lixo termina
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
VARIÁVEL AMBIENTAL POLÍTICAS PÚBLICAS SETORIAIS. NÚCLEOS DE GESTÃO AMBIENTAL São estruturas institucionais criadas pelo Decreto n° /2003 e implantadas.
Projeto Semana da Pátria
O capitalismo e a sociedade de consumo
Sustentabilidade.
Política Pública Ambiental Brasileira
CONCEITOS IMPORTANTES CIÊNCIAS DO AMBIENTE
ELISA SOUSA CLC - TURMA S. Não foi a presença do homem, neste meio seria considerado somente como meio físico natural: constituintes físico-químicos da.
Palestra Meio Ambiente.
Serviços Ambientais Luciane Costa de Oliveira
1º ano BIOLOGIA CAROL 2010.
Escola: COOPEN Aluno: Gabriel Série: 5°ano vespertino
Ciências do Ambiente Março/ 2012
Escola de Formação Política Miguel Arraes
TEMA - 1 Princípios da PNRS
O esgotamento dos recursos naturais como limite ao crescimento
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Meio Ambiente e Planejamento Professora Sueli Bettine Aula 1 Apresentação da disciplina Conceitos e Definições.
Berilo Prates Maia Filho Eng. Agrônomo
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
Responsabilidade Socioambiental
MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA
GOMES SOBRINHO, T. R. Curso de Design Centro de Ensino Superior do Amapá Curso de Design Design e Meio Ambiente Prof. Msc. Themístocles Raphael Gomes Sobrinho.
O que é Ecologia? É o estudo das relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente em que vivem.
~ , `.
Desenvolvimento Sustentável
Meio Ambiente Vera Cristina Ramos.
Professor ARTHUR ROLLO
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR
GUARDIÕES DA VIDA A PRODUÇÃO + LIMPA = CONSUMO SUSTENTÁVEL.
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Resíduos sólidos – Coleta Seletiva Eng. Antônio Carlos Silva Sampaio Campo Grande, MS – Agosto, 2011 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO.
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
Meio Ambiente: “ É o conjunto de condições, influências e interações de ordem física, cultural e artificial que permite, abriga e rege a vida em todas.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável
Meio ambiente e a Agenda 21 brasileira Professora: Jordana Costa.
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
twitter.com/funasa.
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
TRABALHO MULTIDISCIPLINAR 2012 “ CUIDAR PARA NÃO FALTAR” 2º ANO A e B.
Lei de Destruição, Transformação e Conservação
Transcrição da apresentação:

Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora da sociedade tendo como preocupação central seu patrimônio natural e cultural;

“A educação ambiental possibilita avançar na construção de uma relação com a natureza, ultrapassando a posse e seu uso pragmático e indiscriminado, para uma relação profunda, em que o homem se perceba como elemento integrante e dependente dela”.

O maior desafio da Educação Ambiental é buscar um conceito sobre o que é a natureza. Não se pode preservar o que não se conhece!

Meio Ambiente A expressão “Ambiente” tem sua origem no Latim, significando “que rodeia”. Já a expressão “Meio Ambiente” é definida como: “O meio físico, químico e biológico; o mundo biótico e abiótico; as circunvizinhanças de um organismo, incluindo plantas, animais, rochas e o ar, com os quais ele interage.”

* Como as demais definições, o homem não é citado explicitamente! No Brasil O termo “Meio Ambiente” é definido pela Política Nacional do Meio Ambiente como: “O conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.” * Como as demais definições, o homem não é citado explicitamente!

Ecologia: Ecossistema: É o estudo do “lugar onde se vive”. A Ecologia estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem, bem como as suas recíprocas influências. Ecossistema: É a unidade funcional básica da ecologia. Organismos vivos e seu ambiente estão inseparavelmente inter-relacionados e interagem entre si. Sistema ecológico (ou ecossistema) é o conjunto dessas relações, em uma dada área.

Sustentabilidade Ambiental O princípio da sustentabilidade ambiental assegura a subsistência dos ciclos naturais dos recursos naturais renováveis. Precisamos encontrar maneiras de assegurar o uso sustentável dos recursos naturais e minimizar o esgotamento dos recursos não renováveis. Curso: Gestão Ambiental Professor: Marcelo M. Rossa

Desenvolvimento Sustentável Três Pilares: Desenvolvimento Sustentável Economia Social Ambiente

A melhor maneira de proteger a vida no planeta é manter estáveis as condições nas quais ela se mantém. Precisamos respeitar a capacidade de suporte do planeta com ações para estabilizar a população humana.

Solucionar os problemas quanto ao destino do lixo → reciclagem e aterros; Solucionar os problemas de consumo de energia → uso racional; Investir em tecnologias limpas e em princípios de prevenção à poluição.

A biodiversidade não será preservada por meio de decretos que não saem do papel; É preciso que haja o cumprimento das leis; A construção de uma cidadania global envolve a mudança de valores e princípios nos mecanismos de produção e consumo.

A falta de interesse decorre da acumulação de renda desenfreada, que visa o maior lucro possível, em detrimento ao ambiente em que vivem. É preciso que haja uma mudança na postura e na filosofia das empresas, para uma gestão inteligente dos recursos naturais.

Guia de boas práticas para o Consumo Sustentável Dicas para o racionamento de água; Dicas para o racionamento de energia elétrica; Dicas de como proceder com seu lixo; Reciclagem: cuidados com a coleta seletiva; etc... Na Internet, site do Ministério do Meio Ambiente: http://www.mma.gov.br

FIM