Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072 Introdução às Medidas em Física 8 a Aula (10/05/2005)

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Transcrição da apresentação:

Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072 Introdução às Medidas em Física 8 a Aula (10/05/2005)

Notas da primeira prova

Estudo de um corpo em movimento Como estudar o movimento de um corpo? O que caracteriza um movimento? Como obter essas informações e como analisá- las?

Em última instância queremos entender as interações (forças) de um corpo no meio. Como, observando o movimento de um corpo, podemos entender as forças que atuam sobre um corpo? Estudo de um corpo em movimento

Para tentar entender as forças individuais que agem sobre um corpo deve-se: – Estudar o movimento sobre vários aspectos (variar condições iniciais, método de medida, etc). – Ter precisão suficiente para distinguir os diferentes cenários. Estudo de um corpo em movimento

Como testar estas hipóteses? O nosso arranjo experimental é sensível o suficiente para perceber essas variações? O que acontesse se uma das forças for muito mais intensa que as restantes? Corpo em queda livre v

Hipótese de um corpo em queda livre em uma situação quase ideal Corpo em queda livre v

Arranjo experimental Corpo utilizado: um ovo plástico – A geometria do ovo plástico minimiza efeitos de atrito com o ar. Medida das posições – Um faiscador gera um pulso de alta voltagem (cuidado) com freqüência igual a da rede elétrica (60,00 Hz). Esse pulso gera uma faísca que marca a posição do ovo em uma tira de papel encerado A cada 1/60,00 segundos uma faísca é gerada no papel.

Dados adquiridos Fita encerada – Posição do ovo a cada 1/60 segundos t0t0 t1t1 t2t2 t3t3 t4t4 tntn 1/60 s x1x1 x4x4 xnxn x i = posição do i-ésimo ponto t i = instante do i-ésimo ponto

Análise dos dados: obtenção da velocidade instantânea Velocidade instantânea Quem é x e t ? t0t0 t1t1 t2t2 t3t3 t4t4 tntn titi tjtj v ij

Interpretação dos resultados Qual é a melhor maneira de estudar o comportamento temporal da posição, velocidade e aceleração? – Uma tabela permite visualizar um comportamento sistemático? O cérebro tem dificuldade de extrair comportamentos a partir de números. Devemos processar a informação antes de entendê-la. – Gráficos Modo visual de representar dados Permite um entendimento mais rápido pelo experimentador pois permite visualizar comportamentos de forma mais ágil

Fazendo gráficos O que é um gráfico? – Representação do comportamento de um parâmetro em função de outro Itens importantes – Título – Eixos – Dados Legenda quando houver mais de 1 gráfico superposto – Em alguns casos, ajustes de funções ,0 x(cm) t (s) Curva Média x=f(t) Posição de um corpo em queda

Eixos em um gráfico Deve-se escolher a escala que melhor se adapte ao tamanho do papel utilizado – IMPORTANTE: Não use escalas diferentes de se compreender. Sempre utilize escalas múltiplas de 1, 2 ou 5 Gradue os eixos de 1 em 1 cm (ou 2 em 2). Evite escalas muito espaçadas ou muito comprimidas t(s) t(s) t(s) t(s) 0,5 3,5 2,51,56,55,5 4,5 9,58,5 7,5 PRÓXIMA AFASTADA

Eixos em um gráfico Desenhe os eixos. Não utilize os eixos e escalas pré- desenhadas no papel Coloque legendas em cada um dos eixos NUNCA escreva os valores dos pontos nos eixos nem desenhe traços indicando os pontos 1,3 3,1 8,95,4 0 t (s) Não !

Representação dos pontos no gráfico Utilize marcadores visíveis Represente as barras de incerteza em y e x (quando houver) de forma clara NUNCA LIGUE OS PONTOS Conjunto de dados diferentes devem ser representados com símbolos (ou cores) diferentes. Correto Errado Barras de incerteza Marcador

Atividades Fazer o gráfico de posição vs. tempo Fazer o gráfico de velocidade vs. tempo – Tomar os cuidados mencionados anteriormente Título Escala dos eixos Representação dos pontos e suas respectivas incertezas – Dois casos (pontos consecutivos e pulando um ponto)

Ok, tenho um gráfico. Como extrair informações do mesmo? A análise gráfica depende da comparação dos seus dados com previsões baseadas em argumentos físicos. – Ex: Se a única força atuante no corpo for a gravitacional, então a aceleração é constante e vale g. Caso a afirmação acima seja verdadeira, a velocidade varia linearmente com o tempo (gráfico é uma reta) e vale

Ok, tenho um gráfico. Como extrair informações do mesmo? Deve-se testar os modelos no gráfico – As incertezas têm um papel fundamental Ex: ,0 v(cm/s) t (s) Gráfico v vs t Compatível com modelo Não compatível

Ok, tenho um gráfico. Como extrair informações do mesmo? Extraindo informações – Pelo modelo: – Coef. Angular Aceleração – Escolher dois pontos sobre a reta média – Coef. Linear velocidade inicial – Extender a reta média até tempo igual a zero ,0 v(cm/s) t (s) Gráfico v vs t

E as incertezas? Imaginar 2 conjuntos de pontos – Traçar retas paralelas à reta média – Usar essas retas para definir as retas máximae mínima (retas azuis) – Calcular, das retas máxima e mínima os valores de g max, g min, v 0-max e v 0-min ,0 v(cm/s) t (s) Gráfico v vs t Reta máxima: g max e v 0-min Reta mínima: g min e v 0-max

Atividades A partir do gráfico de velocidade vs. tempo aplicar o modelo de corpo uniformemente acelerado pela gravidade Determinar graficamente – A velocidade inicial do ovo e sua respectiva incerteza – A aceleração do ovo e sua respectiva incerteza A velocidade inicial é compatível com o esperado do experimento? Os dois conjuntos de dados (pontos consecutivos e pulando um ponto) geram resultados compatíveis? Compare e discuta.

Nós somos sensíveis a outras forças? O valor de aceleração obtido é compatível com a gravidade local? Nós temos precisão para perceber outras componentes da força total atuante? Como eu poderia melhorar os resultados obtidos e responder essas perguntas? Discutir esses pontos no relatório!

Atividades: estudar o movimento em um plano inclinado Com o intuito de observar outras componentes da força resultante sobre um corpo, faremos o mesmo experimento, porém usando um carro em um trilho de ar (atrito com o trilho desprezível) Medir posição vs tempo e velocidade vs. Tempo em duas situações distintas: – Carrinho em movimento sem resistência – Movimento com resistência do ar (vela)

Atividades Em sala de aula – Realizar as medidas em duas situações Sem resistência (desprezível) Com resistência Para casa: – Fazer gráficos x vs t e v vs t para os dois casos – Analisar os resultados Como se dá o movimento? É possível observar outras forças além da gravidade? IMPORTANTE: – Essa análise também é atividade do curso de teoria!