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Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072 Introdução às Medidas em Física Bloco I, 7a Aula (26/04/2005) http://dfn.if.usp.br/~suaide/fap0152 Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072

Medindo intervalos de tempo... Avaliando intervalos de tempo Q2-1 da apostila, página 56 Tente chutar valores de tempo de existência para vários fenômenos (intervalos de tempo grandes) Q2-2 da apostila, página 58 Tente chutar valores de tempo de existência para vários fenômenos (intervalos de tempo pequenos)

Medindo intervalos de tempo... Medir um intervalo de tempo significa medir um intervalo entre dois instantes diferentes 1 evento define um instante no tempo Para determinar o instante no qual 1 evento ocorre, é necessário T=0 – ocorre o evento O evento deve ser processado (eletronicamente ou visualmente) Uma resposta deve ser enviada ao instrumento de medida (por exemplo, pressionar o botão do cronometro) T=X – o evento é registrado

Determinando o intervalo de tempo a partir de dois instantes Quer-se medir o intervalo de tempo Porém, os tempos de cada evento são registrados em instantes diferentes àqueles onde ocorreram os eventos. Os valores de X0 e X1 podem ser positivos (sinal é registrado após a ocorrência do evento) ou negativo (sinal é registrado antes da ocorrência do evento)

Tempo de resposta (reação) do medidor As variáveis X0 e X1 são os tempos de resposta do medidor em relação ao evento. Em geral, os tempos de resposta tendem a ser os mesmos para os dois eventos, de tal forma que a medida de intervalo de tempo representa o intervalo de tempo real entre os dois eventos Várias situações diferentes Tempos de resposta bastante curtos e com pouca flutuação. Ex: medidas com computador Tempos de resposta bastante longos e com grande flutuação. Ex: medidas realizadas manualmente

Qual é a incerteza de uma medida de intervalo de tempo? A incerteza do intervalo de tempo medido vem de dois fatores: Precisão do instrumento Incerteza no tempo de resposta A incerteza no tempo de resposta pode ser encarada como uma incerteza estatística na medida do intervalo de tempo.

Atividades de aula Tempo de queda de um pêndulo Determinação do tempo de queda de um pêndulo de uma altura fixa, através de métodos manuais Q2-3 à Q2-8, página 59 Medir o tempo de queda usando um relógio comum e um cronômetro digital Medir várias vezes com o cronômetro As medições possuem flutuações maiores que a precisão do cronômetro? Porque?

Atividades de aula Medidas de tempo de reação As medidas do tempo de queda flutuam mais que a precisão do cronômetro devido ao tempo de reação (e flutuações no tempo de reação) do medidor. Os tempos de reação dependem de como processamos os eventos. O que definimos como evento? Quando o pêndulo começa a cair? Quanto tempo levamos para perceber o evento? O que influencia nessa percepção?

Atividades de aula Medidas de tempo de reação O ser humano utiliza os sentidos como modo de detecção de eventos. Nos podemos ver, ouvir ou sentir quando um determinado evento ocorre. Existe diferenças entre os tempos de reação para cada um dos sentidos? Medida de tempo de reação visual e auditiva. Q2-9 à Q2-13 Uso do computador como gerador de eventos. Programas AUDIO e VISUAL Medir várias vezes (5 vezes por pessoa) o tempo de reação para cada estimulo diferente. Comparar os resultados

Atividades de aula Medidas de tempo de queda de um pêndulo Q2-14 à Q2-16 Usar um computador para medir o tempo de queda de um pêndulo Programa QUEDA Medir 5 vezes o tempo de queda. Qual é o tempo médio e sua incerteza? Comparar com a medida realizada manualmente. São diferentes? Porque?

Atividades de aula Medida da velocidade da mão Q2-17 à Q2-19 Usar um computador para medir o tempo que a mão leva para percorrer um trilho Programa RISCO Medir 5 vezes o tempo necessário para percorrer o risco. Qual é o tempo médio e sua incerteza? Qual é a velocidade de deslocamento da sua mão?