Universidade Bandeirante de São Paulo Fundamentos da Álgebra

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. José Junior Barreto TEORIA DOS DETERMINANTES
Advertisements

1 ANÁLISE E PROJETO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PROCESSO: CONCEITO MODELOS DE PROCESSO PROCESSO UNIFICADO HISTÓRIA CARACTERÍSTICAS AS QUATRO.
Prof. Humberto Pinheiro, Ph.D.
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
Inversor Trifásicos com Três Pernas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DISCIPLINA DE ANATOMIA PATOLÓGICA
Palestras, oficinas e outras atividades
Unidade 7 SEQUÊNCIAS E REGULARIDADES
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Prof Silvio Ribeiro ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS.
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
Investor Relations4Q07 | 1. Investor Relations4Q07 | 2 2.
14/10/09 Uma animação possui: Início; Passo; Fim; 1.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
Universidade Bandeirante de São Paulo Fundamentos da Álgebra
Análise de regressão linear simples: abordagem matricial
Química!!!??? Data: 29/02/2012.
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
1 Sabendo-se que os pratos das balanças estão em equilíbrio, você seria capaz de dizer: Quantos quadrados corresponde um círculo ? Dica Mais dicas Elaboração:
FUNÇÃO MODULAR.
9. Modelos de Alta Freqüência Pequenos Sinais:
Auditoria de Segurança da Informação
Técnicas de Contagem.
Técnica de Contagem.
Provas de Concursos Anteriores
8ª Ano Unidade Temática: Produtos Notáveis Fatoração.
PROGRESSÕES JUDITE GOMES
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Módulo Financeiro Centro de Custo.
Como aplicar leis da lógica
MECÂNICA - ESTÁTICA Cabos Cap. 7.
1 Celulose.
Colégio São Gonçalo Matemática- Prof . José Carlos
Bolsas Vera Crevelin OBS: Nos slides disponíveis clique sobre o ícone de informação para visualizar mais fotos das bolsas.
Título da produção digital em questão: JOGOS DE PERGUNTAS E RESPOSTA B) Proposta pedagógica orientadora da produção: construir conceitos matemáticos através.
Momentos de Inércia Cap. 10
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16.
Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16
MECÂNICA - ESTÁTICA Esforços Internos Cap. 7.
MECÂNICA - ESTÁTICA Vetores Forças Cap. 2.
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática de uma Partícula Cap Exercícios.
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Salas de Matemática.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
SISTEMAS DIGITAIS ALGEBRA DE BOOLE E SIMPLIFICAÇÃO DE CIRC. LÓGICOS
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Progressão Geométrica Matrizes Questão nº01  Na P.G., a posição do termo é...
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
Conceitos básicos em grafos
ESCOLA BÁSICA 2,3 AMADEU GAUDÊNCIO NAZARÉ
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
Preleções Científicas Universidade Estadual do Ceará Pró-Reitoria de Extensão Integrais Múltiplas e Integrais de Volume Ministrante: Prof. K. David Sabóia.
Trigonometria 19/11/2009.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
01. Conceitos Básicos e definições
Curso: Cerimonial, Protocolo e Eventos
Diagramas de Venn e de Carroll Não se chamam propriamente ferramentas/instrumentos estatísticos mas ajudam a organizar de uma forma simples alguns tipos.
Rio Verde - Goiás - Brasil
1 Monómio: número ou produto* de números em que alguns podem estar representados por letras Monómios - Polinómios * Recorda: Soma – Resultado da adição.
1 Prof. Humberto Pinheiro, Ph.D SISTEMAS DE MODULAÇÃO DPEE-CT-UFSM Modulação Geométrica Conversores Multiníveis Trifásicos com Diodo de Grampeamento.
POTENCIAÇÃO E RAIZ QUADRADA DE NÚMEROS RACIONAIS
GINÁSTICA LABORAL UM NOVO CAMINHO.
Transcrição da apresentação:

Universidade Bandeirante de São Paulo Fundamentos da Álgebra Uniban Universidade Bandeirante de São Paulo Fundamentos da Álgebra Prof. Cícero São Paulo – 2009

CAPÍTULO II – Produtos Notáveis 1. O que são produtos notáveis? Há certos produtos que ocorrem frequentemente no cálculo algébrico e que são chamados produtos notáveis. Vamos apresentar aqueles cujo emprego é mais frequente.

2. Casos de produtos notáveis 2.1. Quadrado da soma de dois termos Interpretação Geométrica = + +

Interpretação Algébrica

Assim podemos concluir que o quadrado da soma de dois termos é: o quadrado do primeiro termo, mais duas vezes o produto do primeiro pelo segundo, mais o quadrado do segundo termo.

2.2. Quadrado da diferença de dois termos Interpretação Geométrica =

Interpretação Algébrica

Assim podemos concluir que o quadrado da diferença de dois termos é: o quadrado do primeiro termo, menos duas vezes o produto do primeiro pelo segundo, mais o quadrado do segundo termo.

CUIDADO!!!!!!

CUIDADO!!!!!!

OBSERVAÇÃO São válidas as igualdades:

OBSERVAÇÃO São válidas as igualdades:

2.3. Produto da soma de dois termos pela sua diferença Interpretação Geométrica (a – b) a (a – b) a b2 b b (a – b) b (a – b) a

Interpretação Algébrica

Assim podemos concluir que o produto da soma de dois termos pela sua diferença é: o quadrado do primeiro termo, menos o quadrado do segundo termo.

b a a a b b 2.4. Cubo da soma de dois termos Interpretação Geométrica Considere um cubo de aresta “a + b”, como o da figura ao lado. a b O volume de um cubo de arestas m é , então o volume do cubo representado pela figura é . a b b a

a3 Um cubo de aresta “a”. Volume: a3. a a a Separando as partes em que o cubo está dividido, temos: a Um cubo de aresta “a”. Volume: a3. a3 a a

a Três paralelepípedos que têm arestas a, a e b. a a2b b b a Cada paralelepípedo tem volume a2b. a2b a a2b O volume dos três paralelepípedos é 3a2b. a b a

b a Três paralelepípedos que têm arestas a, b e b. b b ab2 b ab2 b Cada paralelepípedo tem volume ab2. a a ab2 O volume dos três paralelepípedos é 3ab2. b

b b Um cubo de aresta “b”. Volume: b3. b b3

Somando todos esses volumes temos: a2b ab2 ab2 b3 a3 a2b Somando todos esses volumes temos: ab2 a2b Como o volume do todo é igual à soma dos volumes das partes, temos:

Interpretação Algébrica

Assim podemos concluir que o cubo da soma de dois termos é: o cubo do primeiro termo, mais três vezes o quadrado do primeiro pelo segundo, mais três vezes o primeiro pelo quadrado do segundo, mais o cubo do segundo termo.

2.5. Cubo da diferença de dois termos Interpretação Geométrica Considere um cubo de aresta a – b, como o da figura abaixo, então o volume do cubo representado pela figura é .

Interpretação Algébrica

Assim podemos concluir que o cubo da soma de dois termos é: o cubo do primeiro termo, menos três vezes o quadrado do primeiro pelo segundo, mais três vezes o primeiro pelo quadrado do segundo, menos o cubo do segundo termo.

CUIDADO!!!!!!

CUIDADO!!!!!!

2.6. Quadrado da soma de três termos Interpretação Geométrica

Vamos separar as partes em que o quadrado de lado a + b + c está dividido: Um quadrado de aresta “a”. Área: Um quadrado de aresta “b”. Área: Um quadrado de aresta “c”. Área:

Dois retângulos que têm arestas a e b. Cada retângulo tem área ab Dois retângulos que têm arestas a e b. Cada retângulo tem área ab. A área dos dois retângulos é 2ab. Dois retângulos que têm arestas b e c. Cada retângulo tem área bc. A área dos dois retângulos é 2bc. Dois retângulos que têm arestas a e c. Cada retângulo tem área ac. A área dos dois retângulos é 2ac.

Somando todas essas áreas temos: + + + 2ab + 2ac + 2bc Somando todas essas áreas temos: + + + 2ab + 2ac + 2bc. Como a área do todo é igual à soma das áreas das partes, temos:

Interpretação Algébrica

2.7. Produto de Stevin Produto da forma (x + a)(x + b) Interpretação Geométrica Vamos separar as partes em que o quadrado de lado x + a está dividido:

Um quadrado de aresta “x”. Área: Um retângulo que têm arestas x e b. Área: bx. Um retângulo que têm arestas x e a. Área: ax. Um retângulo que têm arestas a e b. Área: ab.

Somando todas essas áreas temos: + ax + bx + ab. Como a área do todo é igual à soma das áreas das partes, temos: + ax + bx + ab (x + a) (x + b) = (x + a) (x + b) = + (a + b)x + ab

Interpretação Algébrica Observe que: (x + a) (x + b) = x(x + b) + a(x + b) (x + a) (x + b) = + bx + ax + ab (x + a) (x + b) = + bx + ax + ab

"Jamais considere seus estudos como uma obrigação, mas como uma oportunidade invejável para aprender a conhecer a influência libertadora da beleza do reino do espírito, para seu próprio prazer pessoal e para proveito da comunidade à qual seu futuro trabalho pertencer." Albert Einstein

“A maioria dos homens e mulheres, por nascimento ou natureza, não tem os meios para progredir na riqueza e no poder, mas todos têm a capacidade de progredir no conhecimento.” Pitágoras