A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase continuação Diagrama de Entidade - Relacionamento Representa o relacionamento de todas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

Os projetos.
Paulo Landgraf ICEC 24/03/2017 Projeto de Redes Paulo Landgraf ICEC
UML Visões – Parte 2.
PETI Planejamento Estratégico de TI
GERENCIAMENTO DE REDES PIM
Engenharia de Software
Plano Diretor de Sistemas de Informação
DISCIPLINA: Introdução à Computação
Trabalho – Sistemas de Telecomunicações
Ferramentas CASE ERwin
Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.
Análise e Projeto de Sistemas
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Metodologia Versão 2 FSRS.
3 – Projeto Lógico da Rede
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
Fundamentos de Segurança da Informação
Rational Unified Process
PROJETO DE REDES LOCAIS.
3a Fase - Recomendação/Prognóstico de TI para a organização
Unibratec Análise e Gerencia de Projetos Profº Henrique Vila Nova
Visão Geral PRO.NET.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO HOTELEIRA
Planejamento de Tecnologia da Informatização (TI)
A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase
Ferramentas de modelagem do SI
Arquitetura Cliente /Servidor
Análise e Desenvolvimento de Software
Aluno: Cristiano Levi Arnold Orientador: Alexandre Luís Franco 2009
Ferramentas de Gerenciamento Aula 3
TELSTAR NO MUNDO Spain USA Portugal France Mexico Belgium Brazil
O Processo de desenvolvimento de software
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
Academia de Ensino Superior Teoria de Sistemas de Informação
Planejamento da Tecnologia de Informação nas Empresas n Prof. Wladimir da Costa 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática.
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
ERP.
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Introdução a Tecnologia de BD
DISCIPLINA INFORMÁTICA MÉDICA Prof. Eliane
RUP - Cap. 4 – Processo Centrado na Arquitetura
Infra-estrutura da tecnologia de informação
Projeto Democratização da Automação no Comércio CDL Brasilia - DF.
Integração de Ferramentas CASE
CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
Equipe Prof. Henrique Freitas
IEEE Melhores Práticas para Descrições de Projeto de Software (DPS)
Abr-17 Projetar Processos Projetar distribuição.
Profª Daniela Mota Análise de Sistemas Profª Daniela Mota
Prof. Paulo Fernando da Silva Infra TIC Capítulo 02 – ITIL.
ApoioRealização SOUL Service Oriented Usage-based Licensing.
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
Objetivos deste módulo
SISTEMA DE MONITORAMENTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.
A Tecnologia da Informação nas Empresas
Wi-Fi Information Service Ademir José de Carvalho Junior Felipe Cavalcanti Ferreira.
A Tecnologia da Informação nas Empresas Prof. Wladimir da Costa 2 a Fase - Pesquisa de Aplicações Potenciais para a Tecnologias de Informação na Organização.
Administração de Materiais
CONSTRUINDO UM PLANO DE NEGÓCIOS
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 3 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC.
Emerson Felipe GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Prof. José Augusto T. de Lima Jr. Disciplina – Sistemas de Informação no Serviço Público TCO – Total Coast of Ownership Custo total.
Gerência de Sub-Contratação - SAM
Tecnologias e Linguagens para Banco de Dados I Prof. João Ricardo Andrêo 1/6/ :48 1 Modelo Entidade-Relacionamento (MER) O Modelo Entidade-Relacionamento.
Internet - Intranet - Extranet Internet Rede pública mundial Padrões e protocolos multiplataforma Intranet Rede privada, corporativa Mesmos protocolos.
Sistemas de Informação
Transcrição da apresentação:

A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase continuação Diagrama de Entidade - Relacionamento Representa o relacionamento de todas as entidades do sistema, isto é, os grupos lógicos de agregação de dados (arquivos), determinando o grau e o tipo de relacionamento entre elas, o qual irá constituir o Banco de Dados do Sistema e prover a informação ao usuário. Para identificar se um objeto é uma entidade, faça as duas perguntas abaixo, e se ambas forem verdadeiras, o objeto será uma entidade: 1- Existe ou tem informação para guardar do objeto? 2- Há mais de uma informação que irá guardar desse objeto?

A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase continuação Diagrama de Entidade - Relacionamento Componentes : F Entidade Relacionamento Atributos Chave Facultativo Obrigatório Derivado Estrangeiro

A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase continuação Diagrama de Entidade - Relacionamento Cardinalidade Identifica o número mínimo e máximo de Tuplas (registros) de uma Entidade, que está Relacionando com uma ou mais Tuplas de outra Entidade (obviamente, só existe cardinalidade nos relacionamentos). Sugiro utilizar a cardinalidade do tipo MEREB. MEREB( Metodologia Entidade Relacionamento Estendido Binário), ou seja, um relacionamento envolver somente duas entidades.

A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase continuação Diagrama de Entidade - Relacionamento Regras da Cardinalidade Um para um (1:1) Um para muitos (1:N) Muitos para muitos (N:N) Cuidado toda Entidade deve ter um Atributo chave que irá identificar uma única Tupla na Entidade, o qual será aplicado nas regras da Cardinalidade.

A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase continuação Diagrama de Entidade - Relacionamento Estudo de Caso: Em um supermercado os produtos comercializados pelo mesmo, tem sua reposição a partir do momento em que o saldo atinge o limite mínimo. Esta reposição é feita através de um fornecedor específico de cada produto. Quando o fornecedor entrega o produto, sendo que nesta entrega pode ser entregue mais de um tipo de produto de uma vez, ele também entrega uma nota fiscal que identifica os produtos fornecidos. O setor de Planejamento de Compras analisa periodicamente a situação dos produtos em estoque, com o objetivo de enviar ordens de compras dos produtos em falta para os fornecedores correspondentes.

A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase continuação Diagrama de Descrição de Entidades Representa o conjunto de dados ou atributos que compõe cada entidade do Diagrama Entidade Relacionamento, onde cada elemento deverá representar o seu tipo (chave, obrigatório, facultativo, derivado, etc.).

A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas – 3ª Fase continuação Diagrama de Descrição de Entidades CP : Atributo Chave OB: Atributo Atributo Estrangeiro

A Planejamento de Tecnologia da Informação nas Empresas n Prof. Wladimir da Costa 4 a Fase - Projeto Geral da Configuração Tecnológica: Hardware e Software

4 a Fase - Projeto Geral da Configuração Tecnológica Hardware e Software Nesta fase iremos configurar a Plataforma Tecnológica adequada para a operação funcional da Organização, baseando-se nos SI a serem desenvolvidos levantados na fase anterior. Na Seleção de Hardware e Periférico, deve-se descrever os detalhes técnicos dos componentes, como por exemplo, em um micro computador, o processador, capacidade de memória, capacidade de winchester, etc (Configuração necessária). Na Seleção de Software, especificar a necessidade ou não de licenças. OBS.: Se necessário especificar etapas de aquisição de Hardware e Software – Cronograma de atividades.

4 a Fase - Projeto Geral da Configuração Tecnológica Hardware e Software Na Seleção de Hardware deve-se especificar: A aquisição de novos Hardwares e Periféricos Os Hardwares e Periféricos que serão aproveitados na Organização Meio Físico de comunicações de dados Topologia e protocolo de redes

4 a Fase - Projeto Geral da Configuração Tecnológica Hardware e Software Na aquisição de novos Hardwares deve-se especificar: Servidores Desktops Notebooks Palms Impressoras No-Breaks e Estabilizadores - Rede Elétrica Switch, Roteadores, Access Point, etc Linhas externas para comunicação de dados (Internet) Dispositivos para Backup Canhão de multimídia Dispositivos de biometria, etc.

4 a Fase - Projeto Geral da Configuração Tecnológica Hardware e Software Na seleção de Software deve-se especificar: A aquisição de novos Softwares: Para Servidores (gerenciamento/performance, segurança, patrimonial, BD, Web, Impressão, etc.) Desktops - micros Dos usuários – Aplicativos e dispositivos de segurança Da produção – Softwares para desenvolvimento Treinamento e/ou reuniões virtuais, etc. Os Softwares que serão aproveitados na Organização

4 a Fase - Projeto Geral da Configuração Tecnológica Hardware e Software Escolha de Fornecedores: Os fornecedores devem ser escolhidos mediantes alguns critérios: Estabilidade, capacidade financeira e reconhecimento Carteira de principais clientes Disponibilidade de produtos Programas de financiamento Qualidade do produto Relação preço / performance Suporte e assistência técnica (balcão x local) Canais de distribuição do produto

4 a Fase - Projeto Geral da Configuração Tecnológica Hardware e Software Escolha de Fornecedores - Seleção Definir uma metodologia para avaliar os fornecedores (Default selecionar três (03)) Concentrar nos pontos de maior interesse para avaliação do produto em relação a sua organização (homologar produto) Sistema de Arquitetura (Aberta x Fechada) e padronização do produto Avalie o grau de risco que o produto deste fornecedor pode acarretar para o ambiente corporativo

4 a Fase - Projeto Geral da Configuração Tecnológica Hardware e Software Escolha de Fornecedores - Demonstração do Fornecedor Procure uma interação com toda a equipe. Participe de todas discussões. Envolva membros de outras áreas que serão futuros usuários do produto. Planeje e organize um roteiro sobre o qual o fornecedor deve seguir ao apresentar seu produto – ponto críticos para a empresa. Solicite uma demonstração sobre a versão atual do produto, principalmente se for software. Não focar em situações futuras que ainda não existem. Analisar vantagens x desvantagens do produto. Mantenha um dialogo aberto com o fornecedor

4 a Fase - Projeto Geral da Configuração Tecnológica Hardware e Software Escolha de Fornecedores -Avaliação de Custos / Necessidades Fazer o levantamento dos custos/necessidades estimados para o produto Incluir os seguintes pontos básicos: Ferramentas adicionais necessárias para operar/trabalhar com este produto Pacotes de SW adicionais ou Módulo de HW adicionais necessários Reengenharia do processo atual Custo com Treinamento x Manutenção Redes (licenças) Upgrades nas plataformas existentes Suporte Técnico (Forma)

4 a Fase - Projeto Geral da Configuração Tecnológica Hardware e Software Escolha de Fornecedores - Avaliação Construir uma lista com os pontos fracos e pontos fortes dos fornecedores Considere a opinião de todos os membros da equipe de projeto Envolva a conclusão de todas as áreas envolvidas na seleção/projeto Realize o Cronograma de aquisição e implantação ou instalação dos produtos a serem implementados na empresa.