CONCORDÂNCIA NOMINAL PORTUGUÊS PROFª ANDRÉA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Concordância Nominal.
Advertisements

TERMOS RELACIONADOS A NOMES
Prof. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Concordância Nominal.
ESQUEMA CONCORDÂNCIA NOMINAL
Sintaxe de Concordância II: Concordância Nominal
Concordância Nominal.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Edito Romão.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
AULA 28 – REVISÃO Termos ligados ao Nome
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane.
Revisão – termos da oração
(que, quem, qual, onde, cujo)
Mais concordância....
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
INTRODUÇÃO À ANALISE SINTÁTICA
ADJUNTO ADNOMINAL Adjunto adnominal é o termo que caracteriza e/ou define o nome sem intermediação de um verbo. As classes de palavras que podem desempenhar.
LÍNGUA PORTUGUESA Adjetivo - Artigo 1º. ANO/ EM Maj Lilavati
CONCORDÂNCIA NOMINAL módulos 17 e 18 página 255
Comunicação Linguística
Funções morfológicas e sintáticas do QUE
CONCORDÂNCIA NOMINAL Acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar a forma) para se adaptar a ele.
Língua Portuguesa 3º ano Ensino Médio
Profª Giovana Baggio Schubert
ADJUNTO ADNOMINAL Português – 8º ano 3º trimestre – Profª Andréa
CONCORDÂNCIA NOMINAL APOTEC – PROFª PATTY.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Prof. Karen Olivan.
Concordância Nominal.
PROF. GEORDANO VALENTE RAAD
Introdução ao estudo da Sintaxe
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Profª Adriana Guimarães
Termos essenciais da oração.
Profª Adriana Paula Chaves
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Classe de palavras.
Concordância Nominal.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Concordância nominal.
Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE
Concordância Nominal Professora Patrícia.
TERMOS RELACIONADOS A NOMES
Adjunto adnominal Adjunto adverbial
Concordância Nominal Professora France Lima. Regra geral: Toda palavra variável associada a substantivo concorda com ele. (Ganhei de presente estes dois.
Prof.ª irlane Araújo.
Pré-vestibular Quilombo Ilha
PREDICATIVO DO SUJEITO
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Concordância Nominal Concordância Verbal
CONCORDÂNCIAS ESPECIAIS
Prof. Msc. Richard da Silva
ENSINO MÉDIO PROFa. GLAUCIA LOPES
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Concordância Nominal.
Concordância Nominal Por Carlos Daniel S. Vieira.
Concordância Nominal Adjetivos ( nomes ou pronomes), artigos e numerais concordam em gênero e número com os substantivos de que dependem. Ex: Aqueles dois.
Uso de há, a , à.
CONCORDÂNCIA VERBAL. REGRA GERAL O VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM PESSOA E NÚMERO. EXEMPLO: Nós fomos ao cinema. Os anúncios saíram com atraso.
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Orações subordinadas adjetivas Professora: Suzete Beppu.
CONCORDÂNCIA NOMINAL. REGRA GERAL: Os determinantes concordam em gênero e número com os substantivos. Estes são os meus dois corajosos cachorros marrons.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA  É o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente na frase.  A concordância pode ser.
CONCORDÂNCIA NOMINAL REGRA GERAL Os meus dois melhores amigos viajaram Aqueles dois alunos estudam muito. Aqueles dois meninos estudioso leram livros antigo.
Transcrição da apresentação:

CONCORDÂNCIA NOMINAL PORTUGUÊS PROFª ANDRÉA

CONCORDÂNCIA NOMINAL Princípio de acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar a forma) para se adaptar a ele. As palavras variáveis que se referem ao substantivo devem concordar com ele em gênero (masc./fem.) e número (sing./pl.). A aplicação das regras de concordância nominal depende de um conhecimento prévio de adjunto adnominal e de predicativo.

CONCORDÂNCIA NOMINAL A concordância de um adjetivo, quando ele se refere a uma série de substantivos, depende de três fatores: 1) A posição do adjetivo: antes ou depois dos substantivos; 2)O gênero dos substantivos caracterizados pelo adjetivo; 3) A função sintática do adjetivo: adjunto adnominal ou predicativo (do sujeito ou do objeto)

CONCORDÂNCIA NOMINAL Substantivos do mesmo gênero + adjetivo como adjunto adnominal O país viveu uma crise e uma mudança inesperadas (inesperada). A rodovia oferece guincho e socorro mecânico gratuitos (gratuito). Observação: Há casos em que o sentido lógico da frase impõe restrições a algumas possibilidades e interpretações: Exemplos: Ele adora salada e carne suína. Visitei uma hidrelétrica e uma vila medieval.

Substantivos de gêneros diferentes + adjetivo como adjunto adnominal Visitaremos um lugarejo e uma cidade exóticos (exótica). Visitaremos uma cidade e um lugarejo exóticos (exótico). Guardou, no armário, o prato e a faca afiada. Substantivos do mesmo gênero + adjetivo como predicativo Devido à estiagem, a represa e a mata continuavam secas. O médico considerou o goleiro, o lateral e o atacante aptos para o jogo.

Substantivos de gêneros diferentes + adjetivo como predicativo Na primavera, a acácia, o ipê e a quaresmeira ficam muitobonitos. A comissão declarou o rapaz e a moça aprovados. Adjetivo como adjunto adnominal + substantivo + substantivo = o adjetivo concorda com o primeiro substantivo No velho porão, ouviam-se estranhos ruídos e vozes. No velho porão, ouviam-se estranhas vozes e ruídos. Aquela velhinha tem ótima memória e senso de humor.

Adjetivo como predicativo + substantivo + substantivo = 1)o adjetivo vai para o plural 2) o adjetivo concorda só com o primeiro substantivo À noite, ficavam vazios a capela, o pátio e a praça. À noite, ficava vazia a capela, o pátio e a praça. A ausência dos amigos tornou tediosos os dias da jovem e as noites. A ausência dos amigos tornou tediosas as noites e os diasda jovem.

OUTROS CASOS DE CONCORDÂNCIA ANEXO, INCLUSO e OBRIGADO Ele enviará anexos ao contrato os recibos. As taxas inclusas na mensalidade eram ilegais. Muito obrigado. Foi assim que ele agradeceu a todos. Observação: A locução “em anexo” é invariável. As cópias irão em anexo.

Dúvidas Esta água mineral é boa para a saúde. Água mineral é bom para a saúde.

MESMO e BASTANTE Advérbio são invariáveis; pronome são variáveis. As pessoas deveriam se interessar mesmo pela situação do país.(advérbio = realmente) As crianças mesmas montaram o que aconteceu na festa.(pronome) Por causa do calor, os ciclistas se desgastaram bastante.(advérbio = muito) Na biblioteca da escola, há bastantes livros sobre ecologia. (pronome = muitos)

CARO, BARATO, SÓ e MEIO Caro, barato e só são invariáveis quando funcionam como advérbio e variáveis como adjetivos. Os turistas pagam caro para se hospedar neste hotel. (adv.) Aquelas mulheres só usam joias baratas, embora sejam ricas. (adj.) São muito caras as internações em hospitais particulares. (adj.) Muitas pessoas se sentem sós, mesmo no meio da multidão. (adj.)

É BOM, É PROIBIDO, É NECESSÁRIO + SUBSTANTIVO Se o substantivo que faz parte das expressões está acompanhado de palavra determinante (artigo ou pronome), o adjetivo concorda com o substantivo. Exemplos:É proibida a entrada de estranhos. Para aturá-lo, é necessária muita paciência. Se o substantivo apresenta-se sem palavra determinante, o adjetivo fica invariável. Exemplos: É proibido entrada de estranhos. Para aturá-lo, é necessário paciência. Todos sabem que laranja é bom para saúde.