Curso Educação em Direitos Humanos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jane Paiva Desafios e perspectivas das políticas públicas de educação de jovens e adultos Jane Paiva
Advertisements

DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Realidade dos Centros Urbanos
Secretaria de Políticas para as Mulheres
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Desafios implementação dos Dhs no Brasil Alexandre Ciconello.
CURSO CIDADANIA E DIREITO À EDUCAÇÃO
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
“Educação como um direito humano" Curso Educação e Direitos Humanos São Paulo, 19 março /2012 Sérgio Haddad
Educação 2ª Série EM.
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Distribuição de renda.
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
CONAE 2014 – Conferência Nacional de Educação
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
“La discriminación por etnia o raza”
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
Histórico Desde 2010, o escritório do UNICEF no Brasil participa da iniciativa global Out of School Children – Pelas Crianças Fora da Escola.
Plano Nacional de Educação
Políticas e Serviços da Primeira Infância no Brasil UNESCO
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
“Se quisermos ter educação de qualidade para todos, teremos de ter todos pela qualidade da Educação” Declaração Mundial Sobre Educação para Todos de Jomtien.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Indicadores sociais e educacionais
As Desigualdades na Escolarização no Brasil
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
EXPANSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO.
METAS PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
Desenvolvimento e Trabalho Decente: uma agenda para o futuro
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
Exposição Migração juvenil na América Latina e no Caribe Por: Drª Ana Isabel Roldán Rico Professora e Pesquisadora Universidade de Querétaro.
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
Educação básica de qualidade para todos
Conferência Nacional de Educação
Prof. Ms. José Elias de Almeida
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
POLÍTICA DE FUNDOS Desafios para a construção de um Sistema Nacional de Educação Luiz Araújo.
O BRASIL NO SÉCULO XXI.
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
Reynaldo Fernandes Amaury Patrick Gremaud Gabriel Ulyssea
Política Educacional Brasileira
Conferência Nacional de Educação
O desempenho educacional no Brasil e as questões de gênero
O ESTADO ATUAL DO DEBATE SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Pra poder ir para a escola
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
CONAE 2010 – Brasília Prof° Ms. Marco Antonio Soares – Secretário de Direitos Humanos da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
Programa da Presidenta Dilma Roussef Mais Mudanças Mais Futuro 1.
Educação pública de qualidade o que é e como alcançá-la? Luiz Araújo.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Desde 2010, o escritório do UNICEF no Brasil participa da iniciativa global Out of School Children – Pelas Crianças Fora da Escola. No Brasil, a iniciativa.
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO Monica Castagna Molina – Universidade de Brasília João Lopes de Albuquerque Montenegro – Consultor OE/CDES Liliane.
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
II SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO DE SC CUSTO ALUNO X QUALIDADE E AS POSSIBILIDADES DE FINANCIMENTO Criciúma, 02 de Julho.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
Transcrição da apresentação:

Curso Educação em Direitos Humanos Educação e Desigualdades São Paulo – SP 2012 Denise Carreira

Brasil e desigualdades Quase um lugar comum

EQUIDADE políticas intencionalmente construídas para promover justiça e igualdade de direitos entre diferentes constituídos como desiguais.

UMA DAS GRANDES TAREFAS DA EDUCAÇÃO Aumentar a INTOLERÂNCIA com relação às desigualdades do país

DESIGUALDADES distribuição desigual de recursos, de poder, de conhecimentos e de informações . Distribuição desigual dos chamados bens sociais, daquilo que possa responder às necessidades das pessoas para que haja vida digna para todos e todas.

A história da educação brasileira... ... é marcada profundamente pelo racismo, entendido de forma ampla, pela negação do outro, pelo não- reconhecimento da condição humana àquelas e àqueles considerados diferentes em decorrência de determinadas características físicas

1840 Brasil: menos de 20% da população escolarizada Argentina e Uruguai: mais de 80% da população escolarizada O medo da revolução haitiana!

Final do século XIX A abolição da escravatura e a proclamação da República não trouxeram uma política universal de educação

Década de 1930 Após o grande investimento na imigração europeia, como forma de branquear a população brasileira, a proposta de uma política de uma educação pública avança no conflito entre grupos progressistas e conservadores, expresso em nossa Constituição de 1934

Ditadura militar A construção de uma política de educação nacional é assumida pelo governo militar brasileiro como parte de seu projeto desenvolvimentista. Porém, baseado em um modelo de expansão com baixo investimento por aluno e forte arrocho salarial dos profissionais da educação

Redemocratização e a CF88 Conquistas na legislação e avanços em muitas políticas estaduais e municipais, que foram em grande parte sabotadas pela onda das reformas neoliberais dos anos de 1990 na América Latina, que pregavam: O enxugamento do Estado A ineficácia das políticas universais e a Diminuição dos gastos públicos

A herança racista Da negação do outro como ser humano, como detentor de direitos, que cartacterizou parte do século XIX e grande parte do século XX, passamos a políticas que na prática reconhecem ao conjunto da população o direito ao acesso à educação, mas garantido com base em uma educação de baixa qualidade para uma sociedade hierarquizada, profundamente desigual: uma educação pobre para pobres.

Governo Lula Novas esperanças, ampliação dos espaços de diálogo com a sociedade civil, programas e políticas são criados, mas... ... O salto estrutural, a mudança na lógica do investimento financeiro não acontece, apesar da criação do Fundeb e do lançamento do PDE. A manutenção de um modelo de desenvolvimento concentracionista

Desigualdades educacionais no Brasil Quando comparado a outros países com níveis de desenvolvimento e renda per capita semelhantes, desempenho educacional muito insatisfatório; Melhoria de todos os indicadores educacionais nas últimas décadas, mas com a manutenção das desigualdades entre grupos da população, sobretudo com relação à renda, raça/etnia, campo/cidade e região. Aumento do gasto educacional, mas insuficiente diante da gigantesca dívida educacional.

Desigualdades Educacionais O nível educacional médio da população é muito baixo A universalização do atendimento escolar, mesmo para a antiga faixa de ensino obrigatória (7 a 14 anos), não ocorreu, mantendo cerca de 700 mil crianças e adolescentes fora da escola, a maioria delas negras, indígenas, quilombolas, deficientes, pobres, sob risco de violência e exploração. Entre a faixa etária de 4 a 17 anos, são mais de 4 milhões de crianças e jovens fora da escola.

Desigualdades Educacionais O país apresentava em 2010 a maior taxa de repetência na educação básica da América Latina (18,7%), segundo a Unesco (2010), e a maior taxa de evasão escolar do Mercosul (3,2% para o ensino fundamental e 10% para o ensino médio)

Desigualdades Educacionais O “funil” se agrava nas regiões mais pobres, entre a população negra e entre as comunidades que vivem nas áreas rurais do país. Na maioria dos estados do Nordeste, o índice de conclusão do ensino fundamental é inferior a 40%. Para todas as regiões, quanto maior a série freqüentada, maior a defasagem média dos alunos.

Desigualdades Educacionais 7,3 anos de estudo em áreas urbanas contra 4,2 anos de estudo da população rural. Forte seletividade na educação básica, na qual os meninos negros são os mais atingidos pela exclusão escolar.

Desigualdades Educacionais No ensino superior, enquanto entre a população geral temos 4,7% de pessoas com mais de 15 anos de estudo, esse percentual cai para 1,7% em relação à população negra e é de apenas 0,12% entre o total da população indígena.

Desigualdades Educacionais 20,3% sua população considerada analfabeta funcional, cerca de 30 milhões de pessoas que não conseguem interpretar textos simples (PNAD/IBGE/2010). Na região nordeste, o problema atinge mais de 30% da população enquanto que na região sudeste o percentual fica em 15%.

Informe Brasil – Gênero e Educação as desigualdades persistentes entre as mulheres brasileiras: a situação de pior desempenho e de maiores obstáculos para permanência na escola por parte dos meninos brasileiros, em especial, dos meninos negros; a manutenção de uma educação sexista, homofóbica/lesbofóbica, racista e discriminatória no ambiente escolar;

Informe Brasil Gênero e Educação a concentração das mulheres em cursos e carreiras “ditas femininas”, com menor valorização profissional e limitado reconhecimento social; a baixa valorização das profissionais de educação básica, que representam quase 90% do total dos profissionais de educação, que – em sua gigantesca maioria – recebem salários indignos e exercem a profissão em precárias condições de trabalho; o acesso desigual à educação infantil de qualidade.

Desigualdade educacional e desigualdade social - visões O enfrentamento da desigualdade e o avanço do desenvolvimento somente vão avançar com a educação; a desigualdade educacional depende unicamente da redução da desigualdades social; é possível diminuir a desigualdade educacional por meio das políticas educacionais; desconsidera que a desigualdade educacional seja um problema ou, no máximo, acredita que ela vai desaparecer com o investimento em políticas universais para todos.

A atuação da sociedade civil organizada A luta pela estruturação de políticas universais de educação como políticas de Estado, com metas de médio e longo prazo e financiamento adequado, por meio do Custo Aluno Qualidade (CAQ) Fortalecimento da agenda de diversidade e enfrentamento das desigualdades e discriminações na educação

Educação como política universal de Estado Finaciamento adequado Valorização efetiva dos e das profissionais de educação Sistema Nacional de Educação e regime de colaboração Gestão democrática

A agenda da diversidade Ampliação do conceito de qualidade Questionamento da função social da escola Reconhecimento das diversas identidades, histórias, corpos,saberes etc Ações afirmativas

O que isso significa para a escola? Escola com professores com condições de trabalho e de vida; fixação dos professores nas unidades escolares; trabalho coletivo; ampliação da participação de famílias, estudantes e comunidades; processos de formação continuada que façam sentido no cotidiano escolar; turmas com menor número de alunos Avaliação contextualizada Superação de culturas discriminatórias Valorização da diversidade como algo integrado a um projeto de escola

Meta de equalização As metas de equalização nascem da constatação de que as políticas universalistas, como vem sendo formuladas e implementadas, tem sido insuficientes para diminuir muitas das desigualdades presentes na realidade brasileira. Uma agenda para avançar no campo educacional.

Obrigada! denise.carreira@acaoeducativa.org