Larissa 1ºC Rayane Cleocinaira E.E.C.M.G.S  A Estrada de Ferro Vitória a Minas, também conhecida pela abreviação EFVM, é uma ferrovia brasileira que.

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Transcrição da apresentação:

Larissa 1ºC Rayane Cleocinaira E.E.C.M.G.S

 A Estrada de Ferro Vitória a Minas, também conhecida pela abreviação EFVM, é uma ferrovia brasileira que interliga a Região Metropolitana de Vitória, no Espírito Santo, a Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais. Sua locação se iniciou no final do século XIX e tinha como objetivo inicial o transporte ferroviário de passageiros e escoar a produção cafeeira do Vale do Rio Doce e Espírito Santo, no entanto seu foco foi alterado em 1908, passando a visar Itabira e escoar o minério de ferro extraído no município até os complexos portuários capixabas.

 A partir da construção da via férrea, se estruturaram povoados que deram origem a novos municípios, tais como Coronel Fabriciano e posteriormente ao Vale do Aço, cujo crescimento industrial só foi possível pela existência da EFVM, que também passou a servir como forma de escoamento da produção das indústrias locais. Em 1994, a ferrovia alcançou a capital mineira, configurando-se como a única no Brasil a fornecer trens de passageiros com saídas diárias a longas distâncias

A construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas se iniciou no final do século XIX e contribuiu para o aculturamento e dissolução dos nativos indígenas que habitavam a região, entre os quais se destacam os kreinak. Foi criada mediante decreto-lei aprovado em fevereiro de 1902 e o primeiro trecho ferroviário, ligando as cidades de Vitória e Natividade, foi inaugurado em 13 de maio de 1904, com um total de 30 quilômetros e tendo três paradas. O projeto inicial, liderado por Pedro Augusto Nolasco, objetivava escoar a produção cafeeira do Espírito Santo e Vale do rio doce e alcançaria peçanha, de onde a ferrovia seria estendida a Araxá, no entanto o foco foi alterado para Itabira em 1908, devido ao desenvolvimento da mineração em função da extração de minério de ferro no município, a partir de onde poderia ser feita uma conexão com a Estrada de ferro central do brasil (EFCB)