Estatística Professor: Carlos Alberto de Albuquerque

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRÁFICOS... COMO EU LEIO ISSO?
Advertisements

Estudando um capítulo importante
GRÁFICOS A grande utilização de gráficos como forma de apresentação de dados pode ser justificada através de um ditado popular de que "uma imagem vale.
Dados qualitativos e dados quantitativos
Capítulo 3 - Aplicações das Derivadas
Estatística Básica Utilizando o Excel
Tutorial de exercícios Estatística Básica Utilizando o Excel Delamaro e Marins 2a. Aula - Estatística Descritiva.
Prof. Neide Pizzolato Angelo
Desenho Mecânico I Aulas 1 Fernando.
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
Gráficos Estatísticos
Introdução ao Stata 16 de abril de 2013
ESTATÍSTICA.
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
ESTATÍSTICA Professor Manuel.
Microsoft Office Excel
A Estatística é um ramo da Matemática Aplicada e teve origem (assim como a própria Matemática) do convívio social, das trocas da contagem; tudo baseado.
Estatística Professor: Carlos Alberto de Albuquerque
Estatística Professor: Carlos Alberto de Albuquerque
b)geográficas: varia o local; exemplo: produção de celulose em 1981:
Professora Francisca Barros
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Representação Gráfica
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
Passo 4: Definição do número de classes
ESTATÍSTICA DECRITIVA
Aula 04 Gráficos estatísticos Prof. Diovani Milhorim
Centro de massa Prof. Cesário.
ESTATÍSTICA “A ESTATÍSTICA é o ramo da matemática em que se recolhe, organiza, representa e trata, os dados relativos a uma determinada população.”
Professor: Carlos Alberto de Albuquerque intranet.ifs.ifsuldeminas.edu.br/~carlos.albuquerque Estatística.
INTRODUÇÃO À FOLHA DE CÁLCULO
Objetivo Nosso objetivo é desenvolver uma proposta de aula simples, utilizando alguns recursos do software graphmatica (na verdade o utilizaremos apenas.
Projeção Ortogonal Desenho I
Criando e interpretando gráficos estatísticos
Planilha eletrônica Fórmulas e Funções Informática Aplicada a Saúde I
Matemática / Estatística
© 2000 Paulo Adeodato Avaliação de Desempenho de Sistemas A Arte da Apresentação de Dados Paulo Adeodato Departamento de Informática Universidade Federal.
Estudo dos gráficos Objetivos: Como construir um gráfico.
Aula de Estatística Descritiva Material do livro Estatística Aplicada à Administração e Economia Anderson, Sweeney & Williams.
GRÁFICOS Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Disciplina: ESTATÍSTICA APLICADA AO TURISMO E HOTELARIA ET-652.
Faculdade Pernambucana - FAPE Setembro/2007
NOÇÕES DE ESTATÍSTICA.
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
Representação gráfica dos dados estatísticos
Professor: Carlos Alberto de Albuquerque intranet.ifs.ifsuldeminas.edu.br/~carlos.albuquerque Estatística.
ESTATÍSTICA AULA 04.
Estatística Descritiva. 2 oO que é a estatística ? Para muitos, a estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são.
Definição de Estatística
Estudo dos gráficos Objetivos: Como construir um gráfico.
Mtm 4B – Aula 10 Estatística.
Microsoft Excel.
Laboratório de Mecânica
Prof. Me. Henrique dos Prazeres Marcelino
Prof. Daniel Morais dos Reis
As folhas de papéis gráficos e a semelhança de polígonos
Introdução à Engenharia de Computação
Análise Descritiva de Dados
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
TABELAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE
Aulas Introdutórias O processo de medida;
Estatística Básica usando o José CARDOSO Neto Professor Associado Departamento de Estatística - UFAM 26 a 30 de outubro de 2015 IX.
Consideremos a seguinte série:. Vamos tomar os anos como abscissas e as quantidades como ordenadas. Assim, um ano dado (x) e a respectiva quantidade (y)
PPGTI AULA 3 Prof. Dr. Márcio A. Fiori –
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
CEPZ1 – 2015 – AULA 06 PROFESSORA: BRUNA CAVALLINI E RODRIGUES
Aula 4 Bioestatística Probabilidade para variáveis aleatórias.
Profª Juliana Schivani GRÁFICOS.
Prof. João Saturnino GRÁFICOS.
Gráficos Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Estatística e Probabilidade Professor: Munelar de Assis Falcão 04 de março de 2009 Aula 3.
DADOS, TABELAS E GRÁFICOS DE BARRAS.
Transcrição da apresentação:

Estatística Professor: Carlos Alberto de Albuquerque Email: Carlos.albuquerque@ifsuldeminas.edu.br intranet.ifs.ifsuldeminas.edu.br/~carlos.albuquerque

AULA DOIS

Resumindo Dados O método mais comum de resumir dados consiste em apresentá-los de forma condensada em tabelas ou gráficos.

Resumindo Dados Exemplo 1. Uma auditoria de 20 declarações de imposto de renda revelou 0, 2, 0, 0, 1, 3, 0, 0, 0, 1, 0, 1, 0, 0, 2, 1, 0, 0, 1 e 0 erros de cálculos. a) Construa uma tabela mostrando o número de declarações com 0, 1, 2 e 3 erros de cálculos. b) Esboce um diagrama de pontos exibindo a mesma informação.

a) Construa uma tabela mostrando o número de declarações com 0, 1, 2 e 3 erros de cálculos.

b) Esboce um diagrama de pontos exibindo a mesma informação.

Exercício 1 Um corpo docente do departamento de Economia de uma universidade consiste em três professores titulares, seis adjuntos, doze assistentes e oito substitutos. Disponha essa informação na forma de diagrama de pontos alinhados horizontalmente.

Solução

Resumindo Dados Uma outra maneira de modificar diagramas de pontos é substituir os pontos por retângulos cujos comprimentos sejam proporcionais ao respectivo número de pontos. Tais diagramas são conhecidos como gráficos de barras e os retângulos são, muitas vezes, complementados com as respectivas frequências.

Exemplo 2. Esboce um gráfico de barras para os dados do Exemplo 1, ou seja, para o número de erros de cálculos em 20 declarações do imposto de renda.

Exemplo 2.

Diagrama de Ramos e Folhas É um método alternativo para listar dados de conjuntos relativamente pequenos de dados numéricos. Fornece uma boa visão geral dos dados sem que haja uma perda de informação detectável.

Diagrama de Ramos e Folhas Exemplo 3 Consideremos os seguintes dados relativos ao número de quartos ocupados diariamente num hotel de praia durante um janeiro recente:

Diagrama de Ramos e Folhas Mostramos o 1º dígito apenas uma vez para cada linha, à esquerda e separado dos outros dígitos por uma linha vertical.

Diagrama de Ramos e Folhas Os números que estão à esquerda são os ramos e os à direita são as folhas. É usual organizar as folhas;

Diagrama de Ramos e Folhas Existem várias maneiras de organizar um diagrama de ramos e folhas. Por exemplo, os rótulos dos ramos poderiam ser de dois dígitos. 24 | 0 2 5 8 9 Representaria os números: 240, 242, 245, 248 e 249.

Diagrama de Ramos e Folhas Agora suponha que no exemplo da ocupação dos quartos quiséssemos utilizar mais do que seis ramos. Podemos dividir cada ramo original em dois, um contendo folhas de 0 a 4 e outro de 5 a 9: Nesse caso é denominado diagrama de ramos duplos.

Diagrama de Ramos e Folhas

Criando o Diagrama de Ramos e Folhas no MINITAB Digita-se os dados em uma coluna. Stat EDA Stem-and-Leaf Increment = 10

Ramos e folhas no MINITAB A primeira coluna: quantidade de folhas do ramo. A segunda coluna: identifica o ramo. O número entre parênteses mostra a linha onde cai a metade dos dados.

FIM DA AULA DOIS