As funções básicas da alvenaria são:

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As funções básicas da alvenaria são: 20 x 20 x 10  e  30 x 20 x 10   Alvenaria Atualmente, podemos definir o termo alvenaria como sendo o conjunto coeso e rígido de tijolos ou blocos, denominados unidades de alvenaria, conformado em obra e unidos entre si por meio da interposição de argamassa, projetado para resistir a esforços de compressão. As funções básicas da alvenaria são: divisão dos cômodos de uma residência, por exemplo, vedação, proteção, resistência mecânica e isolamento térmico e acústico. Tijolos Utilizados pelo homem desde 4.000 AC, os materiais cerâmicos destacam-se: pela sua durabilidade e pela facilidade da sua fabricação, dada a abundância da matéria-prima que o origina, a argila.   20 x 20 x 10  e  30 x 20 x 10

LEVANTAMENTO DAS PAREDES: DEVEMOS DEIXAR NO MÍNIMO UM DIA PARA A SECAGEM DA CAMADA DE IMPERMEABILIZAÇÃO E, SÓ ENTÃO DEVERÃO SER ERGUIDAS AS PAREDES DO ANDAR TÉRREO. O SERVIÇO É INICIADO PELOS CANTOS PRINCIPAIS E OBEDECER O ALINHAMENTO VERTICAL (PRUMO). CANTILHÃO – RÉGUA DE MADEIRA COM O COMPRIMENTO DO PÉ DIREITO. COLOCADO NOS CANTOS DAS PAREDES. UMA PAREDE EM ALVENARIA QUE SE ENCONTRA COM OUTRA EM ESQUADRO (90º) DEVERÁ SER AMARRADA A ESSA. ISTO É FEITO DEIXANDO-SE TIJOLOS SALIENTES NA ESPESSURA DE MEIO TIJOLO. OBS: SE A INDICAÇÃO NÃO FOR OBDECIDA, HAVERÁ UMA TRINCA NO ENCONTRO DAS PAREDES. QUANDO O ENCONTRO SE DÁ ENTRE UMA PAREDE DE ALVENARIA E UM PILAR DE CONCRETO, O USUAL É CHAPISCARMOS A FACE DO PILAR QUE FICARÁ EM CONTATO COM A ALVENARIA. O CHAPISCO É FEITO COM ARGAMASSA DE CIMENTO E AREIA NO TRAÇO 1:3, É ACONSELHÁVEL QUE SEJA UM CHAPISCO GROSSO. EM ALGUNS CASOS PODE-SE DEIXAR “ESPERAS” DE AÇO NOS PILARES QUE SERVIRÃO DE AMARRAÇÃO PARA A ALVENARIA.

DUAS SOLUÇÕES PARA ESSE PROBLEMA: OUTRO CUIDADO QUE SE DEVE TER É COM O ENCONTRO DA ALVENARIA COM A LAJE OU FUNDO DE VIGA. QUANDO A ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO SECA OCORRE UMA PEQUENA RETRAÇÃO DA ALVENARIA E ISTO PROVOCARÁ UMA TRINCA NO ENCONTRO DA ALVENARIA COM A LAJE OU COM O FUNDO DA VIGA. DUAS SOLUÇÕES PARA ESSE PROBLEMA: 1- EXECUTARMOS AS ÚLTIMAS FIADAS DA ALVENARIA DAS PAREDES SOMENTE APÓS A CURA DA ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO. (SETE DIAS APÓS TERMINADA AQUELA ALVENARIA). ESSAS ÚLTIMAS FIADAS SERÃO EXECUTADAS PREFERENCIALMENTE DE TIOLOS MACIÇOS E COLOCADOS A 45º EM RELAÇÃO AO RESTANTE DA ALVENARIA QUE CHAMAMOS DE ENCUNHAMENTO. 2- A UTILIZAÇÃO DE UMA ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO ESPECIAL CHAMADA DE “GROUT” OU “EXPANSOR’, QUE É UM PRODUTO QUÍMICO ELIMINADOR DE BOLHAS DE AR DA ARGAMASSA, FAZENDO COM QUE O VOLUME DE VAZIOS DA ARGAMASSA FIQUE EXTREMAMENTE REDUZIDO. NESSE CASO A ALVENARIA É EXECUTADA NORMALMENTE ATÉ O ENCONTRO DA LAJE OU DO FUNDO DA VIGA. O GROUT se caracteriza por ser auto adensável, permitindo sua aplicação no preenchimento de vazios e juntas de alvenaria. Chegam a atingir resistências superiores a 25 MPa em 24 horas e a passar dos 50 MPa aos 28 dias.

VÃOS DAS PORTA E JANELAS OS VÃOS DAS PORTAS E JANELAS JÁ SERÃO DEIXADOS EM ABERTO, OBDECENDO AS MEDIDAS PREVISTAS NAS PLANTAS CONSTRUTIVAS, DEIXANDO SEMPRE AS FOLGAS NECESSÁRIAS PARA O ENCAIXE DOS BATENTES, AS MEDIDAS MARCADAS NA PLANTA SÃO DO VÃO LIVRE OU VÃO LUZ. PARA AS ESQUADRIAS DE MADEIRA: PARA PORTAS: 10 cm DE LARGURA E 5 cm NA ALTURA. PARA JANELAS: 10 cm NA LARGURA E 10 cm NA ALTURA. PARA AS ESQUADRIAS DE FERRO, QUE NÃO UTILIZAM BATENTE, OS ACRÉSCIMOS SÃO DE 3 cm TANTO NA LARGURA COMO NA ALTURA. OBS: NÃO SE USA MAIS TACOS PARA FIXAÇÃO DOS BATENTES, OS BATENTES SÃO FIXADOS NA ALVENARIA POR MEIOS DE GANCHOS OU ATÉ MESMO PREGOS. ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO: A ARGAMASA É COMPOSTA POR CIMENTO E AREIA MÉDIA LEVEMENTE ARGILOSA (ATUALMENTE UTILIZA-SE ARGAMASSA PRODUZIDA INDUSTRIALMENTE, FACILITANDO O TRABALHO E MELHORANDO A QUALIDADE.

AS NORMAS SEGUIDAS PARA UM BOM TRABALHO DE ASSENTAMENTO SÃO: 1- JUNTAS DE ARGAMASSA ENTRE OS TIJOLOS COMPLETAMENTE CHEIAS. 2- PAINÉIS DE PAREDES PERFEITAMENTE NO PRUMO E ALINHADAS. 3- FIADAS PERFEITAMENTE EM NÍVEL PARA QUE NÃO SEJA NECESSÁRIO O SEU ACERTO, O QUE SÓ SE CONSEGUE ALMENTANDO A ESPESSURA DA MASSA ENTRE DUAS FIADAS. VERGAS : SÃO COLOCADOS SOBRE O VÃO DAS PORTAS E SOBRE E SOB O VÃO DAS JANELAS. QUANDO TRABALHA SOBRE O VÃO, EVITA QUE AS CARGAS DA ALVENARIA SUPERIOR RECAIAM SOBRE A ESQUADRIA, DEFORMANDO- A QUANDO TRABALHA SOB O VÃO, A FINALIDADE É DISTRIBUIR AS CARGAS CONCENTRADAS UNIFORMEMENTE PELA ALVENARIA INFERIOR EVITANDO TRINCAS (FISSURAS). 1- A FALTA DA VERGA SUPERIOR FAZ COM QUE O PESO DA ALVENARIA INCIDA SOBRE A ESQUADRIA PROVOCANDO UMA DEFORMAÇÃO. 2- FALTANDO A VERGA INFERIOR, A ALVENARIA FICARÁ SUJEITA À CARGA CONCENTRADA NOS LADOS DO VÃO E SEM CARGA NO CENTRO. ESSA DIFERENÇA DE SOLICITAÇÃO FARÁ COM QUE SURJAM RACHADURAS NA ALVENARIA E VISÍVEIS NO REVESTIMENTO.

OBS:QUANDO OS VÃOS SÃO MAIORES QUE 2,40m, AS VERGAS DEVEM SER CALCULADAS COMO VIGAS. AS VERGAS DEVEM EXCEDER A LARGURA DO VÃO PELO MENOS 30cm DE CADA LADO PARA MELHOR APOIO. NO CASO DE JANELAS SUCESSIVAS, COM O FECHAMENTO NA MESMA ALTURA E PRÓXIMAS, É MAIS RÁPIDO A JUNÇÃO DE TODAS AS VERGAS NUMA SÓ SOBRE TODOS OS VÃOS. A) PARA VÃOS ABAIXO DE 2,40 m USAMOS FORMAS PRÁTICAS E RÁPIDAS PARA CONSTRUÍ-LAS. B) PARA VÃOS DE ATÉ 1,0 m USAMOS APENAS DUAS VARAS DE FERRO. OBS: DEVEMOS EVITAR A CONCENTRAÇÃO DE CARGAS DIRETAMENTE SOBRE A ALVENARIA, PARA ISSO DEVEMOS USAR UMA CINTA DE AMARRAÇÃO SOBRE TODAS AS PAREDES QUE RECEBEM CARGA. EVENTUAL SUBSTITUTO DO TIJOLO COMUM (CERÂMICO). BLOCOS DE CONCRETO : OS BLOCOS DE CONCRETO SÃO CONSTIUÍDOS DE CIMENTO, AREIA E PEDRISCO. A MISTURA É COLOCADA EM FÔRMAS, PRENSADAS E VIBRADAS EM MÁQUINAS (PRENSAS) ESPECIAIS. EXISTE A POSSIBILIDADE DA CONSTRUTORA ALUGAR O EQUIPAMENTO E FAZER O SEU PRÓPRIO BLOCO, PORÉM DEVE-SE TER CUIDADO COM A QUALIDADE DAS PEÇAS.

VANTAGENS E DESVANTAGENS NO USO DO BLOCO. BLOCOS TORNAM AS PAREDES MAIS LEVES, ALIVIANDO A ESTRUTURA. BLOCOS EXIGEM MENOS MÃO DE OBRA, RESULTANDO EM ECONOMIA NO CUSTO E NO TEMPO. BLOCOS TORNAM MAIS DIFÍCIL EMBUTIMENTOS POSTERIORES. (INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS, ELÉTRICAS ETC.) PARA AMBIENTES RESIDENCIAIS, O BLOCO PERDE EM SALUBRIDADE PARA A ALVENARIA DE TIJOLOS COMUNS, PRINCIPALMENTE EM CLIMAS QUENTES E ÚMIDOS. ECONOMIA DE MÃO DE OBRA NO USO DOS BLOCOS NECESSITA SER BEM USADA, PARA COMPENSAR O MAIOR CUSTO POR METRO QUADRADO DO MATERIAL. (CIMENTO, AREIA, ETC). EM MÉDIA OS BLOCOS PESAM APENAS 62,5% DO QUE PESA A ALVENARIA COMUM. AS PAREDES INTERNAS FEITAS DE BLOCOS DISPENSAM O USO DO EMBOÇO, É NESSE FATO QUE RESIDE A VERDADEIRA ECONOMIA. OBS: SE O PEDREIRO NÃO ASSENTAR DEVIDAMENTE OS BLOCOS, ESSA VANTAGEM DESAPARECE.

EM RESUMO PODEMOS AFIRMAR. PARA PAREDES INTERNAS AS VANTAGENS DOS BLOCOS DE CONCRETO SÃO: 1- PESO INFERIOR 2- MAIOR RAPIDEZ NA EXECUÇÃO 3- MENOR ESPESSURA DOS MACIÇOS, ECONOMIZANDO ÁREA INTERNA, PERMITINDO BATENTES DE PORTAS MAIS ESTREITOS. 4- MAIOR RESISTÊNCIA. VANTAGENS DO TIJOLO COMUM. 1- MAIOR FACILIDADE DE EMBUTIMENTO DE CANALIZAÇÃO (ÁGUA, LUZ,ETC.) 2- MAIOR SALUBRIDADE. CONCLUSÃO: 1- PARA PAREDES INTERNAS, VANTAGENS NA APLICAÇÃO DE BLOCOS DE CONCRETO. 2- PARA PAREDES EXTERNAS, USO DOS TIJOLOS COMUNS EM VIRTUDE DA IMPORTÂNCIA,NESTE CASO, DO FATOR SALUBRIDADE. - QUANDO APLICAMOS OS BLOCOS EM PAREDES EXTERNAS, NOS DIAS DE CHUVA APARECEM, MESMO DEPOIS DE REVESTIDOS, OS DESENHOS DOS BLOCOS. (A ABSORÇÃO DA UMIDADE NOS BLOCOS É DIFERENTE DA ABSORÇÃO DA CAMADA DE ASSENTAMENTO.

ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO: A EXIGÊNCIA PRIMORDIAL DE UMA CONSTRUÇÃO É SUPORTAR TODOS OS ESFORÇOS PRODUZIDOS PELO PESO PRÓPRIO, PELO DOS SEUS OCUPANTES, VENTO E SOBRECARGA. ESSES ESFORÇOS SÃO SUPORTADOS POR UM CONJUNTO FORMADO POR VIGAS, PILARES E LAJES, QUE JUNTOS CONSTITUEM A ESTRUTURA DE UMA CONSTRUÇÃO, CHAMADOS COMUMENTE DE ESQUELETO. ESTRUTURA DE CONCRETO. MATERIAIS BÁSICOS QUE CONSTITUEM UMA ESTRUTURA DE CONCRETO. MADEIRAMENTO (CARPINTEIRO) FERRO (ARMADOR) PEDRA (AGREGADO GRAÚDO) AREIA (AGREGADO MIÚDO) CIMENTO É O MATERIAL UTILIZADO PARA A FEITURA DE FORMAS, DE APLICAÇÃO PROVISÓRIA, GERALMENTE USA-SE MADEIRA IMPRÓPRIA PARA O CONSUMO MAIS DELICADO.

AS BITOLAS COMERCIAIS SÃO: 15 PALMOS – APROX. 3,0 m 18 PALMOS – APROX. 4,0 m FÔRMAS PARA LEJES, VIGAS E PILARES EM UMA ESTRUTURA DE CONCRETO FÔRMA PARA LAJE: SÃO CONSTITUÍDAS DE UM PISO DE TÁBUA DE 1” APOIADAS SOBRE UMA TRAMA DE PONTALETES HORIZONTAIS. ESTES POR SUA VEZ APOIADOS SOBRE PONTALETES VERTICAIS. (TODOS OS PONTALETES 3”x3”) AS FOLGAS PEQUENAS DESAPARECEM QUANDO O MADEIRAMENTO É MOLHADO, PROVIDÊNCIA QUE SE TOMA HORAS ANTES DA CONCRETAGEM. AS FOLGAS OFERECEM GRAVE PERIGO DE PERMITIR A PASSAGEM DE CIMENTO NO ATO DA CONCRETAGEM, RESTANDO NO CONCRETO MAIOR PORCENTAGEM DE AREIA E PEDRA, O QUE ENFRAQUECE O TRAÇO. PERIGO MAIOR PORQUE OS CORPOS DE PROVA NÃO ACUSAM TAL IRREGULARIDADE. PARA OBRAS DE MAIOR VULTO COSTUMA-SE UTILIZAR O ESCORAMENTO METÁLICO.

FÔRMAS DE PILARES: SÃO CONSTITUÍDAS DE QUATRO TÁBUAS LATERAIS, ESTRIBADAS COM CINTAS PARA EVITAR O SEU ABAULAMENTO (EMBARRIGAR) NO ATO DA CONCRETAGEM. OS PILARES DE SEÇÃO CIRCULAR TERÃO AS TÁBUAS SUBSTITUÍDAS POR SARRAFOS PARA PERMITIR A CURVATURA. FÔRMAS PARA VIGAS: SEMELHANTES ÀS DOS PILARES, APENAS SE DIFERENCIANDO PELA FACE SUPERIOR LIVRE. DEVEM SER ESCORADAS DE 80 em 80 cm, APROXIMADAMENTE POR PONTALETES VERTICAIS. EM RESUMO OS PONTOS A SEREM EXAMIIDOS NO MADEIRAMENTO SÃO: A) ESPAÇAMENTO ENTRE TÁBUAS DO ASSOALHO. B) ASSOALHO DE LAJES PERFEITAMENTE EM NÍVEL. C) PILARES EM PRUMO D) ESCORAMENTO PERFEITO PELOS PONTALETES, EVITANDO RECALQUES NO ATO DA CONCRETAGEM. E) OBEDIÊNCIA ÀS MEDIDAS PREVISTAS PELA PLANTA DE ESTRUTURA. F) JOGAR ÁGUA EM ABUNDÂNCIA, HORAS ANTES DA CONCRETAGEM.

CHAPAS COMPENSADAS REVESTIDAS COM PLÁSTICOS, MADEIRITE O EMPREGO DE CHAPAS COMPENSADAS REVESTIDAS COM PLÁSTICOS E BASE DE RESINA SINTÉTICA, É UM PRODUTO INDUSTRIAL CONHECIDO COMO MADEIRITE, ATUALMENTE APLICADO COM ABUNDÂNCIA PARA FÔRMAS DE CONCRETO. RESISTENTES A ÁGUA (NÃO HÁ DESCOLAGEM), LISAS E PRÁTICAS, APRESENTAM DIVERSAS VANTAGENS NA SUBSTITUIÇÃO DAS TÁBUAS NORMAIS. DESTACA-SE QUE A SUA SUPERFÍCIE LISA TRANSMITE AO CONCRETO QUALIDADE, TORNANDO INEVITÁVEL SEU EMPREGO PARA “CONCRETO APARENTE” (ESTE TERMO É APLICADO PARA CONCRETO QUE NÃO SERÁ REVESTIDO DE MASSA GROSSA E FINA) MESMO QUANDO SE PRETENDE REVESTIR O CONCRETO, PODE-SE DISPENSAR O EMBOÇO OU REBOCO GROSSO, APLICANDO-SE A MASSA FINA DIRETAMENTE SOBRE UM LEVE CHAPISCO. DIMENSÕES DAS CHAPAS: 1,10m x 2,20m COM ESPESSURAS DE 4, 5, 6, 8, 9, 10, 12, 14, 17 E 20mm. AS CHAPAS DE 12 e 14 mm SÃO AS MAIS EMPREGADAS PARA LAJES, VIGAS E PILARES COMUNS. PARA PILARES CIRCULARES, PODE-SE EMPREGAR AS CHAPAS DE 6 ou 8 mm, QUE ACEITA A CURVATURA.

OBS: NO CASO DE CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIO O MAIS UTILIZADO É O PROCESSO DE “FÔRMAS PRONTAS”. PROJETO DESENVOLVIDO POR EMPRESAS QUE VENDEM O COMPENSADO E QUE SE ESPECIALIZARAM NESSE TIPO DE PROJETO, UTILIZANDO PAINÉIS, O QUE PERMITE MAIOR NÚMERO DE REAPROVEITAMENTO DAS FÔRMAS. UTILIZA-SE UM JOGO DESSAS FÔRMAS PARA TODOS OS ANDARES DE UM PRÉDIO. QUANDO O COMPRIMENTO DAS VIGAS FOR SUPERIOR AO DAS CHAPAS (2,20 m), AS EMENDAS LATERAIS NÃO DEVEM COINCIDIR NA MESMA SEÇÃO DA VIGA DE UM OUTRO LADO, PARA EVITAR ENFRAQUECIMENTO DO CONJUNTO. O EMPREGO DE GRAVATAS OU CINTAS DEVEM USAR O ESPAÇAMENTO DE O,55 m OU 0,73 m OU 1,10 m DEPENDENDO A ESPESSURA DA CHAPA DE COMPENSADO. AS GRAVATAS OU CINTAS SERVEM DE REFORÇO PARA FLEXÃO DAS CHAPAS, PODENDO SER REFORÇADO COM O EMPREGO DE FERRO DE 5,0 mm, ATRAVESSANDO AS FÔRMAS DE LADO A LADO. ESPESSURA DAS CHAPAS ESPAÇAMENTO DAS CINTAS 9 a 12 mm 0,55 m 14 mm 0,73 m 17 a 20 mm 1,10 m

EMPREGO EM FÔRMA PARA PILARES; PARA PILARES DE SEÇÃO CURVA, DEVE-SE, DE PREFERÊNCIA USAR “CINTAS” FEITAS COM A PRÓPRIA CHAPA DE 14 mm, CORTADA DE TAL FORMA QUE ACOMPANHEM EXATAMETE O DESENHO DO PILAR OBS: O REEMPREGO DAS CHAPAS É DE TAL ORDEM QUE O SEU MAIOR PREÇO INICIAL, COMPARADO COM O PREÇO DAS TÁBUAS, TORNA-SE COM O TEMPO MENOR. FERROS: OS FERROS NECESSÁRIOS A OBRA DEVEM SE ADQUIRIDOS COM ANTECEDÊNCIA PARA QUE NÃO HAJA ATRASO, O FERREIRO MESMO ANTES DO TÉRMINO DAS FÔRMAS TRABALHARÁ NO MATERIAL: ALINHAMENTO, CORTE E DOBRAMENTO DAS BARRAS CONFORME MEDIDA DAS PLANTAS ATÉ A FASE FINAL QUE SERÁ A ARMAÇÃO SOBRE O MADEIRAMENTO. O FERRO É RECEBIDO EM FEIXES DE BARRA DE 12 m, APROX. AS BARRAS VEM DOBRADAS AO MEIO MEDINDO CADA FEIXE CERCA DE 6 m, DE COMPRIMENTO. OS FERROS DE MENOR DIÂMETRO (5,0 e 6,3 mm) TAMBÉM PODEM SER FORNECIDOS EM ROLOS COM CERCA DE 100 Kg.

TABELA DOS FERROS Ø POLEGADAS Ø MILIMETROS Kg/m 3/16” 5,0 0,16 1/4” 6,3 0,25 5/16” 8,0 0,40 3/8” 10,0 0,63 1/2” 12,5 1,00 5/8” 16,0 1,60 3/4” 20,0 2,50 1” 25,0 4,00