SEIOS PARANASAIS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Coração.
Advertisements

BOCA A boca é revestida por uma membrana mucosa de epitélio escamoso estratificado queratinizado.
ANATOMIA DAS FOSSAS NASAIS E SEIOS DA FACE
OSSOS DO CRÂNIO.
Ossos do Crânio Anatomia da cabeça Crânio 8 ossos cabeça Face 14 ossos
FARINGE.
Diagnóstico e tratamento de fraturas nasais
Osso lacrimal ou únguis
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
GENERALIDADES.
TUMORES NASO-SINUSAIS
Sistema reprodutor masculino
Sistema Respiratório.
Sistema reprodutor masculino
Cie-Centro de Educação Profissional Integrado Curso Técnico em Radiologia Trabalho de Módulo Crânio e Face Turma:082 VI Módulo Turno:noite.
Professor Jorge Antonio Sistema Respiratório.
A Respiração.
(Anatomia) Prof:. Eduardo Silva.. (Anatomia) Prof:. Eduardo Silva.
Prof ª Mônica Mamedes Universidade Gama e Souza
Mandíbula Ramo Face Lateral Texto Ramo.
Sinusite Brasília, 19 de outubro de 2013
ELISETE KEHRWALD ROSIMERI VICENTE DA SILVA
Anatomia dos ossos da cabeça e do pescoço
Casa feia Cirurgião e oftalmologista: Jacques-René Tenon ( ) Casa feia Hospital Tenon em Paris Em 1805 ele deu uma descrição da “capsula.
Alunas: Luciane Garcia Marcia Pickarski
SISTEMA RESPIRATÓRIO Prof. Juliano Vilela Dande
Introdução ao Sistema Nervoso Central
Professor Jorge Antonio Sistema Circulatório Sistema Cardiovascular.
Anatomia Macroscópica
Professor: Bruno Aleixo Venturi
Ossos da Órbita e da Cavidade Nasal
FERNANDO BARBOSA BENVENUTO TÉCNICO EM RADIOLOGIA
ANATOMIA HUMANA SECÇÕES ANATÔMICAS PLANOS E EIXOS ANATÔMICOS
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADE
Face A face constitui um maciço ósseo que se situa por diante e para baixo do crânio. Nela estão situados os órgãos do sentido e o início do aparelho respiratório.
Profa Diana Babini Recife –
RADIOLOGIA PULMONAR.
Nariz.
SISTEMA RESPIRATÓRIO CONJUNTO DE ORGÃOS QUE PROMOVEM O RÁPIDO
Profa. Dra. Sandra de Quadros Uzêda Gonzalez
Centro de Educação Profissional de Foz do Iguaçu
Prof. Dr. Marcelo R. Guerino
Sistema Respiratório Salim.anatomia.
Os sentidos.
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Epistaxe Dr. Rogério Brandão.
SISTEMA URINÁRIO CONCEITO
1º parte.
Anatomia do pescoço boca, nariz laringe, faringe, orelha
EVA MARIA DE MORAIS CASTANHA
Características Anatômicas de Superfície dos Ossos
Objetivos Específicos
ANATOMIA MACROSCÓPICA E DIVISÕES
Sistema Respiratório.
Sistema Cardiovascular
Constituição dos ossos
Anatomia do pescoço boca, nariz laringe, faringe, orelha
FERNANDO BARBOSA BENVENUTO TÉCNICO EM RADIOLOGIA
NOÇÕES GERAIS DO CRÂNIO
NOÇÕES DE ANATOMIA DO GLOBO OCULAR, ÓRBITA E ANEXOS OCULARES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - Campus Apodi Desenho – Aula 5 Vistas ortográficas principais: vista frontal,
Sistema Respiratório Profa: Marta Adorno.
ELEMENTOS DE ANATOMIA HUMANA
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
ANATOMIA DA CABEÇA AULA 7 - Anatomia do nariz externo, da cavidade nasal e dos seios paranasais Tirapelli.
O QUE É CRÂNIO? É a caixa óssea que protege o encéfalo¹ e órgãos da face, como também dá suporte aos músculos da face. ¹ Conjunto do tronco cerebral,
Transcrição da apresentação:

SEIOS PARANASAIS

Seios Paranasais (generalidades) Alguns ossos do crânio, entre eles o frontal, a maxila, o esfenóide e o etmóide apresentam cavidades cheias de ar denominadas seios paranasais ou seios nasais acessórios. São forrados por mucosa contínua com aquela que forma a cavidade nasal e com ela mantêm comunicação. Sua função é obscura. Começam a desenvolver no feto, mas apenas o seio maxilar apresenta uma cavidade bem definida ao nascimento.

Seios Paranasais (generalidades) Os seios frontais e esfenoidais tornam-se visíveis radiologicamente aos seis ou sete anos. Os seios etmoidais desenvolvem-se por último. Todas as cavidades sinusais paranasais comunicam com a cavidade nasal. Em geral cada grupo de seio paranasal completa o seu desenvolvimento nos últimos anos da adolescência

Seios Paranasais (seio frontal) Estão localizados entre as tábuas internas e externas do crânio, posterior à glabela. Raramente são simétricos. Apresentam como duas cavidades com grande variação de formato e tamanho. Geralmente são separados por um sépto que desvia de um lado para outro, podendo estar ausente e resultando numa única cavidade. Em geral são maiores nos homens do que nas mulheres. Raramente são aerados antes dos seis anos de idade.

Seios Paranasais (seio frontal) Seio Frontal: (continuação) Comunicam-se com a cavidade nasal através de um ducto que se esvazia na parte anterior da cavidade nasal no meato nasal médio. O tamanho ou mesmo a presença dos seios nasais variam muito entre os indivíduos, podendo ser únicos do lado direito ou esquerdo ou mesmo ausentes,

Seios Paranasais (seios maxilares) Seios Maxilares: (Antro de Highmore) São estruturas grandes e pares localizados dentro do corpo de cada ossos maxilar. Possuem o formato de uma pirâmide em vista frontal . Lateralmente possui o formato mais cúbico. Suas dimensões variam de pessoa para pessoa. a) vertical total média: de 3 a 4 cm. b) outras dimensões: de 2,5 a 3 cm. Possuem um formato bastante simétrico. Suas paredes são finas. Seu assoalho está ligeiramente abaixo do assoalho das fossas nasais

Seios Paranasais (seios maxilares) Seios Maxilares: (continuação) Projetando no assoalho há várias elevações cônicas relacionadas às raizes do 1º e 2º molares. A comunicação do seio maxilar com as fossas nasais (cavidade nasal) é feita através da face superior da própria cavidade do seio. Quando uma pessoa está em pé, qualquer muco ou líquido aprisionado dentro do seio tenderá a permanecer aí e depositar em camadas sobre o assoalho, formando um nível hidroaério. O posicionamento radiológico deverá ser realizado com o paciente na posição ortostática.

Seios Paranasais (seios etmoidais) São constituídos por muitas células aéreas contidas dentro das massas laterais ou labirintos do osso etmóide. Estas células são agrupadas em coleções anteriores, média e posteriores. Todas as células se intercomunicam e também se comunicam com a cavidade nasal através de uma única cavidade de cada lado. Os seios etmoidais se estendem para traz (coleção posterior) para comunicar com os seios esfenoidais.

Seios Paranasais (seios esfenoidais) Situa-se no corpo do osso esfenóide, diretamente abaixo da sela turcica. Os seios esfenoidais são freqüentemente divididos por um septo que pode ser incompleto ou ausente, resultando em uma única cavidade. Se houver duas cavidades ou seios, estes geralmente têm formato assimétrico. Os seios esfenoidais comunicam anteriormente, através do recesso esfeno-etmoidal da cavidade nasal. Algumas vezes um processo patológico pode ser conhecido por seu efeito sobre os seios esfenoidais demonstrado por seu nível hidroaéreo formado por sangue ou líquido cérebroespinhal.

Seios Paranasais (generalidades)