É o conjunto de ciências que se interessam pelo sistema nervoso: de que ele é feito, como varia entre animais, como funciona, como se desenvolve, como.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Cristiane UNIDADE DIDÁTICA III Assunto 2 Caracterizar o neurônio; Identificar as partes de um neurônio; Relacionar as funções doneurônio;
Advertisements

Prof.ª Gláucia Lobo Sócio e Psicolinguística
Sistema Nervoso Função: integrar todas as mensagens que são recebidas pelo corpo e coordenar as funções ou ações do corpo. Divide-se em Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
Sistema Nervoso Profª Adriana Amorim Colégio MV
O Envelhecimento do Sistema Nervoso Central
DIVISÃO SISTEMA NERVOSO SN CENTRAL SN PERIFÉRICO Encéfalo
SISTEMA NERVOSO.
TIPOS DE CÉLULAS DIVISÕES
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso CIÊNCIAS 2011
Sistema Nervoso Biologia Tema: Sistema Nervoso.
DIENCÉFALO E TELENCÉFALO
COGNIÇÃO CONSCIÊNCIA.
O Organismo Humano… …em Equilíbrio
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana
Teoria Psicogenética de Piaget
ESPAÇO DE APRENDIZAGEM, SOCIABILIDADE E INCLUSÃO
ANATOMIA DIVISÃO DO CORPO HUMANO: CABEÇA PESCOÇO TRONCO MEMBROS.
Componentes do Sistema Nervoso Central
Centro de comando corporal
Ciências A coordenação nervosa– cap. 07 (8ª série)
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Questões introdutórias
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
FUNCIONAMENTO SISTÉMICO DO CÉREBRO
Sistema Nervoso.
CÉREBRO Elementos estruturais e funcionais do sistema nervoso humano.
Coordenação do organismo Sistema neuro - hormonal
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Escola Secundária com 3º Ciclo de S. João da Talha Notas de síntese
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Anatomia Humana Profa Camila
NEUROFISIOLOGIA Aula 10 – A Plasticidade Induzida pela Lesão e a Recuperação da Função.
Profa. Silvia Helena Cardoso
SISTEMA NERVOSO.
FUNÇÃO SENSITIVA FUNÇÃO INTEGRADORA FUNÇÃO MOTORA
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências 3º bimestre - 8º ano
Sensação Aula 1.
Revisão Avaliação Mensal de Ciências – 8º Ano 4º bimestre/2011
Funcionamento Global do Cérebro Humano
Plasticidade Cerebral
Sistema Nervoso.
Funções executivas (cognitivas superiores)
A sociedade que vivemos, a escola que queremos.
Sistema Nervoso.
Introdução à Inteligência Artificial
Processamento da informação visual
Sistema Nervoso.
Cérebro e Cerebelo Profa. Mirelle Saes
A PERSONALIDADE * Divide-se em aspectos conscientes e inconscientes.
Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed 1897/1934 – Filosofia, Literatura, Medicina Crítica às abordagens da Psicologia da época: empiristas e racionalistas Materialismo.
O Sistema Nervoso.
Cérebro e Cerebelo Profa. Mirelle Saes
Sistema Nervoso.
Neuroanatofisiologia 2009
Processamento de Informação
Sistema Nervoso Professora Fabiana Silva. Característica Capta e Recebe Estímulos Elabora a Informação Emiti a Resposta.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI GINCANA GÉSSICA CRUZ ROZELI MARIA.
Música, Neurociência e Desenvolvimento Humano (Mauro Muszkat)
ESCOLA LUIS DE FRANÇA CIÊNCIAS SISTEMA NERVOSO PROF. NETO.
6 passos para melhorar a inteligência e a psicologia emocional.
Transcrição da apresentação:

É o conjunto de ciências que se interessam pelo sistema nervoso: de que ele é feito, como varia entre animais, como funciona, como se desenvolve, como se modifica com o aprendizado, como gera a mente, os pensamentos e as emoções. Como os interesses da neurociência são vastos, muitas abordagens são utilizadas: biologia molecular, genética, biologia celular, biofísica, engenharia, matemática e filosofia são todas úteis, cada uma à sua maneira, para estudar o sistema nervoso NEUROCIÊNCIA

(O cérebro vai à escola: a experiência do projeto NeuroEduca) Se educar é promover a aquisição de novos comportamentos e os comportamentos resultam do funcionamento do cérebro, poder-se-ia concluir que o conhecimento das bases neurobiológicas do processo ensino-aprendizagem seria fundamental na formação do educador. (O cérebro vai à escola: a experiência do projeto NeuroEduca)

Pode-se afirmar ser possível conhecer uma pessoa, ou explicá-la, apenas em termos moleculares, ou fisiológicos, ou quânticos, sem incluir os seus aspectos sociais e interacionais? (Campos)

Estrutural Estrutural Estrutural NEUROCIÊNCIA Cognitivo Sistema nervoso central Cérebro Cerebelo Medula espinhal Neurônios Estrutural Cérebro Cerebelo Medula espinhal Neurônios Sistema nervoso central Estrutural NEUROCIÊNCIA Estudo científico do cérebro e do sistema nervoso “Convergência” de muitas tecnologias Memória Inteligência Aprendizagem Cognitivo

Aspectos Biológicos O cérebro controla a temperatura corpórea, a pressão arterial, a freqüência cardíaca e a respiração. Aceita milhares de informações vindas dos nossos vários sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar) controla nossos movimentos físicos ao andarmos, falarmos, ficarmos em pé ou sentarmos, nos deixa pensar, sonhar, raciocinar e sentir emoções. Todas essas tarefas são coordenadas, controladas e reguladas por um órgão que tem mais ou menos o tamanho de uma pequena couve-flor O cérebro humano é dividido em dois hemisférios, cada um com quatro lobos diferentes, todos funcionando juntos para criar, controlar e regular a fala, os movimentos, as emoções e um bilhão de outras subfunções. O lobo frontal é a seção responsável pelas habilidades motoras, como o movimento e a fala, e pelas funções cognitivas, como planejamento e organização. (Freudenrich)

“ ... a aprendizagem é um processo mental que envolve o processamento de informação e a sua passagem da memória de curto prazo para a de longo prazo. Neste processo, o conhecimento prévio do aluno e a construção de sentido tem um papel determinante em toda a aprendizagem. “O que cada um é capaz de aprender num dado momento depende em grande parte daquilo que ele já sabe”. (Doolittle, 2002, p. 2). “ ... a aprendizagem é um processo mental que envolve o processamento de informação e a sua passagem da memória de curto prazo para a de longo prazo. Neste processo, o conhecimento prévio do aluno e a construção de sentido tem um papel determinante em toda a aprendizagem. “O que cada um é capaz de aprender num dado momento depende em grande parte daquilo que ele já sabe”. (Doolittle, 2002, p. 2).

Estrutural Estrutural NEUROCIÊNCIA Cognitivo Cognitivo Sistema nervoso central Cérebro Cerebelo Medula espinhal Neurônios Estrutural NEUROCIÊNCIA Estudo científico do cérebro e do sistema nervoso “Convergência” de muitas tecnologias Cognitivo Memória Inteligência Aprendizagem Memória Inteligência Aprendizagem Cognitivo

Neurociência Cognitiva Pode ser definida como o estudo de como a cognição e a emoção são implementadas no cérebro , procurando ser uma ponte entre Mente e Cérebro, e objetiva estudar as representações neurais dos atos mentais. Kandel et al classifica cinco abordagens : 1) Estabelecer a correlação entre células individuais específicas e determinados comportamentos, para isso usou-se a observação de atividade individual dos neurônios de animais não anestesiados e sem restrição física; 2) Correlacionar padrões de disparo em células individuais, em regiões específicas, com processos cognitivos superiores, como atenção e tomada de decisão. Estudo esse feito em macacos; 3) Estudo em pacientes com lesões encefálicas que interem no comportamento; 4) Uso de imagens radiológicas e tomografias; 5) Uso de ciência computacional para modelagem da atividade neuronal.