Assessoria Organizacional e RP Profª. Patrícia Nascimento
ATIVIDADE DE FIXAÇÃO Atividade 3 – Texto: Comunicação formal x informal Dissertação crítica argumentativa
MEIOS DE COMUNICAÇÃO MAIS USADOS De que formas as organizações processam suas informações como fontes e como receptoras no seu ambiente interno e externo?
Como são classificados? Quais os meios / veículos capazes de viabilizar toda essa comunicação para os mais diferentes públicos? Como são classificados?
Elas se valem dos mais diferentes instrumentos que podem ser classificados como: Meios Orais Meios Escritos Meios Pictográficos Meios Simbólicos Meios Audiovisuais Meios Telemáticos
Meios orais – diretos e indiretos Diretos – Conversa, diálogo, entrevistas, reuniões, palestras, encontros com chefias face a face. Indiretos – Telefone, intercomunicadores automáticos, rádios, auto-falantes ...
Meios escritos – todo material informativo impresso. Instruções, ordens, cartas, circulares, quadros de avisos, panfletos, boletins, manuais, relatórios, jornais e revistas.
Meios pictográficos – imagens Mapas, diagramas, pinturas, fotografias, desenhos.
Meios escritos-pictográficos – se valem da palavra escrita e da ilustração. Cartazes, gráficos, folders, certificados, filmes com legendas.
Meios simbólicos – utilizam simbologias reconhecidas Insígnias, bandeiras, flâmulas, sirenes, luzes, sinos e outros sinais, tanto visuais como auditivos.
Meios audiovisuais Vídeos institucionais, de treinamento e outros, telejornais, TV corporativa, radio TV web, clipes eletrônicos, documentários, filmes, vinhetas, marcas sonoras.
Meios telemáticos – combinação da informática com meios de telecomunicação. São os meios interativos e virtuais Intranet, correio eletrônico, terminais de computadores, telões, bip, celulares.
Meio presencial pessoal ou de contato interpessoal direto Vale ressaltar o teatro. Graças aos recursos da dramatização, da interpretação e da demonstração, o teatro pode comunicar muitas mensagens e constituir-se numa excelente forma de comunicação participativa.
Além de classificá-los, o que mais importa escolher... Essa escolha deve estar condicionada: à estratégia estabelecida. ao tipo de público que se pretende atingir. à natureza da mensagem a ser transmitida. Para isso precisamos conhecer perfeitamente as características de cada um...
Ler e Ler… Texto 3: Os meios de comunicação como instrumentos de RP.
Públicos de interesses das organizações PRÓXIMA AULA… Públicos de interesses das organizações Stakeholders