2007 Profa. Helen Pereira dos Santos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Renascimento cultural
Advertisements

Uma análise histórica da
O Renascimento Movimento artístico que é comumente aplicado a civilização européia que se desenvolveu entre 1300 e Sugere que a partir do século.
Roteiro de estudo Caros alunos, nossa trimestral será no dia 27 de novembro. Para uma revisão significativa você, agora, deve formar uma dupla e iniciar.
FILOSOFIA Prof. Artur Motta
Recursos Terapêuticos Manuais
RENASCIMETO E HUMANISMO Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros - MG.
CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA
História e Filosofia da Biologia
A História da Astronomia
A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
RENASCIMENTO CULTURAL (séc. XIV – XVII)
História da Medicina Quadro Sinóptico.
Renascimento Cultural
RENASCIMENTO.
Um pouco de História PRIMÓRDIOS
Conhecendo um Artista:
GEOGRAFIA PROFESSOR JOSEMIR.
Grupo: 1 Capítulo: 2 Tema: Renascimento Cultural
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
Patologia = estudo das doenças.
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA I Antonio Carlos Brolezzi
À DESCOBERTA DO UNIVERSO
Evolução Técnica das Pinturas
A Ética na Política.
Introdução a Biologia Prof. Sanvido.
SÉCULO XV AO SÉCULO XVIII
Curso de História Prof. Fabio Pablo efabiopablo.wordpress.com.
Prof. Everton da Silva Correa
Administração Bases Históricas.
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
CINESIOLOGIA Polícia Militar do Estado de São Paulo
O RENASCIMENTO EUCLIDES GRINÉ Versão de demonstração.
Mudanças na mentalidade da Europa no século XVI
ANATOMIA HUMANA Aula inicial.
Reviver os ideais da cultura greco-romana
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
Giovanna Mota Alves Diniz Nº9 1ºEM
RENASCIMENTO.
Arte e Ciência.
Capítulo 2. o nascimento da sociologia
A Arte do Renascimento Trabalho realizado por: Guilherme Pereira nº 14
Biologia e ciência.
Projeto Ciência Arte e Magia As Artes Plásticas
Alma, Mente e Cérebro: A Filosofia Grega e o Nascimento da Neurociência Crivellto, E., Ribatti, D. Soul, mind, brian: greek philosophy and the birth of.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Teoria filosófica da arte.
Educação Física Prof. Esp. Dr. Cláudio Costa
FILOSOFIA.
Renascimento ou Renascença Prof. Fábio Mesquita. Tempo: aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII; Período marcado por transformações.
RENASCIMENTO Profª Patricia.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Deontologia e Medicina Veterinária
3 Aula - Artes Prof. Esp. Suzana de Morais. “[...] Os romanos acreditavam que Rômulo e Remo tinham sido amamentados por uma loba, e tinham uma imagem.
Renascimento Séc XV ( Quatrocento)
Curso Ciências Econômicas Direito Empresarial Profa. Silvia Bertani.
História da Experimentação em Medicina
A REFLEXOLOGIA é uma arte suave, uma ciência fascinante e uma forma extremamente eficaz de massagem terapêutica no campo da medicina complementar.
Rascunho da obra A última ceia
Aula 1: História Prof. Cleiton Correa
Transcrição da apresentação:

2007 Profa. Helen Pereira dos Santos Introdução a Anatomia 2007 Profa. Helen Pereira dos Santos

Introdução a Anatomia

Anatomia Significado de termos: Anatomia e Dissecação Conceito de Anatomia: “Ciência que estuda as estruturas do corpo humano sendo considerada como fundamento para as ciências da saúde, e para tal utiliza-se como material de ensino e estudo o cadáver humano.”

Cadáver como material de estudo História da Anatomia Cadáver como material de estudo X Anatomia

História da Anatomia Conhecimento do corpo humano: Necessidade de manter o corpo íntegro (superação da morte). Criar métodos de estudos na busca do desconhecido.

História da Anatomia Observação: Início da civilização – o homem observa outros homens e animais. Dissecação: (proibida em 150 a.C.; retornou muitos anos mais tarde, mais por questões práticas que intelectuais.

História da Anatomia Grécia e Egito (1000 anos a.C.): conceitos de medicina racional e ética médica – busca do homem pela verdade objetiva.

História da Anatomia Egípcios: Técnicas de conservação do corpo humano: - Mumificação (natural) - Embalsamamento (química)

História da Anatomia Alcameon de Croton (500 a.C.): registros de observações anatômicas. Hipócrates de Cós (400 a.C.) : um dos fundadores da ciência; “pai da medicina”; 72 textos, "Teoria Humoral da Enfermidade" ; juramentos e ensimamentos – código moral e ético.

História da Anatomia Aristóteles (72 anos após Hipócrates, 384 a 322 a.C.): coração como centro das emoções; anatomia humana comparativa. Não usou cadáver humano. Roma antiga (42 a 37 a.C): Cornelius Celsus: 4 sinais cardeiais da inflamação: Rubor, Tumor, Calor, Dolor.

História da Anatomia Herófilo da Calcedônia (300 a.C.): primeiro a dissecar cadáver humano; “pai da Anatomia” Erasístrato de Quios (290 a.C.): Escola de Alexandria. Mondino: “restaurador da Anatomia”, aulas na casa do professor, dissecações públicas

História da Anatomia Galeno de Pérgamo (130 a 200 d.C.): retrocesso, aliado a igreja, ação do cérebro sobre todas as manifestações físicas, religião e ciência. Até 1400 seus “ensimamentos” foram utilizados.

História da Anatomia Anatomistas: estudos as escondidas Violação do cadáver Frederico II (1315): obrigatório uso de cadáver para cirurgições (Universidades). Duque Anjou (1376): autorizou a dissecação pública e anual de 1 cadáver humano.

Anatomia como Arte Leonardo da Vinci (1452-1519): “arte e ciência caminham de mãos dadas” O Homem de Vitrúvio (1492): simetria

Anatomia como Arte Michelangelo Buonarotti: ápice; 20 anos adquirindo conhecimentos do corpo humano num convento.

Obras de Michelangelo Criação do Homem – Capela Sistina David Moisés

História da Anatomia Dissecações as escondidas Ato condenado pela igreja e autoridades No passado: só utilizavam cadáveres de criminosos e ladrões (número insuficiente) – ressucitadores.

História da Anatomia Andreas Vesalius (1514-1564): “De humani corporis fabrica”. Corrigiu erros de outros anatomistas, expôs esqueleto do corpo humano. “Pai da Anatomia”

História da Anatomia Escola de Salermo: Primeira escola de Anatomia a se destacar na Europa – dissecação de animais. William Harvey (1578-1657): introduziu uma orientação fisiológica na anatomia Primeira dissecação humana na América: Massachusetts (1638)

História da Anatomia Renascimento: perda das supertições e medos – evolução de várias ciências. Uso do álcool para conservação (1660) Anatomia microscópica: Macelo Malpighi (até 1694) Marie-François Xavier Bichat: constituição tecidual dos órgãos. Contrib. Teoria Celular (Virchow)

História da Anatomia Formalina utilizada com fixador (1890) Raios X (1985) Secúlo XX: intensificação das pesquisas, descobertas de curas de doenças, antibióticos – qualidade de vida.

Anatomia como arte Rembrandt – grandes obras de pintura: A lição de anatomia do Dr. Tulp

Atualidades – Von Hagens

Atualidades – Von Hagens

Atualidades – Von Hagens

Atualidades – Von Hagens

Anatomia atual Exposição: Corpo Humano Real e Fascinante. Dr. Roy Glover

Anatomia Humana

FIM