Objetivos específicos (intermediários) Projeto Introdução Modalidade Tema Problemática Hipóteses (pesquisa/estudo de caso) Objetivo geral (final) Objetivos específicos (intermediários) Justificativa Metodologia Cronograma Referências bibliográficas
Objetivos Se o problema é uma questão a investigar; Objetivo é um resultado a alcançar.
Objetivo Geral Se alcançado, dá resposta ao problema. Está ligado a uma visão global e abrangente do tema. Relaciona-se com o conteúdo intrínseco, quer dos fenômenos e eventos, quer das idéias estudadas. Vincula-se diretamente à própria significação da teses proposta pelo projeto.
Exemplos de Objetivo Geral Identificar até que ponto o baixo nível de compra de seguros por pessoas físicas no Brasil decorre da oferta inadequada do produto ampliado, ou do poder aquisitivo do consumidor. Está ligado a uma visão global e abrangente do tema. Relaciona-se com o conteúdo intrínseco, quer dos fenômenos e eventos, quer das idéias estudadas. Vincula-se diretamente à própria significação da teses proposta pelo projeto.
Objetivos Específicos São metas de cujo atingimento depende o alcance do objetivo geral. Apresentam caráter mais concreto. Têm função intermediária e instrumental. Permitem, de um lado, atingir o objetivo geral e, De outro, aplicar este a situações particulares. Devem ser redigidos com o verbo no infinitivo.
Exemplos de Objetivos Objetivo geral: Identificar até que ponto o baixo nível de compra de seguros por pessoas físicas no Brasil decorre da oferta inadequada do produto ampliado, ou do poder aquisitivo do consumidor. Objetivos específicos: Verificar a caracterização do mercado e sua relação entre os grandes grupos e bancos. Avaliar o nível de regulamentação por parte do governo.
Exemplos de Objetivos Objetivo geral: Apresentar a consolidação de reflexões sobre as possíveis conseqüências, para a administração no Brasil, das referências utilizadas por nossos autores. Objetivos específicos: Levantar as nacionalidades das referências utilizadas por autores brasileiros da análise organizacional. Levantar as principais razões que levam esses autores à utilização do tipo de referencial indicado e, dessa forma, explicar tal uso.