DESCRIÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O CORPO HUMANO É UMA CASA!
Advertisements

O Grupo Social Escolar Os espaços físicos da Escola
É batata ou maçã? Material uma batata uma maçã taça com água faca
A Banda Desenhada, BD ou Histórias aos Quadradinhos é uma forma de arte sequencial, que conjuga texto e imagens, com o objectivo de narrar histórias dos.
Professora Lúcia Brasil
Figuras de estilo Literatura.
Ana Cláudia Saldanha Jácomo
BRUXA MIMI NO INVERNO.
Exercício de produção textual
Ali e a sua grande aventura. Ali encontrava - se em Banichonginchyng, que ficava a Sul da Rússia. Estava num deserto escaldante, mas tinha de ir para.
Descrição A descrição é um tipo de texto que procura retratar, através de palavras, as características de uma pessoa, de um objeto, de um animal, de.
Tipos de composição textual (Descrição, narração e dissertação)
20/02/2008 Fábula Ação Enredo PIPE
O Bosque. O Bosque Tempos atrás, eu era vizinho de um médico, cujo "hobby" era plantar árvores no enorme quintal de sua casa. Às vezes observava da.
Click para mudar de slide
A descrição das personagens
DESCRIÇÃO DE PERSONAGENS
O Bosque.
AS FIGURAS DE LINGUAGEM
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Uma mensagem de vida By
Isa Slides.
PROJETOS PEQUENOS LITERATOS
O TESTAMENTO DO MENDIGO
O RETRATO.
Meus Oito Anos Casimiro de Abreu Isa Slides.
ESSAS MULHERES....
Redação O melhor modo de aprender a ler e escrever é ouvir atenciosamente, compreender o valor das palavras e como elas emitem som, força e significado.
A Lenda do Mar… Alves Redol Adaptado de Avieiros
VIDA É AMOR HOME PAGE: APRESENTAÇÃO DO SITE A MENINA E O PÁSSARO
Texto Narrativo.
Tipologia textual O texto descritivo.
A forma Tudo que observamos tem uma FORMA: uma mesa, uma cadeira, um barco, etc. São formas diferentes umas das outras. Há FORMAS NATURAIS criadas pela.
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
QSH (Benomy, 2011) Questionário de suscetibilidade hipnótica Instruções Você vai receber 10 exercícios através dos quais vai poder obter resultados sobre.
Na cidade de São Paulo, numa noite fria e escura de inverno, próximo a uma esquina por onde passavam várias pessoas, um garotinho vendia balas a fim de.
O Bosque RECEBIDA NO ... (SEM AUTOR) Tempos atrás, eu era vizinho de um médico, cujo "hobby" era plantar árvores no enorme quintal de sua casa.
Certa vez, mamãe e papai levaram Marli e seus dois irmãozinhos menores – Cláudia e José – para passearem no campo. Os passarinhos voavam baixinho, as.
O TESTAMENTO DO MENDIGO
Narração: personagem/ espaço/ enredo
peixe O meu animal preferido André O meu animal preferido é o peixe.
Floresta Tropical "Nunca vi nada de tamanha beleza; árvores formosas e verdes, diferentes das nossas, com flores e frutos de vários tipos, e muitos passarinhos.
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
Esta é uma “historinha” Click para mudar de slide
A menina dos olhos castanhos
DESCRIÇÃO SUBJETIVA E OBJETIVA
Era uma vez ………….
Foto Automática Este programa elabora uma foto tua a partir dos dados que inserires sobre as tuas características faciais.
avanço manual de slides
A Mudança é uma coisa natural. (Desenha ou pinta algumas)
By Búzios Slides A MENINA E O PÁSSARO Avanço automático.
DESCRIÇÃO Ver com a imaginação.... Tipologia: DESCRIÇÃO É o ato de especificar seres, objetos, sentimentos, ambientes ou comportamentos, atribuindo-lhes.
Um de meus amigos ia toda quinta-feira a noite a uma piscina coberta. Ele sempre via ali um homem que lhe chamava a atenção: ele tinha o costume de correr.
A verdadeira história da casa 352. Um menino chamado Lucas teve que mudar de casa, para um lugar perto de um vilarejo. Então seus pais estavam procurando.
Prof. Samira Maria Araújo
Naja Slides Apresenta.
POESIA DO COTIDIANO Pri Campioni.
By Búzios Slides Acreditar na Vida... Automático.
Língua Portuguesa Eu chamo-me Verão Interpretação do Texto
Almas perfumadas Ana Claudia Saldanha Jácomo.
Textos Descritivos.
REDAÇÃO Descrição. Vivemos em dois mundos: o dos acontecimentos que nos chega através dos sentidos (mundo real) o dos acontecimentos que nos chega através.
DESCRIÇÃO.
As cinco mais de ROBERTO CARLOS
Formatada por Maria Jesus Sousa (Juca)
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
Transcrição da apresentação:

DESCRIÇÃO

CONCEITO Onde a encontramos? A descrição é um texto, literário ou não, em que predominam verbos de estado e adjetivos que caracterizam pessoas, ambientes e objetos. Onde a encontramos? Relatório técnico (descrição de processo); Parágrafo dentro de uma narração; Parte de um relatório, de uma pesquisa, de dissertações em geral.

Como se descreve? De acordo com os objetivos de quem escreve, a descrição pode privilegiar diferentes aspectos: • pormenorização – corresponde a uma persistência na caracterização de detalhes; • dinamização – é a captação dos movimentos de objetivos e seres; • impressão – são os filtros da subjetividade, da atividade psicológica, interpretando os elementos observados.

ELEMENTOS PREDOMINANTES NA DESCRIÇÃO • Frases nominais (sem verbo) ou orações em que predominam verbos de estado ou condição. Sol já meio de esguelha, sol das três horas. A areia, um borralho de quente. A caatinga, um mundo perdido. Tudo, tudo parado: parado e morto. (Mário Palmério) Efetivamente, a rua era aquela; e o velho palácio estava na minha frente. Era um palácio de trezentos anos, cor de barro, que me parecia muito familiar quanto ao desenho de sua alta porta, aos ornatos das colunas  e ao lançamento da escada do vestíbulo. (Cecília Meireles)

ELEMENTOS PREDOMINANTES NA DESCRIÇÃO •Frases enumerativas: seqüência de nomes, geralmente sem verbo. “A cama de ferro; a colcha branca, o travesseiro com fronha de algodão. O lavatório esmaltado, a bacia e o jarro. Uma mesa de pau, uma cadeira de pau, o tinteiro, papéis, uma caneta. Quadros na parede.” (Érico Veríssimo) •Adjetivação: caracterizadores qualificando nomes. A pele da cabocla era desse moreno enxuto (...) Tinha uns olhos graúdos, lustrosos e negros como os cabelos lisos, e um sorriso suave e limpo a animar-lhe o rosto oval de feições delicadas. (Érico Veríssimo)

ELEMENTOS PREDOMINANTES NA DESCRIÇÃO •Figuras de linguagem: recursos expressivos, geralmente em linguagem conotativa. As mais usadas na descrição são a metáfora, a comparação, a prosopopéia, a onomatopéia e a sinestesia. O rio era aquele cantador de viola, em cuja alma se refletia o batuque das estrelas nuas, perdidas no vácuo milenarmente frio do espaço...Depois ele ia cantando isso de perau em perau, de cachoeira em cachoeira... (Bernardo Elis) •Sensações: uso dos cinco sentidos, ou seja, das percepções visuais, auditivas, gustativas, olfativas e táteis. Os sons se sacodem, berram... Dentro dos sons movem-se cores, vivas, ardentes...Dentro dos sons e das cores, movem-se os cheiros, cheiro de negro... Dentro dos cheiros, o movimento dos tatos violentos, brutais...Tatos, sons, cores, cheiros se fundem em gostos de gengibre...  (Graça Aranha)

A casa materna Há, desde a entrada, um sentimento de tempo na casa materna. As grades do portão têm uma velha ferrugem e trinco que se ocultam num lugar que só a mão filial conhece. O jardim pequeno parece mais verde e úmido que os demais, com suas plantas, tinhorões a samambaias que  a mão filial, fiel a um gesto de infância, desfolha ao longo da haste. Adjetivação É sempre quieta a casa materna, mesmo aos domingos, quando as mãos filiais se pousam sobre a mesa farta de almoço, repetindo uma antiga imagem. Há um tradicional silêncio em suas salas e um dolorido  repouso em suas poltronas. O assoalho encerado, sobre o qual ainda escorrega o fantasma da cachorrinha preta, guarda as mesmas manchas e o mesmo taco solto de outras primaveras. As coisas vivem como em prece, nos mesmos lugares onde as situaram as mãos maternas quando eram moças e lisas. Rostos irmãos se olham dos porta-retratos, a se amarem e compreenderem mudamente. O piano fechado, com uma longa tira de flanela sobre as teclas, repete ainda passadas valsas, de quando as mãos maternas careciam sonhar. Sensações/Figuras de linguagem A casa materna é o espelho de outras, em pequenas coisas que o olhar filial admirava ao tempo que tudo era belo: o licoreiro magro, a bandeja triste, o absurdo bibelô. E tem um corredor à escuta de cujo teto à noite pende uma luz morta, com negras aberturas para quartos cheios de sombras. Enumeração (Vinícius de Morais)

DESCRIÇÃO FÍSICA n Física - fornece características exteriores, ligadas aos traços físicos do personagem: altura, cor dos olhos, cabelo, forma do rosto, do nariz, da boca, porte, trajes.   Exemplo 1: Sua pele era muito branca, os olhos azuis, bochechas rosadas. Estatura mediana, magra. Parecia um anjo. ( pessoa ) Exemplo 2: Nina era uma cachorra beagle, com as três cores básicas da raça: preto, amarelo e branco. Orelhas compridas, pelo curto, rabo com a ponta branca, patas brancas e grandes olhos castanhos. (animal) Exemplo 3: Aquele era o carro dos seus sonhos: conversível, prateado, rodas de magnésio, vidros ray-ban, rádio , direção esportiva, bancos de couro. (ser inanimado)

DESCRIÇÃO PSICOLÓGICA n Psicológica - Apresenta o modo de ser do personagem, seus hábitos, atitudes e personalidade, características interiores.   Exemplo 1 : Era sonhadora. Desejava sempre o impossível e recusava-se a ver a realidade. ( pessoa ) Exemplo 2: Nina era meio invocada. Não gostava nada de estranhos, latia feito louca para os pardais e não gostava nada que lhe ficassem apertando. Era meio fleumática, não negando sua raça inglesa. (animal) Exemplo 3: O carro era como seu dono: arrojado, destemido, bonito, não tinha medo das curvas, muito menos das retas. (ser inanimado)

ENFOQUE enfoque objetivo - Na descrição objetiva , o autor reproduz a realidade como a vê. Detém-se na forma, no volume, na dimensão, no tamanho, na cor, no cheiro. Exemplo: Ele tem uma estrutura de madeira, recoberta de espuma. Sobre a espuma, há um tecido grosso. Possui assento para 4 pessoas, encosto e dois braços. É o sofá da minha sala.  

ENFOQUE n enfoque subjetivo - A realidade descrita não é apenas observada pelo autor, é também sentida. O objeto descrito apresenta-se transfigurado de acordo com a sensibilidade de quem o descreve. O autor procura transmitir a impressão , a emoção que a realidade lhe causa. São suas características:

ENFOQUE Exemplo : O sujeitão, que parecia uma mistura de carro de boi com trem de ferro, já entrou soltando fogo pela folga do dente de ouro.(José Cândido de Carvalho) Stela era espigada, dum moreno fechado, muito fina de corpo. Tinha as pernas e os braços muito longos e uma voz ligeiramente rouca. ( Marques Rebelo)

O QUE DESEJO DESPERTAR? n sensações visuais – “Domingo festivo. Céu azul, temperatura alta, calor tropical. Grande movimentação, agitação. Crachás. TVs, jornais, revistas, fotógrafos, repórteres, comentaristas, cinegrafistas, cabo-men,correspondentes estrangeiros. Corre-corre, passa-passa.”   n sensações auditivas – “ Barulho infernal . Motores roncando. A torcida vibrando, pneus cantando, câmbio engatando, carro voando, o tempo se esgotando. A torcida delirando, a equipe comemorando. Podium. Hino.” n sensações táteis – “Ao passar a mão pelo cabelo, sentiu uma coisa viscosa, mole. Tinha sido premiada !”

O QUE DESEJO DESPERTAR? n sensações olfativas - Cheiros variados: perfumes importados, combustível, cachorro-quente, hambúrguer, batata frita, pipoca.   n sensações gustativas - Essa bebida tem um sabor adocicado. Percebe-se um gostinho de laranja, abacaxi e, no fundo, um toque de rum.

Plano pré-determinado n do geral para o particular - A casa ficava situada perto de uma praia. Era cercada de muros altos, um grande jardim, piscina, vários quartos, salas. Tudo para dar conforto à família. n de cima para baixo - O coqueiro possuía folhas em forma de leque, cocos ainda verdes em cachos , tronco alto e oco e raízes profundas. n de baixo para cima - Seus pés eram pequenos, proporcionais ao corpo. Braços delgados, rosto oval, cabelos grisalhos. n de dentro para fora - O armário possuía várias prateleiras, nas quais havia copos e xícaras antigos. As portas eram guarnecidas por vidros trabalhados e o seu corpo era da mais pura cerejeira. n de fora para dentro - Era uma caminhonete prata, rodas largas, faróis de milha, traseira rebaixada, com bancos reclináveis, som estéreo, direção esportiva .

FOCO n quadro parado : “Caminhões e caminhões enfileirados na madrugada, as luzes das ruas ainda acesas, um frio que não era mais de inverno, mas de fim de noite, um frio orvalhado misturava-se no ar.”(Lucília Junqueira de Almeida Prado.)   n quadro em movimento : “Da mata vinham muitos pássaros nas madrugadas de sol. Voavam sobre as árvores as andorinhas de verão. E os bandos de macacos corriam numa doida corrida de galho em galho.” n ambiente externo - “Nos dias de enchente, quando a maré crescia, na lua nova, a água verde subia até a figueira gigante.” n ambiente interno - “Uma sala repleta de móveis sobre o piso de madeira, móveis pesados, de feitio antigo: o enorme sofá, a mesa negra, a cristaleira, o relógio de pêndulo, alto como um armário, as poltronas fundas.

Agora, é com vocês!