Ônibus movido a Etanol
Motor – Principais Diferenças Taxa de compressão de 28:1 (18:1); Mesma eficiência do motor diesel; Maior volume de injeção, devido ao menor conteúdo energético do etanol; Alguns materiais adaptados ao uso do etanol; O novo motor (3ª geração) atende a EURO 5 (regulamentação de emissões de poluentes mais rigorosa, que entra em vigor em 2009 na Europa) e EEV – Enhanced Environmental Vehicle (norma mais rígida que especifica a emissão de poluentes na Europa, sem data para entrar em vigor). Fonte: Cenbio (2008) * O motor que está equipando o ônibus é de uma geração anterior (2ª) e atende EURO 4.
Homologação do Motor CETESB VALORES DE EMISSÃO CO (g/kWh) HC (g/kWh) NOx (g/kWh) MP (g/kWh) Ensaio no motor (1) 0,05 1,7 0,01 PROCONVE P-5 (2) 2,1 0,66 5,0 0,10 ou 0,13 PROCONVE P-6 (3) 1,5 0,46 3,5 0,02 (1) Ensaio realizado em 13/09/2007, no laboratório RDW, na Holanda (2) Estabelecidos na Resolução Conama no 315/02, em vigor desde 01/01/2006 (3) Resolução Conama nº 315/02, Art.15, Tabela 1, linha 2, que entrará em vigor até 01/01/2009 Fonte: Scania (2008)
2º ÔNIBUS MOVIDO A ETANOL
Fornecer o motor e chassi Parceiros Fornecer o motor e chassi Encarroçar o ônibus Fornecer o etanol para testes Fornecer 20% do aditivo para o etanol
Viabilizar os testes em uma de suas operadoras Parceiros Importar e comprar 80% do aditivo para os testes. Misturar o aditivo ao etanol e distribuir nas operadoras. Viabilizar os testes em uma de suas operadoras
Etapa Atual Políticas Públicas: Lei de Mudanças Climáticas do Município de São Paulo (5/6/2009) – prevê a substituição de toda frota de ônibus da cidade, até 2017, por ônibus que utilizem combustíveis renováveis (10% a.a.); Lei de Política Estadual de Mudanças Climáticas (9/11/2009) – prevê redução de 20% das emissões de CO2 até 2020 (Plano de Transporte Sustentável a ser apresentado em 1 ano). 13 13
Cana-de-Açúcar no Brasil Fonte: IBGE, CTC
Produtividade do Etanol Fonte: Unica (2008)
Benefícios do uso do Etanol em motores diesel É um combustível renovável, limpo e biodegradável; Reduz a poluição local do ar em 90% de MP e 62% de NOx; Atende aos limites de emissões EURO 5 e EEV – Enhanced Environmental Vehicle; Não contém enxofre, o responsável pela chuva ácida; Diminui em mais de 80% as emissões de gases responsáveis pelo aquecimento global; Estimula empregos na zona rural; Possui preços competitivos; É um produto disponível em larga escala; É compatível com a infra-estrutura de distribuição existente; O etanol é brasileiro.
Veículos Híbridos Cordenação Geral do Projeto Busca pelos parceiros, acompanhamento dos testes, registro dos dados, elaboração de relatórios e formulação de políticas públicas.
+ Híbrido Fonte: Toyota (2008) Basicamente a energia propulsora dos veículos híbridos vem do combustível fóssil utilizados em motores de combustâo interno e energia elétrica provido por uma bateria de alta tensão. Fonte: Toyota (2008)
Objetivo Testar o desempenho, consumo e emissão de poluentes em veículos híbridos modelo Prius (Toyota), movidos a partir de gasolina brasileira (20 a 25% de etanol). Fonte: Toyota (2008)
Ceder dois veículos híbridos Prius Parceiros Ceder um veículo Prius, realizar os testes de emissão e de consumo de combustível em bancada, fornecer condutores, óleo lubrificante e a gasolina para os testes. Ceder dois veículos híbridos Prius
Veículo Híbrido PRIUS Fonte: Toyota (2008)
Prius - Componentes Motor a gasolina Motor / Gerador Elétrico Inversor Bateria de alta voltagem Fonte: Toyota (2008)