METODOLOGIA DA PESQUISA EM HISTÓRIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Para abrir as ciências sociais:
Advertisements

Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Letramento: um tema em três gêneros
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS – AULA 3
PROJETO DE PESQUISA  dois componentes 1. O QUE SE QUER SABER
Capítulo 4 PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA.
Mobilidade Espacial da População
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Sociedade Humana Trabalho realizado por : Sandra Mendes nº LECN
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Avaliação Psicomotora
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
NOÇÕES PRELIMINARES.
Significado do processo de urbanização ao refletir sobre os condicionantes das mudanças sociais Produção Circulação Consumo.
Aula 4: Análise da Situação de Saúde
DIRETRIZES CURRICULARES
EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA
MOTIVAÇÕES E ATRIBUTOS QUE DETERMINAM A IDA DO ESPECTADOR AO CINEMA E INFLUENCIAM NA ESCOLHA DO FILME A SER ASSISTIDO João Pedro dos Santos Fleck Orientador:
NRE- Itinerante Equipe Pedagógica Educação Especial
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
Cristiane jonas Francisconi
François Laplantine Liane Trindade
Significações e Conceituações Sociológicas do Direito
Indicadores de Desenvolvimento Regional – terceira sessão
Correção da Prova 4° Bimestre.
FAPAN 2014 Prof° Marco Aurélio (Material cedido pelo Prof. Ivã)
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
Entre a habitação social e o mercado: que lugar para o acesso à propriedade? Paulo Conceição CITTA – Centro de Investigação do Território, Transportes.
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
UNIDADE 10: DIREITO COMERCIAL (Direito Empresarial)
Etnografia e Etnologia
Nilson Rosa de Faria SOCIOLOGIA.
PRINCIPAIS DELINEAMENTOS DE PESQUISA
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
As estruturas e os comportamentos sociodemográficos
Aula 19 – Método Gespública MPOG Prof Júlio Andrade Fonte: MPOG – GesPublica, “Guia de Indicadores”, Brasília – DF, 2010.
Métodos e Técnicas de Avaliação em Educação Física
PESQUISA.
SOCIOLOGIA SOCIO Indivíduo membro da sociedade; Associado; Parceiro; SOCIEDADE Reunião de indivíduos que vivem sob leis comuns; Associação de pessoas com.
A População Portuguesa
Profª MSc Cássia Barbosa Reis
Profª. Taís Linassi Ruwer
História nas atuais propostas curriculares
Indivíduo, cultura e sociedade Parte 03
Profa. Flávia Santos Metodologia da Pesquisa Extraído de: Roesch, Yin e metodologia da UFPR e UFSC Profa. Flávia Santos
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
INTRODUÇÃO À BIOESTATÍSTICA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Características do Emprego Formal – RAIS 2006 Principais Resultados
Pirâmide etária sexual
 Capítulo 1: Aspectos Demográficos Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito.
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
FILOSOFIA.
Segmentação Prof. Eduardo Vilela.
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
Crescimento populacional no mundo e no Brasil
População e seu dinamismo
4 Fases na formação de novos educadores.
Envelhecimento no Brasil
Psicologia e Comunidade
Grupo de Estudo de Metodologia e Ferramentas de Pesquisa SPSS Análise dos usos do tempo Zoop NVIVO.
COMPLEMENTAÇÃO Aula 4 (1) - MICROECONOMIA Prof Isnard Martins
Brasil: país populoso e país pouco povoado (p. 44 do livro-texto)
A relação teoria-prática: um debate necessário para entender o papel da documentação.
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
Transcrição da apresentação:

METODOLOGIA DA PESQUISA EM HISTÓRIA Prof. Rangel

FURET, François. O quantitativo em história HISTÓRIA DEMOGRÁFICA E HISTÓRIA ECONÔMICA como sendo aquelas mais científicas História econômica com 2 reduções Reduzir os fatos sociais a dados econômicos condicionar os fatos sociais a um mesmo princípio de análise OS ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS SÃO ACONDICIONADOS EM SÉRIES DE DADOS EXEMPLO: história da alimentação: o que foi produzido, quando, em que quantidade, onde? Quais os preços do atacado e do varejo? Quando? Onde? Qual o rendimento médio dos consumidores, quando, onde?

O FATO HISTÓRICO É EXPRESSO NUMA ORDEM TEMPORAL (geralmente anual), QUE SE TRANSFORMA NUMA UNIDADE HOMOGÊNEA. Ex. A taxa de crescimento demográfico entre 1917 e 1920, caiu 3,5% aa., na Europa Ocidental. Por que? A SÉRIE É CONDIÇÃO NECESÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. É FUNDAMENTAL INTERPRETAR OS DADOS. ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA HISTORIA SERIADA: substituiu o acontecimento aleatório por uma série de eventos limita-se somente aos eventos passíveis de serem quantificados É difícil saber quando a série sofre uma alteração, uma mudança de padrão, em relação a outras séries.

O HISTORIADOR E SUAS FONTES As fontes passíveis de serem sistematizadas são organizadas por instituições que tem seus interesses na organização. Portanto, a maior parte dos dados são sobre política, administração pública, etc. É preciso “limpar” esse arquivo, antes de iniciar a pesquisa: selecionar o que queremos, onde está, qual a pertinência para a nossa investigação. Devemos fazer duas críticas: INTERNA: qual o conteúdo do documento? EXTERNA: Qual a forma do documento? Quais seus dados?

DAS SÉRIES SIMPLES PARA AS SÉRIES COMPLEXAS SÉRIES SIMPLES: com base nos dados estatísticos sobre economia, demografia, fiscais. SÉRIES COMPLEXAS: Os dados não remetem para seu significado imediato. É necessário transportá-los para outras categorias. Ex. Variação da taxa de natalidade Variação do comportamento familiar e sexual Informação objetiva Generalização conceitual

A PROSOPOGRAFIA PARTICULARMENTE PROPÍCIO AO ESTUDO DE ELITES POLÍTICAS. FAÇA UMA ANÁLISE DESSE CASO HIPOTÉTICO E DISCUTA COM O GRUPO.

AS SÉRIES DE DADOS SÃO CONSTRUÍDAS PELO HISTORIADOR AS SÉRIES DE DADOS SÃO CONSTRUÍDAS PELO HISTORIADOR. COM BASE EM DADOS JÁ SISTEMATIZADOS É POSSÍVEL ESCREVER SOBRE AS ALTERAÇÕES DO ESPAÇO URBANO. AS MUDANÇAS NOS HÁBITOS DA ALIMENTAÇÃO. AS MUDANÇAS DO COMPORTAMENTO POLÍTICO. FONTES NUMÉRICAS: eleições, nascimentos, casamentos, nº de empresas, variação de preços. FONTES NUMÉRICAS DESLOCADAS: série de preços informam o crescimento econômico; nº de casamentos na igreja informam sobre religiosidade popular.

FONTES NÃO NUMÉRICAS, MAS SERIADAS: QUAIS OS CRITÉRIOS QUE FORAM UTILIZADOS? QUAIS OS PARADIGMAS? E OS SINTAGMAS? QUAL A INTENÇÃO DESSES CRITÉRIOS? QUAIS OS INDÍCIOS LEVANTADOS?

O HISTORIADOR E SEUS FATOS ESCREVER A HISTÓRIA PROBLEMA NO LUGAR DA HISTÓRIA NARRATIVA QUESTIONAR A EVOLUÇÃO DOS ACONTECIMENTOS COM SEUS DADOS LEMBRAR QUE É DIFÍCIL UMA ANÁLISE GLOBAL DAS SÉRIES. MAS É POSSÍVEL ESTABELECER VÁRIAS COMBINAÇÕES DE SÉRIES PARA OBTER UM MODELO DE ESTRUTURA AS ESTRUTURAS DIFICILMENTE VÃO ALÉM DOS ESPAÇOS REGIONAIS COMO ESCREVER SOBRE ARTE, RELIGIÃO, IDEOLOGIA, POLÍTICA COM ESSE MÉTODO?

A DEMOGRAFIA Para delimitações temporais mais distantes: POPULAÇÕES DEMOGRAFICAMENTE ESTÁVEIS FACILIDADE PARA ESTUDOS SOBRE... a família: fecundidade, ocupação econômica, evolução patrimonial, mobilidade social O escravismo: expectativa de vida, relações maritais e familiares, nº da prole, ocupação laboral

MAS A ESTABILIDADE POPULACIONAL É MESMO CONSTANTE ? COMO TRABALHAR HISTÓRIA DEMOGRÁFICA EM PERÍODOS MAIS RECENTES ? A história demográfica tradicional (a do pequeno jardim) tende a ocultar as contradições e conflitos sociais em nome de séries homogêneas fortemente delimitadas no espaço Trata-se mais de uma história das localidades do que das sociedades. Contudo, a definição do problema pode superar essas limitações e destacar relações de classe e relações de poder na demografia.

QUAIS OS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS? Pesquisa de fecundidade familiar PRIMEIRA PARTE : levantamento das séries Selecionar a população a ser analisada; Dividir o intervalo de tempo em períodos (50-50 anos, no exemplo de Burguière) Separar o universo feminino por faixas etárias (de 4 em 4 anos, a partir dos 15 anos, no exemplo de Burguière); Levantar o número de filhos por família; Apurar o intervalo de meses entre as gestações (intergenésico) – o 1º e os 3 últimos intervalos devem ser destacados. Definir localização espacial e dados econômicos e sociais das famílias

SEGUNDA PARTE: análise das séries Existe diferença entre famílias da cidade e do campo ? Entre as de melhor ou pior situação sócio-econômica ? Qual o papel da amamentação nos períodos de amenorréia ? Famílias melhor alimentadas tinham mais filhos ? Havia métodos contraceptivos ? Qual o reflexo sobre as séries ? Qual o papel da igreja sobre a fecundidade ? Havia tabus sexuais impondo interditos ? Qual o papel da exigência econômica do minifúndio ? Havia um período do ano em que a fecundidade era maior ? Por que ?

Para responder de maneira mais rigorosa as questões propostas anteriormente é fundamental a interdisciplinaridade e o emprego de outras técnicas de pesquisa, como a história oral e história comparada. A pesquisa demográfica pode destacar temas e questões como: Moralidade familiar em função de concepções pré-nupciais, existência de filhos bastardos ou enjeitados; Movimentos sazonais de concepção em relação aos períodos de abstinência impostos pela Igreja ou em função de safras econômicas; Atenção para as ressalvas de Burguière, na p. 69.

A análise dos dados demográficos em relação a fecundidade pode conduzir para questões de grande relevo, de ordem moral, ética, religiosa, padrões de comportamento sexual, diferenciações entre sexualidade masculina e feminina, crescente preocupação com a criação dos filhos, maior ou menor atenção com a unidade familiar, aumento ou redução dos casamentos tardios, dissolubilidade do casamento, transformações do pensamento teológico, etc.