Alvenaria Estrutural Breve Histórico da Alvenaria Estrutural:

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Alvenaria Estrutural Breve Histórico da Alvenaria Estrutural: Três fatores concorriam para uma baixa aceitação de edifícios altos em alvenaria portante na época: a alta aceitação da alternativa industrial emergente de estruturas de concreto armado e metálicas; a perda de espaço, devido às dimensões excessivas das paredes; a baixa velocidade de construção. A partir de 1950: o edifício mais importante, e considerado um marco na Alvenaria Estrutural, foi construído pelo engenheiro suíço Paul Haller, na cidade da Basiléia, Suíça: o edifício fora feito com base em estudos e cálculos experimentais feitos na Universidade; o prédio era de alvenaria simples; ele possuía 13 andares, tinha 41,4m de altura e constava de paredes de 37,5cm de espessura.

Alvenaria Estrutural Breve Histórico da Alvenaria Estrutural: A partir de 1960: há a disseminação dos sistemas de Alvenaria Estrutural por todo o mundo; a intensificação de novas pesquisas gerou: a criação de novas teorias, fundamentadas em extensas bases experimentais; o desenvolvimento de novas tecnologias construtivas; o Projeto estrutural das edificações começou a ser baseado em princípios validados cientificamente; e a execução da obra passou a ser feita com critérios mais bem definidos.

Edifício de 4 Pavimentos, SP Alvenaria Estrutural Breve Histórico da Alvenaria Estrutural: A partir de 1960: No Brasil, as primeiras obras feitas em Alvenaria Estrutural foram os edifícios construídos em 1966, na cidade de São Paulo, no Conjunto Habitacional Central Parque da Lapa: conjunto de edifícios que possue 4 pavimentos; e apresentam blocos de concreto de 19cm de espessura. Edifício de 4 Pavimentos, SP

Edifício de 12 Pavimentos, SP Alvenaria Estrutural Breve Histórico da Alvenaria Estrutural: A partir de 1960: No Brasil, as primeiras obras feitas em Alvenaria Estrutural foram os edifícios construídos em 1966, na cidade de São Paulo, no Conjunto Habitacional Central Parque da Lapa: mais 4 edifícios de 12 pavimentos foram erigidos nesse mesmo Conjunto Habitacional; estes últimos foram considerados os mais importantes marcos arquitetônicos em Alvenaria Estrutural no país. Edifício de 12 Pavimentos, SP

Alvenaria Estrutural Breve Histórico da Alvenaria Estrutural: A partir de 1960: Um exemplo de edificação feita em Alvenaria Estrutural na Cidade de Belo Horizonte: Fase Inicial da Obra Torre de 18 Pavimentos

Alvenaria Estrutural Breve Histórico da Alvenaria Estrutural: A partir de 1960: Um exemplo de edificação feita em Alvenaria Estrutural na Cidade de Belo Horizonte: edifício feito pela empresa construtora Protenco Comercial e Construtora Ltda.; a obra é localizada à Rua Doutor Cristiano Guimarães, número 64, no bairro Planalto, na Zona Norte da cidade; e é composta de 18 pavimentos, sendo que 4 pavimentos foram construídos em concreto armado e o outros 14 andares, em Alvenaria Estrutural. Torre de 18 Pavimentos

Alvenaria Estrutural Breve Histórico da Alvenaria Estrutural: Três fatores principais para a disseminação da Alvenaria Estrutural em território brasileiro: o aprimoramento das técnicas de fabricação e de utilização dos blocos estruturais sílico-calcários e dos blocos cerâmicos, na década de 1970; a disseminação desse sistema construtivo por causa da construção em larga escala de conjuntos habitacionais para públicos de baixa-renda, em diversas cidades brasileiras, que se iniciou da década de 1980; e a partir de 1990, pesquisas científicas, testes experimentais e normatizações oficiais de todos os aspectos técnicos desse sistema construtivo ocasionaram: que ele pudesse ser aplicado para estruturar construções de maior porte; e que certas deficiências e patologias construtivas fossem paulatinamente sendo superadas.

Alvenaria Estrutural Descrição da Alvenaria Armada: Segundo Luiz Sérgio Franco (2004, p. 7-9): alvenaria armada se caracteriza por ser um processo construtivo em que as paredes de alvenaria são reforçadas por uma armadura passiva de fios, barras ou telas de aço, dimensionados racionalmente para resistir a esforços atuantes. Segundo Alessandra Schmitz (2008, p. 46): define o sistema da alvenaria armada como sendo aquele em que o elemento resistente é reforçado por uma armadura passiva, geralmente de aço, imersa em graute em regiões pré-definidas, por necessidade de reforço em zonas que desenvolvem algum tipo de tração. Para isto, as armaduras são dimensionadas racionalmente para resistir a esses esforços.

Alvenaria Estrutural Descrição da Alvenaria Armada: Função das Paredes Estruturais: a) estruturar a obra; e b) absorver os esforços atuantes da carga do edifício além do seu peso próprio, sem necessitar de vigas e pilares. Por ter essa dupla função, as paredes estruturais igualmente são chamadas de paredes portantes ou autoportantes. Outras funções principais das paredes portantes: resistir às cargas de ventos ou a outros efeitos e às solicitações das tentativas de intrusão, sem que a segurança de seus ocupantes seja prejudicada; resistir aos impactos sem manifestar sinais de ruínas; resistir à ação do fogo, de forma a não contribuir para o início de incêndio, para a propagação de chamas ou para a produção de gases tóxicos; isolar acusticamente os ambientes; contribuir para a manutenção do conforto térmico no inverno e no verão; impedir a entrada de ar e de chuva no interior dos ambientes; e, por fim desempenhar ainda funções estéticas de economia e de durabilidade.

Alvenaria Estrutural Descrição da Alvenaria Armada: Materiais Empregados: Unidades de Alvenaria os blocos ou unidades de alvenaria são a matéria-prima básica da Alvenaria Estrutural; bloco cerâmico: pode ser produzido em olarias simples, com fornos intermitentes; pode igualmente ser produzido em grandes fábricas, com produção automatizada em fornos contínuos; sua produção pode ser feita por extrusão ou por prensagem; vantagens construtivas do seu emprego na obra: apresentam melhor desempenho no isolamento térmico e acústico do que os blocos de concreto; b) propiciam a construção racionalizada; c) simplificam o detalhamento de Projetos, facilitando a integração dos mesmos; d) decrescem a espessura de revestimento (emboço ou reboco);