ELETROSTÁTICA parte 2.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os inversores são circuitos estáticos (não tem partes móveis) que convertem potência DC em potência AC com frequência e tensão ou corrente de saída desejada.
Advertisements

Propriedades do Potencial Elétrico
Circuitos electrónicos e aplicações da electrónica
Eletricidade Básica Prof. Hebert Monteiro.
Capacitores.
Carga Elétrica Quando um bastão de vidro é atritado com seda, adquire essa capacidade graças a passagem de “algo”; Esse “algo” é chamado genericamente.
CONDENSADOR O condensador (ou o capacitor) é um elemento importante no circuito elétrico. Um condensador consiste em dois condutores de qualquer formato,
O trabalho feito pelo agente externo sobre o sistema ao carregar o condensador aparece como a energia potencial U, armazenada no condensador: W=U Na realidade.
TIPOS DE CORRENTE ELÉTRICA
GERADOR SÍNCRONO Geradores síncronos ou alternadores são máquinas síncronas usadas para converter potência mecânica em potência elétrica ASPECTOS CONSTRUTIVOS.
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua - MOTOR DC
Capacitores 1. Capacitores ou Condensadores
Informática Industrial
O que você deve saber sobre CAPACITORES, GERADORES E RECEPTORES
Física III Eletrostática
Física III Eletrostática
Física III Eletrostática Alberto Tannús Março 2010.
Associação de resistores
Capacitores, associação de capacitores e dielétricos
IF-UFRGS.
FÍSICA TERCEIRO ANO Giovani.
ELETRICIDADE 9 CAPACITORES Prof. Cesário.
ELETRICIDADE 10 CAPACITORES Prof. Cesário.
Física Geral e Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
CAPACITORES Prof.: Alexandre Amâncio FÍSICA.
IVAN SANTOS. CAPACITORES OU CONDENSADORES CAPACITORES OU CONDENSADORES Capacitores ou condensadores são elementos elétricos capazes de armazenar carga.
Capacitor Capacitância x Características Elétricas
Física Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Capacitor É um componente constituído por dois condutores separados por um isolante: os condutores são chamados armaduras (ou placas) do capacitor e o.
GERADORES P I L H A Geradores
Eletricidade e Mecânica
Física Geral e Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
CAPACITORES OU CONDESADORES
ATIVIDADES. ATIVIDADES COMO SE FORMAM OS RAIOS?
Capacitores ou Condensadores
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Circuito Elétrico
Elementos armazenadores de Energia
Aula 06: Circuitos em série Prof. Diovani Milhorim
Teoremas de rede Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Fatec SBC Automação Industrial Prof Rômulo
PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO SÉRIE: 3º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1
Corrente Elétrica e Circuitos de Corrente Contínua (Parte 1)
CONDENSADOR O condensador (ou o capacitor) é um elemento importante no circuito eléctrico. Um condensador consiste em dois condutores de qualquer formato,
Física Experimental III – aula 9
Temos: R3 em serie com R4 e com R5. Resulta em:
CONDENSADOR O condensador (ou o capacitor) é um elemento importante no circuito eléctrico. Um condensador consiste em dois condutores de qualquer formato,
RESISTORES EM PARALELO
Eletricidade 1. Eletrostática.
Capacitores 1. Capacitores ou Condensadores
ELETRICIDADE Carga elétrica Partículas elementares Corpo Eletrizado Neutro Positivo Negativo Princípios da Eletrostática Atração e repulsão Conservação.
ENERGIA ACUMULADA NUM CONDENSADOR CARREGADO
Revisão Rápida de Física Professor: Célio Normando.
Eletromagnetismo – Aula 7
Capacitância Revisando a Física 1 Universidade Estadual do Piauí
Centro Educacional Barreiros
Associação de Resistores
1. Uma partícula que realiza movimento retilíneo uniformemente variado tem seu gráfico, s × t, representado ao lado. Determine o módulo da velocidade inicial:
Eletromagnetismo – Aula 5
Física Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Aula 3 – Lei de Gauss Viviane Galvão 1.
1. Na figura estão representados, num plano cartesiano, os gráficos posição × tempo do movimento de dois móveis, A e B, que percorrem a mesma reta. Se.
ELECTRICIDADE: Capacitores e Dieléctricos Aula – 6
1 Eletrônica II Germano Maioli Penello Aula 06 II _ html.
Exercícios sobre capacitores,
ELETRICIDADE BÁSICA “CC” Etapa 2
Capítulo 3 - Circuitos e medições elétricas
II. Resistência elétrica
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO Física Experimental 2 – Ciência da Computação PUC/SP - prof.a Marisa A. Cavalcante Capacitor Qual a quantidade.
1. Os passarinhos, mesmo pousando sobre fios condutores desencapados de alta tensão, não estão sujeitos a choques elétricos que possam causar-lhes algum.
CIRCUITOS CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III Prof. Bruno Farias.
Transcrição da apresentação:

ELETROSTÁTICA parte 2

CAPACITÂNCIA E CAPACITORES

CAPACITÂNCIA É um conceito associado à capacidade de um condutor em armazenar cargas elétricas. Esta capacidade depende de suas dimensões e do material com que é feito. meio eletrostático (K) Condutor (raio R) gerador de cargas Considerando que toda a carga Q está no centro do condutor, o potencial elétrico em sua superfície será: V = (K.Q)/R de onde se tira a relação Q/V = R/K

Capacitância Conforme a carga do condutor esférico aumente, seu potencial aumenta proporcionalmente, já que R e K são constantes, ou seja: Q1 = Q2 = Q3 = ….= Q = R = C V1 V2 V3 V K Esta constante de proporcionalidade é chamada de capacitancia, denominada Farad (F). C= Q/V Então, capacitância é a capacidade de carga que um condutor pode armazenar por unidade de tensão.

CAPACITOR Considere duas placas paralelas feitas de um material condutor e separadas por um espaçamento vazio, estão ligadas a uma bateria através de um resistor e uma chave. Se as placas estão inicialmente descarregadas, e a chave está aberta, as placas permanecem descarregadas. No momento em que a chave é fechada, elétrons começam a sair da placa h e se acumulam na placa l, depois de passarem pela resistência e pela bateria. A corrente é inicialmente elevada, limitada apenas pela resistência do circuito. Com o tempo a corrente diminui, e após um certo tempo temos uma carga positiva na placa h. Os elétrons se acumulam na placa l com a mesma rapidez que deixam a placa h. Esta transferência de elétrons continua até que a diferença de potencial entre as placas seja exatamente igual à tensão da bateria.

Capacitor O resultado final é uma carga positiva na placa h e uma carga negativa na placa l, muito semelhante à distribuição de carga mostrada na figura abaixo. Este elemento, constituído por apenas dois condutores isolados com formato qualquer, separados por um material isolante ( no caso o ar), é chamado CAPACITOR. Independentemente do formato destes condutores, os chamamos de placas.

Capacitor Ou condensadores, são dispositivos que podem armazenar cargas elétricas na forma eletrostática. Os capacitores podem ser polarizados ou não polarizados e fixos ou variáveis. O mais simples dos capacitores é o capacitor de placas paralelas, formada por duas armaduras condutores de área A e separadas por uma distância d por uma camada isolante denominada dielétrico.

Forma construtiva do capacitor

Quantidade de carga armazenada Capacitor Quantidade de carga armazenada

DIELÉTRICO Muitos circuitos elétricos necessitam de grandes capacitâncias. Para isso pode-se aumentar a área das placas do capacitor e diminuir a distância entre elas. No entanto, aumentar muito a área das placas implica em capacitores muito grandes. Se optarmos por diminuir muito a distância entre as placas facilita a ruptura do dielétrico. Dielétrico constante dielétrica Vácuo 1 Papel 3,5 Vidro 7,75 Porcelana 6,5 Polietileno 2,3

CAPACITORES EM PARALELO E EM SÉRIE Quando há uma combinação de capacitores em um circuito, pode-se substituir essa combinação por um capacitor equivalente, com a mesma capacitância da combinação de capacitores, podendo-se assim simplificar o circuito. Capacitores em paralelo Capacitores ligados em paralelo podem ser substituídos por um capacitor equivalente que possui a mesma carga q e a mesma diferença de potencial V.

CAPACITORES EM PARALELO E EM SÉRIE Capacitores em série Série significa que os capacitores estão ligados serialmente, um após o outro.