Projetos “Rumo ao CMM/CMMI”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

Programa das Aulas 20/09/05 - Apresentação da disciplina
© 2005, In Forma Software Projeto CMMI na In Forma Peripécias da In Forma em busca da qualidade de software Ciro Coelho Engenheiro de Qualidade.
WOGE / Softex - Workshop para Organizadores de Grupos de Empresas
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Palestras, oficinas e outras atividades
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MAIO/2010 BRASÍLIA, JUNHO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
Capa Disciplina: Ajustamento de Observações
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
Professor Roberto Petry
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
Painel 2: Grupos de Empresas Rumo ao CMM/CMMI
CENTRO DE COMPETÊNCIA MPS
Copyright - ASR Consultoria e Assessoria em Qualidade
WOGE - Worskhop para Organizadores de Grupos de Empresas Relato das Experiências da SOFTSUL Belo Horizonte, 06 de Outubro de 2005.
O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto
Curso de ADMINISTRAÇÃO
CUSTO DE PRODUÇÃO E METODOLOGIA DE FIXAÇÃO DE PREÇOS MÍNIMOS Audiência Pública Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvovimento Rural.
PUCRS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA E SAÚDE DA CRIANÇA Início do Mestrado: 1995 Início do Doutorado: 2004 Formou 63 Mestres e 3 doutores Conceito.
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
Informação em Saúde Suplementar
OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO
XVII Reunião do SPIN - CAMPINAS Tema: "Rational Unified Process" e "Use Case Point" Local: CenPRA Coordenação Geral: CenPRA/CPqD/Motorola Campinas, 07/10/2004.
XVIII Reunião do SPIN - CAMPINAS Tema: Estratégias para Implantação de Sistemas de Qualidade e Discussão sobre Implementação de Requisitos Local: Motorola.
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
Antonio Carlos Tonini Maio / 2004
1 35ª Reunião da Qualidade Sessão - fechada 11/5/2004.
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Provas de Concursos Anteriores
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
Instituto de Geociências Universidade Federal de Minas Gerais
Renda até 2 SM.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
República Federativa do Brasil Reforma do Estado, Investimento e Poupança Públicos MINISTRO GUIDO MANTEGA São Paulo, 14 de setembro de 2004 I FÓRUM DE.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Gestão da Inovação Tecnológica
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EMPRESARIAL NOSSA ESTRATÉGIA EM AÇÃO
Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica- NEGEST.
Luiz Carlos de Sá Carvalho, Dr CIBSS Desafios para atração e retenção de jovens profissionais.
Projeto Medindo minha escola.
C ORROPIOS, C ARDINCHAS E C ÃES G RANDES O LIVRO de José Paixão em imagens – com pistas de leitura propostas por por www.joraga.net.
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
BPM BUSINESS PROCESS MANAGEMENT Projecto em Informática e Gestão de Empresas Lisboa, 20 de Junho de 2006.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
FURNAS Centrais Elétricas S.A MW de Potência Instalada Km de Linha de Transmissão MVA de Capacidade de Transformação R$ Milhões.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Rio Verde - Goiás - Brasil
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Qualidade de Processo de Software CMM e CMMI Aldo Rocha.
Gestão do Conhecimento
Modelos de Qualidade para indivíduos e grupos: PSP & TSP
Transcrição da apresentação:

Projetos “Rumo ao CMM/CMMI” Profa. Dra. Juliana Herbert ESICenter UNISINOS Belo Horizonte, 7 de outubro de 2005.

Sobre o ESICenter UNISINOS...

ESI – Instituto Europeu de Software Fundação sem fins lucrativos. Fundada em 1993 pela Comissão Européia e pelo Governo Basco. Localizado no Parque Tecnológico de Zamúdio, Bilbao, Espanha.

Atividades de Internacionalização CIÊNCIA TECNOLOGIA MERCADO SOCIEDADE

ESICenter’s Alliance 2 centros criados em 2002: ESICenter UNISINOS – São Leopoldo – RS – Brasil. ESICenter em Shanghai – China. 2 centros criados em 2003: ESICenter em Melbourne - Austrália. ESICenter em Guadalajara - México 1 centro criado em 2004: ESICenter em Sofia – Bulgária.

Principais Áreas de Atuação Melhoria de Processos de Software: Projetos “Rumo ao CMM” Em 2001: com a SOFTSUL, RS, com 9 empresas. Em 2002: com a FUMSOFT, MG, com 7 empresas. Em 2003: RS, com 8 empresas. Em 2004 (CMMI): com a Fundação Vanzolini, SP, com 6 empresas. Em 2005 (CMMI): a ser lançado em novembro – NÍVEL 5. Avaliações formais SCAMPI (Tlantic no RS e MSA em MG). Avaliações classe B (Workshop Appraisal). Cursos oficiais SEI/CMU. Cursos e consultoria oficiais em PSP e TSP (SEI/CMU). Criação e coordenação do grupo e de eventos SPIN-RS. Teste de Software: Cursos e consultoria com foco na definição e implantação de processos de teste de software. Gestão Estratégica (BITS - Balanced IT Scorecard).

Parcerias internacionais: ESI – European Software Institute – Bilbao, Espanha. SEI/CMU – Software Engineering Institute da Universidade de Carnegie Mellon – Pittsburgh, EUA. Watts Humphrey Institute – Chennai, Índia. Recursos: 2 SCAMPI lead appraisers – SEI/CMU (serão observados em novembro de 2005, liderando avaliações). 1 instrutor oficial PSP – SEI/CMU. 1 instrutor oficial SW-CMM – SEI/CMU.

Por que as empresas decidem implementar modelos de qualidade?

Razões... Exigência (editais, concorrentes, leis). Necessidade de organização da área de desenvolvimento de software. Melhoria da qualidade dos produtos de software. Melhoria de estimativas de tempo e custo. Aumento da produtividade. Diminuição do custo de desenvolvimento. Melhoria do clima organizacional. Diferencial. ...

Benefícios Quantitativos Para a adoção do CMMI, considerando 18 empresas (de http://www.sei.cmu.edu/cmmi/results.html): Categoria Média Número de Empresas Menor Valor Maior Valor Redução do Custo 38% 14 4,5% 87% Maior Precisão no Cronograma 50% 20% 90% Aumento da Produtividade 13 11% 376% Aumento da Qualidade 16 29% 94% Aumento da Satisfação do Cliente 14% 5 10% 55% Retorno do Investimento 3:1 8 2:1 13:1

Mudança de Cultura  Qualidade Definição de objetivos ambiciosos, mas possíveis. Pessoas comprometidas em “fazer certo da primeira vez”. Pessoas e equipes compreendendo (quantitativamente) seus processos e seu uso de tempo. Comprometimentos pessoais com cronograma, qualidade e melhoria contínua. Aprendizado individual e organizacional com experiências. Definição de insanidade (Watts Humphrey): “fazer as coisas sempre do mesmo jeito e esperar resultados diferentes”.

Século 20: industrialização Melhoria de 50 vezes na produtividade de hardware. Século 21: intelectualização Aplicação de métodos estatísticos para a produção de software de larga escala.

Projeto “Rumo ao CMM” Criado pelo ESICenter UNISINOS Propósito apoiar as empresas participantes na implementação das práticas previstas no modelo SW CMM.

Projeto “Rumo ao CMM” 2001

Projeto “Rumo ao CMM” - 2001 UNISINOS (LQS) e SOFTSUL. Objetivo: ajudar as empresas participantes a atingir o nível 2 do CMM em suas organizações, melhorando a qualidade de seus processos de software. Duração: janeiro a dezembro de 2001.

“Rumo ao CMM” - 2001 Participantes: Compasso Dell Computers ECS GoDigital Meta Informática Micromega Qualitá N&L DZSet

“Rumo ao CMM” - 2001 Treinamento - 288 horas. 9 workshops mensais. 8 meses de consultoria (em Informática e RH). 3 mini-auditorias.

“Rumo ao CMM” - 2001 Lançamento à comunidade empresarial gaúcha: Em 12 de dezembro de 2000. Workshop com palestras sobre o projeto, sobre CMM e sobre qualidade do produto de software. Local: auditório da PROCERGS, em Porto Alegre. 83 participantes de empresas de Porto Alegre e do interior do estado.

“Rumo ao CMM” - 2001 Continuidade: Foram realizadas visitas às empresas, explicando o CMM e o projeto. Foram solicitados financiamentos ao SEBRAE e CNPq, sem sucesso. Em 16 de janeiro de 2001 foi fechado o grupo de 9 empresas que participariam do projeto. Em 31 de janeiro foi realizada a primeira reunião com representantes das empresas.

“Rumo ao CMM” Primeira Etapa Treinamento

Cursos de Apoio à Implantação Relacionamento Interpessoal - 16 horas. Tratamento de Clientes - 16 horas. Administração do Tempo - 16 horas. Cursos extras: Motivação - 8 horas. Técnicas de Apresentação - 8 horas. TOTAL: 48 horas

Cursos para o SEPG TOTAL: 120 horas Introdução à Qualidade de Software - 16 horas Profa. Juliana Herbert (UNISINOS) Visão Geral do CMM - 8 horas Odisnei Galarraga (DSI/UNISINOS) Métricas de Software - 16 horas Gabriela Elisa da Cunha (DSI/UNISINOS) Melhoria do Processo de Software - 8 horas Clênio Figueiredo Salviano (ITI) Utilização do GQM no Desenvolvimento de Software - 16 horas Profa. Christiane Gresso von Wangenheim (UNIVALE) Teste de Software - 24 horas Utilização do PSP no Desenvolvimento de Software - 16 horas Profa. Sheila Reinehr (PUC-PR) Gerência de Configuração - 8 horas Wagner Roberto De Martino (ITI) Implantação das KPAs do Nível 2 do CMM - 8 horas Prof. Marcelo Pessôa (Fundação Vanzolini) TOTAL: 120 horas

Cursos para os Outros Grupos na Organização Gerência de Requisitos - 16 horas Prof. Rubens Parra (Fundação CPqD) Métricas de Software - 16 horas Gabriela Elisa da Cunha (DSI/UNISINOS) Utilização do PSP no Desenvolvimento de Software - 16 horas Profa. Sheila Reinehr (PUC-PR) Definição de Ações Corretivas no Processo de Desenvolvimento de Software - 8 horas Prof. Marcelo Pessôa (Fundação Vanzolini) Gerência de Subcontratos - 8 horas Disseminação de Normas da Qualidade em uma Empresa de Desenvolvimento de Software - 16 horas Profa. Juliana Herbert (UNISINOS) Gerência de Configuração - 8 horas Wagner Roberto De Martino (ITI) Implantação de Programas de Treinamento em uma Organização - 16 horas Profa. Susana Marques (UNISINOS) TOTAL: 104 horas

Mudanças Durante o Projeto Inserção de cursos extras “de reforço”: Técnicas de Apresentação - 8 horas. Motivação - 8 horas. Maior distribuição dos cursos nos primeiros meses do projeto. Troca de enfoque do curso de Disseminação de Normas. Troca de segundas edições de cursos por um novo curso: “Acompanhamento do Projeto de Software”, ministrado pelo Prof. José Rubens Parra, da Fundação CPqD, com 24 horas de duração.

“Rumo ao CMM” Segunda Etapa Consultoria

Consultoria De maio a dezembro. 5 consultores na área de melhoria de processo: Consultoria quinzenal, com 3 horas de duração. 2 consultores na área de Relações Humanas: Consultoria de três em três semanas, com 3 horas de duração.

Consultoria Todas as visitas agendadas previamente. Cada visita com uma ata correspondente. Utilizado um plano de implantação das KPAs do nível 2 do CMM, dividido em fases: Fase de criação de infra-estrutura. Fase de implantação das atividades das KPAs. Fase de melhoria.

Plano de Implantação Cada fase tem um período de verificação final de objetivos (propostos X atingidos). Ênfase na primeira fase - KPAs de: Planejamento de Projeto de Software e Acompanhamento e Supervisão de Projeto de Software. Final de cada fase: auditoria de instituição externa (Fundação Vanzolini).

“Rumo ao CMM” Workshops

São Leopoldo, 7 de abril de 2001. Número de participantes: 112. Sabadão do CMM São Leopoldo, 7 de abril de 2001. Número de participantes: 112.

Origem do “Sabadão do CMM” Dificuldade de disseminação do CMM nas empresas. Problemas de comunicação dos objetivos do projeto. Problemas de comunicação das etapas do projeto.

Objetivos do Sabadão Apresentar a equipe de consultores. Discutir o processo de implantação do CMM nas empresas. Apresentar a estrutura geral do projeto “Rumo ao CMM”. Discutir dúvidas. Discutir etapas já realizadas e a serem realizadas. Proporcionar um “evento de lançamento coletivo do projeto” às empresas participantes.

Nosso roteiro: Nosso horário: 9:00h às 12:30h Abertura. Identificação das empresas. Apresentação dos consultores. Pontos marcantes do nível 2 do CMM - Prof. Mauro Spínola (Fundação Vanzolini). Processo geral de implantação do CMM - Prof. Marcelo Pessôa (Fundação Vanzolini). Estrutura do projeto. Resolução de dúvidas gerais. Fechamento. Nosso horário: 9:00h às 12:30h

São Leopoldo, 25 de abril de 2001. Número de participantes: 81. Primeiro Workshop São Leopoldo, 25 de abril de 2001. Número de participantes: 81.

Objetivos do Workshop Ser um fórum de discussões sobre o projeto Rumo ao CMM. Proporcionar a troca de experiências entre as empresas do projeto. Discutir experiências de implantação do CMM no Brasil. Discutir experiências de implantação de programas da qualidade em empresas do projeto.

E ainda: Representar milestones no decorrer da implantação do projeto...

Nosso roteiro: Nosso horário: 13:00h às 17:30h Abertura. Identificação das empresas. Palestra: Programa da qualidade na Empresa N&L. Discussão. Implantação do CMM na Fundação CPqD - José Rubens Parra e Raquel Moreda. Resolução de dúvidas gerais sobre o projeto. Fechamento. Nosso roteiro: Nosso horário: 13:00h às 17:30h

São Leopoldo, 30 de maio de 2001. Número de participantes: 55. Segundo Workshop São Leopoldo, 30 de maio de 2001. Número de participantes: 55.

Nosso roteiro: Nosso horário: 13:00h às 17:30h Abertura. Identificação das empresas. Palestra: Programa da qualidade na Empresa Meta Informática. Discussão. Apresentação do Plano de Implantação do Nível 2 do CMM - Prof. Marcelo Pessôa (Fundação Vanzolini) e Profa. Juliana Herbert (UNISINOS). Resolução de dúvidas gerais sobre o projeto. Fechamento. Nosso roteiro: Nosso horário: 13:00h às 17:30h

São Leopoldo, 25 de julho de 2001. Número de participantes: 57. Terceiro Workshop São Leopoldo, 25 de julho de 2001. Número de participantes: 57.

Nosso roteiro: Nosso horário: 13:30h às 17:00h Abertura. Identificação das empresas. Palestra: Implantação e Operacionalização de Grupos de SQA em Organizações - Case Fundação CPqD - Raquel Moreda. Discussão. Resolução de dúvidas gerais sobre o projeto. Fechamento. Nosso horário: 13:30h às 17:00h

São Leopoldo, 29 de agosto de 2001. Número de participantes: 52. Quarto Workshop São Leopoldo, 29 de agosto de 2001. Número de participantes: 52.

Nosso roteiro: Nosso horário: 13:30h às 17:00h Abertura. Identificação das empresas. Palestra: Implantação do CMM na HP Brasil - Marcio Flôres. Discussão. Resolução de dúvidas gerais sobre o projeto. Fechamento.

Caxias do Sul, 12 de setembro de 2001. Número de participantes: 56. Quinto Workshop Caxias do Sul, 12 de setembro de 2001. Número de participantes: 56.

Nosso roteiro: Nosso horário: 13:30h às 17:00h Abertura. Identificação das empresas. Palestra: Experiências de Avaliação do CMM no Brasil - Carlos Caran (ISD Brasil). Discussão. Implantação do CMM na Compasso. Resolução de dúvidas gerais sobre o projeto. Fechamento. Confraternização oficial. Nosso horário: 13:30h às 17:00h

Outros Workshops Setembro (2 edições). Outubro. Novembro. Dezembro.

Mudanças no Projeto No final de cada workshop (a partir de julho), começou a ser realizada uma reunião com os coordenadores e dois representantes de cada empresa, para avaliação do projeto.

Mecanismos para Coordenação do Projeto Lista de discussões. Pedidos constantes de feedback das empresas. Reuniões mensais de avaliação, com representantes das empresas. Avaliações gerais feitas em workshops.

Projeto “Rumo ao CMM com a FUMSOFT” Setembro de 2002 a Dezembro de 2003

Projeto “Rumo ao CMM com a FUMSOFT” Em 2002: com a FUMSOFT, no estado de MG, com 7 empresas. Audiolab Software BHS International Syst Quantum Informática Spress Informática Squadra Tecnologia em Software Teknisa Tecnologia em Informática

Projeto “Rumo ao CMM com a FUMSOFT” Estrutura: 140 horas de consultoria por empresa. 144 horas de treinamento. 20 horas de workshops.

Projeto “Rumo ao CMM com a FUMSOFT” Cursos: Visão Geral do CMM (16h) Gerenciamento de Requisitos (16h) Planejamento e Acompanhamento de Projetos de Software (24h) Documentação de Políticas e Processos de Software (24h) Gerência de Configuração de Software (16h) Gerência de Subcontratos de Software (16h) Garantia da Qualidade de Software (16h) Métricas de Software (16h)

Projeto “Rumo ao CMM UNISINOS” Março de 2003 a Junho de 2004

Projeto “Rumo ao CMM UNISINOS” Em 2003: no estado do RS, com 5 empresas Ação Sistemas de Informática Ltda AdvancedIT Ltda Gens S/A Ivirtua Ltda John Deere do Brasil

Projeto “Rumo ao CMM UNISINOS” Structure: 184 horas de consultoria por empresa. 200 horas de treinamento. 24 horas de workshops. 32 horas de avaliações informais.

Projeto “Rumo ao CMM UNISINOS” Cursos: Visão Geral do CMM (16h) Gerenciamento de Requisitos (16h) Planejamento e Acompanhamento de Projetos de Software (24h) Documentação de Políticas e Processos de Software (24h) Gerência de Projetos com o PMBoK (16h) Gerência de Configuração de Software (16h) Gerência de Subcontratos de Software (16h) Garantia da Qualidade de Software (16h) Métricas de Software (16h)

Projeto “Rumo ao CMMI São Paulo” Junho de 2004 a Dezembro de 2005

Projeto “Rumo ao CMMI - SP” Em setembro/2003, lançamento do “Rumo ao CMMI”, em parceria com a Fundação Vanzolini, no estado de SP.

Projeto “Rumo ao CMMI - SP” Em setembro/2003, lançamento do “Rumo ao CMMI”, em parceria com a Fundação Vanzolini, no estado de SP. Empresas: YMF Epson HST Emphasys

Projeto “Rumo ao CMMI - SP” Estrutura: 24 horas de diagnóstico. 120 horas de consultoria. 136 horas de treinamento. 24 horas de workshops. 32 horas de avaliações informais.

Projetos “Rumo ao CMM/CMMI” Profa. Dra. Juliana Herbert ESICenter UNISINOS Belo Horizonte, 7 de outubro de 2005.