Prof. Alex Fernandes da Veiga Machado

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Prof. Alex Fernandes da Veiga Machado Bacharelado em Ciência da Computação COMPUTAÇÃO GRÁFICA Prof. Alex Fernandes da Veiga Machado

COMPUTAÇÃO GRÁFICA Introdução Ementa Softwares e Linguagens Mais informações

COMPUTAÇÃO VISUAL

COMPUTAÇÃO VISUAL Computação Gráfica

COMPUTAÇÃO VISUAL (COMPUTAÇÃO GRÁFICA) É a área da ciência da computação que estuda a geração, manipulação e interpretação de modelos e imagens de objetos utilizando computador. Tais modelos vêm de uma variedade de disciplinas, como física, matemática, engenharia, arquitetura, etc.

Imagem Qualquer conjunto de pixels que formem uma figura sobre a superfície de um dispositivo de saída gráfico Matricial: as imagens são geradas através de pontos sobre uma matriz que podem estar "ligados" ou "desligados“ Vetorial: as imagens são criadas através de comandos específicos para a geração de entidades (retas e círculos).

ementa Objetivos:   Esta disciplina terá como objetivo introduzir o ferramental básico para a síntese e processamento de modelos de cenas bidimensionais e tridimensionais artificiais e para a geração de imagens foto-realísticas a partir desses modelos. São apresentados os algoritmos e variações utilizados nas diversas etapas da manipulação e síntese de imagens.

ementa Conteúdo Programático / Programa Analítico: Aulas Previstas (hs): 1. Introdução à Computação Gráfica 10 - Introdução à Computação Visual e à Computação Gráfica, Representação vetorial e matricial de imagens, Dispositivos gráficos de entrada e saída, Fundamentos Matemáticos da Computação Gráfica e Sistemas de cores 2. Computação Gráfica 2D 15 - Rasterização, Transformações geométricas e Curvas e Superfícies 3 – Computação Gráfica 3D - Modelagem, Texturização, Determinação de superfícies visíveis e Iluminação 3 – Processamento de Imagens 20 - Histograma, Morfologia Matemática e Matrizes de Convolução 4 – Tópicos Avançados em Computação Gráfica - Realidade Virtual, Programação em GPU e Análise de Imagens TOTAL 80

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