ACULTURAÇÃO O conceito de aculturação nega o caráter dinâmico dos costumes e hábitos das sociedades. POR QUE?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Fenômeno da Aculturação
Advertisements

Sociologia Contracultura Contestar certos valores culturais vigentes.
Cultura e contracultura
Uma visão geral da vida em sociedade
PEDAGOGIA 3ºPNA PROFª GIANE MOTA
Declaração e Programa de Ação de Viena (1993)
HUMANISMO E PSICOLOGIA Mauro Martins Amatuzzi
Trabalho de Sociologia
Nomes:Ana Paula, Josiane,Simone, Paulo n°2,17,35,25
Ética Profissional A ética e a moral.
MAX WEBER ( ).
Serão os valores morais universais?
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
C.I.E.P 477 Professora Rosa da Conceição Guedes.
Parte I – As origens filosóficas da psicologia
INDIVIDUALIDADE E INDIVIDUALISMO
JOVENS, EU VOS ESCREVI PORQUE SOIS FORTES
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA DO TRABALHO A existência humana é marcada pela cultura e é ela a própria fundamentação da humanidade. Cultura é criação/aprendizagem/
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
Movimento Hippie.
Na década de 1960, o movimento hippie apareceu disposto a oferecer uma visão de mundo inovadora e distante dos vigentes ditames da sociedade capitalista.
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
Cultura “Aquele todo complexo que compreende o saber, a crença, a arte, a moral, o direito, o costume e quaisquer outras qualidades e hábitos adquiridos.
Curso Direito à Memória e à Verdade
Etnografia e Etnologia
A CULTURA.
Filosofia Professor Breno Cunha
Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Nilson Rosa de Faria SOCIOLOGIA.
Refletindo sobre a solução de conflitos
Sociologia e sociologia e senso comum
Transformar é possível....
CRÍTERIO ÉTICO E POSTURAS MORAIS
DESIGUALDADES SOCIAIS
CULTURA.
Movimentos Sociais – Décadas de 60 e 70
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição.
CULTURA JURIDICA.
Para uma visão marxista das relações internacionais
A Sociedade humana: generalidades
Os movimentos sociais dos anos 50/60/70
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
CULTURA ORGANIZACIONAL Elizabete Nunes.
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
Revolução da tecnologia da informação e a reestruturação do capitalismo introduziram uma nova forma de sociedade, a sociedade em rede. Características:
INTRODUÇÃO O QUE É ANTROPOLOGIA?.
O QUE É CULTURA? PROF. DENIS LIMA
CULTURA O QUE É?.
HERZ e HOFFMANN Capítulos 1 e 2 Isabela Ottoni Penna do Nascimento graduanda em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília.
Grupo: Antoniesco Araujo Freitas Gustavo Marcolino de Paula
Modos de Produção Em Karl Marx.
A base dos Ideais Liberais/Democráticos
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
O que é política? Permeia todas as as atividades humanas ao longo do tempo. Permeia todas as as atividades humanas ao longo do tempo. Ciência do governo.
CAMINHANDO UMA PROPOSTA DE RECICLAGEM DE CONHECIMENTOS EM SERVIÇO SOCIAL Terceira Parte: Locus da origem da Questão Social Questão Social A.S. Eronides.
A luta por participação política
Organizações de Aprendizagem Velho e Novo Paradigmas
Administração do Terceiro Setor
A Administração do Ambiente de Negócio. Os ambientes empresariais As organizações existem em vários ambientes que influenciam seu funcionamento. A gerência.
 Gilles (2002, p.15), ética é uma ciência do comportamento humano que busca o efeito de harmonizar as ações da vida, sendo ela social ou profissional.
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
Émile Durkheim
OS NOVOS HIPPIES E SUA OPOSIÇÃO AO SISTEMA COLÉGIO GIORDANO BRUNO Rod. Raposo Tavares, , Jardim Pinheiros, São Paulo - SP Finalistas: Mariana Dolcetti.
Índios Atuais. História Quando Cabral chegou ao Brasil, seus únicos – mas muitos- habitantes eram os índios. Cada tribo com seu modo se vestir, de plantar,
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Teoria Crítica e Direito (Aula 4) Mariana Pimentel Escola Judicial – TRT/PB.
Transcrição da apresentação:

ACULTURAÇÃO O conceito de aculturação nega o caráter dinâmico dos costumes e hábitos das sociedades. POR QUE?

ACULTURAÇÃO => CONCEITO UTILIZADO PARA SE AVALIAR O PROCESSO DE CONTATO ENTRE DUAS DIFERENTES CULTURAS. TOME NOTA O CONTATO ENTRE DUAS CULTURAS, NÃO SIGNIFICA QUE UMA DELAS TEM QUE DESAPARECER. = (PREMISSA EQUIVOCADA) ESSA VISÃO (DESAPARECIMENTO) EXISTIU ATÉ MEADOS DO SÉCULO XX. => CULTURA NÃO É UM CONJUNTO DE VALORES IMUTAVEIS, ELA ESTÁ EM CONSTANTE MUDANÇA. EXEMPLO – ACREDITAVA-SE ATÉ O INICIO DO SÉCULO XX QUE AS COMUNIDADES INDIGENAS TENDIAM AO DESAPARECIMENTO DEVIDO AO CONTATO COM O BRANCO. CONTUDO, O CRESCIMENTO DAS COMUNIDADES INDIGENAS A PARTIR DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX, DESMENTE ESSA PREMISSA. (DARCY RIBEIRO – ANTROPÓLOGO)

AQUELES QUE NÃO CONSEGUEM SE INTEGRAR COMPLETAMENTE EM NENHUMA DAS CULTURAS QUE OS RODEIAM, FICAM ÀS MARGENS DA SOCIEDADE. EXEMPLO ÍNDIOS KAIGANG – RESERVA INDÍGENA DE TUPÃ TOTALMENTE DESCARACTERIZADOS NÃO ESTÃO INCORPORADOS À CULTURA DA SOIEDADE QUE OS CERCA. QUANDO 2 CULTURAS ENTRAM EM CONTATO, UMA DELAS SE IMPÕE À OUTRA PELA FORÇA, ALÉM DA ACULTURAÇÃO (OCORREM MUDANÇAS EM UMA OU EM AMBAS), OCORRE TAMBÉM A MARGINALIZAÇÃO CULTURAL

CONTRACULTURA PESSOAS QUE CONTESTAM CERTOS VALORES CULTURAIS VIGENTES, OPONDO-SE RADICALMENTE A ELES. EXEMPLOS BEAT GENERATION

MOVIMENTO LITERÁRIO DA DÉCADA DE 1950 GRUPOS DE JOVENS INTELECTUAIS (MOVIMENTO LITERÁRIO) CANSADOS DO MODELO QUADRADINHO DE ORDEM ESTABELECIDO NOS EUA APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL JACK KEROUAC – ON THE ROAD

ONT THE ROAD – INFLUENCIOU OS MOVIMENTOS ESTUDANTIS E A ONDA HIPPIE DOS ANOS 60 CONTESTA – A PERSEGUIÇÃO AOS COMUNISTAS; A GUERRA FRIA. HERDARAM CAUSAS COMO: ECOLOGIA AMOR LIVRE LIBERAÇÃO FEMINISTA

MOVIMENTO HIPPIE MOVIMENTO DE UMA CULTURA JOVEM E RICA QUE CONTESTAVA AS INJUSTIÇAS E DESIGUALDADES DA SOCIEDADE AMERICANA: SEGREGAÇÃO RACIAL CAPITALISMO DESARMAMENTO NUCLEAR DEFENDIAM A PAZ E O AMOR NEGAVAM O NACIONALISMO E A GUERRA DO VIETNÃ DEFENDIAM OS VALORES DA NATUREZA MODO DE VIDA MEIO NOMADE COMUNITÁRIO ERAM INDEPENDENTES DOS MERCADOS FORMAIS

GÍRIAS HIPPIES DAR O CANO – quebrar compromissos GOIABA – Bobo JÓIA – Tudo bem PODES CRER – Acredito, concordo CARA – Pessoa – usado para homens e mulheres VELHA/VELHO – Pai e mãe FALOU – Até mais BICHO GRILO – Hippie BIÔNICO – Politico nomeado pelo governo BODE – Confusão SACOU – Entendeu CHACRINHA – Conversa sem objetivos PARADA - Negócio

SIMBOLO HIPPIE MANDALA – FIGURA CIRCULAR COM 3 INTERVALOS IGUAIS

CURIOSIDADES A LEVITAÇÃO DO PENTÁGONO A MARCHA SOBRE O PENTÁGONO 1967 – MAIS DE 200 MIL HIPPIES CERCARAM O PENTÁGONO PARA COM A FORÇA DO PENSAMENTO, LEVITÁ-LO. CONTESTAÇÃO CONTRA O SERVIÇO MILITAR

TIPOS DE CONTROLE SOCIAL A) DIFUSO - INFORMAL GERALMENTE DE CARÁTER RELIGIOSO B) INSTITUCIONALIZADO OU FORMAL ÓRGÃOS OU INSTITUIÇÕES SOCIAIS ENCARREGADOS DE SUA APLICAÇÃO – POLICIA, JUSTIÇA. FUNÇÃO – ESTABELECER NORMAS, PADRÕES, OU SEJA CONTROLAR A CULTURA DE PROTESTO OU SEJA – FISCALIZAÇÃO DA SOCIEDADE SOBRE AS AÇÕES DO ESTADO

OBJETIVO DO CONTROLE SOCIAL ASSEGURAR QUE OS INDIVIDUOS SE COMPORTEM DE MANEIRA PREVISIVEL E DE ACORDO COM AS REGRAS E PRECEITOS OU SEJA DE ACORDO COM OS VALORES MORAIS.