Proposta de metodologia a adotar pelo Diretor de Turma com os seus alunos: 1. Apresentação aos alunos do PowerPoint “Plano de Emergência Interno” e debate.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança
Advertisements

Plano de Prevenção e Emergência
Nome da escola + logotipo Nome dos alunos, turma e ano letivo
Segurança Vidrarias Prof. Dr. Fernando Cruz Barbieri
ILUMINÂNCIA DE EMERGÊNCIA
PLANO DE SEGURANÇA INTERNO
Kit Alfa Marcello Cláudio de Gouvêa Duarte.
Plano de ação emergêncial
Serviço Nacional de Bombeiros e Proteção Civil
Sismos.
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
SEGURANÇA NO LOCAL DE TRABALHO
Câmara Municipal de Felgueiras
S i s m o s.
O que é um sismo? fenómeno natural, resultante de uma vibração mais ou menos violenta da crosta terrestre.
Plano de Prevenção e Emergência
Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança
PROGRAMA BRIGADAS ESCOLARES - DEFESA CIVIL NA ESCOLA
Prefeitura Municipal de Curitiba Secretaria Municipal da Educação III Miniconferência sobre Biodiversidade Aquecimento Global e Exploração dos Recursos.
AVALIAÇÃO MÓDULO II GERÊNCIA ADMINISTRATIVA SEGURANÇA EMPRESARIAL.
Padrões Mínimos de Segurança
Gabinete Municipal de Protecção Civil de Odivelas
A Higiene e Segurança no Trabalho
A Escola.
Escola Básica 2.3 de São Gonçalo Plano de Prevenção e Emergência
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Escola Secundária Jaime Moniz
DIA ESTADUAL DE REDUÇÃO DE DESASTRES
PLANO DE EMERGÊNCIA E DE EVACUAÇÃO
Plano de Emergência da Escola
Colégio Senhor dos Milagres
Projecto “Escola Segura”
L U I S R U I V O APRESENTA Com o apoio:.
Agrupamento de Escolas 2,3 Padre Vitor Melícias
Segurança na Escola.
Análise de Plano de Emergência Escola Dom Afonso Henrique
COORDENADORIA DE DEFESA CIVIL DE SÃO GONÇALO
SISMOS Saiba como actuar.
Durante um sismo pode ocorrer:
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO Iluminação de Emergência
O que são sismos? Os sismos são movimentos bruscos da superfície terrestre resultantes da libertação súbita de energia numa zona de rutura na litosfera.
Plano de ação emergêncial
O QUE FAZER CASO VOCÊ SE DEPARE COM UM PRINCÍPIO DE INCÊNDIO:
AIG SRPC SESARAM OUTRAS PARCERIAS…. AIG SRPC SESARAM OUTRAS PARCERIAS…
Marcelo Kressin Técnico em Segurança do Trabalho
USO CORRETO DE ELEVADORES
Plano de Evacuação e Instruções Gerais de Segurança
transporte e armazenamento
Informações sobre as atividades a realizar no domínio da segurança
Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil
Guião de Procedimentos para Exercício de Evacuação total ou parcial (GPEE_ESVN) Escola Secundária Vitorino Nemésio.
Escola Secundária José Loureiro Botas
O dia 13 de outubro, Dia Internacional das Catástrofes, costuma ser assinalado com a realização do exercício público de prevenção do risco sísmico A TERRA.
ACIDENTES RODOVIÁRIOS
BRIGADAS ESCOLARES - DEFESA CIVIL NA ESCOLA
PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA ESCOLA BÁSICA DE TONDELA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS Responsável Segurança Agostinho Silva ESCOLA.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANTÓNIO FEIJÓ CLUBE DE PROTEÇÃO CIVIL CLUBE PROTEÇÃO CIVIL Normas de Evacuação 1 Clube de Proteção Civil.
Tópico 9: Normas básicas de segurança no laboratório de química
PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA A PANDEMIA DE GRIPE ESCOLA SECUNDÁRIA DE VILELA – PAREDES Coordenação do plano Avaliação das condições das instalações.
PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA
ESCOLA SECUNDÁRIA DO CARTAXO SEGURANÇA NA ESCOLA Na escola podem ocorrer situações de risco, como por exemplo: incêndios, ameaças de bomba ou sismos.
6º Grupamento de Bombeiros de Nova Friburgo
Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro Comando de Bombeiros de Área – CBA SERRANA.
Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo
EXERCÍCIO DE EVACUAÇÃO SEGURANÇA Saudação Caros colegas, aqui estão reunidas um conjunto de informações essenciais para o bom desempenho das nossas funções,
Plano de Emergência Interno ESTG - Leiria
PLANO DE EMERGÊNCIA INTERNO 2018/ 2019
Transcrição da apresentação:

Proposta de metodologia a adotar pelo Diretor de Turma com os seus alunos: 1. Apresentação aos alunos do PowerPoint “Plano de Emergência Interno” e debate do mesmo, na aula de FC 2. Realização, com os alunos, de simulações de evacuação (as que forem necessárias para a turma) 3. Sumariar as simulações no livro de ponto da turma. Nota: na página da Internet do Agrupamento poderão encontrar toda a documentação relativa ao Plano de Emergência Interno da EB/S de Cabeceiras de Basto. Endereço - http://www.eb23-cabeceiras-basto.rcts.pt/

Metodologia de trabalho e Calendarização Simulação de Evacuações Diretores de Turma Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto Metodologia e Plano de trabalho nas aulas de Formação Cívica Análise e estudo das Plantas. Análise das instruções de Atuação e procedimentos nas evacuações; Realizar o treino da Evacuação, com saída da sala de aula até ao Ponto de Encontro definido nas plantas; Realizar o treino real de situações de Emergência por Sismo ou Terramoto dentro da sala de aula. Calendarização das atividades Realizar as simulações de evacuação nas aulas de Formação Cívica durante os meses de fevereiro e março de 2012. Durante o mês de abril de 2012 realizar-se-á uma Simulação Geral de Evacuação, com aviso prévio do dia mas não da hora, a toda a comunidade escolar. Nota: O Diretor de Turma deverá sumariar, no livro de ponto, as simulações de evacuação e deverá realizar tantas quantas entender necessário.

PLANO DE EMERGÊNCIA INTERNO Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto Telefone 253 662 338 * Fax 253 662 826 PLANO DE EMERGÊNCIA INTERNO fevereiro de 2012

PLANO DE EVACUAÇÃO Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto Telefone 253 662 338 * Fax 253 662 826 PLANO DE EVACUAÇÃO

Segurança na Escola

Instruções gerais de segurança Em caso de emergência DEVE: . Manter a calma . Não entrar em pânico . Não ligar nem desligar luzes . Abandonar o edifício dirigindo-se para as saídas indicadas . Seguir a sinalização de segurança . Fazê-lo com ORDEM, CALMA e RAPIDEZ . Descer as escadas encostado à parede . Obedecer às instruções do pessoal de segurança . Não gritar - Não empurrar - Não voltar atrás - Não correr

Alunos: Em caso de emergência DEVE: . Seguir as instruções do professor . Abandonar a sala seguindo em fila indiana atrás do delegado (subdelegado) de turma . Abandonar o material escolar dentro da sala de aula . Não correr nem voltar atrás . Descer as escadas encostado à parede . Não parar na(s) porta(s) de saída. Esta(s) deve(m) estar livre(s)

Em caso de emergência DEVE: Alunos: . Dirigir-se ao local de reunião ou Ponto de Encontro e esperar pelas ordens dadas pelo professor . Caso não seja possível sair do local, desloque-se de imediato para as janelas exteriores, abra-as, e sinalize a sua presença abanando uma peça de roupa. . Em situações de permanência no espaço escolar, sozinho ou em grupo, devem seguir as instruções gerais de segurança e obedecer às instruções do pessoal de segurança.

Delegado (subdelegado) de Turma: . Abrir a porta da sala de aula, ao soar do sinal de alarme . Colocar-se à frente da fila indiana e sair da sala após a ordem do professor e dirigir-se à saída indicada (esta saída depende da localização da sala ou zona – ver plantas) .Conduzir os restantes alunos através dos corredores e escadas, até às portas de saída e daí até ao local de reunião ou Ponto de Encontro . Auxiliar o professor a manter a ordem e na contagem dos seus colegas de turma, no Ponto de Encontro

O que esperar em caso de sismo O primeiro indício de um sismo de grandes proporções poderá ser: . um tremor ligeiro perceptível pela oscilação de objetos suspensos e pelo abanar de objetos em prateleiras; . um “bang” violento, semelhante à passagem de um avião supersónico; . um ruído surdo e prolongado, que poderá ser bastante alto.

Um ou dois segundos depois sentirá o verdadeiro sismo Um ou dois segundos depois sentirá o verdadeiro sismo. É importante agir imediatamente. À medida que a vibração do solo aumenta o perigo também aumenta: . armários e prateleiras podem cair; . objectos suspensos do teto oscilarão e poderão soltar-se; . tetos falsos, seus componentes e equipamentos neles instalados poderão cair;

. caixilhos das portas poderão arquear fechando as portas violentamente . caixilhos das janelas poderão arquear, quebrando os vidros e lançando estilhaços.

É importante manter a calma nesses momentos. O ruído que acompanha o sismo e os seus efeitos será sempre assustador e provocar enorme tensão. É importante manter a calma nesses momentos.

O que fazer durante o sismo NO INTERIOR DO EDIFÍCIO: . não deve tentar sair logo do edifício; . não deve tentar sair pelas janelas; . deve afastar-se de janelas e painéis de vidro; .deve afastar-se de armários, prateleiras, objectos pesados e outro mobiliário que possa cair; . não deve aceder às varandas; . não deve utilizar o elevador.

Em salas de aula (sismo) . Os alunos e os professores devem refugiar-se debaixo das secretárias, agarrar uma perna das mesas e proteger a cabeça e os olhos pressionando a cara contra os braços; . Os alunos devem aguardar com calma que o seu professor lhes dê instruções.

Em zonas onde não haja possibilidade de se cobrir (sismo) . refugie-se junto de pilares, sob vigas e vãos de portas ou junto de uma parede interior, ajoelhe-se, coloque a cabeça junto aos joelhos, aperte as mãos firmemente por trás do pescoço e proteja os lados da cabeça com os cotovelos. Em bibliotecas . afaste-se imediatamente de janelas, painéis de vidro e estantes e proteja-se apropriadamente. Em laboratórios e cozinhas . tente apagar todas as chamas antes de se proteger; . afastar-se de todos os materiais perigosos que podem derramar.

NO EXTERIOR (sismo) . não deve reentrar no edifício, mantendo-se no exterior; . deve afastar-se de edifícios, muros, vedações, árvores, postes e cabos elétricos; . deve agachar-se ou deitar-se no solo e proteger a cabeça; .deve ir observando o que se passa em redor, mantendo-se alerta a possíveis perigos ou que o obriguem a movimentar-se. No exterior ou no interior dos edifícios, quando um sismo ocorre, aja imediatamente ao primeiro indício ou sinal de alerta

O que fazer após o sismo Deve proceder-se à evacuação das salas de aula e dos edifícios em geral, sob vigilância dos professores e dos elementos da estrutura de segurança. Todas as pessoas que se encontram no exterior no momento do sismo deverão dirigir-se para o local de reunião. EVACUAÇÃO DO EDIFÍCIO . Devem seguir-se as instruções gerais de segurança da mesma forma, que no caso de evacuação anteriormente descrito.

Se o sismo ocorrer durante o intervalo: . durante o sismo quer no interior quer no exterior dos edifícios, os alunos e os professores devem seguir as medidas anteriormente descritas e tentar evitar qualquer risco potencial; . após o sismo os professores e os alunos devem seguir o processo de evacuação descrito e reunir-se no local de reunião.

Campo de jogos Os professores devem: . reunir os alunos por turma e contá-los; . detetar todos os alunos feridos e prestar os primeiros socorros, quando necessário; . alertar os alunos para a hipótese da ocorrência de réplicas. Os alunos: . não devem regressar ao edifício; . devem manter-se a uma distância de pelo menos 5 m das fachadas, muros e vedações; . não devem beber água das torneiras ou recipientes abertos; . devem evitar qualquer contacto com cabos elétricos ou vedações metálicas. Todos devem permanecer no local de reunião e aguardar instruções – não ocupar as bancadas

A segurança na escola é um bem comum A segurança na escola é um bem comum! Por favor: - não toque nos extintores; - não mexa nos botões de alarme. É importante que cada um tenha comportamentos seguros e responsáveis.

Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto Plantas de Evacuação Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto Telefone 253 662 338 * Fax 253 662 826 Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto Plantas de Evacuação

Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto Plano de evacuação: Localização B.V. Cab. Basto

Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto Plano de evacuação: Perímetro escolar

Escola B/S de Cabeceiras de Basto Plano de evacuação – Piso 0 Auditório WC F. WC M. WC def Arrec. M.Did. Elevador Q.E. Geral Receção Hall entrada Secretaria G. Direção G.Enc. Operac. Papelaria Rep. Sala Polivalente da Biblioteca Cofre G. Secretaria Arquivo Reuniões G. Dep. CHS Gab Dep. EXP. Dep.CENT Dep. LING. CNO Sala Professores SALADT Bar Professores G. atend. Caixa escadas Clarabóia G. SPO Saída 1 Entrada Principal Saída 3 Saída 4 Saída 5 Saída 2

Saídas - Piso 0 (andar superior) Os ocupantes das salas e locais indicados, devem realizar a evacuação pelas seguintes saídas: Saída 1 (Entrada Principal) – Salas 7,8,9,10,18; Gab. E. Operacional; Papelaria; Reprografia; Secretaria; Sala da Biblioteca; Biblioteca; Auditório; Receção; Gab. do Departamento CHS; Gab. SPO; Gab. Atendimento. Saída 2 – Gab. Direção e Sala de Reuniões. Saída 3 - Sala DT; Salas CNO; 3 Gab. Departamentos; Sala Professores. Saída 4 - Salas: 1,2,3,4,5,6,19,20,21,22 e 23. Saída 5 - Salas: 11,12,13,14,15,16 e 17.

Sala convívio Assistentes Operacionais Escola B/S de Cabeceiras de Basto Plano de evacuação: Piso -1 ET EV Lab. CN Lab. FQ TIC EM2 EM1 Arrec. EM Arrec.EV Sala Unid. Multideficiência S24 WC M. WC F. Elevador WC def Arr.M. Limpeza Q.E. Sala convívio Assistentes Operacionais EVT2 EVT1 EVT Sala Convívio alunos Refeitório Bar alunos Bufete Arr. Alim. Cozinha D. Frig. Alim. Baln. Fem. e Mas S. Apoio Cozinha Copa Lavatório Saída 6 Saída 5 Saída 4 Saída 7 Saída 9 Saída 10 S. preparação Saída 8

Saídas - Piso -1 (andar inferior) Os ocupantes das salas e locais indicados, devem realizar a evacuação pelas seguintes saídas: Saída 4 – Salas: EM1; EVT1. Saída 5 – Salas: EV; ET; S24. Saída 6 – Salas: EM2; EVT2; TIC1; TIC2; Saída 7 – Refeitório. Saída 8 – Sala Convívio alunos. Saída 9 – Cozinha e salas adjacentes. Saída 10 – Bar alunos e bufete. Saída Própria – Sala Unidade de Multideficiência; Lab. CN e Lab. FQ; Pav. Gimnodesportivo.

Pavilhão Gimnodesportivo

PLANO DE ATUAÇÃO E EQUIPA DE INTERVENÇÃO Escola Básica e Secundária de Cabeceiras de Basto Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto Telefone 253 662 338 * Fax 253 662 826 PLANO DE ATUAÇÃO E EQUIPA DE INTERVENÇÃO

EQUIPA DE INTERVENÇÃO Zona Manhã Tarde Noite Funções Salas Piso 0 Adelaide Glória Graça Carolina Celestino Comunicar a emergência à Direção ou delegado de segurança. Acionar o botão de alarme. Utilizar os extintores, caso necessário. Colaborar na orientação dos alunos em direção à saída. Verificar a existência de ocupantes nos sanitários. Piso -1 Luísa Maria José Pavilhão Gimnodesportivo Fernanda Nuno Desligar o depósito de aquecimento de água. Verificar a existência de ocupantes nos balneários. Cozinha Refeitório Sala Convívio de alunos Alzira Sandra Conceição Secretaria Verificar a existência de ocupantes nas instalações administrativas. Biblioteca Cândida

EQUIPA DE INTERVENÇÃO Zona Manhã Tarde Noite Funções Sala Professores CNO Gab. Dep. Teresa Celestino Evacuar a sala de professores, CNO e Gab. Departamentos Desligar os aparelhos elétricos. Receção Rosa Maria Comunicar a emergência à Direção ou delegado de segurança. Acionar o botão de alarme. Colaborar na orientação dos ocupantes em direção à saída. Portaria Alberto Abrir o portão de entrada de veículos de emergência. Indicar o local da emergência às equipas de intervenção externa Impedir a entrada de pessoas no espaço escolar. Auditório Colaborar na orientação dos ocupantes para a saída. Papelaria Reprografia Alice Serena Evacuar a papelaria, a reprografia, a sala de reuniões Verificar a existência de ocupantes nos sanitários. Bar alunos Utilizar os extintores, caso necessário. Colaborar na orientação dos alunos em direção à saída. Espaços Exteriores Colaborar na orientação dos alunos em direção ao Ponto de Encontro.