Administração de Sistemas de informação

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Transcrição da apresentação:

Administração de Sistemas de informação CHASSI Daniel Keller Angulski Renan Regis Antunes Rozeane Botelho

Chassi Carroceria Monobloco: Une em sua estrutura não só a base como também o corpo do automóvel. Chassi propriamente dito: Atualmente, apenas alguns veículos pesados, como caminhões e algumas picapes e vans, têm chassi, pois ele reduz a possibilidade de trincas na estrutura.

Numeração de chassi Até 1.982, não existia na marcação do chassi uma descrição detalhada do veículo, expressa na forma de letras e números.

Regulamentação Em 1.985, o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), através da Resolução 659/85 (publicada no DOU em 30/10/85), regulamentou a marcação do chassi, criando algumas obrigatoriedades, entre elas a de 17 caracteres.

Padronização Os números e letras que compõem a numeração do chassi possuem regras que foram implantadas na década de 80 (ISO 3779) e servem para todos os fabricantes de veículos instalados em qualquer lugar do mundo. No Brasil essa numeração passou a valer a partir de 1986/87

Padronização VIN (vehicle identification number) é dividido em quatro partes que quando decifradas podem informar dados sobre o fabricante, o modelo e o ano de fabricação.

Entendendo o Chassi

Identificação Geográfica Região Geográfica Letras Estados Unidos 1 México 3 Argentina 8 Brasil 9 França V Alemanha W Itália Z

Fabricantes Fiat D Ford F Renault 1 Audi U Toyota R VW do Brasil W Chrysler 7 GM G

Localização do Chassi

Segurança Para dificultar o trabalho dos mal intencionados, as letras “I”, “O” e “Q” são proibidas na marcação do chassi, já que podem ser facilmente adulteradas. No Brasil, a numeração foi regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 1995, de acordo a ABNT que padronizou a identificação seguindo normas mundiais.

Remarcação Legalmente Ilegalmente