Cabul – Afeganistão Cingapura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A era dos impérios
Advertisements

O IMPERIALISMO.
ÁSIA E BACIA DO PACíFICO
CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
A GEOGRAFIA DO PODER.
1914 – 1918.
JAPÃO.
APEC E TIGRES ASIÁTICOS
A regionalização por critérios socioeconômico
PROJETO DE GEOGRAFIA Nomes:Bárbara Nunes Da Fonseca Maicon Aparecido
A ocupação da América e do Brasil
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
Oceania.
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
CONTRASTES NOS PAÍSES DO SUL
O MUNDO ATUAL.
A REGIONALIZAÇÃO POR CRITÉRIOS SOCIOECONÔMICO 8º ANO
Nome:Fred;Sara;Igor Profª:Karla Veloso Serie:7ª Disciplina:Geografia
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO OBJETIVOS ANALISAR.
Um problema de regionalização e denominação: América Latina e Caribe?
ORGANIZAÇÃO DEMOGRÁFICA MUNDIAL
América Latina Professora Rosaine Lima
ÁFRICA ,ÁSIA e ORIENTE MÉDIO NO SÉCULO XX
ORIENTE MÉDIO: NACIONALISMO E FUNDAMENTALISMO
IMPERIALISMO DEFINIÇÃO: “ [...] dominação política e econômica, direta ou indireta, de uma nação mais rica e poderosa sobre outra mais pobre e fraca.
Prof. José Victor GayLussac
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
América Latina.
Estados Unidos da América
América.
Capitulo 1- Povos e Nações
América Latina.
NOVOS PAÍSES INDUSTRIALIZADOS
ÁFRICA.
CAPÍTULO 4 – COMÉRCIO DESIGUAL E REGIONALIZAÇÃO NA ECONOMIA GLOBAL
América Latina A construção da ideia de América Latina e a América Latina no mundo global Prof. Tiago Fuoco.
IMPERIALISMO Professor Ricardo Professor Ricardo.
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
Capítulo 22 – Os países emergentes
Atualmente a África do Sul garante o maior PIB do continente.
A Primeira Guerra Mundial
ESTADOS UNIDOS.
ÁSIA ECONOMIA E CONFLITOS.
África: Aspectos Naturais.
Fluxos Migratórios.
A DESCOLONIZAÇÃO E A EMERGÊNCIA DO 3º MUNDO
Revisão 3° EM – Abril de 2014.
América Platina.
OCEANIA.
Evandro Albuquerque de Andrade
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
PRP 2 período Geografia 8 ano Prof. José Victor Gaylussac.
O Continente americano
Produção Econômica da América Latina – parte II
América Central.
Ásia – questões políticas
Colonização Africana Colonização Africana.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
NACIONALISMOS E SEPARATISMOS
Neocolonialismo na áfrica e na ásia
Professor Cristiano Almeida. Geografia.
Agora vamos mudar o nosso olhar
América Aspectos gerais.
O BRASIL E A AMÉRICA DO SUL
Século XIX ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
África Profº Marcelo Sau. Números dramáticos Aids: 9 em cada 10 portadores do HIV no mundo são africanos. Guerras: Mais de 20 países africanos estão envolvidos.
América Latina: herança colonial e diversidade cultural
Transcrição da apresentação:

Cabul – Afeganistão Cingapura CONTRASTES DO SUL Cabul – Afeganistão Cingapura

AMÉRICA LATINA

COLONIZADA POR INGLESES AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA (CANADÁ E EUA) – AMÉRICA DESENVOLVIDA COLONIZADA POR INGLESES AMÉRICA LATINA SUBDESENVOLVIDA COLONIZADA POR ESPANHÓIS, PORTUGUESES, ITALIANOS E FRANCESES...

É O CONTINENTE DE MAIORES DIFERENÇAS INTERNACIONAIS: DE UM LADO, OS ESTADOS UNIDOS, MAIOR ECONOMIA DO MUNDO, COM UM PIB DE 13 TRILHÕES DE DÓLARES, CONTROLANDO 82% DO TOTAL DA PRODUÇÃO ECONÔMICA DO CONTINENTE; DE OUTRO O HAITÍ COM 3,3 BILHÕES DE DÓLARES. EUA seu cartão postal (Estátua da liberdade) e Haití após o terremoto

AMÉRICA LATINA: SUBCONTINENTE COM MÁ DISTRIBUIÇÃO DE RENDA São Paulo A ÁFRICA DESTACA-SE POR SER O CONTINENTE MAIS POBRE, PORÉM A AMÉRICA LATINA APRESENTA MAIOR DESIGUALDE SOCIAL ENTRE OS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA E DENTRO DELES.

PAÍSES COMO O CHILE, ARGENTINA E O BRASIL JÁ CHEGARAM A SER CONSIDERADAS DE “ELITE” DOS PAÍSES DO SUL. MAS ESSE OS PAÍSES QUE FORMAM OS TIGRES ASIÁTICOS CONSEGUIRAM O SEU PROGRESSO ANTES QUE ESSAS ECONOMIAS. POR QUÊ?

OS TIGRES ASIÁTICOS, ASSIM COMO A CHINA E JAPÃO INVESTIRAM NA EDUCAÇÃO, ALGO ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PAÍS, FORMANDO MÃO-DE-OBRA QUALIFICADA.

BRASIL – EDUCAÇÃO PRECÁRIA

A ESCOLARIDADE MÉDIA DA M~]AO DE OBRA É PRECÁRIA A ESCOLARIDADE MÉDIA DA M~]AO DE OBRA É PRECÁRIA. NA COREIA DO SUL E EM CINGAPURA OS TRABALHADORES ESTUDARAM EM MÉDIA 12 ANOS, ENQUANTO NO BRASIL A MÉDIA NÃO CHEGA A 5ANOS. TAMBÉM NOS PAÍSES LATINO-AMERICANOS HÁ EXCESSO DE BUROCRACIA, ISTO É, INÚMERAS EXIGÊNCIAS E COBRADOS IMPOSTOS DIVERSOS PARA ABRIR OU FECHAR FIRMAS, IMPORTAR OU EXPORTAR, CONTRATAR OU DEMITIR FUNCIONÁRIOS. ALÉM DA CORRUPÇÃO, QUE IMPEDE O INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO, SAÚDE E DESENVOLVIMENTO DESSES PAÍSES.

CHINA E TIGRES ASIÁTICOS CHINA E OS TIGRES ASIÁTICOS INVESTIRAM ENORMEMENTE NA EDUCAÇÃO E NO APRIMORAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO. COMBATER A CORRUPÇÃO E ABRIR A ECONOMIA POR MEIO DA CRIAÇÃO DE MEDIDAS PARA FACILITAR AS IMPORTAÇÕES E EXPORTAÇÕES E PARA DIMINUIR A BUROCRACIA

ÁFRICA

A ÁFRICA É O CONTINENTE ONDE A MAIORIA DOS PAÍSES APRESENTAM BAIXO IDH E VÁRIOS PROBLEMAS SOCIAIS, MAS ISSO TEM UMA EXPLICAÇÃO. COMO HAVIAM PERDIDO COLÔNIAS NO CONTINENTE AMERICANO, OS EUROPEUS COMEÇARAM A DIVIDIR A ÁFRICA ENTRE SI. DEMARCARAM FRONTEIRAS DE ACORDO COM A COLONIZAÇÃO FEITA POR CADA PAÍS, CONTUDO, NÃO LEVOU EM CONSIDERAÇÃOOS INTERESSES DOS POVOS AFRICANOS. RESULTADO, AGRUPARAM NO MESMO TERRITÓRIO POVOS COM CULTURAS DISTINTAS E SEPARAM OS POVOS AMIGOS QUE FALAVAM A MESMA LÍNGUA. ESSA HISTÓRIA RESULTOU EM GRAVES PROBLEMAS LOCAIS, COMO AS CHAMADAS GUERRAS TRIBAIS, QUE GERA ENORMES PROBLEMAS SOCIAIS E ECONÔMICOS NA ÁFRICA. MASSACRE EM RUANDA, 1994.

ORIENTE MÉDIO ATÉ O FIM DO SÉCULO XIX, O ORIENTE MÉDIO ERA DIVIDIDO EM IMPÉRIO OTOMANO (TURCOS) E A PÉRSIA ( ATUAL IRAQUE, OCUPADO POR POVOS PERSAS E ÁRABES). Pérsia

O ELEMENTO UNIFICADOR DESSES POVOS ERA A RELIGIÃO ISLÂMICA OU MULÇUMANA, BASEADO NO ALCORÃO. LIVRO QUE CONTÉM OS ENSINAMENTOS DO PROFETA MAOMÉ.

MAS, NO FIM DO SÉCULO XIX, AS POTÊNCIAS CAPITALISTAS, ESPECIALMENTE O REINO UNIDO, INICIARAM A COLONIZAÇÃO DESSA ÁREA. ESSE PROCESSO PROVOCOU A REDIFINAÇÃO DAS FRONTEIRAS QUE SE ACENTUOU APÓS A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918). INICIALMENTE SURGIRAM A SÍRIA-LÍBANO, QUE FICARAM SOB O DOMÍNIO DA FRANÇA, E O IRAQUE , A TRANSJORDÂNIA E A PALESTINA, QUE FICARAM COM O REINO UNIDO. MAIS TARDE FORAM CRIADAS OUTRAS NAÇÕES ARTIFICIAIS, COMO O KWAIT, IÊMEN, CATAR, OMÃ E ARÁBIA SAUDITA. ESSES PAÍSES TEM ATÉ HOJE UMA UNIDADE PRECÁRIA, E O SENTIMENTO NACIONAL É QUASE INEXISTENTE.

AS POPULAÇÕES DE TODOS ESSES PAÍSES, CONTUDO, TÊM EM COMUM A FÉ RELIGIOSA E UMA VAGA ESPERANÇA NA UNIFICAÇÃO DE TODOS OS POVOS ÁRABES, PARA A CONSTITUIÇÃO DE UMA GRANDE NAÇÃO ISLÂMICA. HÁ TAMBÉM UM FORTE SENTIMENTO ANTIOCIDENTAL, ESPECIALMENTE AOS ESTADOS UNIDOS, POIS ESSE PAÍS SUBSTITUIU O REINO UNIDO COMO A GRANDE POTÊNCIA CAPITALISTA DESDE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939-1945), ESPALHANDO O SEU IMPERIALISMO PARA VÁRIAS PARTES DO MUNDO, PRINCIPALEMENTE NESSA REGIÃO ONDE HÁ UMA ENORME RIQUEZA SUBTERRÂNEA, O PETRÓLEO. Ataque terrorista em 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos.

SUL DA ÁSIA

LESTE DA ÁSIA REGIÃO QUE ABRANGE A ÍNDIA E OS TIGRES ASIÁTICOS, PAÍSES DE GRANDE CRESCIMENTO ECONÔMICO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS. PORÉM MONGÓLIA E COREIA DO NORTE SÃO DOIS PAÍSES POBRES DE ECONOMIA ARCAICA.

A OCEANIA NÃO SE RESTRINGE APENAS EM AUSTRÁLIA E NOVA ZELÂNDIA, HÁ MAIS DE 14 PAÍSES INDEPENDENTES E ALGUNS DOMINADOS PELOS ESTADOS UNIDOS E FRANÇA. TURISMO, PESCA E MINERAÇÃO SÃO AS BASES ECONÔMICAS DESSAS ILHAS.

ILHA DE FUNAFUTI, EM TUVALU, NA OCEANIA. ILHAS DE PROVÁVEL SUBMERÇÃO GRAÇAS AO AQUECIMENTO GLOBAL.