PÁGINA 44 – CAPÍTULO 4 ORIENTAL OCIDENTAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Mundo em Desenvolvimento
Advertisements

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
DIVISÃO MUNDO: NORTE E SUL.
ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
ATIVIDADE INDUSTRIAL.
1914 – 1918.
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
EUROPA – ASPECTOS HUMANOS E ECONOMICOS
Regiões alemãs Noroeste: principal área industrial do país, com as cidades de Colônia, Bonn, Essen, Düsseldorf e Dortmund ao longo rio Reno. Esse.
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
SOCIALISMO CIENTÍFICO
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
A INDUSTRIALIZAÇÃO.
GLOBALIZAÇÃO E REVOLUÇÃO
O MUNDO ATUAL.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Blocos econômicos mundiais
Geografia Geral Prof. JORGE.
UNIÃO EUROPÉIA A BANDEIRA AZUL, SALPICADA DE ESTRELAS DOURADAS, JÁ PODE SER VISTA JUNTO ÀS BANDEIRAS NACIONAIS DE ALGUNS PAÍSES EUROPEUS. É A BANDEIRA.
Capítulo 8 – Correção pg PEA – População Economicamente Ativa, formada pelas pessoas que trabalham ou estão procurando emprego. 2. A divisão da.
A Segunda Revolução Industrial e o Imperialismo
Divisão Regional da Europa
CANADÁ.
Economia Européia.
BRASIL: PAÍS DE INDUSTRIALIZAÇÃO TARDIA OU RETARDATÁRIA
O PLANO DE METAS Expandir e diversificar a indústria
CARACTERÍSTICAS DA PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
A globalização econômica nos anos 1990
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
A primeira Revolução Industrial
REVISÃO DE GEOGRAFIA 2º TRIMESTRE PROVA 02.
Os sectores de actividade
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Irlanda do Norte e País Basco
A ATIVIDADE INDÚSTRIAL NA AFRICA
UT 11 INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAÍSES DESENVOLVIDOS
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Europa União Européia:
ESTADOS UNIDOS.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Iniciou na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII onde substituía a mão-de-obra por maquinários.
África: Aspectos Naturais.
AMÉRICA LATINA.
Europa: aspectos físicos
Fluxos Migratórios.
EUROPA.
O processo de Industrialização do Brasil
Correção das Atividades do Livro China
Cozinheiros Da Economia
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
Tortuosos Caminhos do Antigo Bloco Soviético : Início da 2ª Guerra Mundial : A Alemanha nazista e os países aliados ocuparam o Centro-leste.
A população européia A Europa não é um continente muito grande, mas apresenta grande variedade étnica, linguística e cultural.
Produção Econômica da América Latina – parte II
População e espaço da Europa
O Brasil no contexto Geopolítico mundial
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
A EUROPA DOS 27.
FORMAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA A União Europeia, atualmente composta por 27 países, é uma das principais forças políticas e econômicas do período após a Guerra.
ECONOMIA EUROPEIA: SETOR DE SERVIÇOS E A INDÚSTRIA
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
E UROPA. A LGUMAS R EGIONALIZAÇÕES DA E UROPA 1ª) Europa Setentrional Países que fazem parte da Europa Setentrional: Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Séculos XVIII – XIX 6/7/2016www.nilson.pro.br1.
Transcrição da apresentação:

PÁGINA 44 – CAPÍTULO 4 ORIENTAL OCIDENTAL

OS PAÍSES QUE ALCANÇARAM RAPIDAMENTE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, ALCANÇARAM RAPIDAMENTE O SEU DESENVOLVIMENTO, COMO REINO UNIDO, FRANÇA, ITÁLIA E ALEMANHA, FAZEM PARTE DO PRIMEIRO GRUPO DE DESENVOLVIMENTO. AINDA DENTRO DESSE GRUPO, TEMOS A SUIÇA, OS PAÍSES BAIXOS, LUXEMBURGO, SUÉCIA, ÁUSTRIA, EMBORA EM SITUAÇÃO INFERIOR. NO SEGUNDO GRUPO, HÁ PAÍSES INDUSTRIALIZADOS, MAS DISTANTE DO ALTO NÍVEL DE INDUSTRIALIZAÇÃO COMO A ESPANHA, ISLÂNDIA, NORUEGA, FINLÂNDIA, IRLANDA E DINAMARCA.

O TERCEIRO GRUPO SÃO PAÍSES CUJA ECONOMIA PREDOMINANTE ESTÁ VOLTADA PARA O SETOR PRIMÁRIO, COMO GRÉCIA E PORTUGAL, QUE ATRAEM MUITAS PESSOAS PARA O TURISMO. Partenon – Grécia Lisboa - Portugal

NESSES PAÍSES ENCONTRAM-SE GRANDES MATRIZES DAS TRANSANCIONAIS MUNDIAIS, OU SEJA, EMPRESAS DE GRANDE PORTE QUE INSTALAM SUAS FILIAIS EM PAÍSES POBRES ESPALHADOS PELO MUNDO COM O OBJETIVO DE USUFRUIR DA INEXISTÊNCIA DE LEIS AMBIENTAIS, MÃO-DE-OBRA BARATA E ABUNDÃNCIA DE MATÉRIA PRIMA, CONSEGUINDO PORTANTO BARATEAR O CUSTO DA PRODUÇÃO E CONSEQUENTEMENTE ACUMULAR LUCROS.

ATÉ MEADOS DO SÉCULO XX, O SETOR SECUNDÁRIO ABRIGOU A MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA (PEA=TRABALHADORES). NO ENTANTO, JÁ FAZ ALGUM TEMPO QUE O SETOR TERCIÁRIO VEM OCUPANDO O MAIOR PERCENTUAL DE MÃO-DE-OBRA. ISTO, PORQUE A MECANIZAÇÃO VEIO OCUPANDO OS LUGARES DOS TRABALHADORES.

MAS O QUE SIGNIFICA, SETOR PRIMÁRIO, SECUNDÁRIO E TERCIÁRIO?

AGRICULTURA, PECUÁRIA E O EXTRATIVISMO ANIMAL, VEGETAL OU MINERAL. SETOR PRIMÁRIO AGRICULTURA, PECUÁRIA E O EXTRATIVISMO ANIMAL, VEGETAL OU MINERAL.

SETOR SECUNDÁRIO INDÚSTRIA

SETOR DE TERCIÁRIO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, OU SEJA, AS PROFISSÕES QUE NÃO SE ENQUADRAM NO SETOR PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO, COMO PROFESSORES, MÉDICOS, ADVOGADOS, PEDREIROS, TELECOMUNICAÇÕES...

A AGRICULTURA EMBORA EMPREGUE CADA VEZ MENOS PESSOAS, NÃO DEIXA DE SER UMA IMPORTANTE ATIVIDADE ECONÔMICA. EM ALGUNS PAÍSES FAZENDEIROS TRADICIONAIS EXERCE GRANDE IMPORTÂNCIA ECONÔMICA, PRESSIONANDO OS GOVERNOS A ATENDER SEUS INTERESSES. SURGE ENTÃO, O PROTECIONISMO NO SETOR PRIMÁRIO, O QUE GERA INSATISFAÇÃO DE MUITOS PAÍSES, PRINCIPALMENTE OS MAIS POBRES. O QUE É ISSO?

SUBSÍDIO AGRÍCOLA O GOVERNO DE ALGUNS PAÍSES EUROPEUS E DOS ESTADOS UNIDOS, DIMINUEM IMPOSTOS DE SEUS AGRICULTORES, OFERECEM CRÉDITOS BANCÁRIOS E AUMENTAM OS IMPOSTOS DOS PRODUTOS AGRÍCOLAS IMPORTADOS DE OUTROS PAÍSES. CONSEQUÊNCIA: OS MERCADOS DE PAÍSES MAIS POBRES NÃO CONSEGUEM CONCORRER COM OS PREÇOS BAIXOS DOS PRODUTOS EUROPEUS.

VEJA A TABELA DA PÁGINA 28. HÁ POUCAS PESSOAS TRABALHANDO NO CAMPO. A MODERNIZAÇÃO DO CAMPO FEZ COM QUE AS PESSOAS VIESSEM PARA AS CIDADES NA PROCURA DE EMPREGOS, GERANDO UMA GRANDE URBANIZAÇÃO. VEJA A TABELA DA PÁGINA 28. HÁ POUCAS PESSOAS TRABALHANDO NO CAMPO. OS TRABALHADORES DO CAMPO SÃO PESSOAS QUALIFICADAS E BEM REMUNERADAS PARA LHE DAR COM AS TECNOLOGIAS. SÃO OS VETERINÁRIOS, ENGENHEIROS AGRÔNOMOS, ZOOTECNICISTAS... EMBORA A EUROPA PRESERVE MUITO AINDA A TRADIÇÃO AGRÍCOLA. AO CONTRÁRIO DO RESTANTE DO MUNDO, NA EUROPA SE PRESERVA INÚMERAS DE PEQUENAS PROPRIEDADES AGRÍCOLAS FAMILIARES, ENQUANTO NOS DEMAIS PAÍSES SE PREDOMINAM OS LATIFÚNDIOS (CONCENTRAÇÃO DE TERRAS). VIDEIRAS E OLIVEIRAS

PAÍSES BAIXOS E PORTO DE HOTERDÃ APESAR DE TER SIDO DESTRUÍDA NO FINAL DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, A ALEMANHA CONSEGUIU SE RECONSTRUIR GRAÇAS AOS FINANCIAMENTOS DO PLANO MARSHALL ELABORADO PELOS ESTADOS UNIDOS. ATUALMENTE A ALEMANHA É A MAIOR POTÊNCIA EUROPEIA, TENDO A INDUSTRIALIZAÇÃO COMO BASE DE SUA ECONOMIA, PRINCIPALMENTE SIDERÚRGICAS, INSTALADAS PRÓXIMAS AS JAZIDAS DE CARVÃO, PRINCIPALMENTE NOS VALES DO RIO RENO E RIO RUHR. PAÍSES BAIXOS E PORTO DE HOTERDÃ BÉLGICA ALEMANHA FRANÇA

GRAÇAS AS INDÚSTRIAS DE BASE, COMO AS SIDERÚRGICAS, FIZERAM SURGIR NOVAS INDÚSTRIAS COMO MECÂNICAS, QUÍMICAS... DESTAQUE PARA FRANKFURT. ATUALMENTE A CAPITAL BERLIM VEM SE DESTACANDO COMO INDUSTRIALIZAÇÃO AVANÇADA, BASEADA EM INDÚSTRIAS DE BIOTECNOLOGIA, MICROELETRÔNICA E INFORMÁTICA. EMBORA A ALEMANHA GASTE MUITO COM IMPORTAÇÃO DE ENERGIA E MÃO-DE-OBRA CARA , ELA VEM SENDO O PRIMEIRO EXPORTADOR MUNDIAL DE BENS, SUPERANDO ATÉ O JAPÃO.

EM 1990 A ALEMANHA É REUNIFICADA, TENDO COMO BASE POLÍTICA E ECONÔMICA AS LEIS DA ANTIGA ALEMANHA OCIDENTAL CAPITALISTA. O MARCO TORNOU-SE A MOEDA OFICIAL E O CAPITALISMO COMEÇOU ATUAR VIGOROSAMENTE. ESSE AVANÇO CAPITALISTA NA ALEMANHA FOI MUITO RÁPIDO, GERANDO O DESCONTENTAMENTO DE GRUPOS ECOLÓGICOS, JÁ QUE O CAPITALISMO ESTIMULA O CONSUMO, AUTOMATICAMENTE O AUMENTO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL E CONSEQUENTEMENTE MAIOR ALTERAÇÃO NO ESPAÇO NATURAL. EMBORA A ALEMANHA TENHA SIDO REUNIFICADA, MARCAS PROFUNDAS MARCAM A HISTÓRIA E DIFERENÇAS DESSE POVO. ALGUNS ALEMÃES ORIENTAIS, SE ACHAM MENOS PREZADOS, AFINAL A PARTE ORIENTAL É A REGIÃO MENOS DESENVOLVIDA, EMBORA ESTEJA SE MODERNIZANDO.

O MURO DA VERGONHA QUE DIVIDIA A CAPITAL DA ALEMANHA EM DUAS.

Localização:

DESDE A DÉCAD DE 1960, A FRANÇA VEM ADOTANDO UMA POLÍTICA DE DESCENTRALIZAÇÃO INDUSTRIAL, ANTES CONCENTRADA APENAS EM PARIS. O INCREMENTO DE TECNOLOGIA DE PONTA, GRAÇAS À QUAL PUDERAM SE DESENVOLVER INDÚSTRIAS ELÉTRICAS, ELETRÔNICAS, QUÍMICAS, ELETROMECÂNICAS, FORAM ESPALHADAS POR DIVERSAS ÁREAS DO PAÍS.

INGLATERRA, PAÍS DE GALES E ESCÓCIA FORMAM A ILHA DA GRÃ-BRETANHA. A ILHA DA GRÃ-BRETANHA MAIS A IRLANDA NO NORTE FORMAM O REINO UNIDO. A PARTICIPAÇÃO DA IRLANDA DO NORTE NO REINO UNIDO, É ATÉ HOJE, MOTIVO DE CONFLITOS, POIS A IRLANDA (EIRE), REIVINDICA A REUNIFICAÇÃO DAS DUAS IRLANDAS, FORMANDO UM PAÍS. ISSO VEM DESDE 1921- 1922, QUANDO OS CONDADOS DO SUL DA IRLANDA RESOLVERAM SE TORNAR INDEPENDENTES DO REINO UNIDO, FORMANDO A REPÚBLICA DA IRLANDA. PORÉM OS SEIS CONDADOS QUE FORMAVAM O NORTE DA ILHA, CONHECIDA COMO ULSTER, RESOLVERAM CONTINUAR A FAZER PARTE DO REINO UNIDO. ESSA DIVISÃO FOI TAMBÉM INFLUENCIADA PELAS DIFERENÇAS RELIGIOSAS ENTRE OS PROTESTANTES DA IRLANDA DO NORTE E OS CATÓLICOS PREDOMINANTE NA ATUAL REPÚBLICA DA IRLANDA.

ITÁLIA

BÉLGICA, PAÍSES BAIXOS E LUXEMBURGO

REGIÃO RICA EM MINÉRIO DE FERRO, CARVÃO MINERAL E GÁS NATURAL. NA BÉLGICA DESTACA-SE INDÚSTRIA MECÂNICA, TÊXTIL, QUÍMICA E DE LAPIDAÇÃO DE DIAMANTES. A HOLANDA, EM SUA LUTA DESDE A IDADE MÉDIA CONTRA AS ÁGUAS DO MAR CONSTRUIU VÁRIOS PÔLDERES EM SEU TERRITÓRIO E DRENOU ÁGUAS LACUSTRES E PANTANOSAS, AUMENTANDO O SEU TERRITÓRIO.

HOLANDA

PAÍS NEUTRO, OU SEJA, NÃO SE ENVOLVEU EM NENHUM CONFLITO DO SÉCULO XX. ALEMÃO, FRANCÊS E ITALIANO SÃO AS LÍNGUAS OFICIAIS. PRODUÇÃO INDUSTRIAL DE INSTRUMENTOS DE PRECISÃO (RELÓGIO). DESTAQUE COMO PARAÍSO FISCAL, OU SEJA, ABRIGA BANCOS QUE ESCONDEM ANONIMAMENTE GRANDES FORTUNAS, INDEPENDENTE DE SUA PROCEDÊNCIA. SUIÇA