Curso sobre Revista.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sequência Didática ESCOLA PADRE CÍCERO DE CASTRO Tema: Pré-História: Período Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
Advertisements

Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
Sistema Nervoso é o sistema que coordena todas as atividades do nosso organismo. Desde o movimento dos membros até a produção dos glóbulos sangüíneos,
Como produzir um jornal escolar
8 de novembro de 2011 Centro Cultural São Paulo – Av. Vergueiro
PRODUÇÃO RESENHA.
FAÇA UMA BOA APRESENTAÇÃO SEM MATAR A PLATÉIA DE TÉDIO
Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo
O Aluno a Distância.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
O AMBIENTE CIÊNCIAS – 1º BIMESTRE.
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Rubrica para a Nota de Classe 2
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Portfólio de matemática
OS TRÊS PORQUINHOS.
O gênero notícia: reconhecimento e elaboração
Fórmula editorial.
A experiência de escrever e ler é uma experiência rica e complexa. Exige habilidade e conhecimento básico: entender a língua, o assunto, certas entrelinhas.
Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino.
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO O PODER DE PERSUADIR
O Uso Pedagógico do Blog
Disciplina: Prática Profissional II
O papel do conteudista.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Rodas de leitura, conversando sobre livros
“... Mas , você pode fazer tudo acontecer !
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
Mobilizando seus colegas de trabalho
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
Objetivo Nosso objetivo é desenvolver uma proposta de aula simples, utilizando alguns recursos do software graphmatica (na verdade o utilizaremos apenas.
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
DIAGRAMAÇÃO Disciplina: Oficina de Produção Gráfica
Aula de Apresentação......ou uma tentativa de convencer você a prestar atenção em mim.
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Como elaborar um trabalho de pesquisa
O que queremos fazer hoje?
MEIO AMBIENTE PRESERVAR É PRECISO!.
PORTIFÓLIO DE.
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
Ilustração.
Estrutura física da revista
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
Tendências da Linguagem Publicitária
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
Como elaborar um trabalho de Pesquisa
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
SITUAÇÕES.
Objetos de aprendizagem
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Etapas de uma sequência didática
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
Profª Vanessa M. Gasquez Tutora: Lina de Almeida Gattai
Fernando Feltrin Criando uma revista Fernando Feltrin
PLANEJAMENTO DE ENSINO
História em Quadrinhos e Fanzine na Escola
Por que o jornal na escola?
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
PRODUZIR TEXTOS A PARTIR DE QUADRINHOS INTRODUÇÃO. Um dos conhecimentos escolares mais utilizados são a produção de textos. Quando pensamos na dimensão.
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
“o oponente dentro da cabeça de alguém é mais extraordinário do que aquele do outro lado da rede."
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

Curso sobre Revista

Introdução Porque trabalhar a revista com os alunos do Ensino Fundamental? utiliza de diferentes mídias envolve alunos de diferentes idades é um meio interessante e atraente

Trabalha: Escrita Gêneros literários Artes e fotografia Discussão e compreensão do que ocorre no meio em que vive Ciências e geografia

Trabalho com o professor Antes do professor ensinar os alunos é necessário que ele domine o conhecimento sobre este meio e saiba algumas coisas essenciais para a construção deste. Por isso montamos um curso para que os professores conheçam e percebam alguns modos de montar uma revista com os alunos.

Como abordar Levantamento de quem conhece esse meio Exploração do material Escolha do tema Conhecer o modelo

Conhecimentos Prévios Que tema você quer tratar em sua revista? Quem vai ler a revista? O que faz esse público-alvo? Quais são as principais partes de uma revista?

Capa A capa deve chamar a atenção de um possível leitor, os elementos da capa são: Formato Logotipo Imagem Design Planejamento Chamadas de capa

Formato O reconhecimento do formato é um dos fatores mais fortes de uma capa. Junto com o logotipo, compõe a base da identidade da revista.

Logotipo Deve ser descritivo e legível. Geralmente ele se mantém igual em todas as edições, mas há casos que pode sofrer alterações. 9

Imagem A fotografia costuma ser mais forte e atraente do que ilustrações ou outros recursos gráficos. 10

Design e Planejamento A capa deve atrair o leitor à distância pelo conteúdo e pelo impacto visual. Cores vivas são melhores que as apagadas. A foto de capa deve ser esboçada antes de o profissional realizar o trabalho, isto porque além da imagem será preciso acomodar o logotipo e as chamadas de capa. 11

Chamadas de Capa Deve-se observar o local em que mais aparece, utilizar a tipografia e os contrastes adequados. 12

Outras partes Algumas partes importantes da revista são: Contra capa Índice Editorial 13

Páginas Agora note a estrutura página-a-página. É sempre a mesma história: título, chamada e texto. O título visa chamar a atenção inicial do leitor, a chamada tem como objetivo prender a atenção dele e por fim, o texto informa todo o restante 14

A Revista da escola Montamos algumas dicas e exemplos de como fazer para que as aulas abordem a construção da revista. 15

Conhecimentos Prévios Tema: Meio Ambiente Leitores: alunos, funcionários e pais O que fazem: estudam ou trabalham Partes da revista: Capa, contra capa, índice e editorial

Introdução aos alunos É interessante que o professor deixe os alunos manusearem várias revistas e perceberem o que elas tem em comum ou diferente e de uma forma geral quais elementos são essenciais para a construção desta.

Temas tratados na revista Discutir alguns temas e decidir com os alunos quais temas vão ser tratados na revista feita por eles, em nosso caso escolhemos os cuidados com o meio ambiente e cuidados com o corpo. 18

Divisão das seções Desenhos Elaboração de textos É necessário que os professores façam um trabalho em conjunto já que a revista vai ser a produção de toda a escola, para isso os professores podem trabalhar os conteúdos e atingir seus objetivos adequando os a algumas produções necessárias para a construção da revista. Como por exemplo: Desenhos Elaboração de textos Temáticas sobre Geografia e Ciências

Montagem da capa Exemplo A professora abordou o tema tratado com os alunos em nosso caso sobre o Meio ambiente, nesta aula o produto final seria o desenho da capa da revista já que o quinto ano ficou responsável pelas ilustrações nesse mês a professora pediu para que os alunos fizessem um desenho sobre este tema para ser capa da revista. Depois de todos desenhos feitos os professores fizeram uma votação para escolher o desenho da capa. Além disso o quarto ano montou um esboço da primeira edição da revista. E ficou mais o menos assim:

Porque não cuidam de mim? VAMOS CUIDAR O meio ambiente muitas coisas tem para oferecer, mas se não cuidarmos muitas coisas podem acontecer, tsunamis ou furacões podem aparecer, vamos cuidar para isso não acontecer. Todos juntos podemos ajudar, uma solução encontrar. Fiquem de olho aberto o meio ambiente pode atacar, e para isso a solução na nossa frete esta; todos de mãos dadas vamos ajudar, porque o meio ambiente pode acabar. Lixo do chão ou no mar não podemos jogar; homens cortam árvores, as mulheres poluem o mar, e as crianças indefesas tentam acabar com a poluição em todo lugar. Se as crianças podem fazer isso todos podemos ajudar, com a poluição acabar, a solução é essa: reciclar e cuidar. O meio ambiente perdido podemos restaurar porque o tempo vai passar. Pense todos os dias no que acabamos de falar, porque isso pode com certeza ajudar. Alunas: Naiara (10 anos) e Maria Vitória (9 anos) – Quinto ano Barbara, 7 anos – Segundo ano Porque não cuidam de mim?

A Preservação do ambiente depende de todos nós A solução de alguns problemas, como a caça e a pesca predatória, as fábricas que não utilizam equipamentos antipoluentes, a devastação do meio ambiente, entre outros cabe principalmente as autoridades que são responsáveis. Porém a ação dos grupos, associações e organizações que se preocupam com o meio ambiente ajuda a resolver alguns desses problemas, exigindo que as autoridades responsáveis façam a sua parte na defesa do ambiente. Entretanto, todos nós podemos colaborar. Atitudes como jogar o lixo no local adequado, separar os matérias recicláveis não soltar balões, ajuda o meio ambiente. Aluna Alana(10 anos) – Quinto ano

Gustavo – 14 anos – Oitavo ano Essa revista foi elaborada pelos alunos do Ensino Fundamental da Escola Marechal de Assis com muita dedicação, ela dá algumas dicas sobre saúde e cuidados com o meio ambiente e foi elaborada com a ajuda de todos os alunos. Por isso pedimos à você querido leitor, que leia com muita atenção e nos ajude a fazer nossa parte para cuidarmos do nosso futuro.   Um forte abraço Alunos, professores e direção. Gustavo – 14 anos – Oitavo ano