GERENCIAMENTO DO CONHECIMENTO NA EMPRESA DIGITAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
Advertisements

1 ANÁLISE E PROJETO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PROCESSO: CONCEITO MODELOS DE PROCESSO PROCESSO UNIFICADO HISTÓRIA CARACTERÍSTICAS AS QUATRO.
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Palestras, oficinas e outras atividades
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
Sistemas de Informações Gerenciais
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Prentice HallEstática: Mecânica para Engenharia1 Capítulo 4 – Sistemas de Forças Equivalentes.
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Capítulo 1 Introdução 1.1 O que é um sistema operacional
O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto
1 MODELAGEM COM A UML (UNIFIED MODELING LANGUAGE) BREVE HISTÓRICO CARACTERÍSTICAS CONCEITOS DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS MODELAGEM DE ANÁLISE E DE.
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
Estudo de Caso 1: UNIX e LINUX
Capítulo 1 Introdução 1.1 O que é um sistema operacional
Caro Professor, Este material de apoio é gratuito e para uso exclusivo em sala de aula. Não pode ser comercializado. Ele não contém vírus ou qualquer instrumento.
Linguagens de Programação
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
Questionário de Avaliação Institucional
Como Desenvolver Sistemas de Informação
Gerenciamento do Escopo
Como Melhorar a Tomada de Decisão e a Gestão do Conhecimento
Provas de Concursos Anteriores
Capítulo 6 Organização.
Instituto de Geociências Universidade Federal de Minas Gerais
APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
MECÂNICA - ESTÁTICA Cabos Cap. 7.
Engenharia de Requisitos
Arquitetura de Sistemas Operacionais – Machado/Maia 10/1 Arquitetura de Sistemas Operacionais Francis Berenger Machado Luiz Paulo Maia Capítulo 10 Gerência.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
Aluno: Mário Monteiro Orientador: Sérgio Soares 1.
Resultantes de Sistemas de Forças Cap. 4
Object Oriented Software Construction (MEYER, Bertrand)
Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais.
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Algoritmos Culturais.
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Estruturas de Dados com Jogos
Estruturas de Dados com Jogos
Taxonomia Profa. Lillian Alvares,
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
Projeto de Banco de Dados
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Aluno: Erica Sousa – Orientador: Paulo Maciel – Modelagem de.
Capítulo 1 Introdução 1.1 O que é um sistema operacional
BPM BUSINESS PROCESS MANAGEMENT Projecto em Informática e Gestão de Empresas Lisboa, 20 de Junho de 2006.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
Redes Neuronais/Neurais/ Conexionistas Introdução
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES DE SERVIÇOS
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
Soluções de Inteligência de Negócios para o Judiciário - TJMS IV Encontro de Gestores do SAJ - São Paulo - SP Leonardo Torres de Lima Secretaria de Tecnologia.
QUIZ - TECNOLOGIA Engenharia e Gerência da Informação Prof. Cristiano José Cecanho.
GESTÃO DO CONHECIMENTO Prof Paulo Germano. Gestão do conhecimento “Gestão do conhecimento é a construção sistemática, explícita e intencional do conhecimento.
Como Melhorar a Tomada de Decisão
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Objetivos do Capítulo Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel.
Transcrição da apresentação:

GERENCIAMENTO DO CONHECIMENTO NA EMPRESA DIGITAL Capítulo 10 GERENCIAMENTO DO CONHECIMENTO NA EMPRESA DIGITAL

Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital OBJETIVOS Por que hoje as empresas necessitam de programas de gestão do conhecimento e sistemas para gestão do conhecimento? Quais são as aplicações de sistemas de informação mais úteis para distribuir, criar e compartilhar conhecimento na empresa? Que benefícios traz para a empresa a utilização de tecnologia de inteligência artificial para gestão do conhecimento?

Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital OBJETIVOS Como as empresas podem utilizar sistemas especialistas e raciocínio baseado em casos para capturar conhecimento? Como as organizações podem se beneficiar da utilização de redes neurais e outras técnicas inteligentes?

Criar sistemas especialistas robustos Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital DESAFIOS PARA A ADMINISTRAÇÃO Projetar sistemas de conhecimento que realmente aperfeiçoem o desempenho organizacional Criar sistemas especialistas robustos

Aprendizagem organizacional Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ORGANIZAÇÃO Aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento Aprendizagem organizacional Criação de novos procedmentos operacionais padrão e processos de negócios Gestão do conhecimento Conjunto de processos Cria, reúne, armazena, mantém e distribui conhecimento

Executivo-chefe do conhecimento (CKO) Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ORGANIZAÇÃO Aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento Executivo-chefe do conhecimento (CKO) Executivo sênior encarregado do programa de gestão de conhecimento da organização

Conhecimento tácito Melhores práticas Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ORGANIZAÇÃO Sistemas e infra-estrutura para gestão do conhecimento Conhecimento tácito Conhecimento e experiência não documentada formalmente Melhores práticas Soluções ou método de resolução de problemas bem-sucedidos desenvolvidos por organização ou setor específico

Memória organizacional Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ORGANIZAÇÃO Sistemas e infra-estrutura para gestão do conhecimento Memória organizacional Aprendizagem armazenada a partir do histórico de uma organização Usado para a tomada de decisões e outros fins

Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ORGANIZAÇÃO Infra-estrutura de IT para gestão do conhecimento Figura 10-1

Consiste da criação e do processamento da informação Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SISTEMAS DE TRABALHADORES DO CONHECIMENTO Trabalho de informação Consiste da criação e do processamento da informação Dividido em trabalhadores do conhecimento trabalhadores de dados

Sistemas de escritório Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SISTEMAS DE TRABALHADORES DO CONHECIMENTO Distribuição do conhecimento Sistemas de escritório Gerenciar e coordenar o trabalho dos trabalhadores de dados e do conhecimento Conectar o trabalho dos trabalhadores de informação locais com todos os níveis e funções da organização Conectar a organização ao mundo exterior Exemplo: Processamento de texto, correio de voz e digitalização

Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SISTEMAS DE TRABALHADORES DO CONHECIMENTO Os três maiores papéis dos escritórios Figura 10-2

Sistemas de digitalização de documentos Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SISTEMAS DE TRABALHADORES DO CONHECIMENTO Sistemas de escritório típicos Sistemas de digitalização de documentos Convertem documentos e imagens para o formato digital Pode ser armazenado e acessado por computador Jukebox Dispositivo para armazenamento e recuperação de documentos em muitos discos ópticos

Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SISTEMAS DE TRABALHADORES DO CONHECIMENTO Componentes de um sistema de digitalização de imagens Figura 10-3

Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SISTEMAS DE TRABALHADORES DO CONHECIMENTO Editoração Web e gerenciamento de documentos Figura 10-4

Sistemas de trabalhadores do conhecimento (STC) Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SISTEMAS DE TRABALHADORES DO CONHECIMENTO Criação de conhecimento: sistemas de trabalhadores do conhecimento Sistemas de trabalhadores do conhecimento (STC) Sistemas de informação Ajudam os trabalhadores do conhecimento na criação e na integração de novo conhecimento

Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SISTEMAS DE TRABALHADORES DO CONHECIMENTO Mudanças no processo de gerenciamento de projeto da construção civil Figura 10-5

Ferramentas especializadas Interface amigável Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SISTEMAS DE TRABALHADORES DO CONHECIMENTO Requisitos dos sistemas de trabalhadores do conhecimento Ferramentas especializadas Interface amigável

Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SISTEMAS DE TRABALHADORES DO CONHECIMENTO Requisitos dos sistemas de trabalhadores do conhecimento Figura 10-6

Projeto assistido por computador (CAD) Sistemas de realidade virtual Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SISTEMAS DE TRABALHADORES DO CONHECIMENTO Exemplos de sistemas de trabalhadores do conhecimento Projeto assistido por computador (CAD) Sistemas de realidade virtual Linguagem de modelagem de realidade virtual (VRML) Estações de trabalho de investmento

Intranets e ambientes de conhecimento empresariais integrados Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SISTEMAS DE TRABALHADORES DO CONHECIMENTO Compratilhamento do conhecimento Groupware Intranets e ambientes de conhecimento empresariais integrados Portais corporativos Teamware

Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SISTEMAS DE TRABALHADORES DO CONHECIMENTO Um portal corporativo Figura 10-7

Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL O que é inteligência artificial Esforço para desenvolver sistemas baseados em computadores que se comportem como seres humanos

Inteligência artificial: Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Por que as empresas estão interessadas na inteligência artificial Inteligência artificial: Armazena informação de maneira ativa Cria mecanismos não sujeitos a características humanas Elimina tarefas enfadonhas e rotineiras para pessoas Aprimora a base de conhecimento da organização Gera soluções para problemas específicos

Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Família da inteligência artificial Figura 10-8

Sistema especialista baseado em regras Base de regras Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Captura de conhecimento: sistemas especialistas Base de conhecimento Sistema especialista baseado em regras Base de regras Estruturas de conhecimento

Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Regras de um programa de IA Figura 10-9

Mecanismo de inferência Encadeamento para diante Encadeamento reverso Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Captura de conhecimento: sistemas especialistas Shell IA Mecanismo de inferência Encadeamento para diante Encadeamento reverso

Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Estruturas de modelo de conhecimento Figura 10-10

Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Mecanismos de inferência em sistemas especialistas Figura 10-11

Engenheiro do conhecimento Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Construção de um sistema especialista Engenheiro do conhecimento Especialista em extrair informações e conhecimentos de outros profissionais Traduz as informações em um conjunto de regras, ou estruturas, para um sistema especialista

BlueCross BlueShield da Carolina do Norte Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Exemplos de sistemas especialistas bem-sucedidos BlueCross BlueShield da Carolina do Norte Countrywide Funding Corp. de Pasadena, Califórnia

Raciocínio baseado em casos (CBR) Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Inteligência organizacional: raciocínio baseado em casos Raciocínio baseado em casos (CBR) Tecnologia de inteligência artificial Representa o conhecimento como um banco de dados de casos e soluções

Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Funcionamento do raciocínio baseado em casos Figura 10-12

Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital OUTRAS TÉCNICAS INTELIGENTES Redes neurais Hardware ou software que imita oa padrões de processamento do cérebro biológico Incorpora inteligência ao hardware na forma de uma capacidade generalizada de aprender

Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital OUTRAS TÉCNICAS INTELIGENTES Neurônios biológicos de uma sanguessuga Figura 10-13

Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital OUTRAS TÉCNICAS INTELIGENTES Rede artificial neural com dois neurônios Figura 10-14

Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital OUTRAS TÉCNICAS INTELIGENTES Uma rede neural utiliza regras ‘aprendidas’ de modelos de dados para construir uma camada oculta de lógica Figura 10-15

IA baseada em regras Tolera imprecisão Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital OUTRAS TÉCNICAS INTELIGENTES Lógica difusa IA baseada em regras Tolera imprecisão Usa termos não-específicos chamados ‘funções de pertinência’ para resolver problemas

Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital OUTRAS TÉCNICAS INTELIGENTES Implementação de regras de lógica difusa em hardware Figura 10-16

Métodos de resolução de problemas Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital OUTRAS TÉCNICAS INTELIGENTES Algoritmos genéticos Métodos de resolução de problemas Promove a evolução de soluções a problemas específicos Segue o modelo de organismos vivos adaptando-se ao ambiente

Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital OUTRAS TÉCNICAS INTELIGENTES Componentes de um algoritmo genético Figura 10-17

Integração de várias tecnologias de IA em uma única aplicação Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital OUTRAS TÉCNICAS INTELIGENTES Sistemas híbridos de IA Integração de várias tecnologias de IA em uma única aplicação Aproveita as melhores características das tecnologias

Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital OUTRAS TÉCNICAS INTELIGENTES Agentes inteligentes Programas de software Usa uma base de conhecimento embutida ou aprendida para executar tarefas específicas, repetitivas e previsíveis

GERENCIAMENTO DO CONHECIMENTO NA EMPRESA DIGITAL Capítulo 10 GERENCIAMENTO DO CONHECIMENTO NA EMPRESA DIGITAL