Filosofia moderna Kant (Idealismo)

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Transcrição da apresentação:

Filosofia moderna Kant (Idealismo) Esta inclui Wolff, Tetens e Kant. Ensino Médio – Apostila 0 Prof. Márcio

Kant (1724-1804) Filósofo alemão considerado por muitos o pensador mais influente dos tempos modernos.

Kant (1724-1804) Nasceu em Könisberg, 22/04/1724 Estudos Collegium Fredericiacum Universidade Könisberg Docência Inicialmente aulas particulares Nomeado professor da Universidade em 1770

Qual é o significado dessa experiência? “Não se pode duvidar de que todo conhecimento se inicia com a experiência” MAS Qual é o significado dessa experiência?

O conhecimento procede da percepção sensorial mas não termina aí. Percepção – Fenômeno Coisas em si mesmas Númeno (noumenon, noumena) Dicotomia: o que é percebido x o que é experenciado

O conhecimento se inicia com a experiência, mas não se desenvolve com a experiência. Mente transcendental

O problema da natureza do mundo foi deslocado da percepção objetiva do sujeito, para a mente “transcendental” humana e seus limites. A mente ordena a percepção

A mente percebe os objetos dentro das dimensões de tempo e espaço porque é única forma pela qual o sujeito pode perceber. O mundo percebido: Percepção sensorial do objeto Formas apriorísticas da mente

Conhecer: Sentimentos: Sensação – passiva Compreensão – ativa Estéticos – úteis De prazer e dor – obstáculos à razão pura

Kant (1724-1804) - Epistemologia O conhecimento humano está confinado ao mundo fenomenal, o mundo construído sinteticamente que nós experienciamos. Não se pode penetrar além do véu do mundo "noumenal“(nômeno, númeno) das "coisas elas mesmas". Kant legitimou o conhecimento no mundo de nossa experiência e excluiu o conhecimento da realidade última e da natureza da alma.

O conhecimento começa mas não procede da experiência; Kant (1724-1804) - Lógica O conhecimento começa mas não procede da experiência; Como é possível a experiência? Através da classificação do juízo Analíticos a-priori pensamento pensado simultaneamente pelo sujeito; Sintéticos a-posteriori

Juízos analíticos são vazios mas certos. Kant (1724-1804) - Lógica Juízos analíticos são vazios mas certos. Juízos sintéticos não são vazios, não são certos mas são independentes da experiência.

Há um conhecimento que se ocupa dos objetos e do modo de conhecê-los; Kant (1724-1804) - Lógica Há um conhecimento que se ocupa dos objetos e do modo de conhecê-los; Este é o conhecimento transcendental.

Kant (1724-1804) - Lógica

Kant (1724-1804) - Lógica

Kant (1724-1804) Principal livro: Crítica da Razão Pura Estética transcendental Doutrina transcendental dos elementos Lógica transcendental Analítica transcendental Dialética transcendental

Kant (1724-1804) Transcendental Idéia de uma ciência. Algo que não é nem objeto nem tampouco o sujeito cognoscente, senão uma relação entre eles.

Kant Deus Alma Mundo Liberdade Imortalidade Idéias

Kant (1724-1804) Idéias não são representações. São noções que rebaixam a possibilidade da experiência. O conhecimento começa com os sentidos, passa pela inteligência e termina na razão. A função característica da razão é o raciocínio dedutivo.

O homem é uma conjunção de dois mundos: Kant (1724-1804) - Ética O homem é uma conjunção de dois mundos: O mundo dos sentidos e do corpo todos os eventos devem ser considerados como determinados por causalidade O mundo da mente e da razão, cujas as ações estão sujeitas a lei racional e moral.

Ética em Kant: Tu deves - consciência moral incondicional O dever é a expressão da natureza racional do homem, completamente independente de seus desejos e inclinações. O agir motivado por estímulos externos ou por desejos e inclinações atende a uma necessidade causal.

Experiência (idéia adquirida) Racionalismo Empirismo Idealismo Idéia inata Experiência (idéia adquirida) Síntese mental

Idealismo No sentido gnosiológico, tal como ocorre especialmente no kantismo, teoria que considera o sentido e a inteligibilidade de um objeto de conhecimento dependente do sujeito que o compreende, que torna a realidade cognoscível heterônoma, carente de auto-suficiência, e necessariamente redutível aos termos ou forma ideais que caracterizam a subjetividade humana.

1º nível do conhecimento A construção do conhecimento, numa primeira fase - sensibilidade ou receptividade – é feita através desta faculdade que está “equipada” com as intuições puras do espaço e do tempo. Podemos organizar os fenómenos em percepções. A este nível do conhecimento podemos chamar nível da intuição. Percepções 1º nível: Conhecimento sensível Espaço Tempo Sensibilidade Fenómenos Númeno = “coisa em si”

2º nível do conhecimento Numa segunda etapa - a do entendimento - os fenômenos estabelecem relações entre si, organizando as percepções correspondentes, através da faculdade da imaginação, num nível superior que chamaremos de representação ou de conhecimento, através do auxílio de um conjunto de regras a priori designadas de categorias - quantidade, qualidade, relação e modalidade. Em sentido próprio só neste momento podemos falar de conhecimento, pois só aqui os objetos são pensados. Este conhecimento será constituído por um conjunto de juízos sintéticos a priori que se identificam, na prática, com o conhecimento científico. Conhecer Juízos sintéticos a priori Entendimento Relação Modalidade Qualidade Quantidade Conceitos puros 2º nível: Conhecimento Científico Espaço Tempo 1º nivel: Conhecimento sensível Sensibilidade Percepções Fenómenos Númeno = coisa em si

Juízos sintéticos a priori A razão Ideais reguladores Razão Deus Alma Mundo Conceitos racionais Pensar Juízos sintéticos a priori Este edifício não ficaria completo se Kant não pensasse um nível superior completamente metafísico constituído, não por conhecimentos mas, por um conjunto de ideias reguladoras do qual faz parte a faculdade da razão. Estes ideais, por oposição à sensibilidade, são perfeitamente vazios, tendo como finalidade estabelecer a unidade racional de todo o conhecimento. A nível científico, os objetos nunca serão conhecidos em si mesmos enquanto noumeno); só podem mesmo ser conhecidos como algo para nós (como fenômenos) porquanto têm de se submeter a um conjunto de regras ou princípios a priori.

Esquema do processo de conhecimento em Kant Ideais reguladores Pensar Deus Alma Mundo Razão Conceitos racionais Juízos sintéticos a priori Conhecer 2º nível: Conhecimento Científico Entendimento Causalidade Qualidade Quantidade Relação Modalidade Conceitos puros Percepções 1º nivel: Conhecimento Sensivel Espaço Sensibilidade Tempo Intuições Sensíveis Fenómenos = objetos Númeno = coisa em si