Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Concordância Nominal.
Advertisements

Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Prof. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
O modelo morfossintático -
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Concordância Nominal.
ESQUEMA CONCORDÂNCIA NOMINAL
Sintaxe de Concordância II: Concordância Nominal
Concordância Nominal.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Edito Romão.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Concordância Verbal Concordância é o modo pelo qual as palavras alteram suas terminações para se acomodarem a outras palavras. A concordância verbal trata.
CONCORDÂNCIA NOMINAL PORTUGUÊS PROFª ANDRÉA
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
CONCORDÂNCIA VERBAL PROFESSORA: JOSIANE.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane.
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
Mais concordância....
Concordância verbal.
Advérbios São palavras invariáveis que modificam o verbo, o adjetivo ou outro advérbio, indicando uma circunstância.
Gramática da Sapatilha
CONCORDÂNCIA NOMINAL módulos 17 e 18 página 255
Apostila 3 página 207 – módulo 19 CONCORDÂNCIA VERBAL
Comunicação Linguística
CONCORDÂNCIA NOMINAL Acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar a forma) para se adaptar a ele.
Língua Portuguesa 3º ano Ensino Médio
Profª Giovana Baggio Schubert
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
CONCORDÂNCIA NOMINAL APOTEC – PROFª PATTY.
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
CONCORDÂNCIA NOMINAL Prof. Karen Olivan.
Concordância Nominal.
PROF. GEORDANO VALENTE RAAD
Pronomes anotações.
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
Concordância verbal ·Regra geral: O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Ex: Bancários iniciam campanha eleitoral.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Profª Adriana Guimarães
Casos especiais da Concordância Nominal (Parte I)
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Concordância verbal Concordância nominal Quezia Lopes
Concordância Nominal.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Termos essenciais da oração
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Concordância nominal.
CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre entre o verbo e o sujeito.
Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE
Concordância Nominal Professora Patrícia.
Concordância Nominal.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Concordância Nominal Professora France Lima. Regra geral: Toda palavra variável associada a substantivo concorda com ele. (Ganhei de presente estes dois.
CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Shirlene Xavier.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Concordância Nominal Concordância Verbal
CONCORDÂNCIAS ESPECIAIS
Prof. Msc. Richard da Silva
ENSINO MÉDIO PROFa. GLAUCIA LOPES
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Concordância Nominal Por Carlos Daniel S. Vieira.
Concordância Nominal Adjetivos ( nomes ou pronomes), artigos e numerais concordam em gênero e número com os substantivos de que dependem. Ex: Aqueles dois.
CONCORDÂNCIA VERBAL. REGRA GERAL O VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM PESSOA E NÚMERO. EXEMPLO: Nós fomos ao cinema. Os anúncios saíram com atraso.
CONCORDÂNCIA NOMINAL. REGRA GERAL: Os determinantes concordam em gênero e número com os substantivos. Estes são os meus dois corajosos cachorros marrons.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA  É o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente na frase.  A concordância pode ser.
Transcrição da apresentação:

Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois meninos estudiosos leram livros antigos. Pronome numeral adjetivo adjetivo

REGRA GERAL O artigo, o pronome, o adjetivo e o numeral devem concordar em gênero (masculino/feminino) e número (singular/plural) com o substantivo a que se referem. O alto ipê cobre-se de flores amarelas. adjetivo (masculino/singular)    adjetivo (feminino plural) Faz duas horas que cheguei de viagem.        Numeral (feminino plural)

OUTROS CASOS DE CONCORDÂNCIA NOMINAL Um adjetivo após vários substantivos 1) substantivos são do mesmo gênero há duas concordâncias: a) assume o gênero do substantivo e vai para o plural : Encontramos um jovem e um homem preocupados.                                masc.           masc.       adjetivo b) concorda só com o último substantivo em gênero e número: Ela tem irmão e primo pequeno.   adjetivo

Quando os substantivos são de gêneros diferentes também há duas possibilidades: a) ir para o masculino plural: “Uma solicitude e um interesse mais que fraternos.”(Mário Alencar) feminino masculino masculino plural b) concordar só com o substantivo mais próximo: A Marinha e o Exército brasileiro estavam alerta. feminino masculino masculino

Um adjetivo antes vários substantivos: a concordância se dará com o substantivo mais próximo. Tiveste má ideia e pensamento. adj. feminino subst. fem. subst. masc. Um substantivo e mais de um adjetivo admitem-se duas concordâncias: a) Quando o substantivo estiver no plural, não se usa o artigo antes dos adjetivos. Estudava os idiomas francês e inglês.

É bom, é necessário, é proibido b) Se o substantivo estiver no singular, o uso do artigo será obrigatório a partir do segundo adjetivo. Estudo a língua inglesa, a francesa e a italiana. substantivo adjetivos É bom, é necessário, é proibido Essas expressões concordam obrigatoriamente com o substantivo a que se referem, quando for precedido de artigo ou determinante. Caso contrário, são invariáveis. Vitamina C é bom para saúde. É necessária muita paciência.

Anexo, incluso, próprio, obrigado Por serem adjetivos, concordam com substantivo a que se referem Seguem anexos os acórdãos. Os documentos estão inclusos no processo. Obrigadas, disseram as moças. Elas próprias resolveram os exercícios. A expressão em anexo é invariável. Em anexo, segue a procuração Em anexo, segue o despacho.

Mesmo, bastante Os alunos mesmos resolveram o problema. Tanto pode ser advérbio como pronome. Quando for advérbio, permanece invariável. Quando é pronome, concorda com a palavra a que se refere. Os alunos mesmos resolveram o problema. Pronome Os alunos resolveram mesmo o problema. Nesse caso mesmo = realmente                                    advérbio Havia bastantes razões para ela reclamar.               Pronome Eles chegaram bastante cedo ao aeroporto.                          advérbio advérbio

São palavras invariáveis. Menos, alerta São palavras invariáveis. O Amazonas é o Estado menos populoso do Brasil. Havia menos alunas na sala hoje. Os soldados estavam alerta. Observação:   Atualmente, alerta vem sendo utilizada no plural por ser considerada adjetivo. Nossos chefes estão alertas.

Meio Essa palavra pode ser numeral ou advérbio.   a) Quando for numeral, é variável e concorda com a palavra a que se refere. Tomou meia garrafa de champanhe. numeral (metade) b) Se for advérbio, é invariável. Ela anda meio cabisbaixa.   advérbio (um pouco)

Muito, pouco, longe, caro, barato, alto Quando essas palavras funcionam como adjetivo, variam de acordo com a palavra a que se referem. Se funcionarem como advérbio, são invariáveis. Os alunos falam alto. advérbio Muitos/poucos alunos compareceram à formatura.                pronomes adjetivos indefinidos Os perfumes eram caros/baratos.                              adjetivos As mensalidades escolares aumentaram muito / pouco                                                              advérbios Vocês moram longe/distante.                      advérbios muito

A locução adverbial a sós é invariável. a) Quando tem o significado de sozinho(s) ou sozinha(s), essa palavra vai para o plural. Lúcia e Lívia ficaram sós. (sozinhas) adjetivo b) Ela é invariável quando significa apenas/somente.   Eles queriam ficar só na sala. (apenas) Observação:   A locução adverbial a sós é invariável.

Possível Quando acompanhado de expressões superlativas (o mais, a menos, o melhor, a pior), varia conforme o artigo que integra as expressões. As previsões eram as piores possíveis. Recebemos a melhor notícia possível. Pronomes de tratamento Concordância ideológica, caso não haja indicação de gênero. Vossa Excelência, a senadora, está aborrecida. Vossa Alteza é muito sábio. (Príncipe – silepse de gênero)

Concordância dos particípios Os particípios concordarão com o substantivo a que se referem. Os livros foram comprados a prazo. As mercadorias foram compradas a prazo. Observação: Se o particípio pertencer a um tempo composto será invariável. O juiz tinha iniciado o jogo de vôlei. A juíza tinha iniciado o jogo de vôlei. 

Adjetivo = predicativo do sujeito sujeito composto posposto ao verbo: adjetivo concorda com o mais próximo ou fica no masculino plural. Estava morto o amor e a compreensão. sujeito composto Estavam mortos o amor e a compreensão.     sujeito composto

Adjetivo = predicativo do objeto: a) objeto simples: adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo a que se refere. Encontrei tristonha a mulher abandonada. b) objeto composto: adjetivo fica no plural e, se gêneros diferentes, prevalece o masculino. Encontrei tristonhos a mulher e o jovem.            

A silepse pode ser de gênero, número ou pessoa. SILEPSE – CONCORDÂNCIA IDEOLÓGICA Silepse é a figura de construção em que a concordância não é feita de acordo com as palavras que efetivamente aparecem na oração, mas segundo a ideia a elas associadas. A silepse pode ser de gênero, número ou pessoa.

Silepse de gênero: Ocorre quando há discordância entre os gêneros gramaticais (feminino ou masculino) de artigos e dos substantivos, substantivos e adjetivos, etc.: Ex.: Rio de Janeiro é movimentada. Rio de Janeiro é um nome próprio do gênero masculino; adjetivo "movimentada" concorda, no entanto, com ideia subentendida de cidade: "(A cidade de) Rio de Janeiro é movimentada" .

Silepse de número É o tipo de silepse em que ocorre discordância envolvendo o número gramatical (singular ou plural). O caso mais comum de silepse de número ê o do substantivo singular que, por se referir a uma ideia plural, leva os verbos e / ou adjetivos para o plural. Ex.: “Corria gente de todos os lados, e gritavam.” (Mário Barreto) A palavra “gente" pertence ao gênero feminino e, gramaticalmente, é singular; mas como contém uma ideia plural ( = aquelas pessoas) esta prevalece sobre o ato de a palavra ser singular. O verbo, concordando no plural, expressa isso.

Silepse de pessoa: Ocorre quando há discordância entre o sujeito expresso e a pessoa verbal: Ex.: Os brasileiros choramos a derrota da seleção. O verbo na 1ª pessoa do plural, “choramos” , indica que aquele que fala se inclui entre “os brasileiros” , sujeito expresso na frase. A silepse dá conta de “traduzir”: “Nós, os brasileiros, choramos a derrota da seleção”.

POR ENQUANTO, ACABOU!