O QUE É ESTA TAL REDAÇÃO? Prof. Leila Pryjma.

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Transcrição da apresentação:

O QUE É ESTA TAL REDAÇÃO? Prof. Leila Pryjma

A palavra textum significa “entrelaçamento”, “tecido”, “tessitura” em LATIM. Algo a dizer a alguém. Não nasce do nada. Estabelece relação onde está inserido. Prof. Leila Pryjma

NÃO É SOMENTE UMA TÉCNICA TEXTUM Palavras que se articulam em frases, que por sua vez, se articulam em parágrafos... Tecido o texto. NÃO É UM DOM NÃO É SOMENTE UMA TÉCNICA É ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE UMA QUESTÃO DE DESEJO Prof. Leila Pryjma

desejo dos outros se reproduzirem em nós ESCREVER é... desejo dos outros se reproduzirem em nós Desejo de nos reproduzirmos, nos multiplicarmos Desejo de nos imortalizarmos através de nossas palavras Desejo de expressar todo o conhecimento adquirido através de leituras, pessoas, família e vivência em sociedade Prof. Leila Pryjma

A palavra é a consciência da ausência. Escrevemos para testemunhar as nossas faltas, quer procurando supri-las, quer buscando caminhos para aliviar a dor. Escrevemos para dizer o que não sabemos, o que não amamos, o que não somos... Mas queremos. A palavra é a consciência da ausência. A consciência do não-saber que aproxima o homem da realidade. Prof. Leila Pryjma

Teoria e prática se misturam formando um todo pertinente e coerente. O ato de escrever supre as nossas faltas, preenchendo um vazio existencial. O que é preencher um vazio existencial? Quem sou eu? De onde eu vim? Para onde eu vou? Afinal de contas, o que eu estou fazendo aqui? Prof. Leila Pryjma

Logo, a relação entre escrever e ler parece ser direta, mas não é. Ler é introspectivo. Escrever é ativo. Logo, a relação entre escrever e ler parece ser direta, mas não é. O hábito da leitura não é uma condição sine qua non para que o sujeito possa se expressar. Prof. Leila Pryjma

A maioria da população é analfabeta ou semi-analfabeta. Não há bons livros e bons livros são perigosos. Não há dinheiro para comprar bons livros porque não há dinheiro para comprar pão. Falta de dinheiro e falta de interesse pelo mundo e pelos livros são sintomas de um grande desrespeito humano institucionalizado. A instituição do desrespeito “escolhe” por nós e nós nem mesmo percebemos... Prof. Leila Pryjma

Ler não é condição para escrever. Ler é munição para sobreviver. Então... Ler não é condição para escrever. Ler é munição para sobreviver. Sobreviver é escrever também. Ler é vontade de entender o mundo. Escrever é a vontade de transformar o mundo. Não é possível idealizar o mundo sem saber o que existe nele. Prof. Leila Pryjma

O ato de escrever é o legítimo ato de auto-afirmação. Ler e escrever são esforços na direção do espelho – esforços diferentes. O ato de escrever é o legítimo ato de auto-afirmação. Quem não se afirma é o oprimido, é o submisso, o que se encontra no chão, caído, à espera de ordens. Prof. Leila Pryjma

Redação é comprometimento Quem escolhe se compromete. Quem escolhe se define. Muitas pessoas preferem não se comprometer e não se definir. Se não se comprometem e não se definem não podem saber escrever. Porque escrever com clareza implica automático compromisso com as palavras transmitidas, pois os outros vão entendê-las. Prof. Leila Pryjma

Viu só como escrever é maravilhoso!!!! Assim como aprendemos a falar por imitação, aprendemos a escrever por imitação também. Quando escrevemos dizemos ao mundo o que sabemos. Escrever é mais comprometedor do que falar. Redigir é tocar o conhecimento do mundo. Escrevemos para repassar ao mundo o mundo compreendido. Viu só como escrever é maravilhoso!!!! Prof. Leila Pryjma

Que tipo de texto cai no vestibular? Dissertação Narração Sempre apoiados na interpretação de notícias, charges, poemas, fragmentos literários etc. Contextualização. Atual Real Intertextual. Prof. Leila Pryjma

O que é dissertação? Seqüência de opiniões ou argumentos. Exposição de idéias gerais,seguidas da apresentação de argumentos que as comprovem. Possibilidade de refletir. Possibilidade de discutir. Possibilidade de analisar os problemas humanos. Prof. Leila Pryjma

Sempre em terceira pessoa ou primeira pessoal do plural. Debater. Questionar um tema. Discutir um assunto. Tecer opiniões e argumentos que fundamentem e demonstrem nossa posição. Sempre em terceira pessoa ou primeira pessoal do plural. Exercício do senso crítico. Busca a objetividade e a coerência. Convence o leitor. Argumentar é demonstrar com convicção (certeza e verdade) uma afirmação sobre determinado assunto. Prof. Leila Pryjma

Prof. Leila Pryjma

Prof. Leila Pryjma